13 setembro 2016

Com Jardel lesionado, entre...


... quem deverá acompanhar o Lisandro López no eixo da defesa?




A lesão de Jardel veio trocar-me as voltas, uma vez que a sondagem que tinha colocado desde o fim-de-semana até hoje, presumia uma decisão entre o camisola 33 e o jovem central sueco. Com esta lesão, tendo em conta que o Lindelöf também vem de lesão, não será mais aconselhável optar por Luisão, neste encontro frente ao Besiktas?

Pessoalmente, estou mais inclinado para esta solução do que para a entrada do Lindelöf. Não tem nada a ver com achar se o sueco é inferior ao brasileiro ou algo do género. Em primeiro lugar, temos o exemplo do Jonas (ou até do próprio Jardel). Este entrou no jogo frente ao Nacional, muito provavelmente ainda sem ter estado recuperado a 100% e com poucos treinos e vejam o que aconteceu de seguida: uma recaída. É esse receio de recaída do Lindelöf que me faz torcer o nariz à sua utilização como titular esta noite. Em segundo lugar, prefiro a dupla Luisão e Lisandro, porque estão mais rotinados, do que Lisandro e Lindelöf, pelo menos nesta fase. Em terceiro lugar, o Luisão é um autêntico treinador dentro de campo e tendo em conta que o Rui Vitória irá estar na bancada a cumprir castigo, é importante ter-se um jogador com outra capacidade de liderança, algo que o camisola 4 já demonstrou, inclusive, fora das 4 linhas, como aconteceu em Arouca (ver vídeo abaixo).


10 comentários:

  1. Há um factor que tu focaste que para mim é muito importante. Rui Vitória não vai estar no banco. Por isso, a presença e a liderança de Luisão podem ser muito importantes neste jogo.
    Excelente análise PP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voz de comando do Luisão será muito importante neste jogo para mim. E, se calhar esse é o peso que desequilibra a balança para o capitão.

      Obrigado pelo elogio Loucos! ;)

      Eliminar
  2. Outro fator a ter em consideração é que tanto Lisandro como Lindelof e Luisão se sentem mais confortáveis a jogar na meia-direita, apesar de o argentino já ter acumulado alguns jogos pela meia-esquerda. A minha opção aqui seria o sueco, pois infelizmente não vejo no Luisão capacidade física para jogar ao nível que se exige na Liga dos Campeões.

    Para além disso, RV desmentiu a lesão de Lindelof ("Foi uma opção porque entendemos que era isto que queríamos. Nada de especial. Veio das seleções e vamos ver se dá para terça-feira. Nada mais do que isto."). Acredito que tenha sido poupado devido ao facto de ter chegado na antevéspera do jogo e, devido à posição que ocupa, não estar prevista a sua entrada em campo durante a partida. A não ser em caso de lesão, raramente se mexe na dupla de centrais e, para ficar no banco sem jogar, Luisão oferece mais à equipa do que o sueco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-te que o Lindelöf teve talvez a sua melhor exibição frente ao Zenit a jogar como central na meia-esquerda. O próprio Lisandro já actuou aí ao lado do Luisão.

      O problema para mim é a questão física. O Victor chegou de férias em más condições. Teve agora esta lesão, recuperou e foi para a seleção e deve ter esforçado, porque o corpo ainda não se habituou à carga e ao ciclo de recuperação. Por isso, para precaver possíveis recaídas eu não arriscava no sueco hoje.

      Eliminar
  3. Tens dois amores que me custam entender. Luisão no estado atual e Jimenez. Esperemos que ambos ainda possam dar algo ao Benfca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso. Identifico-me mais com o estilo de central que é o Lindelöf que o Luisão. Depois quanto ao Raúl, recordo-te que fui um defensor da aposta do Nélson Oliveira ao saber do interesse do Benfica em contratar o mexicano.

      As minhas opiniões e sugestões dependem muito do contexto. No futebol, não existem receitas. E, a este nível, ao nível que joga o Benfica, não há titulares ou um onze titular indiscutível. Por acaso, se há algo positivo sobre estas marés de lesões e azares é provar isso mesmo. O Benfica não é nenhum Arouca, com todo o respeito a esse clube. Não é no sentido, dele ter um 11 forte mas depois em termos de jogadores suplentes para colmatar dificuldades as coisas não serem as melhores.

      Por isso, se o contexto for contrário, não tenho problemas nenhuns em colocar o Luisão, o Lindelöf ou outro qualquer no banco em detrimento de outro jogador.

      Eliminar
  4. Viva PP,

    Também escolhia o Luisão para hoje. Para além das três razões que apontaste, acho que o Luisão ainda é o nosso central mais forte no jogo aéreo e a bola parada ofensiva é uma das armas dos turcos. E temos sofrido demasiados golos neste capítulo.

    Na frente, parece-me que faz sentido o plano B de Arouca, ou seja Guedes e Carrillo. "La culebra" não tem a velocidade do Cervi mas tem mais visão de jogo e melhor definição no último passe. Na (meia) esquerda o Pizzi e na direita o Salvio, para aproveitar as rotinas que entretanto se criaram e não fazer muitas mudanças...já bastam as forçadas por lesões.

    Bora lá! Ganhar! Ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Também acho que vai ser esse o onze titular.

      Mas, confesso que a minha disposição dos jogadores lá na frente seria um pouco diferente: Pizzi na direita, Carrillo na esquerda, Guedes e Salvio na frente. Mas, a disposição do Vitória também não me incomoda. Aliás, durante o jogo aquele quarteto deveria ir variando o posicionamento. Seria bastante interessante ver isso.

      'Bora lá! Ganhar!

      Eliminar
  5. Viva PP,

    Também escolhia o Luisão para hoje. Para além das três razões que apontaste, acho que o Luisão ainda é o nosso central mais forte no jogo aéreo e a bola parada ofensiva é uma das armas dos turcos. E temos sofrido demasiados golos neste capítulo.

    Na frente, parece-me que faz sentido o plano B de Arouca, ou seja Guedes e Carrillo. "La culebra" não tem a velocidade do Cervi mas tem mais visão de jogo e melhor definição no último passe. Na (meia) esquerda o Pizzi e na direita o Salvio, para aproveitar as rotinas que entretanto se criaram e não fazer muitas mudanças...já bastam as forçadas por lesões.

    Bora lá! Ganhar! Ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandes surpresas no onze titular do Benfica frente ao Besiktas: Ederson na baliza, Lindelöf no centro da defesa e Cervi no ataque. A restante equipa é a mesma que defrontou o Arouca.

      5 jogadores da formação no onze titular... ;)

      Eliminar