01 dezembro 2016

Quem poderá substituir o Pizzi?


A questão mantém-se, mesmo que amanhã o #21 seja titular.


Esta quinta-feira, o Rui Vitória deu mais uma excelente conferência de imprensa, que antecede o importante encontro frente ao Marítimo, no Funchal, para a 12ª jornada do campeonato nacional. Conferência de imprensa que poderão ver já de seguida. Sem nunca mostrar quem é que vai jogar, mesmo quando o jornalista pergunta-lhe directamente se vai ou não poupar o Pizzi que está "à bica" de levar o 5º amarelo e consequentemente poder ficar suspenso para o derby da próxima semana, a lista de convocados pode dar-nos algumas pistas sobre quem poderá ser o substituto do transmontano. De imediato confirmamos a ausência de Danilo Barbosa na lista. Com a lesão de André Horta, o jovem internacional brasileiro é talvez o que cria maior expectativa por parte dos adeptos encarnados para jogar nessa posição "8". No entanto, se está ausente, quem poderá ser opção para a posição "8" do Pizzi?



Atendendo que o Fejsa vai jogar como médio defensivo, ou seja, na posição "6", e tirando o Pizzi, sobra-nos na lista Celis e Samaris. Destes dois, é importante referir que o colombiano tem jogado quase sempre na posição "6". Foi assim que jogou no jogo da Taça de Portugal frente ao 1º de Dezembro, tendo na altura o Danilo jogado a "8". Foi também assim que jogou frente ao Santos uns dias antes, e igualmente, frente ao Besiktas na Luz. Nesse jogo o Fejsa até saiu no final para ser substituído pelo Celis. Ora, assim sendo, sobra-nos o Samaris. O facto de ter jogado nessa posição no Olympiakos da Grécia, tendo até o Fejsa como parceiro, pode ser uma enorme vantagem. Por outro lado, o Rui Vitória fazendo jogar o grego nessa posição poderá estar a trabalhar numa solução para o futuro, não apenas para uma substituição directa, mas também para um plano B.


Lista de convocados do Benfica para o jogo do "Caldeirão dos Barreiros". Destaque
para a inclusão de Zivkovic e a ausência de Danilo.

8 comentários:

  1. Excelente conferência do Rui Vitória, sem dúvida PP. Como tem sido hábito. Mostra-se seguro e mais solto.

    Quanto à alternativa para a posição 8, confesso que fiquei surpreendido com a ausência do Danilo nos convocados. Parece-me, sem Horta disponível, a solução a testar, dando alguns minutos de descanso ao Pizzi.

    Samaris tem tido algum jogo e está suficientemente rotinado com a equipa para jogar a 6 ou a 8.

    O Celis... tenho poucas esperanças que tenha a qualidade que precisamos. Talvez seja melhor emprestá-lo em Janeiro.

    Assim sendo, acho que joga o Pizzi de início e eventualmente sairá para entrar o Samaris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta fase, tendo em conta o actual mesociclo de treinos dever abranger os jogos até ao derby, penso que a ausência do Danilo nesta convocatória explica-se por isso mesmo. Neste momento, o que o RV quer rotinar são alternativas híbridas. Por exemplo, o André Almeida pode desempenhar funções como lateral direito e esquerdo. O Samaris como médio mais defensivo e box-to-box, o Pizzi como "8" e "10", o Carrillo em ambas as alas, o Rafa como 2º avançado, sobrando depois o Júlio César para guarda-redes, Lisandro López para o eixo da defesa e Mitroglou para ponta-de-lança (tendo em conta que será suplente). O Celis, o Danilo e o Zivkovic irão estar a rodar nas convocatórias nestes encontros.

      Penso que a aposta destes três começará depois deste período, que deverá coincidir com o próximo mesociclo de treinos, que trará outros objectivos ao próprio treino.

      Neste jogo até posso acreditar que o Pizzi jogue de início, mas duvido que faça os 90 minutos. Por mim, nem sequer o arriscaria neste encontro, porque tenho confiança no grego.

      Eliminar
  2. Ou me engano muito, ou o Pizzi vai ser titular (quanto a mim bem), mesmo que não jogue os 90 minutos.
    O RV já demonstrou que não faz esse tipo de gestão. Jogam sempre os melhores e o Pizzi é um deles.
    Se fosse a ti, colocava antes a questão de quem é que deve substituir o Pizzi no dérbi, uma vez que a probabilidade de ele levar amarelo hoje, é muito elevada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer o Pizzi seja titular ou não, é importante o RV começar a testar outras alternativas. Este artigo foi uma espécie de ensaio sobre o que o RV deve estar a testar. A meu ver, o treinador encarnado deverá utilizar o Samaris. Não acredito que jogue a titular, mas deverá fazer uns 30 minutos, pelo menos. É a minha impressão.

      Pessoalmente, colocaria o Samaris a titular e dava mais liberdade criativa a Cervi, Salvio e Guedes. Até seria benéfico dado o espaço que Rául e Guedes teriam.

      Eliminar
    2. Concordo. Pizzi a titular, com o Samaris a entrar por volta do 60 minutos.
      Salvo algum imprevisto, deve ser isto que vai acontecer.

      Eliminar
    3. Eu no lugar do Rui arriscava o Samaris.

      Eliminar
  3. Samaris ou Celis?! Porra PP, é mesmo para eu dizer umas coisas boas sobre o grego não é?

    Bem vista a coisa do Celis entrar sempre a "6", dá esperança de ver o grego mais à frente, onde os erros ainda vão a tempo de ser corrigidos (um pouco como o Renato o ano passado). Esperemos é que o banco não faça o brilharete de Instambul.

    RB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o RV tivesse convocado o Danilo ainda podia ser este a jogar a "8".

      Já agora, lembras-te da nossa conversa sobre o Samaris no jogo do Besiktas RB? Pois bem, acho que se o grego entrar será para uma situação dessas. Tal como aconteceu em Tondela.

      Eliminar