12 janeiro 2013

O eleito para a posição 4 foi...


...o central pelo lado esquerdo Garay!


O internacional argentino, tal como Artur, mereceu a totalidade dos votos (25). Claramente os adeptos estão contentes com as exibições do central ex-Real Madrid. Na verdade, podemos dizer que ele chegou, viu e venceu. É hoje um dos esteiros defensivos do Benfica.

Na minha opinião, será o futuro comandante da defesa encarnada, pois Luisão começa a dar sinais de quebras físicas com lesões cada vez mais frequentes. Isto se aguentar no nosso campeonato por mais tempo... Vejo nele algumas características de líder para comandar o quarteto recuado. Poderá parecer faltar-lhe alguma voz de comando, mas nem todos os líderes têm que ter voz grossa e ter um olhar sério. "El Negro" lidera por exemplo.

De facto, ele é um grande exemplo no centro da defesa. Faz o que tem a fazer na sua função e ainda muitas vezes tenta fazer outras que os seus colegas se esquecem de fazer. Só assim é que é possível a explicação para o porquê de ele sobressair numa época em que teve como colega de sector o brasileiro Emerson. Nesta temporada, por exemplo, Jesus sabe que pode arriscar na adaptação de Melgarejo a lateral esquerdo, pois Garay confere-lhe a segurança necessária.

Em termos posicionais ele é igualmente uma referência para quem queira aprender algo sobre o ofício de central. Raramente faz uma falta, o que lhe confere uma áurea de "Gamarra" (recordam-se do paraguaio?). Mas, desenganem-se quem pensa que ele é macio, pois quando tem de meter o pé ou o corpo todo, ele mete. No jogo aéreo é imperial e pelo chão são muito poucos os que conseguem passar por ele. Talvez o calcanhar de Aquiles do argentino seja a velocidade. Bem, também não é nenhum caracol a correr, mas também não é nenhum velocista.

Tecnicamente é um jogador muito evoluído e isso nota-se na recepção e passe que possui. Gostava que tivesse mais iniciativa de construção de jogo, um pouco como David Luiz fazia, pois penso que tem técnica para tal. Contudo, também entendo que com jogadores no meio-campo e alas tão criativos como Matic, Enzo, Salvio e Gaitán, por exemplo, tal faceta não seja tão necessária. Afinal de contas alguém tem de ficar lá atrás, não é verdade?
Com estas características todas, penso que o camisola 24 rende melhor quando joga com um central mais rápido e de marcação ao seu lado, como é o caso do Jardel. Um jogador como o brasileiro permite que o argentino possa jogar mais na dobra e lançar o ataque com um passe longo, por exemplo. Quando joga com Luisão, as tarefas dele são mais de marcação, o que demonstra polivalência de funções. Falando de polivalência, este é um pormenor que muita gente não liga muito mas penso ser muito importante: a adaptabilidade de um central aos dois lados do centro da defesa. No Benfica, o Garay tem jogado sobre o lado esquerdo do centro da defesa. Contudo, na selecção argentina joga sobre o lado direito. Aliás, quando Jardel saiu no jogo frente ao Desportivo das Aves e Matic recuou para o centro da defesa, foi o Garay quem foi para o lado direito. Considero esta característica muito importante para um central de topo. Por exemplo, Luisão dá-se pior quando joga sobre a meia esquerda. Já agora, Jardel é outro dos centrais do nosso plantel que apresenta essa polivalência.

O que é que o Garay pode ainda melhorar? Em termos defensivos, pouco ou nada deve mudar. O Benfica desta temporada joga com as linhas mais avançadas que na época passada, como tal, se calhar talvez um pouco mais de velocidade. Mas, para vos ser sincero ainda não vi o Garay a perder um lance em velocidade com algum avançado adversário... Já em termos ofensivos, penso que o argentino tem de melhorar no cabeceamento, sobretudo, nos cantos e nas bolas paradas. Já agora, também nos livres directos, algo que ele vem referenciado mas tarda em demonstrar de águia ao peito.

Vejo o Garay um central na mesma linha do grande Ricardo Gomes. Elegante a jogar, imperial a defender... falta é ser mortífero a atacar... Uma questão final: quanto tempo acham que vamos conseguir segurar o Garay no Benfica?



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 5, a de lateral esquerdo...

Sem comentários:

Enviar um comentário