15 dezembro 2016

Por isso é que dizes que 4 pontos...


... não é Nuno?!


Para mim esta antecipação do jogo entre o Porto e o Marítimo, da 15ª  jornada (não é da 14ª atenção!), por melhores e boas intenções que possa ter, acaba por desvirtuar por completo o campeonato nacional. O presidente portista já esta semana veio a público dizer que o Porto iria ser campeão esta temporada e agora percebemos o alcance das suas palavras. A equipa azul-e-branca, ao antecipar estes jogos da 1ª Liga NOS entre o Natal e o Ano Novo, está a criar maior pressão sobre o Benfica. Em caso de vitória, e querendo aproveitar a dinâmica goleadora com que a equipa está, o NES poderá já na próxima semana ficar à frente do Benfica no campeonato (no caso do Benfica perder ou empatar no sábado com o Estoril). E voilá! Teremos o Porto como "campeão de inverno", neste cenário.

Isto desvirtua o campeonato por completo. Primeiro o Porto acaba por não sofrer o impacto que esta altura do ano tem tradicionalmente nas equipas, ou seja, um certo relaxamento e quebra de rendimento desportivo. Foi isso que sucedeu precisamente na época passada, onde o Porto de Lopetegui perdeu a liderança para o Sporting por esta altura do ano. Segundo, porque durante esta fase da época pode existir lesões, muitas vezes criadas pelas festividades, que assim o Porto acaba por passar por cima, enquanto todos os outros não. Por outro lado, o Porto beneficia de uma conjuntura que lhe permite ter uma vantagem mental sobre os seus adversários, quando na realidade não deveria ter devido à sua posição na tabela classificativa. Onde fica a competitividade na luta pela segunda posição? E, pela liderança? Ou seja, há uma clara tentativa de nivelamento para o lado do Porto. E, isto tudo, depois do que aconteceu no "caldeirão" do Funchal. Curioso verificar que o Marítimo está nas duas "caldeiradas". Digam lá onde está a preocupação da Liga em criar uma competição saudável e igual para todos?

É uma autêntica fantochada este "tugão". Um campeonato é uma prova de regularidade. É uma maratona. Não pode ser feita como uma sucessão de várias provas de 100 metros. E é aqui que pergunto onde está a tal nova direção que pensaria no futebol português por parte de Pedro Proença? O que difere a sua direção de todas as outras que foram instrumentalizadas por diversos clubes nacionais? Onde está a defesa do futebol aqui? Querem que o campeonato não morra já em dezembro dada a vantagem do Benfica? Então para isso vale que se dificulta ao máximo a equipa encarnada e se leve ao peito as restantes equipas? É assim que pensam que vamos elevar a qualidade e competitividade do nosso campeonato? Estão redondamente enganados! Por isso é que o dérbi do domingo passado foi muito pouco falado na imprensa internacional, apesar do presidente do Sporting achar que se tem falado dele lá fora. É só esperteza saloia.


Uma coisa é certa caso o Porto vença o campeonato, o Pedro Proença já está familiarizado
em entregar-lhes os troféus, não é verdade "meus queridos"?

12 comentários:

  1. Vamos vencer o Estoril e Rio Ave e vamos passar o Natal com uma vantagem no mínimo de 4 pontos.
    Carrega Benfica, rumo ao 36.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim o espero, mas estas manobras não deixam de manchar a nossa liga. Uma vergonha!

      Eliminar
  2. Tigre de Pantufas15/12/16, 18:47

    Não faltam exemplos de que, muitas vezes, estas chico-espertices saem furadas.
    Não seria de admirar que o tiro lhes fugisse pela culatra e nem vencessem o jogo de hoje...
    (Oxalá, já agora!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bem bom que isso acontecesse. Mas, duvido. Até pela postura do Marítimo e todo o contexto montado.

      ;)

      Eliminar
  3. o benfica só tem de se preocupar em ganhar, tudo o resto não interessa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessa sim. Uma coisa é a equipa do Benfica. Outra é a nossa organização. Não podemos ficar tão manietados nos órgãos do poder.

      Para o projecto encarnado evoluir, é preciso que o nosso futebol evolua. Se queremos ser um clube exportador, precisamos de ser competentes e campeões, mas também termos um campeonato de qualidade assim o ajuda. Até porque só conseguiremos fixar os nossos melhores jogadores se a capacidade económica e financeira dos campeonatos portugueses crescer.

      Estes tipos contentam-se com pouco e não acreditam no país. Por isso andam a rapar o tacho e a digladiarem-se pelos lugares da Champions e pelas transferências no final da época, que é isso que lhes traz prémios chorudos em forma de comissões (ver o caso do filho do Pinto da Costa).

      Eliminar
  4. Neste caso não vejo nenhuma tramóia , quarta-feira todos terão o mesmo numero de jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não terão. Esse é o problema. Apenas terão o mesmo número de jogos antes do Natal.

      Eliminar
    2. É diferente jogar na segunda-feira com o Chaves com uma possível desvantagem de 7 pontos (caso o Benfica vença no Estoril), do que o Benfica iniciar o jogo de sábado com apenas um ponto de avanço sobre o Porto.

      ;)

      Eliminar
    3. Mete-se o Carrillo e..pronto! É só esgalhar para a frente e para trás, que aos 15 minutos, o jogo tem de ser parado, para os bombeiros aspirarem o suor do peruano que encharca o campo todo.....;

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Estás a brincar, mas o Carrillo frente ao Nacional entrou e foi dos pés dele o golo da vantagem naquele jogo.

      ;)

      Eliminar