04 setembro 2016

Programa de novas...


Porque será positivo para todos!

Provavelmente, nem todos adeptos encarnados estarão de acordo com o que vou escrever, mas é importante que o marroquino Taarabt comece a jogar no Benfica. Não estou a querer dizer que o Rui Vitória o coloque no onze titular da equipa principal. Nem sequer estou a escrever para que ele treine no plantel principal, no curto prazo. Mas, poder começar a ganhar ritmo de jogo na equipa B, para que em Outubro ou Novembro, numa altura em que o Benfica tem os compromissos para as taças (de Portugal e da Liga) começam, talvez seja uma excelente ideia. 

O jogador já foi multado pelas declarações oportunistas que teve, ainda antes do termo do mercado, como forma de pressionar o Benfica a deixá-lo seguir a sua carreira no Olympique de Marselha. No entanto, ele já aceitou dialogar com os responsáveis pelo futebol do Benfica, incluindo o Rui Vitória, para que se possa encontrar uma solução que agrade todos. Da parte do clube, a inscrição do marroquino nas várias competições internas, é um sinal de que quer encontrar uma solução construtiva. Da parte do jogador, falta saber qual a sua resposta dentro (e fora) do relvado. O seu discurso parece ser o de querer ser o "Ben Arfa" desta temporada (jogador francês que também deu um passo atrás para depois dar dois em frente).

Face ao seu elevado custo, não pode ficar parado de castigo. Aliás, penso que essa solução nem sequer funcionaria. Como o povo costuma dizer, não se apanham moscas com vinagre, e assim deverá o Benfica proceder com o Taarabt. O marroquino tem um talento inato para o futebol, mas peca pela sua mentalidade pouco profissional, que facilmente perde o foco. A melhor forma de contrariar isto é colocá-lo na montra, i.e., a jogar. Nem que seja na equipa B. Esta equipa joga praticamente 3 vezes por semana. E, se o Taarabt começar a jogar nela, pouco tempo terá para pensar em sair à noite ou na má vida. Até porque se continuar a fazê-lo, não só o seu vencimento será reduzido com sucessivas multas, como também ficará cada vez mais isolado no clube perante os colegas e adeptos. E, isso será o pior para a carreira dele. A propósito, o Taarabt já teve uma pequena amostra neste mercado de verão, em que ninguém quis pegar nele...

Quanto à equipa B, poderíamos estar receosos do tipo de modelo que ele poderia ser para os mais novos. Muitos estarão a pensar que seria uma figura tóxica junto dos nossos jovens. Tenho uma visão diferente. Primeiro, por causa do que o internacional marroquino tem a perder e já referi acima. Segundo, porque mesmo sendo um companhia tóxica para os miúdos, só iria facilitar a vida ao treinador em seleccionar quais deles é que têm realmente valor para seguir o futebol profissional de elite. Terceiro, porque valorizo muito mais o que os jovens poderão aprender com a companhia de um jogador que tem experiência de Premier League e que tem todo aquele talento natural. Apesar de todos os riscos, os jovens que joguem com ele poderão evoluir muito mais rapidamente com aquilo que ele poderá ensinar nos treinos e nos jogos, simplesmente por observação da sua forma de jogar, da sua tomada de decisão e da forma como reage aos desafios.

Ultrapassando estas questões há outra que podemos fazer: em que posição poderá ele dar melhor contributo na equipa B? A meu ver, o Taarabt poderá jogar em todas as posições do meio-campo para a frente. A sua posição mais natural é a de falso extremo esquerdo. No entanto, a sua má forma retira-lhe um pouco a sua velocidade, pelo que não seria nessa posição que o faria entrar. Tendo em conta a sua necessidade de jogar com a bola nos pés e a sua facilidade em gerar desequilíbrios no transporte de bola de trás para frente, a melhor posição para ele será no meio-campo. Nomeadamente, na posição "8". Fisicamente, o Taarabt é um jogador potente. Tecnicamente tem o que é necessário para poder resolver as situações naquela zona do terreno. Taticamente, falta-lhe alguma coisa, mas o nível de competitividade não lhe deve apresentar grandes dificuldades face à sua maior experiência futebolística. Nesta posição, não só poderá ganhar o ritmo de jogo e a adquirir a sua melhor forma física, como poderá evoluir taticamente enquanto jogador e até apresentar-se como possível solução para uma posição no modelo de jogo encarnado que não está completamente fechada, até porque a equipa B partilha o mesmo modelo de jogo da equipa principal encarnada. Como podemos ver, este verdadeiro programa de novas oportunidades só apresenta vantagens para todos. Acredito que o Taarabt ainda poderá vir a dar algumas alegrias aos adeptos encarnados, tal como aconteceu com o Enzo... recordam-se?




P.S.: Digam-me lá se vêem um jogador calão nestas imagens? Na época passada ele já teve uma incursão na equipa B, mas depois não deu continuidade. Durante esse período não foi uma má companhia para os jovens. Penso que poderíamos ter-lhe dado mais oportunidades quando ele começou a jogar na equipa B e a mostrar alguns progressos. Isto também deveria servir de reflexão para o nosso departamento de futebol.


6 comentários:

  1. Eu percebo a tua ideia. Mas parece-me que o Taarabt não tem mais espaço no Benfica depois das afirmações sobre o Rui Vitória.
    Na equipa A, há tantas opções, que mesmo com rotatividade não me parece que ele tenha espaço. Na equipa B, eu sou da opinião que não se deve tirar o lugar a um jovem que tem a oportunidade de evoluir, para dar esse lugar a este calinas. Mas estou de acordo contigo que o Benfica precisa de o valorizar se quer que apareça algum clube interessado que o leve daqui.
    A solução ideal era o sr. Taarabt limpar a cabeça, comportar-se como um profissional, e como tu escreveste,dar-lhe oportunidades na equipa B. Também acho, que se ele tivesse cabeçinha,poderíamos ter a médio prazo uma alternativa para a posição 8. Talento não lhe falta. Falta-lhe é juizo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loucos por ti Benfica, o modelo de negócio do Benfica passa pela venda de jogadores. Se adicionarmos a isso o fato do Benfica ser uma equipa vencedora, a tendência será cada vez mais e com maior frequência virem cá buscar os nossos jogadores, quer seja no verão ou no inverno. Por isso antevejo que no defeso de inverno vai haver pelo menos mais saídas. Isso depois abrirá espaço para outros jogadores poderem entrar na equipa principal, nomeadamente o Taarabt.

      Não estou a dizer para darmos-lhe um lugar a titular, mas começar a fazer com que jogue todos os jogos da equipa B, penso que lhe faria muito bem. Ele precisa de encontrar o foco e depois do discurso que teve sobre o Ben Arfa é aproveitar isso e jogar-lhe à cara para ver o que faz.

      Repara no video acima que acompanha o texto, vês um jogador calão? Vês um jogador que é o terceiro mais bem pago do plantel a comportar-se de forma pouco humilde por jogar na equipa B? A meu ver, ele falhou na época passada, mas também a própria estrutura falhou um pouco com ele ao não ter dado continuidade ao esforço que ele vinha a desenvolver na equipa B.

      Eliminar
  2. PP, eu estou de acordo contigo. Ele tem imenso talento, e poderia ser uma excelente alternativa para substituir o Renato Sanches. No vídeo, dá para perceber o enorme talento que ele tem, mesmo em má forma. O problema, na minha opinião, é o que se passa fora dos relvados, que nós adeptos não sabemos. Não sei se é verdade, mas a conduta dele fora dos relvados é pouco profissional.
    Mas digo-te uma coisa. Gostava que todos se entendessem (estrutura e jogador), porque é uma pena ter um ativo destes parado.
    E também acho que a estrutura, tal como tu dizes, não geriu este caso da melhor maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o Taarabt tem a maior responsabilidade, disso não tenho dúvidas. Agora, é preciso criar soluções. O marroquino foi oportunista e tentou esticar a corda neste último defeso. Daí aqueles faits divers na entrevista à France Football. Mas, é importante que a estrutura encarnada lhe faça passar a mensagem que neste momento não há ninguém que o quer pelos valores que ele pensa que vale. É preciso que ele entenda que o "Lille" da vida dele é o Benfica (usando a metáfora do Ben Arfa).

      Eu acho que ele ainda poderá dar muito ao Benfica. E, vai muito a tempo de fazer esquecer estas coisas. Tudo muda quando a bola rola e entra na baliza do adversário.

      ;)

      Eliminar
  3. Fico tão desiludido por este talento...um jogador tão fabuloso perdido no seu mundo.

    ResponderEliminar