22 janeiro 2013

Esta selecção...


... belga vai dar que falar!

Ao invés de estar a ouvir as parvoíces típicas de alguns senhores do futebol português, pus-me a ver o encontro entre a Juventus e a Lázio para a Taça de Itália. Foi um jogo disputado, que acabou num empate, neste primeiro encontro (as meias-finais da taça italiana também se joga a duas mãos), pelo que a equipa romana ficou com vantagem na eliminatória.

Bem, mas não é tanto sobre o jogo que quero falar, mas sim de um jogador que me surpreendeu pela positiva. É ele, o Luís Pedro Cavandra. Tem dupla nacionalidade belga e angolana. Angolana porque nasceu em Luanda e belga porque desde tenra idade mudou-se com os seus pais para esse país europeu. Para ser-vos sincero, não o conhecia... até porque esta temporada são poucos os jogos que tenho visto da Lazio.

O Cavandra espanta logo por ser um lateral direito que consegue reunir uma velocidade e pujança física impressionante. Ele mede pelo menos 1,90 m e consegue ter uma excelente mobilidade, sendo o lateral mais ofensivo do onze "laziale". Depois, não é de todo um tosco com a bola nos pés. Enfim, resumindo e concluindo fiquei seu adepto.

Para além disso, acaba por suprimir uma posição que faltava preencher no onze da selecção belga que eu tenho feito, tal a quantidade de jogadores belgas espalhados pelos melhores campeonatos europeus. Vocês já repararam nisso?

Ainda este fim-de-semana, na liga inglesa vi o Vermaelen contra o Hazard, num disputado Chelsea - Arsenal. O central do Arsenal a marcar os avançados adversários é excelente e nos lances de bola parada ofensivos, é um goleador. O fantasista de Stamford Bridge não é português, nem brasileiro, nem argentino. É belga e é um desequilibrador nato. Será um dos melhores (se não mesmo o melhor) jogador da EPL nas próximas temporadas... e ainda agora chegou! O melhor jogador em campo do Tottenham frente ao Manchester United foi talvez o belga Dembélé. Este meio-campista consegue reunir a vertente física, táctica e técnica num só. Tem um pé esquerdo espectacular. E, se o polivalente central Vertonghen tivesse disponível na equipa de Villas-Boas, será que o van Persie teria tido tantas liberdades? Não é para menos, pois o ex-capitão do Ajax, para além de oferecer uma saída de bola da defesa muito boa, consegue também desempenhar em grande nível no meio-campo defensivo e como lateral esquerdo. Por seu turno, o campeão Manchester City é logo outra equipa quando joga o seu capitão Vincent Kompany lá atrás. Este central é um verdadeiro líder dentro de campo e exímio a fazer as dobras aos seus colegas. Fellaini passou de médio-defensivo a ponta-de-lança/segundo-avançado, no Everton de David Moyes e com enorme êxito! E, não, não são apenas as cabeleiras que ele vende... Arrisco-me a dizer que é actualmente, a par de Drogba um dos melhores jogadores a jogar de costas para a baliza, a cabecear e a proteger a bola. E, já agora, Lukaku, emprestado pelo Chelsea ao West Bromwich começa a adaptar-se ao futebol inglês e a ser decisivo com importantes golos. Está aqui um Drogba em ascensão. Potência, velocidade, técnica está lá tudo, falta um pouco mais experiência, mas o potencial dele é tanto... Todos estes jogam na EPL. No entanto, o Courtois, ligado ao Chelsea, joga em Espanha na equipa do Falcao... e já é campeão europeu (da Liga Europa). Grandes exibições tem ele realizado pelo Atlético de Madrid, com defesas quase impossíveis. E ainda é muito novinho...

Contando com estes, sobra-me três posições em campo para preencher... Pocognoli é o lateral esquerdo que vem do campeonato belga. Jogador muito ofensivo, dotado de uma excelente técnica de cruzamento, já foi inclusive referenciado como futura contratação do Benfica. Aliás, penso que os adeptos encarnados, devem ter começado a ver com outros olhos o mercado belga, quando a equipa da Luz foi buscar o talentoso médio-centro/ofensivo Axel Witsel, que para mim seria o "meu" 10 nesta selecção belga. O agora camisola 28 do Zenit é o "playmaker", aliás, o toque de bola quase brasileirado, o ritmo como joga, a souplesse com que trata a bola... E, o número 2, que me faltava até à pouco tempo (até agora pensava no van Borren, mas este tem sido uma autêntica desilusão...), fui encontrá-lo hoje em Turim...

Digam lá se esta selecção não tem capacidade para ombrear com as melhores selecções do mundo (Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, França, Inglaterra, Holanda,...)? Sinceramente, acho que falta é um timoneiro que saiba aproveitar toda aquela matéria-prima (mais os que podem entrar na segunda linha e com qualidade...) e candidatos não devem faltar...



PS: Já votaram para a eleição do melhor jogador encarnado em 2012 para a posição 10, a de avançado móvel?

6 comentários:

  1. Tem muito potencial sim senhor!

    Grandes jogadores não faltam.Veremos se alguém faz deles uma grande equipa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que falta só a esta equipa ser guiada por uma lenda belga... acho que deves saber de quem estou a falar...

      Preud'Homme!

      Eliminar
  2. Nacer Chadli
    Kevin Mirallas
    Steven Defour

    Pelo menos mais três jogadores para fazer banco, e sim o Preud'Homme seria uma grande escolha, e está na idade de treinador de selecção...ou para treinar o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade caro Anónimo...

      Já agora, conheces algum belga esquerdino irrequieto, como o Hazard?

      Eliminar
    2. Com pé esquerdo não, mas o Nacer Chadli apesar de ser dextro, é um extremo/avançado esquerdo, tanto no Twente, como na selecção, portanto podia fazer o duo com o Hazard nas alas.

      E hoje o Hazard portou-se muito mal com um apanha bolas no Swansea-Chelsea, a ver se não será o herdeiro mental do Cantona! :S

      Mais dois jogadores que podes manter debaixo de olho, que para mim, serão os próximos dois belgas a dar craques:

      Kevin De Bruyne
      Dedryck Boyata

      Eliminar
    3. Ah e o Hazard é basicamente ambidextro, mais ou menos como o Ola John, que para os comentadores, maioritariamente da Sport Tv, tem problemas com o pé esquerdo, quando a diferença aos 20 anos, é cada vez mais nula.

      A Bélgica tem tudo para ser em dois anos uma selecção de top 10 mundial, mas mãos certas.

      Eliminar