03 janeiro 2013

Boa entrada em 2013


O Benfica protagonizou ontem uma entrada em grande neste 2013. Desde o onze titular até ao ensaio de Matic como central, passando pela dinâmica de todo o colectivo, em particular com Bruno César no meio-campo, gostei imenso. Mas, fiquei mesmo deliciado com a meia-dúzia de golos na Luz... e poderiam ter sido mais...

O onze titular
Onze titular, com principais movimentos dos
jogadores, frente ao Desportivo das Aves.
Fiquei extremamente contente com o onze titular. Talvez teria utilizado o Paulo Lopes para o jogo da taça. Mas, de qualquer maneira, percebi o motivo da utilização de Artur na baliza: Jesus queria dar minutos de jogo a praticamente todos os jogadores do plantel após o período de férias natalícias.

No quarteto defensivo, a dupla de centrais foi a mesma do jogo anterior, com Jardel e Garay, muito por culpa das lesões de Luisão e de Miguel Vítor. Já as laterais foram totalmente remodeladas. Maxi Pereira à direita e Luisinho à esquerda deram profundidade e verticalidade à equipa encarnada pelas faixas.

Com médios-ala/extremos como Nico e Nolito a jogarem à frente dos dois laterais e a procurarem espaços interiores devido a jogarem em flancos opostos aos seus melhores pés, os laterais foram ainda mais importantes na manobra ofensiva da equipa. De qualquer maneira, o argentino e o espanhol, outrora titulares e agora suplentes, marcaram presença no estádio da Luz. E, logo em grande nível. Também em grande nível, esteve a dupla de meio-campo formada por André Gomes e Bruno César. O jovem português teve tarefas mais defensivas, enquanto o brasileiro foi um surpreendente "8", estando muito bem ao nível do passe, da decisão de jogadas e na entreajuda nas tarefas defensivas e ofensivas do meio-campo. Uma das melhores exibições que tenho memória do camisola 8 encarnado... talvez tenha faltado um golinho!

No ataque, a dupla formada por Cardozo e Rodrigo. O hispano-brasileiro procurou gravitar à volta do gigante paraguaio, procurando cair sempre no espaço vazio ganhando assim linhas de passe para os colegas extremos como Nolito e Nico. Já Cardozo, não foi o mesmo "mamão" que no último encontro e soube recuar para ajudar na organização de jogo ofensivo da equipa.

Tal transformação na dinâmica desta segunda linha de Jesus até parecia que tinha lido as minhas últimas críticas quanto a este tema, conforme pode ser lido aqui e aqui. Ontem, vi estratégia, preparação, inteligência, atitude e disponibilidade física dentro das quatro linhas. E, quando assim é, um adepto só pode elogiar. O primeiro e o segundo golo são hinos ao tipo de movimentações que eu defendia há já algum tempo que o nosso sector ofensivo deveria procurar fazê-lo mais vezes. Houve vários que foram executados e que só não resultaram em golo por pequenas falhas, ou ao nível do passe ou ao nível do fora-de-jogo defensivo do adversário. De qualquer maneira, as bases estão lá e a perfeição faz-se com a prática.


Os destaques da equipa
Cardozo e Rodrigo...
que dupla!
Cardozo pelo seu "hat-trick", o seu terceiro esta temporada e o seu primeiro em 2013, é incontornável nesta lista. Contudo, Rodrigo pelos seus dois golos e pelas suas duas assistências assim como a sua disponibilidade na dinâmica de ataque da equipa, merece um lugar em destaque.

Nico é um talento puro.
Nico Gaitán parece estar a regressar à sua melhor forma. Ontem esteve imparável, ora à direita, ora depois ao centro. Falta decidir melhor sobre o tempo perfeito para executar um passe, pois parece que muitas vezes perde-se um pouco ao agarrar em demasia à bola. De qualquer das formas, marcou presente e espero que o Jesus possa apostar mais vezes nele na equipa titular. Recordar que é o nosso único extremo esquerdo de raíz, embora tenha jogado sobre o lado direito frente ao Desportivo das Aves.

Recepção deliciosa de Nolito.
O espanhol Nolito foi outro que se mostrou em bom plano frente ao Aves. Vê-se claramente que não está muito confiante, pois houve lá jogadas que o Nolito da época passada tinha sido mais espevito e marcado golo. Golo esse que ele bem quis tentar através de um penaltie, mas que Jesus não deixou para dar a vez ao Lima. Quanto a mim Jesus esteve bem, embora eu deixasse a decisão entre os dois. Espero que o técnico encarnado aposte mais vezes no camisola 9. E, já agora, fica aqui a questão: será que Nolito não poderia funcionar também na posição de segundo avançado?

Será o verdadeiro camisa 8?
Quem gostaria de ver também nessa posição de avançado móvel é o Bruno César. Contudo, até lá parece que Jesus descobriu a posição onde o brasileiro poderá render e fazer as pazes com o crítico público da Luz. É como médio de transição que Bruno César parece ganhar nova vida no Benfica. Um pouco à imagem da transformação que operou em Enzo Pérez, o técnico encarnado, terá no futuro uma boa dor de cabeça, pois neste esquema de 4-4-2, terá 4 opções para a posição "8", Enzo, Bruno César, Carlos Martins e Aimar (5 se contarmos com André Gomes). A médio prazo, se estas adaptações de Enzo e de Bruno estiverem a surtir efeito e forem para durar, começo a questionar se o internacional português Carlos Martins e o argentino Pablo Aimar irão continuar de águia ao peito na próxima época... Até lá, grande jogo Bruno e espero que continues.

Luisinho, para quando a titularidade?
Outro jogador em grande destaque foi o Luisinho. Muita gente não lhe dá o devido valor. Ora porque já tem mais de 25 anos, ora porque veio do Paços de Ferreira e não teve escola em nenhum dos grandes. Quanto a mim, ele sempre que joga só prova uma coisa: merece ser o titular da lateral esquerda. Foram inúmeras as vezes em que ele ganhou em velocidade aos velozes extremos do Aves. Mas, também foram inúmeras as vezes em que correu tipo locomotiva para o ataque, tirando cruzamentos bem medidos para a grande área, quase a mordiscar a linha de fundo. Merece claramente ser tratado de outra forma por todos nós, em especial pelo Jesus.

Um "6" com pés de veludo?
O jovem André Gomes quase que passava despercebido durante o encontro. A vestir a pele de "6" da equipa encarnada, não inventa, mas faz a equipa jogar. Em termos ofensivos, pode não morder a língua, mas a classe com que tira a bola aos adversários, quase de pantufas, tem de ser elogiado. Fez um belíssimo jogo. Claro que com uns erros aqui e acolá, mas também não tem jogado tantas vezes quanto isso como "6"! Por mim, é continuar a apostar no rapaz nestes jogos e sempre que possível.


Os suplentes utilizados
Matic como central?
O sérvio Matic entrou no início da segunda parte devido à lesão de Jardel. Pessoalmente, fiquei super contente com esta substituição, não pela lesão do brasileiro, mas por à muito querer experimentar o sérvio como central. É verdade que as coisas não correram lá muito bem nos primeiros lances. Mas, com tempo ele foi conseguindo impondo o seu futebol. E, há um lance em que ele sai a jogar de forma magistral. Uma das ideias ao colocar o Matic nessa zona do terreno é exactamente essa. Outra é de a equipa jogar com a linha defensiva praticamente no meio-campo, algo que não foi possível na segunda parte, fruto da melhor organização defensiva do Aves e do menor fulgor do nosso meio-campo. De qualquer das formas, é uma solução a ter em consideração, sobretudo agora com escassez de centrais. Quem sabe se não teremos mais uma excelente surpresa?

Lima a ganhar confiança graças ao
golo e ao apoio das bancadas.
Lima entrou para a posição do Cardozo e também ele esteve em bom plano. Culminou a sua exibição com um golo marcado de grande penalidade, mas poderia ter feito mais um ou outro golo. Que o golo sirva para ganhar confiança, num momento em que se sentia que ele estava algo descrente com as suas reais capacidades. Dois conselhos: (1) que remate mais vezes, pois a 127 km/h o remate, poucos serão os que terão reflexos para os parar, e (2) que tenha uma atitude mais de "matador"!

Salvio tem de procurar jogar mais na
linha procurando desequilíbrios.
O argentino Salvio substituiu o Rodrigo, mas foi o Nico que jogou na posição do hispano-brasileiro. Salvio procurou dar profundidade à ala direita, mas foi através de uma incursão pelo meio que culminou com um remate de pé esquerdo que mais perigo criou. Continuo a pensar que ele como era um avançado ainda pense que para dar nas vistas é necessário marcar golos, daí que procura muitas vezes essas posições e situações. Contudo, a equipa precisa de um flanqueador, sobretudo, quando joga com Cardozo lá na frente. Como tal o conselho que lhe dou é procurar combinar mais e melhor com o lateral direito, os médios e os avançados, de forma a criar desequilíbrios pelas linhas. Com certeza que após uma ou duas assistências para golo, também ele irá dar gosto ao pé!



PS: Esta foto caracteriza bem o estado de espírito de Nolito, Lima e restante equipa após o golo marcado de penaltie pelo brasileiro camisa 11 encarnado:
Será que Nolito ficou assim tão chateado?

Sem comentários:

Enviar um comentário