27 janeiro 2013

Qual a melhor forma de ver Braga?



Um a um
  • Artur: Realizou uma boa exibição esta noite frente ao Sporting de Braga, a sua ex-equipa. Esteve seguro entre os postes e teve umas duas a três importantes intervenções que impediram maiores males. Não teve hipóteses no golo do João Pedro do Braga, muito embora por pouco não tivesse conseguido defender a bola (esta ainda tocou no guardião brasileiro). Tem de melhorar nos passes longos com os pés, para os nossos avançados e extremos. Acho que ele tem de melhorar este aspecto do seu jogo. Fora dos postes esteve mais seguro e recordo-me de uma saída em que ele limpou com um cabeceamento feito libero. Assim sim!
  • Maxi: O uruguaio esteve basicamente intransponível. Alan foi basicamente anulado pelo Maxi o jogo todo e disso o Braga ressentiu imenso. A atacar ainda teve jogadas em que criou perigo. No entanto, tanto ele tem de aproveitar para concluir as jogadas com um cruzamento tenso para a grande área, como também o resto da equipa, em particular o Salvio, tem de usar o Maxi como parceiro. Muito bom jogo!
  • Luisão: O capitão encarnado nota-se claramente que não está no seu melhor. Diria que está entre os 70 a 80% da sua capacidade. Notou-se bem isso em alguns momentos de jogo. Está sem ritmo competitivo e por isso acaba por sofrer mais com as mudanças de ritmo de jogo. Houve uma ou outra desconcentração. Mas, por incrível que pareça, acaba o jogo por cima de muitos outros jogadores em campo. Nesse período foi capaz de fazer uma marcação até meio-campo resultando numa recuperação de bola que originou a desmarcação do Lima que sofreu falta do central alemão do Braga. Ou seja, aquele desarme foi importantíssimo porque acabou por resultar na expulsão do Haas.
  • Jardel: Não o culpo inteiramente pelo golo sofrido pelo Benfica. Eu acho que o erro maior começou com a perda de bola do Salvio... É óbvio que teve aquele momento de desconcentração fatal, mas bolas, fez um jogo tão certinho, que a meu ver é quase criminoso estarmos a culpá-lo do quer que seja. Quantas vezes é que não foi ele a dobrar o Luisão? Caso para dizer: "no melhor pano, cai a nódoa". Mas, a continuar assim... acho que é titular nesta equipa, nesta temporada.
  • Melgarejo: O paraguaio esteve bem. Sou-vos sincero, falta-lhe algo. Sempre que o vejo a jogar a lateral esquerdo, nestes jogos mais intensos, vejo-o muito "preso". Não estou a falar de ficar preso lá atrás e não subir. Não é isso! Escrevo "preso" no sentido de estar quase paralisado em termos de finta, de drible, de gestos técnicos que consigam superiorizar-se à pressão do adversário. Teve momentos em que subiu e combinou bem pelo seu flanco, mas a nível defensivo... ainda dá muito espaço aos extremos adversários! Bem, também não teve o apoio do extremo do seu lado em tarefas defensivas, como o seu colega do lado oposto teve...
  • Enzo: O motor do meio-campo encarnado. É ele que gere o ritmo da equipa. É ele que também trás um grande carácter de luta àquele meio-campo. Falta no entanto, gerir melhor o esforço... sabemos que o campo estava pesado, o adversário pressionante, mas por isso mesmo é necessário saber dosear o esforço. Na segunda parte, quando ele precisou de respirar para recuperar o fôlego, coincidiu com o nosso maior recuo. Outros pontos que ele tem de melhorar é em ser mais objectivo no último terço do meio-campo, ou seja, sempre que houver uma oportunidade para rematar que o faça. Prefiro que o remate vaia torto, mas que saia pela linha de fundo do Braga, do que perder a bola numa lateralização para um extremo. De resto, grande jogo!
  • Matic: Para mim é o melhor médio do campeonato nacional. Mais um grandíssimo jogo deste gigante sérvio! 
  • Salvio: O extremo argentino num esquema de 4-2-3-1 acaba por ter mais liberdade para entrar na grande área adversária e fazer algo que gosta muito de fazer: golos. O primeiro golo do encontro prova isso mesmo. Na linha, aquelas fintas de corpo são qualquer coisa de... espectacular! Há um lance já na segunda parte em que ele dobra o Maxi, tira a bola ao adversário (penso que é o Alan), protege a bola junto a bandeirinha de canto da nossa defesa, finta em meio milímetro quadrado, sai a jogar e ainda consegue driblar dois ou três pela linha. Fantástico. Pior acontece um pouco depois, quando a meu ver tem uma péssima opção, num momento em que a equipa procurava respirar e subir no terreno: tenta um passe arriscado para o marcadíssimo Lima, numa linha de passe muito protegida pelo lateral e médio defensivo arsenalistas. O "Toto" tinha ao lado o Matic e o Enzo e nas suas costas o Maxi, todos eles com linhas de passe mais seguras. Este erro do Salvio, acaba por expor um pouco a forma de jogar do Benfica, em que verticaliza muito o seu jogo à custa de combinações 1-2. Naquele momento, a equipa precisava de subir no terreno, fazendo percorrer a bola por todos os jogadores da direita para a esquerda, um pouco como se faz a progressão de bola no rugby. Enfim... mais trabalho para o Jesus poder-se entreter nas próximas semanas. De qualquer maneira, Salvio já leva 3 golos nos últimos 3 jogos... a subir claramente de forma!
  • Gaitán: Que grande jogo do argentino! E, logo como "10"! Para mim, foi o melhor em campo. Não só pelos golos que deu - esteve nos dois! - como também pelo que fez jogar a equipa. Exibição de grandíssimo nível. Ainda por cima, quando é notório que ele ainda não está a 100% do ponto de vista físico. Quero ver quando estiver no ponto...
  • Ola: O extremo holandês foi para mim o jogador mais apagado do onze titular encarnado. Muito macio, muito mole, muita cerimónia para meter o pé e continua a jogar num ritmo inferior. Nota-se que tem talento e nota-se que tem capacidade física para potenciar ainda mais o seu jogo. Agora, algo lhe bloqueia claramente a nível mental. Muito trabalho vamos ter com ele... vamos lá ver se ele tem tempo para isso. Precisa de ser apertado. A este nível não pode defender como se fosse um pino de treino. Tem de ser mais agressivo e meter o pé onde toda a gente tem medo de meter. Depois tem de decidir e executar mais rapidamente. Tem algumas dificuldades em ler o jogo a estas velocidades.
  • Lima: A par do Gaitán é o melhor jogador em campo. Não só porque acabou por marcar o golo da vitória no estádio Axa, como pela forma como guerreou lá na frente, contra os centrais e médios adversários. Que jogão! Foi um verdadeiro "Guerreiro da Luz"! Claramente notou-se que se sente mais à vontade neste esquema táctico. Afinal de contas jogou quase sempre assim aqui em Portugal... Facto interessante: com este golo frente à sua ex-equipa, é o nosso melhor goleador fora de portas, com 8 golos em 8 jogos fora, dos 9 que tem no campeonato, até ao momento. Cardozo que tem 13 golos no campeonato, tem 4 golos em 8 jogos fora de porta.
  • André Almeida: Entrou num período em que a equipa estava a encostar-se mais atrás no terreno. A meu ver entrou no momento certo e substituindo o Ola que notava-se estar claramente em perda. A sua entrada fez com que Enzo subisse no terreno, para a posição do Nico e este fosse para a ala esquerda, onde estava o Ola. Acontece que houve a conjugação de três factores para que a entrada do André Almeida possa ter sido má interpretada. A primeira, prende-se com o facto de tanto Matic e Enzo tiveram uns vários minutos a entender como deveriam jogar com o André Almeida entre eles. A segunda teve a ver com o cansaço notório do Nico, que embora fosse mais agressivo a defender do que o Ola, já se sentia alguma quebra que estava a ser explorada pelo ataque arsenalista que tinha entretanto metido um João Pedro fresquinho. Para agravar, o próprio Melgarejo já dava sinais de fadiga. O terceiro factor foi o lance que origina o golo do Braga. No entanto, é nos maus momentos que se vê os campeões. Cá fora, os comentadores após esse golo do Braga já diziam que o Benfica iria passar imensas dificuldades, mas de facto não foi bem assim. André Almeida e os seus dois parceiros de meio-campo organizaram-se e a partir desse momento estancaram ainda mais o ataque do Braga.
  • Urreta: Fico muito contente por voltar-se a apostar neste talento uruguaio. "El Rayo" foi muito importante no refrescar da ala esquerda. E, se bem que nem sempre muito bem a defender, a sua disponibilidade física emprestada à equipa criou mais problemas para a ala direita do ataque do Sporting de Braga. Mas, não só a defender. Também a atacar, esticando o jogo com a sua velocidade foi muito importante. Se a nossa cultura táctica de temporizar e baixar o ritmo de jogo não fosse só passar entre os defesas e os médios-centro, mas fosse a de tentar variar jogo ao longo da largura do terreno, teríamos aberto mais o jogo, no qual a velocidade de Urreta iria ser fundamental. E, quiçá se o resultado não teria sido outro, mais gordo, para nós?!
  • Alan Kardec: Basicamente entrou para os aplausos do Lima e queimar o último minuto. A meu ver poderia ter entrado mais cedo... pelo menos fazer 5 minutos, mais os descontos.
  • Jorge Jesus: Tacticamente foi um mestre, embora, mais que a táctica, onde devemos dar-lhe os parabéns é na forma como preparou a equipa para este encontro, ao longo da última semana. É que hoje vimos o resultado de um importante trabalho de treino: a articulação de Nico com o resto da equipa é disso notório. Agora resta-nos saber se esta solução de 4-2-3-1 é para durar ou não? E, já agora, antevejo uma outra questão: e quando Cardozo estiver disponível como será e com quem será?
  • 12º jogador: Jorge Jesus no final da partida teve razão e sensibilidade para admitir a importância deste 12º jogador, que fica não no banco de suplentes, mas nas bancadas. Para além da coragem da deslocação (ultimamente) algo perigosa ao estádio Axa, em Braga, temos de salientar o apoio que se fez sentir pelo calor dos seus cânticos. É por isso que o Benfica tem a dimensão que tem... é gigante como os seus adeptos!
A nossa força está nos nossos adeptos! Fantástico o apoio em Braga!

Sem comentários:

Enviar um comentário