14 setembro 2016

Perguntem ao Talisca...


Comentava o Salvio no final da partida, e diga-se, com razão!


Não se entende o porquê de tanta animosidade do Talisca pelo Benfica neste momento. Acredito, que o "moleque" não tenha problemas com os sócios e adeptos encarnados, até porque o sempre tratámos bem e com carinho. Mas, com este tipo de atitudes o mais certo é ele acabar por ser visto como um traidor. Sinceramente, não entendo bem o problema do Talisca. A comemoração do golo é muito mais que uma comemoração normal. Foi uma comemoração claramente vingativa. O mais engraçado, é que ele no final põe-se de joelhos com os dois dedos apontados ao céu, como a querer falar com Deus. Só para relembrar-te que Deus não é vingativo. Deus é amor. Mas, continuando, não entendo o porquê da sua reacção. Mesmo, que a comemoração não tenha sido contra o Benfica na pessoa de todos nós adeptos, acredito que tenha sido perante alguns elementos da nossa estrutura do futebol. Treinador? Director Desportivo? Roupeiro? Tratador de Relva? Presidente? Isso pouco importa! Porque simplesmente, o Talisca por mais razões que tivesse, perdeu-as estupidamente com estes gestos.

No campo especulativo, acredito que o Talisca tenha falado mais do que devia no início da época passada para com o Jorge Jesus. Acho que as coisas começaram aí. E isso, ficou entalado com a direcção. Depois, o próprio rendimento do jogador no Benfica foi paupérrimo, tirando um ou outro jogo fugaz. Esta displicência e até sobranceria na sua conduta nos treinos e nos jogos, mais esse histórico de cumplicidade com um ex-treinador rival que estava a tentar minar o grupo encarnado através da sua influência de dentro, fez com que a SAD tivesse que tomar uma decisão sobre o ativo Talisca. A primeira intenção foi vender o jogador, por uma boa quantia, pois ele é um bom jogador. Dos locais para onde o baiano poderia-se transferir e que cumpriam as exigências de montantes para rescindir por parte do Benfica, ora o jogador não queria (China?), ora o jogador não podia (Inglaterra?).

«Não marquei o meu golo por vingança, mas por orgulho próprio. Houve várias pessoas do clube que me criticaram, que vieram dizer que saí do Benfica por causa de dinheiro e isso é uma mentira.»
por Talisca

Depois, havia outra nuance, para além de não ter rendimento desportivo de salientar na época passada, o jovem brasileiro achava-se no direito de pedir aumento de vencimento ao Benfica. Um aumento que hoje sabe-se de 1.5M€/ano. Ora isso é o que o Luisão ganha... Mesmo que o Benfica quisesse, não podia. Isto para não falar se o jogador merecia ou não esse aumento. Face a esta situação, o Benfica tenta arranjar um outra solução alternativa: o Besiktas. Muitos adeptos encarnados agora deverão criticar os motivos para o Benfica ter emprestado o Talisca à equipa turca que ficou precisamente no nosso grupo da Champions. Contudo, esquecem-se que são poucos, para não dizer mais nenhum, assentiu o empréstimo do jogador por 2 anos, com um prémio de assinatura de empréstimo para o Benfica, um valor final de compra do jogador e ainda um aumento de vencimento como o jogador pretendia. Quantos clubes fariam isso aos seus atletas mais descontentes e mimados?

Face a isto haverá razões para o Talisca estar com estas declarações na praça pública? E, com estas insinuações de que o Benfica não lhe pagou o vencimento de julho, quando ele assinou um contrato de empréstimo com um Besiktas no qual iria receber o valor desse mês? Não é claramente a reação mais inteligente do jogador. Para alguém que aparenta ter muita crença em Deus, falta-lhe cultivar a postura mais humilde e trabalhadora. Ele com essa postura teria com toda a certeza o mundo do futebol aos seus pés. Agora, com esta atitude de menino mimado, de diva, de tremenda ingratidão, de que todos estão aqui para o servir, então vai cair do pedestal muito rapidamente. E, é uma pena, porque ele tem talento e características físicas bem interessantes. Agora, com uma mentalidade destas, deverá criar mais inimigos na bola do que amigos. E, depois... bem depois há uma coisa chamada karma e ela é bem madrasta.

Esta imagem transmite toda a mensagem que devemos passar ao Talisca:
respeito e não cuspas no prato onde comeste, porque há forças bem superiores a ti.

18 comentários:

  1. Isto nao tem muito a haver com o caso,mas nao podia deixar passar,"deus nao e vingativo"?Nunca leste o velho testamento de certeza.

    ResponderEliminar
  2. Caro PP,

    Não foi o Talisca que "roubou" dois pontos ao Benfica. Foi o próprio Benfica que não arrumou com um adversário que esteve à sua mercê.

    Já sabemos que a maior parte dos jogadores hoje em dia sofrem de "molequice" e o Talisca serviu-se dessa sua infantilidade para se motivar. Agora faz uma época jeitosa, o Besiktas paga a clausula e amanhã há outra polémica com os turcos porque apareceu uma proposta do Qatar... mas ele nunca quis sair de Istambul.

    No entanto, de notar que não temos ainda todos os dados na mesa (e provavelmente nunca teremos) para podermos perceber quem teve razão ética neste processo.

    Cumprimentos,
    A.do Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a minha preocupação nem vai tanto para o empate.

      O que nos incomoda nem é tanto o golo que ele marcou. Aliás, ter sido ele a marcar só demonstra o quão certo estivenos quanto à qualidade dele.

      O que incomoda é vermos um jogador no qual temos carinho por ele comemorar daquela forma agressiva e feia.

      Ontem ele acabou por cuspir no prato que comeu. Tivesse outra atitude na comemoração, teria dado outro tipo de resposta. Assim, claramente demonstra o "pesetero" que é.

      Eliminar
    2. Caro PP,

      pois, mas grande parte dos jogadores (seres humanos no geral, até) hoje em dia estão formatados dessa forma, educacionalmente. Juntando a isso a tendência natural biológica, o produto final é a ideia de que o "eu" é que é tudo, sem mais considerações.

      Normalizou-se o narcisismo e a imbecilidade. O Talisca apenas não escondeu esses atributos glorificados à sua volta.

      Nota à parte: escrevi ontem um post, motivado por umas declarações do Figo, no qual acabei por me relembrar lateralmente da nossa discussão acerca do Ronaldo, aquando da vitória no Euro, recorda-se? O post é para refutar a ideia de muitos Sportinguistas de que Cristiano Ronaldo é melhor que o Eusébio, e acabei por me lembrar dessa nossa conversa. De qualquer modo, como refiro lá o seu blog e esse debate, penso ser justo e apropriado que tenha conhecimento, para ir ler e responder, se quiser.

      Cumprimentos,
      A.do Isaías

      Eliminar
    3. Relativamente ao Talisca, ele está a ser pouco inteligente na forma de estar no futebol, mas isso é lá com ele.

      Quanto ao Figo e outros que passam a vida a fazer comparações entre grandes jogadores, apenas aconselho-os a terem vida própria.

      O Eusébio e o Cristiano Ronaldo são dois expoentes máximos do futebol nacional. Pessoalmente, prefiro o Eusébio, por tudo o que ele fez pelo futebol nacional. Agora, estar aqui a esgrimir factos e números a comparar um e outro enfim. É uma autêntica estupidez.

      O que eu desejava é que no futebol mundial houvessem muitos mais Eusébios e Ronaldos. Talvez assim começassem a tratar melhor o desporto rei.

      ;)

      Eliminar
    4. Caro PP,

      Não inclui o Figo nas comparações do seu desejo de haverem mais jogadores de qualidade? Penso que ele foi, como atleta e tecnicamente, um extraordinário jogador.

      Pela minha parte, mais Eusébios é o que mais desejo para o futebol: salvá-lo-ia. Mais Cristianos? Bom, tal como no caso do Figo, técnica e atleticamente, sim, fazem falta. O resto...

      Cumprimentos,
      A.do Isaías

      Eliminar
  3. Mais um a provar que o que interessa a um benfiquista é o amor ao seu clube. Mais nada. Idolatrar jogadores, acreditar que os beijos no emblema das camisolas tem algum significado, é crer em balelas. Porque eles (os jogadores) vão e vêm ao sabor das pesetas.
    Não vamos branquear o que o rapazola fez ontem. Aquilo não se faz. A atitude que teve, desde que entrou em campo, foi nojenta. Fazia a sua obrigação para com o clube que agora lhe paga, marcava o golo e não cuspia no prato onde comeu, e não ofendia os adeptos como ofendeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além da forma como comemorou, as declarações dele no final do jogo... enfim! Pouco inteligente.

      Eliminar
  4. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor" Romanos 12:19. Mas bem, quanto ao Talisca, além de contraditório é mentiroso. Com certeza quando voltar à Luz, terá muito em que explicar. Perdemos por culpa própria. Perdemos a calvagada da primeira parte para a segunda parte, sem eu saber o porquê? Agora é concentrar para o próximo desafio. Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, isso são interpretações um pouco extremistas da Bíblia, pá!

      O Talisca terá o que merece, porque a vida tratará de ensinar-lhe isso mesmo.

      Não acho que tenhamos empatado por culpa dele. Acho que metemos-nos a jeito para tal. Há coisas que temos de rectificar.

      Quanto à tua questão, pura e simplesmente não soubemos gerir a nossa energia no encontro. Aquele tridente atrás do Gonçalo Guedes fartou-se de desperdiçar energia em jogadas individuais...

      E, sim, agora o foco é no próximo jogo... na próxima vitória!

      ;)

      Eliminar
  5. Os clubes são os seus adeptos e mais nada. Os jogadores podem ou não ficar na história de acordo com o que fazem, mas no fundo estão apenas a servir o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores como o Talisca invariavelmente não acabam muito bem, nem têm carreiras assim tão boas quanto isso. E a meu ver, por estupidez própria.

      Eliminar
  6. Desculpem, pois a brasileirada são todos grandes crentes em Deus, so que quando as putas lhe falta dinheiro ai dão o cu e não à religião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário xenófobo e despropositado.

      Luís Salvador

      Eliminar
    2. Não é por aí que deves seguir... tens de ser maior que isso, pá!

      Eliminar
  7. O moleque tá fodido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas uma coisa é certa, está-se a por a jeito com o karma... e todos sabemos que este é...

      ;)

      Eliminar