06 setembro 2016

Esta seleção...


E já agora, fiem-se na Virgem e não ponham o Rafa a jogar!


Dúvidas houvessem sobre as necessidades de um Pizzi na seleção, hoje ficaram bem dissipadas. Apesar de Fernando Santos ter colocado no onze titular o Bernardo Silva - que é um criativo por excelência - a jogar pela ala direita, do lado oposto quem aparecia? O João Moutinho? Não! O Adrien! É óbvio que a intenção era a de anular as subidas do lateral suiço, mas jogar Adrien e João Moutinho é o mesmo que jogar com dois jogadores iguais. Ora o que acontece é que ambos farão as mesmas coisas e tendem a duplicar funções, atrapalhando-se mutuamente. Basta olharmos para o autêntico episódio dos trapalhões na 1ª parte para percebermos disso. Por outro lado, esta clonagem deixa órfã a equipa do que mais necessita: de ter um criativo sobre a ala esquerda. Alguém que saiba aproveitar as subidas do Raphäel Guerreiro (cada vez que joga confirma mais os motivos porque o queria no Glorioso na época passada), mas também explorar o corredor central fazendo uso de passes para os avançados quer por cruzamento, quer por passes para desmarcação. É aí que faz falta o Pizzi!

O camisola 21 do Benfica é dos poucos jogadores a nível nacional que consegue reunir essa capacidade técnica e inteligência de jogo. Não só é o criativo que a seleção necessita sobre a esquerda, como também se transforma no jogador que equilibra o meio-campo nas tarefas defensivas. E, ele permite poder trocar de posição com Bernardo Silva no lado contrário sem perder rendimento no seu jogo.

E vou mais longe, por tudo aquilo que vi neste encontro, ao dizer que o João Mário não conseguiu cumprir com estes pressuposto quando entrou na 2ª parte para aquela posição de ala esquerdo. De tal forma que o Fernando Santos viu-se obrigado a colocar o Ricardo Quaresma. O senhor 40+5M€ é um bom jogador, mas naquela posição não tem o nível técnico, nem a visão de jogo que se exige. A começar denoto logo uma enorme lacuna técnica, ao nível da recepção da bola. O João Mário raramente recebe com o pé mais fraco. Utiliza sempre o pé dominante, o que lhe retira o tempo da jogada (uma vez que tem de dominar em duas passadas enquanto os outros que utilizem o pé menos dominante fazem-no numa só passada). E quando enfrenta defesas laterais como o Lichtsteiner, tem imensas dificuldades, dada a segurança como estes defendem e sabem atacar a bola no momento certo. Por isso, a continuação por 30 minutos de um jogo enfadonho na ala esquerda.

Depois, também não entendi a "opção técnica" de jogar na primeira parte com um ponta-de-lança como o Éder se não jogou com alas que lhe fornecessem bolas, conforme a utilização de Adrien na esquerda implicava. Pior, no corredor central ficavam Éder, Nani, João Moutinho e Adrien. Ora o Éder está lá para fixar os centrais, o Nani deveria estar ali para desmarcar-se nos meios-espaços entre os centrais e os laterais, mas nada. Depois, Moutinho e o Adrien pareciam dois cavalheiros amigos à beira numa porta, ou seja, muita cerimónia para subir e procurar criar superioridade no espaço vazio. Em suma, não havia dinamismo nenhum. Não havia sequer profundidade para servir o "herói de Paris". Mas, depois na segunda-parte, já havia. Entrava Ricardo Quaresma, mas o ponta-de-lança agora era um André Silva que é um avançado mais móvel, que como ele se define, é antes um segundo-avançado. Ora esta ideia foi genial não foi, ó senhor engenheiro?

Como é que se diz... auto-sabotagem? Acredito pouco nisso. E acredito que o senhor engenheiro é um tipo muito mais inteligente para cometer este tipo de erros. O que me parece é que esta seleção é feita de interesses terceiros que não se adequam ao nível em que ela está neste momento. Era bom que os responsáveis da Federação olhassem bem para o exemplo da sua congénere brasileira e perceberem o mal que interesses de terceiros, de clubes podem minar uma equipa. Fica aqui uma pergunta, porque é que o André Silva entra na segunda parte para o lugar do Éder, quando a ideia era envolver o adversário na sua área, usando flanqueadores? E, o Rafa?


10 comentários:

  1. Sem Pizzi levamos 2, com Pizzi a 8 levavamos 5.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Rui Patoricio so fez porcaria.
      aqueles 2 golos sofridos foi uma vergonha.

      Eliminar
    2. Com Pizzi o quê? E a 8? Epa, acabei de escrever o artigo a referir que a ala esquerda da seleção quer seja com Adrien e João Mário não funcionam e tu falas do Pizzi a "8"?

      Mas, também te digo o seguinte, numa fase do jogo em que estivéssemos a perder, a polivalência do Pizzi poderia fazer muito bem a posição "8", nesse contexto em que a seleção estaria a carregar sobre o adversário.

      Eliminar
    3. Não critico a exibição do Patrício, não é por ser jogador do Sporting que faço estas críticas. É simplesmente porque sinto que há muita injustiça perante certos jogadores, por causa da influência dos clubes.

      Eliminar
  2. Moutinho e adrien estao ao mesmo nivel
    Aquele meio campo foi um desastre, so sabem fazer faltas e fazer passes po lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Naquele meio-campo só há espaço para um deles. E, a escolher que ele escolha o João Moutinho que é muito mais jogador.

      Eliminar
  3. Ó PP, estás a ser de uma ingratidão enorme para com o engenheiro Fernando Santos!!

    O treinador que ganhou o Euro com Portugal e tu falas dele assim?! A seleção não merecia os "adeptos" que tem. Depois admiram-se de terem de pagar ao Macaco para animar os jogos da seleção.

    Estes adeptos são uma vergonha para Portugal! Uma vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual ingratidão para com o senhor engenheiro?! Convido-te a ler os meus artigos na altura do europeu e logo após a competição a defendê-lo.

      Agora, não posso compactuar com algumas decisões ridículas como expressei acima. Faz-te sentido jogar com um Éder e nem sequer teres lá um flanqueador nato?! Depois faz-te sentido jogar com um André Silva que é um avançado móvel e jogares com flanqueadores?!

      Mais, essa da Federação estar a pagar ao líder da claque dos super dragões não sabia, mas coaduna-se com aquilo que escrevi no artigo, ou seja, a influência brutal que certos clubes têm na Federação! Vê lá se a Federação com esse dinheiro não financiava uma promoção para os portugueses irem viajar com os jogos da seleção?

      Uma vergonha são estes dirigentes que vivem à custa do futebol em vez de o servir!

      Eliminar
  4. Ainda bem que o Rafa não jogou.
    Estávamos sujeitos a mais um lesionado nos jogos da fpf.
    Já basta o Jimenez e o Fejsa.
    A minha selecção é o Benfica.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos lesionados, são coisas da vida. Estamos a falar de grandes equipas, logo, têm sempre suplentes à altura. Se fosse um jogador de um clube pequeno, em que tem apenas um onze competitivo ainda percebia.

      Eliminar