29 setembro 2016

O desejo de tragédia...


Com que então 1 ponto nos 2 primeiros jogos na Liga dos Campeões é sinónimo de eliminação...?



Onde está a parte que deveriam referir que nessas situações a equipa que seguiu em segundo lugar tinham 3 e 4 pontos à segunda jornada da Champions (respectivamente o Celtic tanto em 2006/07 como em 2012/13) em vez de 2 pontos como acontece com o Besiktas esta temporada? Pois, talvez não convém estragar este capítulo da novela, pois não queremos retirar o sensacionalismo ganha-pão dos media, pois não?

Então, mas em toda a boa tragédia, não se fica contente apenas por uma descrição do contexto. É necessário um anti-herói. Aliás, mais do que um anti-herói, é necessário um bode-expiatório, um ser no qual poderá personificar toda essa tragédia. Normalmente, esse ser será um daqueles com as costas largas. Porquê? Porque se tal tragédia o deitar abaixo, fará com grande estrondo. Por outro lado, estes anti-heróis têm o potencial de reerguerem-se como heróis, permitindo aos novelistas um novo capítulo nas suas histórias "sensacionais". É aqui que entra a escolha do imperador guardião Júlio César.

Como é possível culpabilizar uma derrota de 4 a 2 do Benfica pela exibição do Júlio César, quando este sofre 3 golos de bola parada em que pouco ou nada poderia fazer? Só porque saiu mal a um lance onde toda a equipa esteve mal? Caso para responder aos "novelistas": já vi bem melhor e com muito maior criatividade! Ah! E, já agora, se era para ler novelas, compraria outro tipo de publicações... mais cor-de-rosa!

A imprensa quer fazer do imperador o responsável pela derrota em San Paolo, mas está
longe de o ser, apesar de não ter estado no seu melhor.
Espero que o Rui Vitória o mantenha como titular no domingo.

33 comentários:

  1. Não. O JC poderia e deveria ter feito mais no livre (a bola não entra colada ao poste como no golo do Talisca), sai tarde demais e mal no lance do penalti e no quarto golo... Bom, não falemos do quarto golo.

    Podemos questionar o papel do Lisandro em pelo menos dois desses golos? Claro que podemos, mas o Imperador não sai incólume.

    Acho no entanto que tem a força mental suficiente para recuperar mesmo que não seja titular no Domingo. Acho que RV, como condutor de homens que é, o vai colocar a titular. E Domingo não jogamos contra Milik, Hamsik e companhia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livre foi muito em cima da linha de grande área. Isto faz com que ele tenha um tempo de reacção menor. A barreira também não se fez "grande" o suficiente, para o adversário tentar meter a bola por cima desta.

      De qualquer das formas dou mais mérito ao atacante napolitano que demérito do Júlio.

      Eliminar
    2. Há mérito de execução? Há. Mas que é um pato, é.

      Eliminar
    3. Um pato?! Isso já é exagerar...

      Eliminar
    4. Eh pá, é ver a repetição do golo (https://www.youtube.com/watch?v=j2s_kKjxC1E) aos 1:38 e perceber que se a bola passa tão perto de ti e nem te mexes...

      Eliminar
    5. 3 pontos RB:
      1) Super slow motion (parece que ele tem tempo de reagir, quando na realidade à velocidade normal vemos que não tem)
      2) Não vê a bola a partir (o que lhe impede de calcular bem a trajectória da bola que mesmo assim tem uma trajectória algo errática que lhe faz ter um momento de indecisão que pode ser conferido pelo...)
      3) "Jogo de pés" do Júlio César ineficaz (ele perde equilíbrio)

      Eliminar
  2. O Júlio Cesar teve culpa em 3 dos golos e não apenas em 1 como falas

    Depois esperas que se mantenha como titular?? mas brinquemos ao futebol é isso???

    O Ederson É MELHOR e tem de ser titular PONTO...a fantochada de andar a brincar aos guarda redes, ora jogo eu ora jogas tu, tem de acabar até para dar estabilidade à defesa e portanto tem que jogar o melhor e o melhor é o Ederson

    O Júlio pode ficar com a Taça Portugal e Taça Liga que são competições menores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá porque dizes que o Ederson é o melhor isso corresponda à realidade ou até à percepção do Rui Vitória. Afinal ele é o treinador e não tu.

      Para além disso, gosto desta gestão. Não é um jogo cada, mas cada um faz uma série de 2 ou 3 jogos consecutivos. A curto prazo pode ter alguns problemas, mas a médio e longo prazo é positivo porque haverá uma competitividade maior e a comunicação dos dois com a defesa será mais elevada.

      Eliminar
  3. isto tem haver com a forma como estamos habituados que as analises desportivas sejam feitas. perde se um jogo e arranja se logo um culpado, em vez de procurar saber o porque dos lances terem acontecido qual era o objectivo o que foi feito bem e mal, resumidamente analisar o jogo de forma a educar os adeptos, mas nao o que interessa e polemica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acontece a todos... basta veres o que acontece com a derrota dos outros "grandes" na Champions...

      Eliminar
    2. Nisso RV foi mestre e tiro-lhe o chapéu. Quando confrontado com a presença do AA em campo em detrimento de um homem mais adiantado, tem toda a razão.

      Em última instância, infelizmente, esta foi uma noite para esquecer para o JC que se vê a ficar mal na foto em 3 dos quatros golos. Não é arranjar bodes expiatórios, correu-lhe mal. Só não se fala do Lisandro porque o Lisandro foi mais do mesmo, não é estranho é habitual. No JC é estranho.

      Agora eu acredito que no próximo jogo para o campeonato o JC é capaz de ser titular, até para que não soe demasiado a castigo, mas quando a competição voltar a apertar acho que é altura do Ederson ser chamado.

      Eliminar
    3. RB tens de rever a tua percepção dos acontecimentos. O Lisandro foi tão somente o melhor defesa do Benfica na 1a parte... o problema está longe de estar no jogador A, B ou C. Para mim houve uma má abordagem táctica ao jogo que trouxe pouco positivo ao nosso jogo.

      Eliminar
    4. Alguém com olhos e futebol para entender que Lisandro fez uma primeira parte fantástica. O povo é rápido a criar patinhos.

      Eliminar
    5. Por acaso... já há muito tempo que digo que o Lisandro é um excelente central. Já na época passada foi mportantissimo.

      Eliminar
    6. Foi importantíssimo foi, especialmente naquela fase em que sofríamos golo atrás de golo porque ele corria "muito".

      Eliminar
    7. Visões esterotipadas criam mitos RB...

      😉

      Eliminar
  4. Depois também é engraçado verificar que tu criticas a Imprensa por ter arranjado um bode expiatório para a derrota (Júlio Cesar), mas tu fizeste o mesmo no post em baixo ao arranjares o Carrilo como bode expiatório

    Quanto ao mexerico que abordas da eliminação com 1 ponto e bla bla, não deixa de ser factual que com 1 ponto à 2ª jornada o Benfica nunca passou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho diferente criticar um jogador comparando com o rendimento de outro colega, que colocar as culpas num só jogador...

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. kafka quem foi o melhor em campo contra o braga ? o Carrillo que é que ja mostrou no benfica , está sem ritmo , lento , nao defende, o Julio Cesar teve um dia mau , e preciso recordar que antes de vir para o sLb encaixou 7 golos da Alemanha , nunca tiveste um dia mau? , quantas vezes o Julio César pelo benfica nao demonstrou valor? falar é facil , so vejo ingrtatidao e hipocrisia. Para terminar abola ate j é vidente dizem que esta derrota teria efeitos irreparaveis e drasticos no futuro , nao disfarçam nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não estou a dizer que o Julio é mau...como opção de banco é excelente, agora o Ederson é melhor e portanto tem de ser o Ederson a titular e o Julio no banco e a jogar as competições menores como a Taça Portugal e Taça Liga

      Eliminar
  7. ..............para quê tanta conversa???? .........dentro de CAMPO TÊM DE ESTAR OS MELHORES...........qual é o MELHOR NESTE MOMENTO?????.......É o EDERSON??? então tem de jogar o MELHOR.......ou já se esqueceram da última época?????......

    ResponderEliminar
  8. ..............para quê tanta conversa???? .........dentro de CAMPO TÊM DE ESTAR OS MELHORES...........qual é o MELHOR NESTE MOMENTO?????.......É o EDERSON??? então tem de jogar o MELHOR.......ou já se esqueceram da última época?????......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar para o Rui não é... já pensaste nisso?

      Eliminar
  9. Por vezes certas derrotas vêem em momentos cruciais, momentos certos que permitem crescer, tipo um passo atrás para se dar dois à frente.
    Com o primeiro lugar alcançado no campeonato o balão da caganca já se estava a encher em certos adeptos, e mesmo dirigentes, está derrota foi um abrir de olhos, de que nada está garantido, que temos de trabalhar mais que os outros se queremos ser felizes.
    Que se tirem as devidas ilações desta derrota e que se dê os dois passos em frente em direção à glória, outra oportunidade, tão cedo, não teremos de ferir os adversários de morte, basta fazer o terra e projetos adversários serão colocados em causa, só nos resta a nos adeptos dar mos o colinho necessário ao clube para atingir os seus objectivos, isto é Benfica, sou és tu somos nós, todos juntos em prol de um objectivo glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Se há jogos que se podem perder este é um deles... 😉

      Eliminar
  10. Não votei no teu inquérito no topo da página pela seguinte razão: o onze que entrará no domingo já deve estar definido na cabeça do Rui Vitória há uns dias. Algumas posições por afinar, acertar outras em caso de desgaste/lesão, mas creio que na posição de guarda-redes o RV já tem antecipado quem joga na Champions a meio da semana e quem joga no campeonato no fim de semana. Nesse sentido, creio que quem ele previamente escolheu será o titular, independentemente do que aconteceu no meio da semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que ele vai utilizar o Júlio... já agora gostava de ver o Cervi com a passagem do Salvio para avançado ao lado do Mitroglou.

      Eliminar
  11. Cesar esteve mal. Na CHampions, Ederson merece a titularidade. No resto das competições, até aceito o Paulo Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo dizer que ele esteve assim tão mal... no canto o que ele poderia fazer se os colegas não anularam o primeiro poste? No livre... epa, mérito de quem marca e demérito da barreira que no mínimo deveria ter saltado que nem bloco e não um por si. Na grande penalidade... onde esteve a cobertura defensiva sobre o Callejón? Não é Grimaldo? No quarto golo sim... o Júlio quis ser dono e senhor mas saiu-se mal. Acredito que a pressão do resultado tenha falado mais alto e desconcentrou tudo e todos nesse lance. Para mim foi notório a perda de controlo da nossa equipa nesse golo.

      Eliminar
  12. Viva PP,

    Felizmente temos dois excelentes guarda-redes. Acho que actualmente o Ederson já é um bocadinho melhor que o Júlio e tem uma especialidade que nos pode ser muito útil, se bem explorada - o pontapé longo.

    A titularidade no guarda-redes é muito importante, pois está directamente relacionada com os níveis de auto-confiança, muito mais do que nos outros jogadores. A rotatividade tem de ser gerida com pinças. Acredito que o Rui Vitória tem tacto suficiente para isso.

    Em Nápoles, o JC teve um dia mau. Nada que belisque a minha (nossa?) confiança no seu valor. Mas para domingo, acho que deve avançar o Ederson.

    Quanto à abordagem escolhida 4ª feira pareceu-me bem. Na primeira parte a equipa esteve bem posicionada, conseguimos ter bola e criar oportunidades.Também conseguimos condicionar muito o jogo do Nápoles, que joga realmente bem. Aquele descalabro em 8 minutos não deve ser visto como uma falha da estratégia, foram essencialmente erros individuais e desconcentração colectiva.

    Quanto às contas do grupo, concordo em absoluto. Está tudo nas nossas mãos, ainda que com pouquíssima margem de erro. Por muito que nos custe admitir, a "termos que perder" um jogo nestes 6, seria este. Pior foi o empate em casa com os turcos.

    Mas antes disso, é ganhar ao Feirense para ficarmos descansados e moralizados na pausa de 2 semanas.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  13. Viva PP,

    Felizmente temos dois excelentes guarda-redes. Acho que actualmente o Ederson já é um bocadinho melhor que o Júlio e tem uma especialidade que nos pode ser muito útil, se bem explorada - o pontapé longo.

    A titularidade no guarda-redes é muito importante, pois está directamente relacionada com os níveis de auto-confiança, muito mais do que nos outros jogadores. A rotatividade tem de ser gerida com pinças. Acredito que o Rui Vitória tem tacto suficiente para isso.

    Em Nápoles, o JC teve um dia mau. Nada que belisque a minha (nossa?) confiança no seu valor. Mas para domingo, acho que deve avançar o Ederson.

    Quanto à abordagem escolhida 4ª feira pareceu-me bem. Na primeira parte a equipa esteve bem posicionada, conseguimos ter bola e criar oportunidades.Também conseguimos condicionar muito o jogo do Nápoles, que joga realmente bem. Aquele descalabro em 8 minutos não deve ser visto como uma falha da estratégia, foram essencialmente erros individuais e desconcentração colectiva.

    Quanto às contas do grupo, concordo em absoluto. Está tudo nas nossas mãos, ainda que com pouquíssima margem de erro. Por muito que nos custe admitir, a "termos que perder" um jogo nestes 6, seria este. Pior foi o empate em casa com os turcos.

    Mas antes disso, é ganhar ao Feirense para ficarmos descansados e moralizados na pausa de 2 semanas.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel!

      Sobre o Júlio César, manteria-o no próximo jogo até por uma questão dos ciclos de treino. Depois da paragem para as selecções aí sim dava oportunidade ao Ederson.

      Sobre o jogo em Nápoles, não acho que tivémos assim tão bem posicionalmente. Acho que Feysa, André Almeida e André Horta, trocaram-se todos e atrapalharam-se.

      Sobre o Feirense... é fazer-lhes pagar a "factura".

      😉

      Eliminar