11 setembro 2016

Lembram-se dele?


Mais um jogador "made in Benfica" que dá cartas no futebol profissional de alto nível.



Provavelmente o adepto encarnado comum, mais desatento à equipa B, poderá não se recordar do homem que ontem à noite, ajudou com um golo a causar a surpresa da jornada da La Liga, ao derrotar o gigante Barcelona em casa, aos pés do modesto Alavés (1-2 o resultado final). Mas, a verdade é que esse rapaz jogou e foi formado no Benfica. Na altura, até tinha questionado a sua contratação, uma vez que não era um miúdo com menos de 18 anos, e que não tinha qualquer cartel (formação numa escola de renome brasileira, por exemplo). No entanto, ele foi-me conquistando com a sua maneira de jogar e de ser.

O brasileiro, agora com 25 anos, tem dado cartas por todos os clubes que tem passado. Os números de golos marcados não são gigantescos, mas são bem bons para um jogador que tem jogado sempre em clubes modestos, mas em campeonatos de nível competitivo elevado. Depois do Benfica B, foi para o Belenenes, onde deu nas vistas, tendo ido para a Alemanha ainda nesse mercado de inverno. No Colónia as coisas não correram tão bem, mas mesmo assim molhou a sopa. Depois, segue para a competitiva liga espanhola. Aqui reforça o Levante e começa a dar nas vistas, marcando golos importantes. Com a descida nesta temporada do Levante, Deyverson reforça o recém promovido Alavés e aqui está ele a causar impacto com um belíssimo golo, cheio de oportunismo, frente ao poderoso Barça e em pleno Camp Nou.

Pessoalmente, gosto muito deste jogador. É um jogador para outros voos, na medida que embora parecendo um pouco desengonçado a jogar, é um jogador extremamente energético. O brasileiro, tem quanto a mim uma rara combinação de características físicas e técnicas que o torna muito interessante. É um ponta-de-lança esquerdino, longilíneo, alto, mas com capacidade de explosão, muita velocidade e agilidade. Embora não se possa dizer que seja muito inteligente na maioria das vezes na ocupação dos espaços, ele colmata isto com enorme esforço, capacidade de trabalho e uma intuição para o jogo fora do comum. Boa parte dos golos que marca é ele que cria, fruto da pressão que faz sobre os defesas adversários.

Mas, não é apenas um jogador físico. Muito pelo contrário. Ele adora ter a bola nos pés também. Adora combinar com os colegas em jogadas de 2 contra 1. E, embora à partida pareça não ser um driblador, por causa da forma desequilibrada com que se movimenta, a verdade é que o miúdo tem ginga. Em termos técnicos, penso que o golo que ele marca ao Barcelona esclarece tudo nesse campo. Não apenas a antecipação, mas a forma como ele usa o seu pé esquerdo numa jogada onde normalmente se usa o pé direito, responde a quem duvida dos seus atributos técnicos. Depois, parece ser um jogador que cria bom ambiente no balneário. Vejo-o sempre a sorrir para o jogo e para a vida. E isso é meio caminho andado para se triunfar em qualquer lado. Aliás, se por exemplo, o Benfica recebesse uma proposta irrecusável pelo Mitroglou, mais do que qualquer outro avançado de renome no mercado, eu tentaria resgatar este Deyverson para a Luz.

2 comentários:

  1. "formado no Benfica". Ahahahahahaha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter a certeza que foi aquele ano que ele veio para o Benfica B o ano de viragem para a sua carreira desportiva. Não é à toa que ele agradeceu o Norton de Matos a sua confiança...

      Eliminar