30 janeiro 2013

Paços de Ferreira - Benfica: O meu onze para hoje


À data da escrita deste artigo, ainda não se sabe a lista de convocados do Benfica. Mas, tendo em conta o facto desta eliminatória da taça de Portugal ser realizada a duas mãos, penso que seria importante para o Jorge Jesus dar mais minutos aos menos utilizados. É que olhando para o calendário do mês mais curto do ano, o mês de Fevereiro, verificamos que vamos ter 3 jogos por semana... ainda por cima em pleno inverno, o que promove as condições propícias para aumentar o número de lesões (campos pesados, pisos escorregadios, mais choques entre jogadores,...)

Escrito isto, apostava nas seguintes mudanças:
  • Alteração do guarda-redes: Entraria o Paulo Lopes para o lugar do Artur. Muita gente diz que o Artur deve ser o titular, mas se Paulo Lopes tem sido a opção para esta competição, porquê mudar? Ainda por cima, quando a eliminatória é a duas mãos? Para mim, seria Paulo Lopes nas taças (de Portugal e da liga) e o Artur nas ligas (nacional e Europa). Não devemos temer pelo experiente guardião português. Ele já por diversas vezes deu provas da sua qualidade, inclusive nesta competição.
  • Alteração do dois laterais: André Almeida e Luisinho seriam as minhas opções para este encontro. Maxi e Melgarejo são dois dos jogadores mais utilizados por Jesus esta temporada. André Almeida até tem jogado ultimamente, sobretudo para o meio-campo, pelo que até tem ritmo de jogo. Agora Luisinho tem sido apenas opção para os jogos das taças. E, mesmo nesses jogos tem feito para merecer mais. Infelizmente, neste último mês teve uma lesão que impediu de dar o seu contributo e rodar com o paraguaio. Contudo, este encontro, frente à sua ex-equipa e ex-companheiros, poderá ser o jogo perfeito para regressar à competição. Até porque o Melgarejo bem que precisa de descansar um pouco (foi notória a sua quebra física na segunda parte frente ao Sporting de Braga).
  • Alteração de um dos centrais: Eu apostaria na saída de Jardel relativamente ao último encontro. Jardel e Garay são os dois centrais encarnados com mais minutos nas pernas e são também aqueles que dá-me a sensação de estarem a jogar nos limites físicos. Notar que o Jardel em Braga sentiu uma picada na coxa. Aliás, poucos minutos depois o Benfica sofre o golo, num erro do Jardel, que não sei se aquela picada não contribuiu para essa desconcentração e má abordagem naquele lance... Por seu turno, Garay está a recuperar de uma lesão no ombro. Tendo em conta que o Luisão só tem 900 minutos esta temporada, acho que deve continuar a jogar. Falta, no entanto, mais um central que esteja com ritmo, caso o Jardel e Garay falhem... Por esse motivo, fazia entrar o Miguel Vítor. Pensei em Roderick e em Sidnei, mas se o português é um central mais de dobra, um pouco à semelhança do Luisão e por isso seria redundância a mais naquele sector, já o Sidnei tem estado francamente mal, mesmo na equipa B, onde tem tido oportunidades. O Miguel por seu turno, recuperado fisicamente, pode dar à equipa o que ela necessita para este encontro: um central que marque em cima o avançado adversário.
  • Alteração de um dos médio-centro: Carlos Martins, teria neste encontro a oportunidade ideal para retornar à competição. Enzo Pérez nem é dos mais utilizados, pois também ele tem tido alguns problemas físicos. No entanto, é preciso dar minutos a Carlos Martins se quisermos atacar o mês de Fevereiro em força. Com 3 jogos por semana, duvido muito que o Enzo consiga aguentar. Aliás, que todos os jogadores do onze titular consigam aguentar esse ritmo sem quebrarem.
  • Alteração de um dos médios-ala: Apostaria no holandês Ola John para a posição de extremo direito, a mesma que o argentino Salvio tem jogado. O senhor 12 M€, tem sido um dos mais utilizados esta temporada por Jesus. Tem mais minutos que Matic, por exemplo. Depois de um mês de Janeiro sempre a crescer, e mesmo após três jogos seguidos a marcar, penso que Jesus deve gerir bem o esforço do Toto. Até porque tem como recordação o que aconteceu na época de 2010-2011... Com Ola John e agora o Urreta como opções válidas para as alas, não tem a desculpa de não ter opções.
  • Alteração de um dos avançados: Com a lesão de Cardozo e a boa exibição de Lima como avançado de referência, fazia entrar o Rodrigo para fazer dupla com o brasileiro Lima. Rodrigo, no último mês tem tido poucos minutos de jogo, mas nos minutos que tem jogado tem jogado bem. Ainda na última eliminatória da taça de Portugal esteve em grande nível, marcando dois golos.
Poderão questionar-me o porquê de manter o Matic, que é um dos jogadores com mais minutos esta temporada pelo Benfica... ao qual respondo que o sérvio não irá jogar no próximo fim-de-semana para o campeonato, pois está castigado. Para além disso, e com tantas alterações ao onze, não convém descaracterizá-lo ainda mais. Depois, durante o encontro e mediante as prestações dos jogadores e da equipa, André Gomes seria um dos jogadores que iria querer ver jogar nessa posição.

Outra questão pertinente, prende-se com o avançado brasileiro Lima, que tem sido titular em todos os jogos deste mês de Janeiro. Também concedo-lhe a titularidade para este encontro pois como Cardozo está lesionado, o Lima é o único avançado em boa forma, que permite que tenha um grau de confiança de que o jogador que jogar ao seu lado irá render mais com ele. Mas, assim que o resultado positivo se verificar, será um dos primeiros a ser substituído, tal e qual o Matic. Nesse momento, apostaria noutro brasileiro da equipa: Alan Kardec.

Nico Gaitán, pelos poucos minutos que ainda tem esta temporada, e após a grande exibição no Minho, tem de ser titular hoje. Não jogará no centro do terreno, como fez em Braga. Contudo, penso que já demonstrou mais do que uma vez que pode jogar com enorme qualidade como extremo esquerdo. Aliás, neste momento é o nosso único extremo esquerdo puro de raiz. Urreta, poderá entrar depois pelo argentino, na segunda parte.

Em termos tácticos, apostaria num 4-4-2, que na prática seria uma espécie de 4-2-4 bem compacto. Conforme podem ver pela figura acima, nenhum dos nossos avançados estariam em cunha com os defesas centrais adversários. Posicionando-se entre-linhas, não só criam vantagem numérica no centro do terreno (4 jogadores próximos frente a 3 do Paços de Ferreira, que joga em 4-3-3), como atraem os "pesados" centrais do Paços a subirem no terreno, deixando um largo espaço nas suas costas, onde Ola John, Nico Gaitán e até mesmo um dos avançados poderá aproveitar ao fazer uma diagonal para receber um passe vindo detrás.

Para garantir segurança na nossa defesa, os nossos laterais, nesta minha estratégia, só subiriam dando verticalidade e profundidade à faixa numa situação em que o resultado estaria pouco favorável para o Benfica. Até lá, protegeriam a retaguarda dos nossos extremos, dariam uma certa ajuda ao nosso meio-campo central, mas permaneciam sempre ligados àquele quarteto defensivo, constituindo um bloco intransponível para o ataque do Paços de Ferreira. É importante recordar que vamos jogar com muitos jogadores com menor ritmo. Também é importante salientar que a eliminatória resolve-se em duas mãos, pelo que o Paços de Ferreira irá querer surpreender em sua casa, ou seja, irá querer atacar mais e fazer mais posse de bola. Ora, se soubermos controlar o ímpeto atacante deles, podemos jogar ao nosso belo prazer em contra-ataque.

Desse modo, os nossos extremos, para além dos mencionados atacantes, terão um trabalho muito importante. Defensivamente, têm de criar juntamente com o meio-campo, uma linha de quatro à frente da defesa. Ofensivamente, para além de procurarem as faixas, têm de ser astutos para procurarem as costas da defesa adversária. Como jogarão com dois avançados móveis como são Lima e Rodrigo, poderão muitas vezes trocar de posições nas saídas para o ataque.

Acho que um Benfica humilde, trabalhador, que saiba jogar na contenção e no erro do adversário, chega e sobra para levar de vencida o surpreendente Paços de Ferreira.



PS: Entretanto, termino o artigo e não é que sai a lista de convocados do Benfica?
Eis a convocatória:
  • Guarda-redes – Artur Moraes e Paulo Lopes; 
  • Defesas – André Almeida, Luisão, Luisinho, Garay, Melgarejo, Jardel e Maxi Pereira; 
  • Médios – Enzo Perez, Ola John, André Gomes, Gaitán, Urreta, Salvio, Matic e Aimar; 
  • Avançados – Lima, Kardec e Rodrigo.
Chamo a atenção para a não convocatória de Carlos Martins. Desta feita, no que escrevi acima e no onze que coloquei, jogaria com o André Gomes em vez do internacional português. Na segunda parte, sairia à mesma o Matic, mas entraria o Aimar, levando o André Gomes a ocupar a posição 6.

Mais, tendo em conta que Jesus leva 4 extremos (Ola, Gaitán, Urreta e Salvio), três avançados (Lima, Kardec e Rodrigo) e dois "10" (Aimar e o próprio Gaitán), será que vamos jogar com dois ou apenas um avançado auxiliado por um "10" clássico?

Sem comentários:

Enviar um comentário