08 janeiro 2013

O eleito para a posição 2 foi...


... o lateral direito Maxi Pereira!


O uruguaio ao serviço do Benfica foi considerado com 81% dos votos (13/16) o lateral direito de 2012 da equipa encarnada. Atrás dele, ficaram: o Yannick Djaló com 12% (2/16), e o André Almeida com 6% (1/16). Há pois um claro contentamento com a opção de Maxi a lateral direito, por parte dos Benfiquistas votantes.

Maxi Pereira pode não ser um Dani Alves a lateral direito, não tendo a velocidade nem a qualidade técnica ao nível do cruzamento que o brasileiro tem. Contudo, não fica nada a dever ao jogador do Barcelona, principal referência mundial nessa posição, no que respeita a entrega ao jogo, superando-o, a meu ver, em termos defensivos.

É deveras impressionante o que a atitude, a garra e a força de vontade podem fazer a um jogador. Como já referi, Maxi Pereira não é o jogador mais veloz do mundo (também não é nenhuma preguiça...), nem tão pouco o mais tecnicista. No entanto, continuamos a vê-lo a conquistar a linha de fundo, a ser o primeiro a ir para o ataque e até mesmo fazer "cuecas" sobre os defesas laterais adversários.


Nos últimos tempos, o uruguaio tem merecido uma chuva de críticas, sobretudo ao nível do seu posicionamento defensivo, pois muitos dos golos sofridos pelo Benfica resultam pelo seu lado e pela ausência do Maxi nesse momento. De facto, acho totalmente injusto tais críticas, pois o camisola 14 encarnado não pode ser omnipresente. Deveriam sim criticar o sistema de entreajuda/compensações da equipa ao invés de colocar essa pressão sobre os ombros de um atleta que mais dá de si à equipa.

A nível defensivo, penso que não lhe falta nada e direi até que é o melhor lateral direito a actuar em Portugal. Sabe as manhas todas defensivas e a única maneira de passar pelo uruguaio é ou apanharem-no em contra pé, isto é, fora de posição, ou então em muito melhor forma física que o Maxi, o que é raro.

A meu ver falta apenas o seguinte: melhorar o cruzamento, não só a nível técnico, mas sobretudo no momento de cruzamento. É que muitas vezes vejo-o a perde o momento de cruzar para o colega, pois tem de parar a bola, olhar para a área e depois executar o cruzamento, resultando ora no corte do lateral, ora no marcador do avançado para quem ele tentara cruzar.



PS: Entretanto, já está aberta as votações para a posição 3, a de central sobre o lado direito...

Sem comentários:

Enviar um comentário