22 janeiro 2013

O eleito para a posição 9 foi...


... o avançado ponta-de-lança Cardozo!


Foi uma eleição com muitos votos, 66 para ser mais exacto. O grande vencedor foi o paraguaio Óscar Cardozo, que reuniu 90% da preferência dos votos (60). Em segundo lugar, o reforço desta temporada para o ataque encarnado, o brasileiro Lima, com 4 votos, o equivalente a 6%. O argentino Saviola e o uruguaio Rodrigo Mora receberam um voto cada, ou seja 1% das votações para cada um. Sem qualquer voto ficaram os restantes avançados encarnados: o hispano-brasileiro Rodrigo Moreno, o brasileiro Alan Kardec e o jovem português Nélson Oliveira.

Olhando para os nomes da lista colocada para votações, o Cardozo é de facto a imagem perfeita do que a maioria das pessoas tem de um ponta-de-lança. Alto, corpulento, faro de golo, eficaz, facilidade e excelente remate, bom jogo de cabeça,... fazem dele o "matador" perfeito. Depois, os números dele no Benfica começam a ser lendários. É actualmente o melhor marcador estrangeiro do Benfica.

No entanto, apesar das suas qualidades, também tem defeitos. Há aqueles que muito dificilmente ele poderá fazer algo para mudar, como é o caso da sua velocidade. Mas, há outros que ele pode e deve melhorar, como o jogo de costas para a baliza, a protecção e temporização com a bola nos pés, a decisão e qualidade de passe para os companheiros, alguma da atitude com que aborda certos e outros jogos, maior agressividade e esperteza na disputa de bola, o seu posicionamento em campo e a sua mobilidade. Ah! E já agora, que tal voltar a marcar de livres directos? É que tem estado muito discreto nos últimos tempos...

Tenho a certeza que se o Tacuara melhorar estes pontos, e penso que está perfeitamente ao seu alcance, tornará um ponta-de-lança requerido por todos no futebol internacional. Caso contrário, irá continuar a ser um goleador, muitas vezes órfão de "pai" dentro da equipa (sobretudo nos jogos mais complicados), com adeptos que gostam deles e outros nem tanto assim... Um pouco à imagem de outro goleador nos campos nacionais, o brasileiro Jardel.

Por vezes, sou muito crítico com ele, pois vejo que tem tudo para ser uma verdadeira lenda e de até ter mais sucesso na sua selecção nacional. O Cardozo no Benfica, se aplicar-se mais no trabalho e em melhorar alguns dos seus defeitos, é jogador para marcar pelo menos um golo por jogo. Se ele neste momento está em terceiro lugar na lista dos melhores marcadores de golo, por jogo, na europa, imaginem se ele conseguir melhorar o seu jogo?

Até lá... Tenham cuidado... Ele é perigoso... Ele é o Óscar "Tacuara" Cardozo!



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 10, a de avançado móvel...

2 comentários:

  1. O Rodrigo Mora na minha opinião é grande jogador, acompanho-o já á algum tempo e acho que o Benfica teria a ganhar com um empréstimo a um clube português! Muito móvel e muito inteligente na procura de bola e dos espaços! Pena não estar mais perto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olho para o Mora a jogar e só me vem à memória o Romário no estilo de jogo.

      Por isso, dá para perceber bem que também sou adepto do Rodrigo Mora... que também usa a dorsal 11 e é baixinho... Eh! Eh!

      Bem, mas não quero já colocar etiquetas, porque há sempre pessoas más intencionadas que poderão pensar outras coisas.

      Voltando ao assunto, Mora é um ponta-de-lança. Diferente de Cardozo, é certo, mas é um avançado. Será que é o jogador ideal para estar ao lado do Cardozo?

      Seria se o Tacuara fosse menos dependente do jogador que joga ao seu lado... aliás, isso será tema para um futuro artigo, pois continuo a não gostar do comportamento do paraguaio nestes últimos encontros.

      Temos tantos avançados, muitos deles de grande potencial... eu até penso que se há sector no qual o Benfica deveria valorizar e não ter medo de vender é no ataque...

      Eliminar