15 setembro 2016

E fomos nós...


... para darmos ao outro?!


Até dá que pensar, a esta distância temporal, não é? Olhamos hoje para a ingratidão de um Talisca e o espalhar de classe do Bernardo Silva por toda a Europa e pergunto como isso foi possível? Em julho de 2014, o Benfica acabava de contratar o jovem jogador brasileiro e ao mesmo tempo Bernardo Silva subia definitivamente ao plantel sénior. Contudo, enquanto um foi aposta consecutiva, o outro foi ostracizado por um Jorge Jesus, logo na pré-época. Valeu a pena o desdém da equipa técnica pelo jogador formado no Seixal? Que sirva de lição para a direcção e director de futebol, antes de cederem às exigências dos treinadores.









P.S.: Não sei se rio ou se choro... a rir com isto...


20 comentários:

  1. Esse espanhol macarrónico do Judas é obra de arte :) Deve ser um grande poliglota.

    Oitentcha e otcho minutchos.

    Hahahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente está a fazer-se ao campeonato espanhol. O mais engraçado é que os sportinguistas ainda não perceberam isso... Lol!

      Eliminar
  2. ...........sim.................a falar castelhano daquela maneira.........são "PALETES" de CLUBES a aliciá-lo......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele pensa que sim... ;)

      O que ele fez foi-se vender descaradamente. Lol!

      Eliminar
  3. ...........sim.................a falar castelhano daquela maneira.........são "PALETES" de CLUBES a aliciá-lo......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele bem que se esforça para se vender a eles... ;)

      Eliminar
  4. PP, a culpa não é só de um dos lados. Ou esqueces-te que o Bernardo (tal como o Ivan, que não sendo tão jogador como o Bernardo também se está a valorizar) foi emprestado "lá com umas cláusulas".

    Bastava serem cláusulas inteligentes, porque até como já se percebeu não havia vontade de renovar com o treinador, e o Bernardo tinha participado na caminhada para o tri. Tal como o empréstimo da alternativa podia, e devia, "ter para lá umas cláusulas". Mas enfim, é o "negociador implacável" que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se houvessem cláusulas desse tipo, dificilmente sairiam por 15M€ cada um, mais ou menos. É verdade que todos nós adeptos mais atentos à formação, já prevíamos o que dali vinha, no caso do Bernardo, mas lá fora, poucos dariam o que o Mónaco deu e na forma como eles deram. O negócio quanto a mim foi bem feito, tendo em conta que o miúdo iria-se perder se mantivesse por cá com aquele treinador.

      A lição que devemos retirar é que o treinador é apenas um instrumento ao longo de toda a estrutura e como tal não deve ser visto como o único decisor das políticas de contratação e deverá obedecer à política desportiva que o clube pretender.

      Veja-se o que o Jesus está a fazer no Sporting. Ele está a fazer uma equipa para ele poder triunfar à sua bela maneira, para depois poder ir para um grande clube espanhol treinar. Que estrutura irá deixar depois de sair do clube? Nada que se possa dizer sustentável. O projecto do Benfica, nesse contexto é bem diferente.

      Eliminar
    2. Boas PP,

      Não consigo concordar que o negócio tenha sido bom, todos viamos o potencial do Bernardo e nem sequer lhe foi dada uma oportunidade. O problema é vermos o nosso clube como um clube de negócios, para´nós adeptos isso pouco importa, a mim interessa-me é ir ao estádio da luz e ve grandes jogos, e o perfume de jogadores como o Bernardo, para mim foi um erro histórico ter vendido o Bernardo, se foi pelo o Jesus ou não, não interessa, segundo o presidente o Jesus não planeava a longo prazo, se assim é, será que vale a pena sermos campeões, sem ter alicerces para o futuro???

      Eliminar
    3. O negócio para mim foi bom à luz daquele momento e à luz do Bernardo correr o risco de ficar parado e com isso não evoluir.

      Já vimos isso acontecer a muitos jogadores, como por exemplo, o Miguel Vítor, o David Simão, o Miguel Rosa, o Moreira e até o Nelson Oliveira. Jogadores que nas mãos do treinador certo jamais teriam prosseguido as suas carreiras daquela forma e teriam tido as oportunidades que mereciam ter tido.

      O Jesus não planeia a longo prazo. O tipo é claramente um egocêntrico. O Sporting até pode vencer algumas competições, dado o investimento que andam a fazer, mas uma coisa é certa, por este tipo de entrevistas, percebe-se que o Jesus já está a planear o próximo passo a seguir ao Sporting. E, quando isso acontecer, eles irão ficar com um monte de dívidas e pouco trabalho de continuidade. Porque não estão a fazer o que o Benfica fez: definição de uma estratégia.

      Eliminar
  5. Um fora de série que deitámos borda fora. Dói, cada vez que o vejo jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doi a ti e a mim, meu caro... este miúdo no Benfica dava-nos a Champions.

      Eliminar
  6. Por algum motivo não te consigo responder no seguimento da tua mensagem.

    «Se houvessem cláusulas desse tipo, dificilmente sairiam por 15M€ cada um, mais ou menos.» - Pois claro. E da mesma forma que os adeptos atentos à formação viam isso a acontecer, também percebiam que esse valor era preço de saldo. Mas a questão é: havia necessidade de vender? É que há ali um período (e vamos ver em Janeiro se não volta) em que a formação do Benfica só produzia aos 15 milhões de cada vez (Bernardo, Ivan, Cancelo), sempre negócios com os mesmos intermediários, sempre para o mesmo lote restrito de clubes, e não estamos a falar de clubes de top (sem Ibrahimovic em França a coisa já parece mais equilibrada).

    Devemos retirar a lição que o treinador é uma peça, mas não podemos, de forma alguma, culpá-lo de todos os males.

    Hoje é bem evidente que não havia intenção alguma de renovar com JJ, e isto já na altura do "há para lá umas cláusulas". Assim sendo para quê as cláusulas? O Bernardo (como o Ivan, como o Cancelo) não se poderiam valorizar com o futuro treinador? Ou não era essa a famosa mudança de paradigma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te podes esquecer que esse foi o defeso que se tudo tivesse corrido normalmente seria aquele em que o Benfica faria um enorme encaixe com a venda de Salvio e até de Gaitán.

      A meu ver, houve uma reunião de três factores: o primeiro as lesões de Salvio e de Gaitán, o segundo o treinador não contar com os miúdos e o terceiro haver quem os quisesse por um valor elevado para jogador de equipa B, mas suficientemente baixo, para quem soubesse o valor deles entender que o preço seria uma pechincha.

      O Jesus só deixou de contar no momento que ele traiu o Benfica. Mais, quando no final dessa temporada, a estrutura percebeu os erros que tinha cometido ao ter ido na opinião do treinador em apostar em jogadores como o Talisca (que apesar do rendimento inicial, acabou a temporada no banco) ou o Ola John (por mais oportunidades que tivesse não rendia) em detrimento de jogadores daquela geração do Bernardo (João Cancelo, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa). A direção percebeu que os miúdos que precisavam de nascer 10 vezes, afinal poderiam render no Benfica, uma vez que davam cartas lá fora. Isso fez com que perdessem um pouco a confiança no treinador nessas temáticas.

      A meu ver, o que eles queriam era colocar o Jesus apenas como potenciador e deixar a identificação de talentos para outros. Mas, o Jesus não queria isso, pois o tipo egocêntrico como é, pensa que a estrutura é ele. Por isso, por cada Capdevilla que a verdadeira estrutura captava, surgia um Emerson da parte do Jesus. Por cada Nolito, um Bruno César...

      Eliminar
  7. Boas Benfiquistas,

    percebo o que diz o "RBNorTor", deveríamos ter assumido desde logo a mudança de paradigma e a rotura com um treinador que já tinha a agenda futura definida. O que a direcção do SLB não contava é que ele fosse para um rival! Ponto. Foi um erro de avaliação e muito por culpa da tal relação "quase de cama" que o nosso presidente se orgulhava de ter com o "alto mister". Mai nada!
    Portanto, era assumir o chuto no cú ao ingrato e que fosse para onde ele quisesse, sem telenovelas porque ha já 2 ou 3 anos que se adivinhava um desfecho triste qualquer. Tínhamos ficado com os putos e construído uma equipa equilibrada e forte para nunca o deixar ser campeão pelas osgas. Mas vá lá aconteceu o milagre do Renato o ano passado que nos permitiu ser tri-campeões!
    Espero, sinceramente que este ano sejamos tetra mas.....não sei não....o nosso meio-campo.....

    Saudações Vermelhas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério, vê a minha resposta ao R.B. ;)

      Eliminar
  8. Eu também sei hablar español mucho bien.

    O Jesus é uno grande treinadoré e vai ser lo mejor de todos los tiempos, los que inventaram lo futebol total of course. Por isso lo Real Madrid lo quere contratar quando sair Zidane de lo cargo. Son clubes á las paletes para lo pedir uno contrato vitalicio. Tambien me debian contactar para ser uno de los adjuntos del mestre da tática porque falo español muy bien, soy el Camones de España. Nuestros Hermanos para siempre e Visca Catalunya!... Visca Lotopegui!

    E fue el Ronaldo que los fodeu!....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ia esqueciendo... solo aceito la proposta se gañar pelo menos metade de lo ordenado del mestre da tática e uno euro por cada pontapié en la gramática.

      Eliminar
    2. Oitchentcha yotcho... =D

      Eliminar