30 setembro 2016

Uma selecção...


A selecção é só para alguns!


Aliás, tendo em conta as convocatórias da Federação Portuguesa de Futebol nas últimas décadas (desde os finais dos anos 90 até agora), grosso modo o número de jogadores convocados para a selecção nacional, tem sido sobretudo de duas equipas nacionais, do Porto e do Sporting, para além dos jogadores que jogam fora do país. Se no final da década de 90, a resposta até poderia ser plausível no sentido do Porto ser a equipa campeã e fazer grandes campanhas a nível europeu, como aconteceu com José Mourinho, tal contexto já não se aplica. O Benfica é agora a maior potência futebolística nacional e está recheada de inúmeros talentos nacionais. No entanto, o lobbie portista e sportinguista continua bem enraizado na Federação. Só assim se explica o motivo para que não haja nenhum jogador do Benfica na convocatória para a selecção.

Alguns Benfiquistas, dirão "Melhor para nós! Assim não corremos o risco de ter jogadores lesionados!" Isto até poderá ser um argumento interessante, mas a verdade é que numa indústria como o futebol, em particular a nacional, é fundamental para os grandes clubes conseguir aquilo que chamamos de "product placement", ou seja, uma montra para expor os jogadores que queiram valorizar para vender. Provavelmente, já perceberam o quão desejoso está o Sporting em valorizar um miúdo talentoso como o Gelson. Desde o jogo frente ao Real Madrid que basta o rapaz ir à casa de banho e descarregar o autoclismo para ser notícia em todo o lado. Claramente, estão a fazer de tudo para este parecer a última bolacha do pacote. Enfim... e usam os cordelinhos que possuem na Federação para valorizar ainda mais o jogador. O mesmo o Porto anda a fazer com o André André e o André Silva. Enquanto isso, jogadores tricampeões nacionais como Pizzi, Gonçalo Guedes, André Almeida e Nélson Semedo, não têm lugar?! Claro que não! Não convém valorizar ainda mais os ativos do Benfica. Assim, depois torna-se muito difícil de competir connosco. O problema é que se formos a ver bem, um jogador criativo como o Pizzi faz mais falta à selecção nacional que talvez mais um ponta-de-lança como o André Silva (quando se tem Cristiano Ronaldo e Éder) ou um velocista como o Gelson (Nani e Quaresma).

Como defesa da Federação poderão argumentar que convocaram João Cancelo, André Gomes, Danilo Pereira, Renato Sanches e Bernardo Silva, tudo jogadores da formação encarnada, como que a atestarem o valor do jogador made in Benfica. No entanto, e o Pizzi?! Fico com a sensação de que se este fosse do Sporting ou do Porto estaria na lista de convocados de Fernando Santos. Não acham o mesmo?


23 comentários:

  1. Respostas
    1. O Pizzi não joga a ponta de um chavo.

      Eliminar
    2. Em Chaves realmente ele não jogou nada... já contra o Sporting de Braga a mesma coisa... enfim, opiniões.

      Eliminar
  2. Em relação ao Pizzi, não acho, tenho a certeza.
    O fcp e o zmerding só através da selecção é que conseguirão vender jogadores.
    A convocatória do Gelson até se aceita, mas a não convocatória de N. Semedo, Pizzi e G. Guedes é que não dá para aceitar. O Mendes ainda manda lá. Ele sabe que só o Benfica vende jogadores e a torneira está a fechar, por isso há que procurar nos esgotos fcp e scp.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que seja pelo Mendes. Acredito que sejam as SADs do Sporting e do Porto a pressionar a federação por causa disso.

      Acho isto vergonhoso porque as convocatórias deveriam basear-se no mérito e não em interesses.

      O Pizzi já merecia a selecção até antes do europeu... e continua a merecê-lo!

      Eliminar
  3. Sabendo como a ida às seleções têm sido nefastas pra os nossos jogadores, em termos de lesões, fico bem contente por não se terem lembrado de convocar nenhum dos habituais titulares. Já bastam as convocatórias do Lindelof, Fejsa e Mitroglou, jogadores fundamentais na nossa equipa, pra nos deixar alerta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que isso seria um argumento para muitos não se incomodarem, mas a verdade é que a selecção é só mais um instrumento para clubes como o Porto e o Sporting poderem tentar aproximar-se do Benfica em matéria económica e financeira, pois trata-se de um espaço privilegiado de valorização de jogadores (por exemplo, o João Mário sairia por 40M€ se não tivesse sido campeão europeu por Portugal).

      Eliminar
    2. Até pode ter sido valorizado (acho que nem teve um desempenho que o justificasse) mas só pq era uma competição com muito exposição mediática (com sponsors e agentes desportivos incluídos), e sabe-se como um título inflaciona mais o preço de um jogador. Mas, nos jogos de apuramento não creio que esse factor de valorização financeira seja tão evidente. É fácil de constatar que os nossos jogadores valorizam-se mais no próprio clube, a jogar na Champions League.

      Eliminar
    3. Serve... para o número de internacionalizações. Uma coisa é o preço de um jogador com 5 internacionalizações, outro completamente diferente é com 30.

      Eliminar
  4. Na minha opinião deveria se ter começado agora a passagem de testemunho na seleção, o rejuvenescimento. Jogadores como Bruno Alves entre outros já nada acrescentam, e temos ai uma geração de luxo tapada pelos com lugar cativo, jogadores como Rúben Semedo, Nelson Semedo, Bruma, etc deveriam estar na seleção em vez dos crocodilos eternos...inclusive Rui Jorge devia ser o nosso seleccionador, era o seguimento do trabalho desenvolvido nos sub21, e tão bom que foi esse trabalho. Para mim pizzi n tem lugar,mas tb sou suspeito pk n gosto do jogador. Até já deveríamos estar a preparar a saída de Ronaldo, diminuir a dependência que a selecção tem dele, à que dar passo em frente, mas na federação continua se agarrados aos lobbys e ao passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o Bernardo Silva e o André Gomes, não há mais nenhum jogador com a esclarecimento necessário para criar jogadas no meio-campo da selecção nacional.

      Sobre o Rui Jorge, terá o seu tempo. Acho que depois da conquista do campeonato da Europa com o Fernando Santos, tornava-se inevitável a sua continuação.

      Eliminar
    2. Ah Bruno Fernandes, Ronny Lopes, Pizzi tb não é um construtor de jogo por ai além.

      Eliminar
    3. Não tem comparação. O nível do Pizzi é muito superior neste momento ao dos outros dois. Aliás, o Ronny está um pouco estagnado, talvez vítima de equívocos tácticos do seu actual treinador. O Bruno Fernandes, tem uma qualidade tão acima da média naquela selecção olímpica que até uma simples recepção de bola era um "refresh" para os nossos olhos naqueles jogos.

      Podemos não gostar muito do Pizzi, pois parece ser lento para ser extremo e pouco intenso ou batalhador para o meio-campo, mas nada de mais errado pensarmos desta forma. Basta ver o que Guardiola fez com o Iniesta e agora com o David Silva no Manchester City. O Pizzi tem imensa qualidade. Joga com a cabeça. Por vezes, é vítima do modelo de jogo, mas é talvez o jogador que mais traz equilíbrio àquela equipa.

      Eliminar
    4. Tirando um bocado o não gostar do jogador, até que concordo con essa análise, e bem vistas as coisas, é o jogador mais parecido que temos ca com Joao Mario, tendo em conta que temos um Moutinho em fase decrescente, um Adrien maus destrutivo que criativo, pizzi assentaria nessa posição, mas acredito que Fernando santos tendo lá Bernardo e André pense primeiro neles,mesmo Moutinho é daqueles tipo VACA sagrada, e o pizzi ir lá só por ir,só lhe acrescentaria valor de mercado,de resto não vejo vantagem nenhuma na chamada, até pelo contrário iria chegar cansado de jogos e viagens, assim descansa pra ser opção nos próximos compromissos importantíssimos do Benfica

      Eliminar
    5. O João Mário tem menos recursos técnicos que o Pizzi. O que ele tem a mais é a componente física. Para mim o JM é um "8" e nunca um "10".

      Eu com a forma de jogar do Ronaldo e do Nani aplicava o 4-4-2 com extremos falsos como o Pizzi e o Bernado à esquerda e direita respectivamente. No centro do meio-campo colocava o Moutinho e o Gomes que para mim são os mais completos neste momento (Sanches é muito indisciplinado tacticamente e entraria apenas durante o jogo). Lá atrás adaptava o William ou o Danilo ao lado do Pepe ou do Fonte, no centro da defesa. Os laterais seriam o Guerreiro na esquerda e o Cancelo na direita. Patrício está bem na baliza, mas obrigava-o a varrer o espaço nas costas da linha defensiva.

      Tinha a base para ser campeão do mundo.

      Eliminar
    6. Era bem visto socque o nandinho nuncabvai abdicar de um trinco,e se ele adapta se a lesma a central caia o carmo e a trindade CA no burgo,não haveria jornal, opinar,facebookiano que não condena se,criticasse tal adaptação

      Eliminar
    7. Sempre tens o Danilo que é muito mais rápido... a questão é aumentar a qualidade de saída de bola na primeira fase de construção. É por esse motivo que o Barcelona tem o Mascherano a central e outras grandes equipas começam a seguir essa tendência (Blind no United e Kolarov no City). Esse é o futuro e faz todo o sentido em equipas que procurem jogar em posse de bola.

      Eliminar
  5. Águia Suíça30/09/16, 11:39

    Para mim a selecção há muito tempo que deixou de ser a minha,a única selecção que apoio chama - se Sport Lisboa e Benfica e só espero que muitos benfiquistas façam como eu.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer queiras, quer não, lá no fundo sabes que não é assim. E, mais o que aqui está não é apenas o facto de nenhum jogador do Benfica ir lá. O que me incomoda mais é algo que é supostamente de todos nós, portugueses, estar a ser instrumentalizado por dois clubes. Isso é que está errado! E isso, deveria revoltar-nos a todos!

      Eliminar
  6. O Fernando Santos convoca quem ele quiser. Não é por ser do clube A ou B e nem me interessa se estão lá jogadores do Benfica ou não. Mas o que é que vocês sabem sobre a gestão de uma seleção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom troll aos que usam como argumento a especialização dos profissionais que trabalham no Benfica Lab. XD

      Eliminar
    2. Pela prepotência do comentário, só você deverá saber como se gere uma seleção nacional... Para além disso, o seu comentário não desmonta nenhum dos argumentos referidos no artigo.

      Eliminar