28 janeiro 2013

O Guerreiro da Luz




Uma imagem vale mais do que mil palavras
Esta fabulosa imagem acaba por transmitir a verdadeira natureza épica da exibição do goleador brasileiro, Lima, frente aos auto nomeados "guerreiros do Minho". Mais do que uma exibição de um matador, vimos na "pedreira" um autêntico gladiador romano. "Em Roma, sê romano" é o que dizem... e nada mais apropriado para o que "o guerreiro da Luz" fez numa das mais antigas cidades romanas da península Ibérica.


A conquista da Luz
Vindo precisamente, do Sporting de Braga, o brasileiro Lima chegou à Luz sob olhares cépticos dos adeptos encarnados. Chegou com rótulo de goleador, após uma época em que foi, a par de Cardozo, o melhor marcador do campeonato. Contudo, o elevado valor gasto, cerca de 4 M€, num jogador de 29 anos e que iria para o seu último ano de contrato (se tivesse ainda no Braga, agora em Janeiro poderia negociar com qualquer clube, sem este ter que pagar qualquer cláusula ao Braga...), ainda por cima de um clube que ultimamente parece apostar na candidatura ao título nacional, fez com que muitos o olhassem com desconfiança. É o que dá ter uma visão demasiado estereotipada. No entanto, cedo o brasileiro tratou de demonstrar que estavam errados. Primeiro, conquistou um lugar no onze encarnado, com a capacidade de trabalho que sempre primou durante toda a sua carreira. Inicialmente, como suplente utilizado e mais tarde, quando começou a encaixar melhor no modelo de jogo do Benfica e a entender-se melhor que o Rodrigo (anterior titular na sua posição) com o ponta-de-lança Cardozo, conseguiu a titularidade.


As adversidades
É certo, que frente a adversários mais complicados essa dupla nem sempre tem funcionado como toda a gente o desejaria... talvez seja preciso mais treinos, mais entrosamento, mais comunicação, mais química entre ambos... Contudo, o camisola 11 mantém sempre a sua imagem que tanto o caracteriza: a de guerreiro. Não vira a cara a luta e tenta sempre fazer o seu melhor. É claramente um jogador competitivo e isso é bom sinal, pois qualquer adversidade assim é ultrapassável. Quem é que não admira um jogador assim?


As "Janeiras" de Lima
Aliás, este início de 2013, tem sido notório esse perfil competitivo de Lima. Quer jogue ao lado de Cardozo, quer com outro companheiro ou sózinho no ataque, ele está lá para o que der e vier. É por isso que nestes mês enorme em jogos, dos 7 já realizados pelo Benfica, jogou nos 7 e marcou 8 golos. É uma média de mais de um golo por jogo, o que é fenomenal para o gladiador brasileiro. Apenas não marcou frente ao Porto, muito por causa da dinâmica que mencionava atrás com Cardozo, que frente a adversários de maior qualidade, a dupla e a equipa sentem dificuldades na criação de jogo.



Lima(r) o ataque
A recente exibição no estádio Axa, em que o Benfica, por impossibilidade de utilização de Cardozo, por lesão, fez com que o Benfica entrasse em campo sem os tradicionais dois avançados, em 4-4-2. Jogando num 4-2-3-1, Lima demonstrou ser capaz de render tanto ou mais que no esquema anterior, tal a qualidade da sua exibição. Para além disso, afirmou-se publicamente como um avançado de referência para a equipa. Tem um estilo distinto do Cardozo, mas é mais completo que o paraguaio, no que toca à mobilidade e velocidade, por exemplo. Fica agora a questão de saber se, por um lado, Jesus irá manter o 4-4-2 ou irá mudar para o 4-2-3-1? Por outro lado, se a aposta for no segundo esquema, quem será o ponta-de-lança preferido para Jesus? E qual o vosso?

Sem comentários:

Enviar um comentário