25 setembro 2016

DSO numa entrevista que responde...


... financeiras dos adeptos encarnados quanto ao seu clube.



A entrevista com Domingos Soares de Oliveira à Antena 1 e ao Negócios, que foi para o ar neste domingo é fantástica porque ele responde com enorme transparência a muitas das questões financeiras que muitas vezes temos relativamente ao Benfica. Por exemplo, uma delas a questão do passivo. Mais concretamente, o porquê de não amortizarmos já o passivo... Bem, mas o melhor será mesmo ver a entrevista e decidirem por vós próprios:

2 comentários:

  1. 1º Ponto - Fomos comidos de cebolada no contrato com a NOS, isso parece-me claro, eu como Presidente jamais em tempo algum tinha permitido que ficassem com a BTV e a mantivessem a pagar por respeito aos Benfiquistas.
    2º Ponto - Não compreendo esta politica de Gestão do Passivo, fazendo uma conta simples, pagar 20M a 10 anos são 200M, ou seja metade do contrato com a NOS, trocado por miúdos, o que a NOS vai dar a mais, vai ser utilizado para pagar juros, já que foi dito e da para ler nas entrelinhas que na melhor das hipóteses o Passivo Financeiro vai estar nos 250M daqui a uns anos.
    3º Ponto – O clube pelo nível de endividamento não está completamente seguro caso haja imprevistos, eu como Benfiquista e caso fosse presidente não descansaria até assegurar a sustentabilidade do clube, porque não são as taças que pagam as dividas.
    4º Ponto – Concordo que o Benfica tem que ser gerido de forma profissional tal como se gere uma grande empresa, mas o problema é que o Benfica não é uma ”empresa” normal, eu tenho a mesma forma de estar e ver o clube do Grande Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, pra mim empréstimos só para infra-estruturas e a serem pagos o quanto antes para não penalizarem as contas, e é obrigação de cada Presidente deixar o Clube melhor que o encontrou ou pelo menos ao mesmo nível.
    5º Ponto - Um clube como o Benfica que precisa de vender não pode contratar jogadores por 20M porque o Presidente teve um Feeling, ou mais de 50M por 3 jogadores ao Atlético, agora se este eliminar os 20M que damos em Juros aos Bancos, pode contratar 1 por ano para ser titular por esse valor tem o meu aval.
    Podia continuar mas já da para entender a minha ideia,
    Cumprimentos
    Jonas52

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do passivo pode ser vista desta forma: imagina tu que tens uma casa a pagar ao banco. Imagina também que até estás a crescer profissionalmente e como tal a receberes todos os anos mais dinheiro. O que fazes?
      a) utilizas o dinheiro a mais para amortizares a dívida que está negociada a longo prazo
      b) utilizas o dinheiro noutros investimentos que no curto prazo possam trazer dividendos?

      Já reparaste que o Benfica tem uma liquidez de 30M€? Isto é o que um clube nacional consegue arrecadar na Champions anualmente e a ultrapassar a fase de grupos...

      Eliminar