16 janeiro 2013

O eleito para a posição 6 foi...


... o médio-centro mais defensivo Matic!


Dos 23 votantes, 60% (14 votos) não tiveram dúvidas em eleger o sérvio Nemanja Matic como o médio-centro mais defensivo para o onze ideal do Benfica no ano de 2012. O seu antecessor e ex-colega de equipa, o espanhol Javi Garcia, "apenas" teve 34% (8 votos). Escrevi apenas entre aspas, porque de facto o espanhol foi sempre visto como um dos maiores símbolos do Benfica de Jesus, muito devido à raça e garra com que jogava. O jovem português André Gomes, também mereceu um voto (4%) nesta eleição. Sem voto algum ficaram o belga Axel Witsel, o argentino Enzo Pérez e o jovem jogador português André Almeida. Todos eles jogadores que de uma maneira ou de outra fizeram a posição "6" no ano de 2012.

Talvez a razão principal pelos adeptos votarem no Matic ao invés de Javi Garcia, seja a qualidade técnica que o sérvio possui e incute no jogo encarnado. Sendo mais introvertido que o espanhol, no que respeita a alguns momentos durante o encontro, originando uma sensação de menos entrega ou receio de confronto físico, a verdade é que os números demonstram o contrário. Matic acaba por ter valores de recuperações de bola idênticas ao Javi quando jogava no Benfica. Em termos de defensivos tem estado impecável, preenchendo aquele meio-campo como ninguém.

O que faltará melhorar? Eu penso que quando a dinâmica do nosso quarteto defensivo, dos nossos alas e do meio-campista da posição "8", possibilitará outra margem de liberdade ao sérvio. Liberdade essa que permitirá ao Benfica tirar muitos mais proveitos. Até lá, gostava de ver o seu jogo de cabeça ofensivo melhorado e maior agressividade nos lances de bola parada ofensiva.

De resto... enfim, acho-o um jogador ímpar a nível mundial. Daqueles que qualquer treinador ambiciona ter na sua equipa. Um jogador que alia robustez física à velocidade, tudo isto aliado a uma técnica apurada e que coloca sempre a equipa em primeiro lugar.

Que mais um treinador pode pedir de um médio? Talvez dois médios com essas características... eu soube à pouco tempo que o Nemanja tem um irmão que pelos vistos também ele é artista... será que não seria uma boa ideia reunir os dois? Fica aqui um video do youtube (vale o que vale) do seu irmão Uros Matic para os mais curiosos:





PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 7, a de médio-ala/interior/extremo direito...

Sem comentários:

Enviar um comentário