12 dezembro 2016

E a Bola de Ouro de 2016 vai para...


... Cristiano Ronaldo.


O internacional português comemora assim o tetra das bolas de ouro (2008, 2013, 2014 e agora 2016) e está de parabéns por isso. Considero este prémio o reconhecimento mundial do jogador português. Hoje o Cristiano Ronaldo representa bem as características destes jogadores. Tecnicamente, o jogador português é reconhecido como o brasileiro da Europa. Tacticamente, a proximidade com nuestros hermanos tem-nos permitido dado o salto qualitativo. Fisicamente, estamos cada vez capazes como os ingleses. Na formação, há muito que já batemos os franceses e os holandeses. Faltava a mentalidade germânica. Essa foi conquistada no último verão em pleno Stade de France




O Ronaldo representa hoje o modelo do jogador de futebol moderno. Muito completo do ponto e vista técnico, físico e mental. Quanto a mim, a vertente táctica, outrora muitas vezes mais criticada, este ano foi talvez aquela em que ele mais demonstrou crescer. Jogar como falso extremo esquerdo/segundo avançado no Real Madrid e ser o ponta-de-lança da seleção nacional no Euro em França, não são propriamente a mesma coisa. É certo, que há coisas que aqui fora pensamos que ele poderá fazer mais e melhor, mas também não é menos verdade que não podemos exigir que ele acerte 10/10. E, olhem que o rapaz normalmente acerta 9/10... Noutro dia, tinha saído uma entrevista com um antigo presidente do Barcelona, no qual referia que o Ronaldo esteve muito perto de assinar pelo Barça. Pergunto-me muitas vezes, como teria sido o seu desenvolvimento a nível táctico com Pep Guardiola. Quero acreditar que hoje a tomada de decisão do CR7 estaria ao nível do Messi ou até mesmo superior, uma vez que o modelo de jogo assim o privilegia. Mas, nunca o saberemos. O que eu sei é que o Ronaldo quando quer sabe assistir e descobrir espaços para os colegas e jogando cada vez mais no corredor central, percebe-se isso.




Por falar no argentino, este ficou em segundo lugar nesta votação. Basicamente, nos últimos 8 anos a disputa pelo primeiro lugar tem sido bipolarizada por estes dois astros do futebol internacional. Para além dos troféus colectivos, têm disputados estes troféus individuais, o melhor contrato com clubes, o melhor contrato publicitário, e... o que mais tem conseguido fugir aos impostos. Para mim, esta é a face mais negra desta temporada do Cristiano Ronaldo. A suspeição de ter fugido à tributação de um valor de 150M€ deverá ser imediatamente esclarecida pelo staff de apoio ao craque português. A meu ver é vergonhoso se se confirmar isso, isto depois do que já vimos ter acontecido ao Lionel Messi. É algo que considero indesculpável. Como português ficaria mesmo muito triste se tais notícias do CR7 se confirmassem.





Destaco igualmente para o nono lugar do defesa central Pepe. Teve um ano de 2016 muito intermitente no Real Madrid. No clube merengue viu a sua titularidade perdida para o jovem central francês Varane. No entanto, na seleção de Fernando Santos, foi pedra fundamental para a conquista do Europeu. É o primeiro central a aparecer na lista de melhores jogadores para a France Football.




Para além deste destaque luso-brasileiro, o outro vai para o guarda-redes Rui Patrício. Sinceramente, não entendo como o Buffon aparece em 9º/10º lugar na lista e o internacional português, que ainda ontem demonstrou no dérbi lisboeta, ao negar aquele remate de Raúl Jiménez com a palma da mão direita, que essa 9ª/10ª posição na lista deveria ser dele. Ficou-se pela 12ª posição, logo a seguir ao avançado gabonês Aubameyang, que deverá defrontar o Benfica em Fevereiro/Março (dependendo se o Gabão for longe ou não na CAN 2017).




Por fim, sem querer fazer grande futurologia, interrogo-me qual o jogador português que irá preencher o espaço que o Cristiano Ronaldo preenche? Acredito, que esse jogador português será um dos que vierem do Seixal. Por isso não é inocente os vários elogios internacionais que o centro de formação do Benfica tem merecido, inclusive hoje mesmo a página de facebook da UEFA Champions League, faz menção a isso mesmo (ver video seguinte). E, até vou mais longe, acredito piamente que o entre o Renato Sanches, o João Cancelo, o André Gomes, o Gonçalo Guedes e o Bernardo Silva, um deles irá muito em breve entrar nesta lista de melhores do mundo. E, quase poderia apostar que o Bernardo Silva, poderá ser um dos três melhores do mundo, ano sim, ano sim. Basta que tenha sorte no próximo clube para onde ele for e que a sua carreira seja gerida da mesma forma que tem sido a de Cristiano Ronaldo.







P.S.: Será este o ano dos tetras?

10 comentários:

  1. Prémio justo. Embora, por demasiadas vezes, as suas atitudes deixem muito a desejar, estamos na presença de um grande jogador e é de uma desonestidade intelectual atroz não o reconhecer. Outros jogadores se destacaram ao longo deste ano de 2016 (entre os quais Bale e Griezman), mas dado o que fez na época transata pelo Real Madrid e ter conquistado o Euro por Portugal, embora pouco tenha feito em campo por terras francesas, penso que é merecido.

    Para o ano será a vez do Jonas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano será a vez do Jonas... Ah! Ah! Ah! Seria excelente!

      Tu nem sabes o quanto fiquei triste porque acreditei mesmo que o Jonas na época passada poderia mesmo ganhar a bota de ouro dos melhores marcados da Europa.

      Acredito que uma gestão mais eficiente dele teria dado esse título individual e projecção colectiva do Benfica.

      Eliminar
    2. Também eu... também eu... no entanto (e aqui vê-se bem a humildade do nosso plantel), os benfiquistas e o próprio Jonas sabiam que o objetivo primordial era o Tri e esse foi alcançado.

      Eliminar
    3. Este ano será #RumoAoT3tr6, ou melhor dizendo, ao bi18 que por acaso até dá uma "tag" espectacular: BIIB. Lol!

      =D

      Eliminar
  2. Realmente tou bastante preocupado com a classificação de rui patricio, ja nem durmo hoje...quanto ao cr150 este premio nao podia vir em melhor altura...

    Preocupem-se é com o Benfica, pois connosco mais ninguem se preocupa ou nos defende a não ser os verdadeiros benfiquistas.

    JB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JB, acho que deverias ler o artigo até ao fim, para leres o que será o futuro...

      ;)

      Eliminar
    2. "Preocupem-se com o Benfica"

      tens razão, é pena o resto do comentário não bater certo.

      "Este prémio veio numa altura certa"

      lol
      não percebe estas manias da perseguição.
      tu és dos que acreditas que o cr é sportinguista de coração?

      Eliminar
    3. Por acaso gostava que ele pudesse vir terminar a carreira no Benfica. E, isto apesar do tal manguito ainda estava no United. Mas, agora com aquela jura de amor ao Sporting... buhhh

      Mas, pronto, só prova que ninguém é perfeito! =D

      Eliminar
  3. Concordo com a evolução tática do CR desde que o Zidane tomou as rédeas da equipa. Se os comportamentos colectivos são medianos a verdade é que Zizou tira o melhor que os seus jogadores têm, parece ter de uma forma geral o plantel com ele e até o CR vai ao banco descansar sem chatices e amuos. Na selecção não concordo que tenha sido tão visível no Euro. O argentino ainda me parece mais completo, mas CR parece estar a "regredir" para um jogador importante em todos os momentos do jogo e não "só" na finalização.

    Ganham todos os adeptos viverem tempos destes. Pobres de tipos como Ibrahimovic, Bale e Griezman, terem de viver não nos ombros, mas na sombra de Gigantes.

    Quanto ao Rui Patrício, no 1vs1 estará no top mundial é certo, mas nos outros aspectos há melhores. Parece no entanto estar a mudar. Amigos sportinguistas já me tinham chamado a atenção e no dérbi fiquei com essa impressão. Parece que o JJ chegou tarde na carreira dele...

    Quanto ao futuro, não nos iludamos, o herdeiro de CR é Bernardo. Está em brasa no Mónaco e não sei se não haverá por aí um tubarão a coleccionar barras de ouro para o levar no Verão. É daqueles que tem qualquer coisa para dar em equipas de top. Imaginem-no no Chelsea, no United, no City, no Liverpool, no Tottenham, no Arsenal, no Real, no Barça, na Juve, no Bayern... Quer dizer, fica bem em todo o lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na questão de jogar mais com bola nos pés? Isso não é do Jesus. Basta ver o tipo de guarda-redes que ele queria quando cá estava. Ele está é a imitar outros treinadores...

      😉

      Eliminar