26 janeiro 2013

O eleito para a posição 11 foi...


... o médio-ala/interior/extremo esquerdo Gaitán!



Com 43% (18 votos) de um total de 41 votos, o argentino Nico Gaitán é o eleito preferido para esta posição 11 do Benfica em 2012. Em segundo lugar, ficou o holandês recém-chegado à Luz, Ola John. com 14 votos (34%). O espanhol Nolito ficou em terceiro lugar com 14% (6 votos). De seguida temos vários quartos lugares, todos empatados com 1 voto (2%). São eles o brasileiro Bruno César, o argentino Enzo Pérez e o hispano-brasileiro Rodrigo Moreno. Em última posição, sem qualquer voto, ficou o internacional português Carlos Martins.

Pessoalmente, votei no Nico, pois penso que o onze encarnado tem muito a ganhar com ele em campo. É um jogador veloz e muito tecnicista. É um desequilibrador nato e tem um drible espectacular. É canhoto e com o seu pé esquerdo acaba por dar outro tipo de utilidade àquele meio-campo encarnado. Dada a sua enorme qualidade técnica, pode jogar tanto à direita como à esquerda e até mesmo ao centro do terreno, se assim for necessário. Esta é uma polivalência que mais nenhum outro extremo encarnado do plantel tem.

Depois é dos extremos que temos à disposição, talvez aquele que melhor cruza (Ola também é excelente neste capítulo). Não é à toa que na época passada tenha ficado na lista de melhores assistências para golo da Liga dos Campeões. Aliás, esse feito acabou por torná-lo apetecível por mais de meia europa.

Contudo, existem ainda muitos factores do seu jogo a serem melhorados. Em primeiro lugar, a gestão de esforço durante o jogo deve ser melhor controlada pelo Nico. Não é à toa que ele se desgasta rapidamente. Boa parte, tem a ver com o tipo de exigência que lhe pedem naquela posição (as constantes "piscinas" de vai-e-vem na sua ala...), mas por vezes faz movimentos desnecessários que levam a um desgaste maior. Contudo, tenho de salientar que esta temporada está muito melhor neste capítulo. E, prova disso tem sido as suas últimas exibições. Depois, a tomada de decisão, também ela tem de ser melhorada, mas penso que só com o treino e jogos é que ele vai atingir o nível que o seu potencial antevê.

Está aqui uma das joias da coroa encarnada e uma das nossas principais armas de ataque. Estou certo que o futuro dele será ainda mais risonho. Até lá, vamos aproveitando para ver pormenores técnicos de alto nível como por exemplo o seguinte:

Espectacular golo de calcanhar frente ao Estoril!

Sem comentários:

Enviar um comentário