21 janeiro 2013

Moreirense - Benfica: O meu onze para hoje




A convocatória
O técnico encarnado, para este último encontro da primeira volta do campeonato nacional, decidiu convocar os seguintes 18 atletas:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
  • Defesas: Maxi Pereira, André Almeida, Luisão, Jardel, Miguel Vítor e Melgarejo;
  • Médios: Matic, André Gomes, Enzo Perez, Gaitán, Salvio e Ola John;
  • Avançados: Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec.
Desta convocatória destaca-se a não chamada de Carlos Martins, Pablo Aimar e Bruno César, todos eles médios de características ofensivas. Da mesma forma, é notória que a chamada de quatro avançados significa que Jesus pretende entrar em campo com um claro 4-4-2. Luisinho é outro dos jogadores que mais uma vez é preterido da convocatória.


O onze titular
O meu onze titular, dada a convocatória acima, já não será o que apresentei na capa deste artigo (onze esse criado antes de saber qual seria a convocatória). Assim sendo, o onze que colocaria esta noite no estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas seria este:

 
Ou seja, Artur seria o guardião e à sua frente o mesmo quarteto defensivo e dupla atacante que defrontou a Académica na quinta-feira para a taça de Portugal, i.e., Maxi e Melgarejo nas laterais, Luisão e Jardel como centrais e Lima e Cardozo como avançados. No meio-campo era onde residiria o maior número de alterações. A começar pelo médio de cariz mais defensivo, que neste encontro seria o André Gomes em vez do habitual Matic. Ao lado do português e com tarefas mais ofensivas estaria o argentino Enzo. Nas alas, Ola John manteria a titularidade, desta feita no lado direito. No lado esquerdo, entraria em campo com o Gaitán.

Do ponto de vista táctico, a nossa organização seria num 4-4-2, que se transformaria facilmente num 4-2-4 ou num 4-1-3-2, ou algo parecido. Já do ponto de vista estratégico, havia duas nuances. Ola e Nico teriam que transportar jogo ofensivo pelas faixas, como extremos puros e coadjuvados pelos avançados, que teriam de aparecer nas zonas centrais de construção para criarem espaços para os extremos. Por sua vez, os laterais, mais do que darem profundidade às alas, avançariam para zonas interiores, não só para criar superioridades numéricas e baralhar marcações, mas também para aumentar a pressão sobre os médios do Moreirense, ajudando os nossos médios, e evitando assim mais contra-ataques, mas também isolando o ponta-de-lança deles ao domínio da nossa dupla de centrais.

Os suplentes
No banco dos suplentes iria ficar os restantes convocados. Paulo Lopes, para uma eventualidade na baliza. Miguel Vítor para o reforço do centro da defesa. André Almeida para uma das laterais ou meio-campo defensivo. Matic para o meio-campo. Salvio para as alas. E, por fim Rodrigo e Kardec para o "all in".

Quanto a substituições que tentaria fazer no encontro, uma delas seria a entrada de Matic, já numa fase adiantada do encontro, saindo o Enzo. Isto seria para gerir o esforço dos dois jogadores. Contudo, se o jogo tivesse a ser quezilento, apostaria no jovem André Almeida.
 
As outras duas substituições que fizesse seria para dar minutos de jogo a Miguel Vítor e Rodrigo, dois jogadores que estiveram lesionados e estão sem competir há já algum tempo, sobretudo o português. Como não sabemos a extensão da lesão do argentino Garay, seria conveniente, caso o jogo deixe, utilizar o Miguel Vítor. Lá na frente, tanto Cardozo como Lima poderão apresentar sinais de desgaste, pelo que seria benéfico uma substituição de um deles pelo regresso de Rodrigo. É muito importante que o Jesus tenha estes jogadores que actualmente sentam-se no banco em óptimo estado de prontidão e com ritmo de jogo.
 
 
 
PS: Já votaram para a eleição do melhor jogador encarnado em 2012 para a posição 9, a de avançado ponta-de-lança?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário