12 dezembro 2016

E o sorteio dos oitavos-de-final da Champions deu-nos o...


... Borussia de Dortmund!




Há quem diga que poderíamos ter tido mais sorte. Da minha parte tinha as minhas preferências e olhando para o resultado da sondagem feita acima para este sorteio, também o leitor. De qualquer maneira, o Dortmund está muito longe de ser uma equipa papão. Verdade que tem bons princípios de jogo, mas também erra muito e é muito permeável lá atrás. Ainda este fim-de-semana, não foi além de um empate a um golo frente ao Colónia e reparem nesta nuance: golo do empate nos minutos finais por Reus. Acredito que com a mesma atitude que jogámos a época passada frente ao Bayern Munique, conseguiremos vencer este conjunto de Thomas Tuchel.

«Vão ser dois grandes jogos. Vão ser jogados num grande ambiente, quer em Dortmund, quer na Luz, e nós sabemos bem como os nossos adeptos costumam reagir. Vai ser uma eliminatória difícil. O Borussia fez um grande investimento este ano na tentativa de recuperar o título nacional, mas também de atingir metas na Europa e ir muito longe. É um conjunto muito forte, fez uma fase de grupos fantástica apesar das limitações das lesões ao longo destes meses. Mas o Benfica é um clube que costuma trabalhar estas eliminatórias da mesma maneira, sempre com muito respeito pelo adversário, mas com uma ambição própria.»
Por  Lourenço Coelho, director-geral do futebol do Benfica

Depois, temos de entender o seguinte, enquanto o campeonato alemão pára agora nestes meses de inverno e retoma no início de Fevereiro, o Benfica continua a jogar e tem hipótese de recuperar Jardel, Eliseu, Grimaldo, André Horta e Jonas, assim como dar ritmo de jogo a Júlio César, Samaris, Celis, Danilo, Carrillo, Rafa e Zivkovic. Há pois ainda muita qualidade a ser inserida no onze encarnado e que decerto transformarão as águias para voos mais altos. E, não esquecer que o Aubameyang vai estar na CAN em janeiro/fevereiro ao serviço da seleção do Gabão, logo provavelmente não jogará a primeira mão...


Quadro final do sorteio dos oitavos-de-final da Champions.

14 comentários:

  1. Gosto destes jogos!! Qualquer dos adversários seria difícil, não vejo "pêras-doces". Tudo vai depender da fase da época em que cada equipa se encontra. Bom sorteio!

    Saudações Vermelhas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Rogério Pinto!

      Acredito que possamos aproveitar ainda mais relações com estes grandes clubes alemães. Penso que isso é muito importante, até porque advinha-se que futuramente a Alemanha possa ser um campeonato de exportação do jogador made in Benfica.

      Em termos organizacionais e da relação com o adepto temos muito a aprender com eles e isso é algo que devemos explorar e muito.

      ;)

      Eliminar
  2. dentro do que podiamos apanhar ate tivemos alguma sorte, mas este dortmund tal como nos e bastante jovem e tem algumas estrelas com muita qualidade vai ser interessante penso mas possivel ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar das estrelas jovens deles, destaco 5: quatro mais conhecidas e outra nem tanto. As quatro caras conhecidas e ainda em idade jovem são o Mário Götze, o Julian Wiegel, o Raphäel Guerreiro e o Ousmane Dembélé. Então este último, partilho da opinião do Tuchel que dentro em breve estará na lista de candidatos à bola de ouro. O miúdo é realmente top!

      O outro mais desconhecido é o camisola 9 deles, um tal de Emre Mor. Um pequeno canhoto de drible tipo Messi e de origem turco-dinamarquesa (adoro estas misturas) que quando assentar o seu jogo colectivo terá uma evolução estratosférica.

      Depois há os mais veteranos... ;)

      Eliminar
    2. Não tivemos sorte nenhuma alexanderson. Começa a ver a liga alemã, em particular os jogos do Borussia, e em Fevereiro vê lá se partilhas desse optimismo.

      PP:
      Julian WEIGL já é top europeu e mesmo assim na Mannschaft nem calça.

      Dembelé é bom, mas o problema é que os fios estão mal ligados. Ora faz o muito bom, ora faz o muito mau. No mesmo jogo! Prefiro, na posição dele o Cristian Pulisic (Americano, puto). Não tem tanto arranque, mas muito mais critério.

      Fdx pá... "Um tal" de Emre Mor? Mais promissor produto das escolas a seguir a um tal de Reus e um tal de Weigl. Se achas que o Dembelé é top, o Mor é top-top! Quando o Aubameyang partir, quem chegar vai ter de lutar por um lugar com o Mor e não sei se entra logo...

      O Göetze está em processo de recuperação anímica, depois do que o Pep lhe fez em Munique e apesar do tempo ainda não está bem integrado na equipa. Alterna o muito bom com o mau, mas acho que neste momento é confiança que lhe falta.

      A melhor notícia recente para o BVB foi a recuperação de Reus, verdadeiro motor, mas ainda a aquecer, como um bom diesel alemão. Sem lesões, em Fevereiro está a carburar e é contar com um Fejsa transcendental.

      Na defesa é onde há mais "buraco". Ou melhor, nas laterais. Faltam fundamentalmente opções que sirvam de alternativa a Pieszcek-Schmelzer. São bons, para o contexto português, mas pouco mais que medianos para o contexto alemão. Rafa, Cervi e Pizzi, com bom apoio fazem estragos, quer à direita quer à esquerda. O Raphaël é a contratação do ano. Pode fazer lateral esquerdo, mas tem jogado mais como "corredor"-esquerdo-com-derivas-para-o-centro. Verdadeiro todo o terreno, o Tüchel tem optado pelo Passlack, na ausência do Schmelzer, para não tirar o português do meio.

      Quanto ao meio da defesa... Não houve muito tempo para chorar a partida de Hummels, mas o Bartra tem cumprido. Ginter tem sido mais explorado como alternativa a lateral direito, mas é o mais parecido com o Hummels na saída de bola. Sokratis é uma parede com rodas e Subotic está a recuperar de lesão na equipa de reservas, mas já joga.

      Fazendo um exercício de quem do Glorioso poderia jogar no BVB, assim de repente Ederson, Semedo, Grimaldo e Lindelöf. Para titular só Ederson entrava de caras, muito melhor que Weidenfeler (actual titular por lesão de Bürki) e acho que uns furos acima do Suíço.

      Semedo e Grimaldo com treino dariam o que Tüchel quer, mas neste momento só o espanhol dava luta. Lindelöf tem tudo para naquela equipa ser um novo Hummels. Fejsa poderia entrar nestas contas, mas seria sempre uma solução de contenção, coisa a que o Tüchel é pouco dado. A vertigem para a frente do Dortmund fazem com que tenham das ideias de jogo mais atractivas da Europa e talvez do mundo, mas também faz com que sejam muitas vezes penalizados por isso.

      Eliminar
  3. O Dortmund é uma grande equipa, muito bem organizada e com grandes jogadores, mas se jogarmos à Benfica poderemos vencer.

    ResponderEliminar
  4. Temos a sorte de ter alguns dos nossos melhores jogadores a jogarem nos pontos mais fracos do Dortmund. Temos o azar de o meio campo deles ser muito mais forte e criterioso do que o nosso (até Fejsa teria dificuldades em entrar naquele 11) e em velocidade só Semedo consegue chegar aos calcanhares do ataque deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lindelöf, o Lisandro e o Jardel têm velocidade para o ataque deles. Acho que não é por aí.

      Ah! E já agora, porque sei que não gostas de avançados que saem muito da zona de finalização, coloca os olhos no Aubameyang, que é para depois falarmos do que é o protótipo de um avançado moderno.

      Apenas aviso para ires-te habituando à ideia...

      ;)

      Eliminar
    2. Sou adepto do Borussia e estou em lágrimas com esta eliminatória. Só queria este jogo na final, que assim como assim fazia sempre a festa (mais pequena do que no caso dos Schwarzengelben, mas festa mesmo assim).

      Não preciso de avisos para o que o Aubameyang faz e não tenho nada contra avançados que saem da zona de finalização (senão teria de ter qualquer coisa contra Jonas), simplesmente tenho contra os que o fazem sem critério. Volto a sublinhar que correr muito não é correr bem, senão o Dembelé era rapaz para ser melhor do que o Ronaldo.

      Quanto à nossa defesa ter velocidade para o ataque do Borussia, já tenho algumas dúvidas. O mais rápido é o Semedo, mas o Aubameyang com bola é tão rápido como o Semedo sem. Este facto é importante. Tudo o resto será vantagem posicional. Se o Grimaldo estiver bem, o Dembelé vai passar por dificuldades, mas mais fruto da burrice e falta de critério. Se o Grimaldo lhe der espaço, é melhor comprar uns binóculos e rezar muito.

      Se o RV não treinar pressão alta com critério, na saída do BVB estamos tramados que nem do meio campo saímos, assim ao nível do jogo com o Porto, mas em pior. Aqui não é só o Jiménez. É o Jiménez, o Guedes, o Sálvio, o Cervi e o Pizzi. Sim meia equipa e de preferência mais do que 5 neurónios. Jiménez, Guedes e Sálvio, no que toca a defender normalmente partilham 2 entre eles, portanto há que trabalhar isso.

      O ponto mais positivo de todos é que vão ser dois jogos em dois dos Estádios com melhor ambiente da Europa. Só tenho pena de, por motivos profissionais, saber já que não posso ir nem a um, nem ao outro...

      Eliminar
    3. Ali em cima: mais pequena NO caso dos Schwarzengelben. (Tenho de começar a rever o texto antes de publicar...)

      Eliminar
  5. Ui, se conseguires confirmar que o avançado com nome difícil do Dortmund, não nos defronta na eliminatória, seria a notícia do dia!
    De qualquer das formas, o Benfica tem mais que possibilidades. Será importante não sofrer golos em casa. A chave está aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não houver o Aubameyang, tens o Reus, o Schürrle, o Ramos,... ficas melhor? Eu nem por isso! ;)

      Eliminar
    2. Com Ramos fico. Com os outros não! ;)

      Eliminar