14 janeiro 2013

O eleito para a posição 5 foi...


... o lateral esquerdo Melgarejo!


81% (30 votos) dos leitores votou no agora lateral paraguaio Melgarejo como o melhor lateral esquerdo do Benfica em 2012. Em segundo lugar nesta votação, com 5 votos, representando 13% da votação, ficou o lateral esquerdo português Luisinho. O campeão europeu e mundial, o espanhol Capdevilla teve 2% da votação (1 voto), o mesmo número que o jovem da formação encarnada Luís Martins teve. O titular da época passada, o brasileiro Emerson não mereceu qualquer voto, o que explica muito o porquê da sua não continuidade na Luz.

Confesso que votei no Luisinho, pois penso que de todos eles é o mais completo e o mais indicado para o tipo de estratégia que o Benfica de Jesus utiliza. Quanto ao "Melga", vejo algumas boas qualidades para poder fazer a posição, muito embora acho que o lugar dele seria mais à frente... Ainda ontem, frente ao Porto, foi dele o centro da esquerda que levou ao golo de Matic. Aliás, toda a jogada foi um hino ao bom futebol. Contudo, penso que lhe falta algo mais... é que a maioria das jogadas pela ala esquerda têm principio, meio, mas o fim quase nunca é aquele que gostaríamos. Para o caudal ofensivo encarnado, estaríamos à espera de maior aproveitamento das jogadas pelas alas, mas não é isso que se sucede na ala esquerda com o Melgarejo. Vejo mais dinâmica e entrosamento nessa ala com Luisinho do que com o paraguaio, daí a tal minha preferência.

Melgarejo é um jogador tecnicista e até tem melhorado ao longo desta temporada em termos tácticos, ao nível do posicionamento defensivo (muito embora ontem tenha estado algo desconcentrado ao colocar várias vezes os jogadores do Porto em jogo). Mas, parece-me que tem descorado a sua dinâmica ofensiva. Sendo tecnicista, veloz e driblador, estava à espera que ele assumisse mais a construção de jogo pelas alas ontem. No entanto, verifiquei um jogador algo bloqueado mentalmente e mais fixo na sua posição, quando se calhar poderia ter sido mais útil a quebrar a primeira linha de pressão azul-e-branca. Isto é algo que já tinha visto noutros jogos frente a equipas mais organizadas, como as que estão na Liga dos Campeões. Há portanto, muito trabalho, mas mesmo muito trabalho pela frente se Melgarejo quer mesmo triunfar na alta esfera do futebol mundial como lateral esquerdo. E, para mim, o maior trabalho que se tem de fazer com ele é a nível mental, porque tudo o resto está lá para ser utilizado.

No entanto, fiquei muito contente com a forma como centrou para a grande área no golo do Matic. Melgarejo ao contrário de outros jogos e jogadas não olhou para a grande área antes do cruzamento, fê-lo quase de primeira e a meu ver é assim que deve ser feito. Os laterais do Benfica têm o péssimo hábito de antes de centrar olhar para a grande área, perdendo muitas vezes, desta forma, o momento de cruzamento, sendo interceptados pelos adversários. É que eles devem ter consciência quase intuitiva de onde os seus colegas avançados devem estar e como tal cruzar para o lugar onde estes irão estar para finalizar. Reparem que coloquei o futuro no verbo ir e não o presente. É que se cruzarem para o exacto local onde os avançados estão, o mais certo é estes serem antecipados pelos centrais adversários.



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 6, a de médio-centro mais defensivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário