10 janeiro 2013

O eleito para a posição 3 foi...


... o central pelo lado direito Luisão!


Dos 38 votantes no blog, 25 foram para o capitão encarnado, o que equivale a cerca de 65% dos votos. É pois uma clara maioria que está contente com o nível exibicional do camisa 4, no ano passado. No entanto, 18% dos votantes (7 votos) pensa que a melhor opção para o lado direito do centro da defesa é o habitual parceiro de Luisão, o argentino Garay. Outros 10% dos votantes (4 votos), considera que o brasileiro Jardel merece o lugar no onze de 2012, muito provavelmente devido às recentes exibições do camisa 33 no seio da defesa encarnada. Miguel Vítor também mereceu um voto de confiança de alguns votantes, com os 2 votos que recebeu, representando 5% do total das votações, o que não deixa de ser curioso para uma opção que poucas oportunidades teve de jogar. O espanhol Javi Garcia é que não mereceu qualquer voto para jogar nessa posição. Posição essa que recordo que jogou em Stamford Bridge, em jogo da Liga dos Campeões, frente ao Chelsea, na época passada.

Sobre o Luisão já poucos adjectivos podemos dizer quanto à sua capacidade de liderança e aparecer nos grandes momentos, quer com exibições defensivas excepcionais frente a grandes jogadores, quer a marcar importantes golos. Não é um jogador veloz, mas também não é tão lento como muitos fazem-no crer. Tem um sentido posicional espectacular em termos defensivos pelo que Jesus vê nele um autêntico patrão da defesa. Não é à toa que o técnico encarnado frente ao poderoso Barcelona não se coibiu de utilizar o camisola 4, mesmo quando ele vinha de uma lesão complicada que o afastara durante algum tempo.

Apenas aponto três defeitos. O primeiro é que não sai muito a jogar e não tem um passe longo de grande qualidade. Isto numa equipa grande acaba por ser prejudicial, pois muitas vezes são os centrais que têm de construir jogo. O segundo tem haver com o facto de não se sentir muito à vontade quando a equipa joga com a linha defensiva subida no terreno. Sinto que Luisão não transmite muita confiança, ora com a bola nos pés, ora com o vai-e-não-vai ao adversário. Talvez porque na época passada os problemas físicos que teve levam-no a jogar mais na defensiva em termos posicionais, pois penso que ele tem as condições físicas e técnicas para jogar mais acima se quiser. Por fim, o terceiro ponto de discussão é o seu jogo de cabeça ofensivo. Parece que quando ele quer, ele consegue marcar. Que o diga o Ricardo, ex-guarda-redes do Sporting e da selecção nacional. No entanto, sendo um dos centrais mais altos da nossa liga e com toda a sua experiência capitalizada pelos anos ao serviço do Benfica e da selecção brasileira, acho que devia e podia ter melhores números.



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 4, a de central sobre o lado esquerdo...

Sem comentários:

Enviar um comentário