20 janeiro 2013

O espectáculo tem de continuar


Faça chuva ou faça sol, a English Premier League (EPL) continua sempre. Um verdadeiro exemplo para todas as ligas mundiais, incluindo a Portuguesa... e não só!


Depois de uma manhã a correr à chuva, nada melhor que um banho e uma refeição quente, antes do espectáculo da EPL começar. Hoje nevava em Londres, mas nem por isso deixava de haver condições para jogar futebol. E de qualidade meus amigos.

Muitos poderão sair-se com a típica resposta portuguesinha "Ah! E tal! Eles têm equipas de milhões... assim também nós!" Sim os milhões fazem a diferença agora, pois permite contratar grandes jogadores, mas como é que eles conseguiram os tais milhões? A essa resposta sei eu dar: trabalhando mais e melhor, e sempre com um objectivo comum!

Talvez seja essa a grande diferença de raiz entre a nossa liga e a deles. Será que seria possível termos uma liga tão competitiva como a deles? Com clubes ricos e grandes jogadores espalhados pelos vários clubes? Futebolisticamente falando, temos o melhor treinador e jogador (algo sempre discutível, mas é incontornável dizer que eles estão entre os melhores), ou seja temos matéria-prima. Atendendo ao nosso clima (apesar do temporal deste fim-de-semana), à nossa gastronomia, hospitalidade e paixão pelo desporto rei, temos potencial. Sendo assim, a resposta é um redondo sim! Mas, para isso acontecer, uma pequena grande coisa teria que mudar: a lógica do umbigo!

Em Portugal ainda pensa-se pequeno. Já vai melhorando é verdade, mas pensa-se ainda no clube ou na associação. O inimigo é ainda o clube adversário ou da região. Isto aliado a uma cultura de pouco risco, de "dolce far niente", de comodismo de certos sectores elitistas que continuam a ganhar o deles no bem bom, leva-nos a que não consigamos sair deste marasmo futebolístico, cujo único crescimento deve-se mais a acompanhar as novas tendências do que propriamente desbravar soluções novas.

Como é que em Portugal querem que as pessoas vão ao estádio aos horários que apresentam os jogos? Como é que querem que as pessoas acreditem na verdade desportiva, quando todos os dias são presenciados injustiças? Como é que querem jogar se basta uma chuva miudinha para adiar jogos?
 
Quando olhamos para a nossa liga portuguesa, vimos uma liga quase semi-profissional, se tivermos por base o grau de profissionalismo dos ingleses. Há uma clara tentativa de ir copiando o que de bom e mal se faz lá fora. Mas, onde está a inovação? Onde está o factor que nos poderá diferenciar e dar-nos a tal vantagem competitiva sobre outros campeonatos?

Por vezes interrogo-me o porquê de tanto investimento em estádios no euro2004, sob o pretexto de modernizar o nosso futebol e com isso criar novos mercados, para depois não estarmos a saber capitalizá-los? Quando é que a tribo de futebol nacional irá acordar e ver que todos nós podemos ganhar muito mais com este potencial futebolístico que temos?

Muito, mas mesmo muito temos que aprender com esta Premier League...



PS 1: Não entendo como é que na eleição da melhor equipa da FIFA de 2012, não há sequer um único jogadores deste maravilhoso campeonato. Por aqui dá para ver o estado do futebol ao nível organizativo...

PS 2: Já votaram para a eleição do melhor jogador encarnado em 2012 para a posição 9, a de avançado ponta-de-lança?

4 comentários:

  1. Nem mais, o Benfica também tem culpa disso, apesar de estar "agarrado" ao lobi das transmições televisivas creio que pode e deve fazer melhor para melhorar os horários, os preços dos bilhetes, e acima de tudo marcar ainda mais o seu peso na sociedade portuguesa! Não quero dizer com isto que está mal mas pode e deve melhorar...
    Assisti ao jogo Tottenham vs Mancherter Utd e...foi espétacular!!! Para mim é o melhor campeonato e isso só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A FIFA por exemplo não quis ver... aquele melhor onze de 2012... ridículo!

      Eliminar
  2. Sim, na minha opinião eu trocava alguns como Sergio Ramos (defesa central) por Tiago Motta ou mesmo Kompany, Cahill... trocava também Dany Alves por Philipp Lahm finalista da Liga dos Campeoes! Marcelo apesar de ser muito bom também não concordo trocava pelo Gareth Bale sem dúvida! Guarda redes apostava no Artur... de resto acho que é bem escolhido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava aqui a pensar... e diga-se de passagem que seria muito difícil. Era preciso criar uma série de critérios de nomeação...

      Eliminar