27 janeiro 2013

A não convocatória de Nolito

 
Será que está lesionado? Ou será que isto indica que vai mesmo sair? De qualquer das formas, será benéfico para o Benfica sair? E, a que preço?


Será que temos alguém que consegue ter esta qualidade nas bolas paradas?

Tudo isto são questões pertinentes e que até ao final de Janeiro deverão ficar esclarecidas. Contudo, será que o Nolito já não é tão importante para o Benfica como foi na época passada?

Pessoalmente... gosto do espanhol. Foi para mim a "pechincha" da época passada. Sempre que o vejo jogar, vejo vontade, garra, esforço e qualidade. É certo que ultimamente, as coisas parecem não lhe estar a sair lá muito bem... ora falha passes, ora falha golos, ora falha desmarcações,... mas, nota-se que quando der o clique, e eu penso que isso acontecerá quando fizer o gosto ao pé, as coisas irão mudar.

Simplesmente Golito!
Na época passada, foi um dos melhores extremos esquerdos da equipa. Fez cerca de 15 golos em 48 jogos (incluindo campeonato e outras competições em que participou). O que é um excelente cartão de visita. No entanto, esta temporada, uns problemas físicos fizeram-no com que começasse no banco a época. Depois, com a recuperação de Nico e, sobretudo, a aposta em Ola John, retirou-lhe muito o seu espaço.

Enorme pormenor técnico do espanhol.
Comparando-o um pouco ao jogador holandês, vejo que este tem dois pontos muito positivos a seu favor, o seu potencial e a capacidade de cruzamento, algo que não vejo tanto no Nolito. Contudo, isto são coisas que se pode trabalhar, até porque o próprio espanhol ainda não demonstrou tudo o que sabe e poderá render na equipa. E, quanto aos cruzamentos, é uma componente que pode trabalhar mais e de adaptação ao estilo de jogar de outros jogadores.

Grande driblador e assistente para golo. O rei dos "slaloms".
Mas, Nolito tem dinâmicas que mais nenhum outro extremo da equipa tem. Em primeiro lugar tem um drible muito curto, que com o seu estilo, quase trapalhão acaba por ir avançando no terreno e furando as defesas adversárias. Segundo, tem uma excelente visão de jogo. Quantas vezes é que ele não assistiu os seus colegas para o golo? Quantas vezes na época passada o Rodrigo não aproveitou os seus passes? Quantas vezes é que ele não isolou o lateral esquerdo para cruzar para a grande área? Terceiro, é para mim o rei dos "slaloms" em Portugal, partindo da ala esquerda para o centro do terreno e desferir remates frontais, muitos deles originando golo. Quarto, é um jogador maduro, que não se atemoriza em qualquer ambiente, para além da sua capacidade de trabalho. E, quinto, em termos defensivos, por muitas opiniões divergentes, ele ajuda imenso, não só a fazer pressão avançada, como a descer e fechar o seu flanco.

Mais uma finalização em grande estilo como
um ponta-de-lança.
Escrito isto, e pensando na estratégia de jogo do Benfica esta temporada... assentada predominantemente num 4-4-2, se calhar Jesus pretende um extremo esquerdo que seja mais médio-ala, que trabalhe para ganhar a linha e cruzar. Isso o Nolito poderá fazê-lo, mas não está na sua génese de jogar. Mas, jogar em 4-4-2, não significa só ter extremos que vão pela linha e cruzem para o ponta-de-lança. Jesus poderá utilizar Nolito num 4-4-2, se colocar um Rodrigo ou um Lima a procurarem fazer uma diagonal para a ala esquerda, à frente do espanhol. Assim, quando este estiver a fazer o "slalom" para o centro do terreno, arrastando os defesas consigo, poderá meter com um passe em diagonal esse avançado móvel na cara do golo ou em excelente posição para assistir o ponta-de-lança ou o próprio Nolito que acaba por continuar a sua movimentação para zonas de finalização. Aliás, este tipo de dinâmica frente a adversários fechados lá atrás, é talvez o melhor, pois o "chuveirinho" de cruzamentos acaba por beneficiar este tipo de defesas. Já agora, num esquema com dois avançados, e dada a sua apetência para marcar golos, gostaria de vê-lo a jogar em dupla com outro avançado. É que tenho para mim, que Nolito poderá render também nessa posição.

Mais uma finalização em grande estilo como
falso extremo esquerdo.
No 4-2-3-1, como aquele que o Benfica utilizou ontem na "Pedreira", Nolito acaba por ser muito importante. Na verdade, dada a sua apetência para o golo e as suas movimentações, neste esquema táctico e nesta estratégia de jogo acaba por ser um segundo avançado. Ontem, dada a exibição amorfa do holandês Ola John, interroguei-me como teria sido se naquele quarteto da frente estivesse o Nolito.

É um jogador muito importante em espaços curtos, pois tem a capacidade de criar espaços, não só com os seus dribles, como pela sua visão de jogo. Num Benfica dominador, a encostar os seus adversários às suas zonas defensivas, é com jogadores como Nolito que tentam furar as defesas que a equipa encarnada conseguirá fazer os desequilíbrios necessários para vencer os desafios.

Por tudo isto, para mim, era de manter o espanhol na Luz e não o deixar sair a qualquer preço. Mesmo que nos tenha custado 0 € (o que não é bem verdade, pois nestes casos há sempre prémios de assinatura envolvidos...), a sua saída tem de ser por um valor condigno com a sua categoria, nunca não inferior a pelo menos 15 M€. Não é em qualquer lado que se encontra um jogador com estas qualidades e com o rendimento que tem, 15 golos na sua época de estreia... é obra!

Eu gostava de ouvir mais vezes o seu cântico na rádio...
E vocês?

4 comentários:

  1. Não percebo nada da gestão do plantel do JJ.

    Esta a seguir os passos do Mourinho esta epoca ?

    Apostar em jogadores que não ficaram no plantel ou não eram convocados, e não apostar nos que foram tanto tempo convocados e estavam a espera das oportunidades.

    Fazer jogar o Urreta depois de ter dito ao Nolito que confiava nele e o queria guardar.
    Fazer entrar o Kardec quando o Rodrigo voltava aos golos e precisava de mais minutos.
    Desistir do Carlos Martins no inicio da epoca depois da excelente pre-epoca que fez.
    Coisas que eu não percebo.

    Do outro lado lançou muito bem o Ola John e o Gaitan.

    E uma gestão sem linha diretiva.

    O que eu vejo é que não faz jogar os jogadores que os adeptos pedem e gostam. Faz de tal maneira que seja ele o responsavel pela aposta e pelo successo do jogador na equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Tens toda a razão nas questões que colocaste.

      Agora, se tentares olhar para as escolhas segundo os maiores interesses de terceiros (investidores, empresários, jogadores que podem render valorizar mais no curto prazo pelo nome e mercado que já têm), percebes o porquê de se preferir apostar nesses jogadores.

      As não convocatórias de Nolito, se não for por lesão, entendo-as como se o jogador está a ser negociado neste mercado de inverno. No entanto, não deveriam os interesses da equipa em primeiro lugar?

      É por estes motivos que ando muito crítico quanto à nossa política desportiva.

      Eliminar
  2. Foda-se,mas se o homem(JJ) não os mete a jogar é pk n percebem,é os empresarios e tal,se os mete a jogar,é pk n mete os outros k metia na altura,foda-se ,klk merda serve pra mandar a baixo o GRANDE treinador k é JJ...

    Não a pachorra pra tanto falta de inteligencia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Em momento algum critica-se de forma destrutiva o JJ do quer que seja.

      Este texto foi escrito em português e embora não respeite o novo acordo ortográfico, penso que é completamente perceptível as questões que coloquei.

      Qualquer sócio e adepto do Benfica, deverá querer inteirar-se de como estão a ser geridos os recursos do seu clube, sobretudo, ao nível financeiro.

      É que a ocasião faz o ladrão e em Portugal, e no Benfica em particular, o que não falta são casos obscuros.

      Mais, aviso que não serão admitidas quaisquer expressões de vernáculo calão.

      Eliminar