06 setembro 2016

Querer viver à custa da...


Acho curioso como numa semana em que se fala tanto na formação...


... sobretudo da formação leonina, muito por culpa da transferência de João Mário para o Inter de Milão, enaltecendo os grandes jogadores que Acochete já formou, saiu nessa mesma altura a notícia de que um miúdo da formação encarnada foi para o Inter, o médio benjamim João Fonseca. Isto depois dos jovens made in Benfica, Mário Ferreira (Sampdória), Vasco Oliveira (Cagliari) e Ricardo Campos (Juventus) terem saído para Itália. Por aqui se vê qual a formação que atualmente dá mais cartas na formação em Portugal: a do Seixal. Os outros... bem, os outros vivem da fama!

João Fonseca é o mais recente emigrante em Itália. O Inter não procurou o selo de qualidade
de Alcochete, mas sim o do Seixal. Esta é nova referência da formação em Portugal,
por mais que se queira passar a mensagem do contrário.

12 comentários:

  1. Anota aí. Vão ser 3 flops que um dia irão regressar a Portugal e dizer para a imprensa que o Benfica não aposta nos jovens portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flops ou não, o que interessa é que o centro de formação do Seixal está a fazer o seu trabalho, i.e., identificar os jogadores com maior potencial, trabalhá-los e depois serem exportados.

      Neste caso, pode não existir receitas envolvidas, mas o fato de virem à procura na nossa porta é sinal bem claro que a formação do Benfica é de muitíssima qualidade, ao contrário do que os de Alcochete tentam passar.

      Eliminar
    2. A formação de Alcochete já deu o que tinha a dar.

      Eliminar
    3. e com pena que o sporting esteja a estragar algo em que eram um exemplo para nao so o pais como o resto do mundo, se eles aguentaram anos a fio como clube grande mesmo sem titulos muito deveu se a formaçao

      Eliminar
    4. O Sporting nunca foi um grande, a não ser no tempo dos 5 violoncelos, se me permitirem o termo.

      A formação nunca há de definir um grande clube se este não ganhar. Temos o exemplo do Ajax e do Barcelona, mas a formação destes só ficou famosa pelas vitórias que alcançaram.

      Eliminar
    5. Anónimo das 15:02, penso que queria dizer "Cinco Violinos". Sendo de um clube rival, há que respeitar a história de cinco atletas que fizeram mais de 800 golos por cá.

      Eliminar
    6. Tem toda a razão. Foi um termo infeliz da minha parte tenho de reconhecer.

      Eliminar
    7. e mesmo assim sem titulos, nao deixa de ser um grande, o Benfica tb ficou 11 sem ganhar 1 campeonato, deixamos de ser grandes por essa altura?

      Eliminar
    8. O Benfica tem uma identidade mais vincada. É o clube com mais adeptos de Portugal.

      O Sporting a partir do momento em que não ganha foi ultrapassado pelo Porto e desconfio que caso não fosse este crescimento deles e o despique do nivel do Braga, passariam a ser o quarto clube do país.

      Eliminar
    9. A grande diferença é que enquanto o Sporting forma quando e porque não tem dinheiro para comprar jogadores, o Benfica forma porque é a sua filosofia. Veja-se a forma como Ederson, Nelson Semedo, Lindelöf, André Almeida,André Horta e Gonçalo Guedes são aposta. Veja-se o que o Jesus fez ao Podence... enfim!

      Eliminar
    10. No fundo estás a dizer que o Benfica comete a estupidez de teimar nos jogadores que forma só porque é a sua filosofia.

      Eliminar
    11. Não Anónimo! No fundo estou a dizer que o Benfica é genial ao aproveitar o talento nacional para o futebol num modelo de negócio de alto rendimento, ao mesmo tempo que ajuda o futebol português e a modalidade no nosso país, ao formar jogadores de altíssima qualidade.

      Ao fim e ao cabo, é como se o Benfica tivesse montado o MIT e uma Silicon Valley no Seixal. Coisa, que durante décadas o Sporting não teve sequer a visão e a inteligência de o fazer.

      Eliminar