10 dezembro 2016

Olha quem está de volta?


... a tempo do dérbi!


Finalmente!
«Até que enfim!» é o que muitos deverão estar a dizer quando olham para a lista de convocados do Rui Vitória para o dérbi de amanhã e vêem o camisola 10 encarnado nela. Vem mesmo a boa altura! Mas, duvido muito que seja opção para titular. No máximo, Rui Vitória deverá reservar-lhe uns minutos finais da partida em caso de um bom resultado. Daí que o técnico encarnado tenha dito que o Jonas estava «80 por cento fora do jogo». Não nos podemos esquecer que o internacional canarinho não joga há três meses, mais concretamente desde o jogo da supertaça em finais de Agosto frente ao Sporting de Braga.

Titular?
Nesse encontro, aquela que poderá ser a surpresa no onze titular encarnado amanhã, ainda jogava no lado de lá. Estou a referir-me do Rafa Silva. O jovem internacional campeão da Europa por Portugal no último verão, está quanto a mim em ponto rebuçado para poder entrar amanhã e fazer o grande jogo de águia ao peito que tanto procura. Já repararam que ele está ainda à procura de fazer o primeiro golo pelo Benfica? Fisicamente, ainda não estará nos 110% para render 3 jogos por semana, mas no dérbi estará mais que capaz. É um jogador que na época passada, ao serviço do Sporting de Braga, partiu a defesa leonina toda sempre que jogou, quer na "pedreira", quer em Alvalade. Depois, tem uma aptidão para marcar aos verdes-e-brancos que não deve ser desprezado. Com um Gonçalo Guedes a vir de duas exibições desgastantes e em quebra de qualidade de jogo, o Rui Vitória poderá ganhar com o Rafa mais critério no último terço de jogo.

Surpresa!
Outra grande surpresa do dérbi poderá ser o Carrillo. Comigo, o extremo peruano iria a jogo. Contudo, não sei se apostaria nele a titular. Talvez entraria na segunda parte para fazer uns bons 30 minutos de jogo e acabar por detonar a defesa leonina. Mas, confesso que parte de mim queira testá-lo logo de início. Olhando para o último onze encarnado, o Carrillo a entrar a titular seria para o lugar do Toto Salvio. Por um lado faz sentido, dado o jogo interior do peruano. Com uma defesa com o André Almeida a lateral esquerdo, Nélson Semedo será o jogador com maior liberdade ofensiva pelo flanco direito. Por sua vez, a profundidade pelo lado esquerdo será concedida a Cervi, uma vez que é o único canhoto da equipa no onze titular. Assim sendo, o Benfica deverá ter alguém que possa ser mais um terceiro médio muitas vezes. Essa função de terceiro médio teria que ser prestada quer pelo Carrillo como pelo Rafa, já referido acima, mantendo a dupla de meio-campo formada por Pizzi e Fejsa. Esta seria uma forma de manter um sistema com dois avançados, mas protegendo a nossa zona esquerda defensiva e o nosso meio-campo. Por outro lado, a questão que se coloca é se o camisola 15 estaria pronto para o desafio... A melhor forma de sabê-lo é metê-lo lá dentro!


Face a esta lista de convocados, este seria o meu onze titular: Ederson; Semedo,
Luisão (c), Lindelöf e André Almeida; Carrillo, Fejsa, Pizzi e Cervi; Raúl e Rafa.
Qual seria o vosso?

8 comentários:

  1. Lamentavelmente, Jonas estará "fora" deste jogo, tal como o Grimaldo e o Horta! Convictamente, defendo que, se disponíveis TODOS ELES DEVERIAM SER TITULARES (Jonas com o Guedes, na frente).

    O onze de Rui Vitória:
    Ederson -Semedo,Luisão,Lindelof,Almeida -Salvio,Fejsa,Pizzi,Cervi -Guedes,Mitroglou

    O meu onze:
    Ederson -Semedo,Lindelof,Jardel,Almeida -Salvio,Fejsa,Danilo,Rafa -Guedes,Mitroglou
    Os meus suplentes:
    J.César, Lisandro, Samaris, Pizzi, Carrillo, Cervi e Jiménez

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mitroglou?! Deixa lá estar o Raúl que está a marcar golos e a jogar.

      Eliminar
  2. Face aos n/ jogadores disponíveis neste jogo, E DE INÍCIO, seriam fundamentais estes pontos:

    - EQUILIBRAR o eixo da defesa em velocidade e poder de marcação (Jardel),
    - REFORÇAR o meio-campo em poder de marcação mas também em criatividade (Danilo),
    - POTENCIAR alas rápidos e "com golo" (Rafa),
    - FIXAR E GARANTIR poder de fogo na área adversária, (Mitroglou), permitindo maior liberdade ao Guedes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas questões:

      - Como pretendes equilibrar a defesa com um jogador que não joga desde o início da época (Jardel)?

      - Como pretendes reforçar o meio-campo, com um miúdo que pouco entrosamento tem ainda com os restantes companheiros (Danilo)?

      - Como queres fixar e garantir poder de fogo com um jogador que pouco está em jogo nos últimos jogos (Mitroglou)?

      Penso que estás a ser demasiado optimista com estes 3 jogadores...

      ;)

      Eliminar
    2. Caro PP,
      Evidentemente, sei que os ditos 3 jogadores (Jardel, Danilo e Rafa) não estarão de momento na melhor condição do seu potencial, por terem poucos minutos de jogo.

      Mas, sobretudo desde a 2ªparte de Istambul, ESSES POUCOS MINUTOS têm sido alguns dos erros crassos e reincidentes de Rui Vitória, que continua de forma aparentemente lunática e quase obcecada em NÃO RECONHECER AS EVIDÊNCIAS... FALTA SANGUE-NOVO NA EQUIPA, COM VELOCIDADE E FORÇA!

      Quanto ao Mitro, claro que concordo contigo, o Mitro tem estado "fracote", mas face ao que expus supra, E POR SER O ÚNICO PTA.LANÇA DE ÁREA QUE TEMOS, eu apostaria de início nele, INSERIDO NAQUELE MEU ONZE.

      Acresce que, como já referi, quem nos dera podermos dispôr sobretudo do Grimaldo (aquele Almeida é deprimente...) e do Jonas "normal", que eu colocaria em parceria com o Guedes, na frente.

      Eliminar
    3. Até posso entender o que referes no segundo parágrafo. Por isso, se me falasses em jogadores como o Lisandro e o Samaris em vez do Jardel e do Danilo, respectivamente, poderia concordar mais, pois parecia-me mais lógico.

      O que é isso do ponta-de-lança de área? Um jogador que fique "à mama"? Ou um jogador que saiba trabalhar lá na frente? É que o Mitroglou está muito longe de ser este segundo e muito mais próximo de ser o primeiro...

      Quanto ao Grimaldo e ao Eliseu, confesso que neste momento é o nosso maior desafio táctico: proteger o lateral esquerdo. O problema do André Almeida é que ele vem de 3 jogos super desgastantes que são somente os seus primeiros 3 jogos da época... mas, tenho confiança nele para hoje.

      ;)

      Eliminar
    4. O Carrillo?
      Pronto, já me puseste doente ;)

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Hoje seria o teste ideal Ppimenta 6.

      ;)

      Eliminar