20 janeiro 2017

«Última hora: Benfica antecipa-se a Porto e Braga e contrata...


... para o meio-campo defensivo do tricampeão nacional.»


«Aos 26 anos, o médio-defensivo, que também poderá jogar como médio-centro, Rafael Assis e que tem sido a sensação desta temporada no Chaves, é agora contratado pelo Benfica numa operação relâmpago. Antecipando-se a Porto e Braga, mas também à concorrência de clubes franceses (o Nantes do português Sérgio Conceição era um dos principais interessados) e espanhóis.
À nossa redacção chegou a informação de que a turma de Rui Vitória estava à procura de um médio com as características do número 6 brasileiro ao serviço do Chaves, para reforçar o seu meio-campo, uma vez que Fejsa precisa ser bem gerido do ponto de vista físico. Com apenas Samaris para aquela posição, uma vez que tanto Danilo e Celis, apesar de serem uma aposta para o futuro a médio prazo do meio-campo encarnado, carecem neste momento de ritmo de jogo e de alguma maturidade competitiva para serem aposta segura, Rui Vitória acredita que Assis é a solução que precisa para atacar as 4 frentes em que está envolvido.
À Luz chegará o segundo melhor médio defensivo deste campeonato até ao momento (o melhor tem sido precisamente o camisola 5 dos encarnados). Um jogador que é comparado por muitos especialistas com o N'Golo Kanté, não só apenas pela sua baixa estatura, como também pela forma exímia como rouba bolas ao adversário e sai a jogar com ela.
De referir, que o jovem internacional brasileiro Danilo vai ser emprestado para o Standard Liège da Bélgica, mantendo-se a promessa de compra por 15M€ por parte do Benfica no final da temporada, visto que Rui Vitória acredita no valor do jovem. Já quanto ao internacional colombiano fará o percurso inverso de Assis. A ideia dos responsáveis encarnados, é aproveitar a ausência do espaço de Assis em Chaves para ser colmatada por Celis, que vai por empréstimo até ao final da temporada e onde terá oportunidade de jogar com mais regularidade. O clube transmontano vê assim um excelente negócio, uma vez que arrecada um importante montante com a venda de Assis, mas consegue substituir por um jogador que embora mais jovem e a prazo, tem qualidade e vem a custo zero.»

Digam lá se não seria uma grande notícia? 😎




P.S.: Atenção Benfica, este é daqueles jogadores que realmente vale a pena vir já para a Luz, pelos motivos que falo nesta notícia fictícia. É um jogador que poderá jogar com qualquer outro dos jogadores que compõem o meio-campo encarnado, como o Fejsa, o Samaris, o Pizzi e até o André Horta. Pelo custo de oportunidade que vale, não arranjamos melhor. E, ainda por cima a sua aquisição poderá resolver um possível problema de colocação de outro atleta. Estão à espera do quê?

40 comentários:

  1. o jose marinho estava a dizer que muito provavelmente iriam apostar nos jovens da b pla saida do samaris e danilo, deve ser ou o florentino ou o pedro rodrigues, o florentino nao vi muito mas plo euvistedevermelhoebranco pareceu craque o pepe ja gostava de o ter na a ha um bom tempo XD e esperar para ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz qualquer sentido isso. Os miúdos precisam é de jogar e ao irem para a A não serão segundas alternativas. Serão como foram o Celis e o Danilo até agora.

      O que eu quero é uma solução pronta a usar. Uma solução que permita poupar o Fejsa para a Champions e vice-versa. Uma solução que permita poder colocar o Samaris a jogar a "8" se for necessário, uma vez que o André Horta, também ele precisa de evoluir.

      Eu quero uma solução de 6 meses, que fazendo o que o Assis está a fazer no Chaves, no Benfica, possa fazer dinheiro no final do ano, porque de facto poderemos fazê-lo pois ele joga muito.

      Depois, estarás a tirar o pão da boca aos teus principais concorrentes.

      E, tudo isto custando menos que um Vera...

      ;)

      Eliminar
    2. pois, mas tb nao sabemos se o florentino ja esta pronto tal como o renato, e das coisas que por acaso fica na minha cabeça. pk alguns miudos que temos aos 17 ou 18 anos ja estao prontos para uma 1º liga nem que seja para serem 2s opçoes e lembra te que vao vender o samaris logo abre se uma vaga

      Eliminar
    3. Duvido muito que vendam o Samaris neste momento. O Benfica está neste momento com uma grande equipa. Os seus sectores mais fortes são: a defesa e o meio-campo. Com a recuperação de Jonas e Mitroglou, o nosso ataque também fica a 100%. Sobra-nos os extremos para trabalhar.

      A saída do Lindelöf é devidamente colmatada, porque continuamos a ter 3 centrais para duas posições. Mas, no meio-campo, temos Fejsa e Samaris para a posição "6" (e eu penso que o grego pode fazer também de central e de médio "8") e temos Pizzi e André Horta para a posição "8". Destes 4, o André é o que precisa mais cuidados. Se sair o grego, e com os empréstimos de Danilo e Celis, ficamos apenas com Fejsa e a solução que vier, se não tiver já experiência e andamento, terá que ser trabalhada pelo Rui Vitória, numa altura em que não tens tempo para trabalhar e que a haver trabalho será com os extremos que tens à disposição.

      Daí que esteja a exigir este Assis. Pelo preço que custa, facilmente se pagará. Por exemplo, libertando o Fejsa para a Champions nas semanas que houver necessidade e de jogar o Assis nos jogos do campeonato.

      Reconheço talento ao Pedro Rodrigues e ao Florentino, mas a integração destes não deve ser feita a meio da época e ainda por cima numa altura em que lutas por tudo. A existir uma integração deve ser feita na pré-época. Aí partirão todos de igualdade. Para além disso, eu quero é que os miúdos joguem o máximo de jogos possíveis nesta temporada.

      O Pêpê é um bom jogador, mas comete muitos erros. Há muitos jogos em que o Benfica está em vantagem e deixa-se empatar nos últimos minutos, porque ele também tem quebras. Quanto ao Florentino, é ainda um "selvagem". Tem o físico de um jogador mais maduro, mas falta-lhe agora maior ratice e inteligência de jogo. Isso só se consegue jogando e com outros níveis. Mas, não na equipa A, onde sejamos sinceros só será chamado pontualmente.

      Até poderia dar-lhes uns minutos na primeira equipa, mas apenas em condições muito especiais.

      Eliminar
  2. deixem-se disso
    o Pêpê é mais jogador que este assis, prefiro mil vezes o Pedro Rodrigues que um brasileiro de 26 anos.
    PS, sendo que o Pêpê tem uma enorme margem de progressão e muito para aprender com o Fejsa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Pêpê a minha opinião já foi dada ao alexanderson. A equipa principal do Benfica precisa neste momento de uma solução. Não de mais um projeto.

      Depois esse projeto de jogador precisa de jogos nas pernas, não de ver jogos do banco. Não queiram meter a carroça à frente dos bois.

      ;)

      Eliminar
  3. Bela "notícia", PP!

    Gosto sobretudo da parte "...jogador que é comparado por muitos especialistas com o N'Golo Kanté..."
    Boa!

    Agora a sério, espero que o Samaris não saia. A confirmar-se a saída do Celis e do Danilo, precisamos de alguém para reforçar o centro do meio campo. Na minha opinião deveria ser um jogador com características de 8, mas mais forte defensivamente do que o Pizzi e o Horta.

    Ou seja, para a posição 6 teríamos o Fejsa e o Samaris. Para 8 criativo, teríamos o Pizzi e o Horta.

    Este quinto elemento da zona central, seria um 8 defensivo, que poderia jogar em duplo pivot com o Fejsa ou com o Samaris. Terá o Assis essa capacidade? Não será o Danilo apropriado para essa função?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se te disse que nós já temos esse "8" defensivo? Ele chama-se Samaris. É assim que ele rende na seleção grega.

      O Assis seria o jogador ideal para jogar com o Samaris ao lado. Uma dupla que poderia funcionar tão bem como aquela que Jorge Simão colocou a jogar em Chaves e foi a sensação de uma primeira metade de temporada a grande nível da equipa transmontana: Assis e Bataglia.

      O Danilo poderia ser esse jogador, mas não tem jogado. Está sem ritmo e depois só tem 19 aninhos. É um miúdo ainda. Tem toque de bola, mas comete muitos erros. Precisas de alguém para entrar no imediato. Até porque também tens um projeto de jogador para trabalhar nessa zona do terreno: o André Horta.

      Assim, teria duas grandes duplas de meio-campo: Fejsa e Pizzi (a principal) e, Assis e Samaris (para rodar). O André Horta seria para ir-se trabalhando, pois é o que a nível táctico mais dificuldades tem em interpretar muitas das dinâmicas da equipa.

      Mais, o Assis tem uma vantagem adicional: está rotinado a um modelo de jogo assente em 4-4-2, o mesmo que praticamos.

      Eliminar
  4. E não é que me enganaste bem enganadinho, até ao fim?! J inclusivamente, dei comigo a pensar 'Ah ok assim já percebo a saída do Danilo' rsss

    Não sabia que o Celis também ia sair...sempre é melhor do que ficar lol

    Sobretudo continuo sem perceber o mistério Danilo...acho-o uma excelente alternativa a Fejsa e a Pizzi/ Horta, a 6 ou a 8!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh! Eh! Eh! ;)

      Danilo deve ser uma questão de dinheiro. Acredito que se o miúdo tivesse feito mais de 5 jogos o Benfica teria de adiantar um X ou algo do género. De qualquer maneira, o Danilo para ficar teria que ser para jogar no mínimo com a mesma regularidade que o Samaris joga atualmente.

      Eliminar
    2. Pois, só se for isso...eu gostava muito do Samaris dos tempos de JJ, mas daí para cá tem vindo sempre a piorar - não sei se percebo bem porquê. O que sei é que, não havendo Fejsa, ficava mais entusiasmado com Danilo no onze do que com o actual Samaris.

      Eliminar
    3. O Danilo tem tanto para aprender ainda... repara no que acontece ao nosso jogo quando ele entra na segunda parte frente ao Sporting. Perdemos o meio-campo por muitos momentos.

      Eliminar
    4. E o que aconteceu ao nosso jogo quando o Samaris entrou na Turquia? Pois...esse jogo demonstrou bem o que é o Samaris actual - ânsia de sair a todas as bolas e estupidez táctica pura.

      De resto, não acho que o Danilo tenha entrado assim tão mal no derby - antes pelo contrário. Além disso, sendo eles que tinham que correr atrás do resultado, era natural que estivessem por cima nalguns momentos...

      Eliminar
    5. Olha vê o que o grego jogou esta tarde... ;)

      Não se deve avaliar um jogador por um jogo, ainda por cima um jogador que já tinha sido fundamental no título.

      Eliminar
    6. Ontem jogou muito bem, sim! E já vem de há uns 2 jogos atrás, a melhoria dele. Que continue assim - ontem ninguém se lembrou de Fejsa! ;)

      Eliminar
    7. Isto acontece por dois motivos: os jogadores são humanos e como tal precisam de se adaptarem, e os próprios colegas sendo também humanos precisam de também adaptarem.

      Repara na solução Pizzi a médio "8". No início da temporada não o colocávamos lá, porque não teria o melhor rendimento. Agora, está a fazer uma época muito melhor que a do Enzo naquela posição. Isto porque se insistiu nele e nos motivos pelo qual ele iria singrar naquela posição. Aqui devemos aplaudir de pé a paciência e o trabalho de Rui Vitória sobre o Pizzi.

      Clap! Clap! Clap! ;)

      Eliminar
    8. Errata: onde se lê 'os jogadores são humanos', deve ler-se 'exceptuando Jonas, Zivkovic, Rafa, Pizzi, Fejsa, Grimaldo, Nélson Semedo, Lindelof e Ederson, os jogadores são humanos' ;)

      Agora a sério, de acordo com tudo. RV tem muitos defeitos, mas a falta de paciência não é um deles, decididamente! O que é ainda mais notável por ele ser também adepto - e se há coisa que não caracteriza o 'terceiro anel', é a paciência!...

      Muito poucas personalidades teriam tido a resiliência psicológica e capacidade de manter o foco que RV teve na época passada, sobretudo na primeira metade da época! Em termos humanos e de liderança, não há dúvida que RV é um dos melhores da Europa. Mesmo em termos puramente técnico- tácticos, evoluíu muito desde que chegou. Estou a dar a mão à palmatória porque fui um dos mais precoces e virulentos críticos dele - penso que terei sido o primeiro a chamá-lo de Rui Derrota, ainda na pré-época do ano passado...

      O melhor elogio que lhe posso fazer, por isso, é o seguinte: embora continue a não me entusiasmar por aí além o seu modelo de jogo, se me perguntarem se nesta altura gostaria que o Benfica mudasse de treinador, a resposta é clara: não!*

      * excepto se o substituto fosse Vítor Pereira, Sarri, Tuchel ou Klopp, mais um talvez para Paulo Sousa ;)

      Eliminar
    9. Estavas a ir tão bem Benfiquista Primário... Não percebo o porquê do endeusamento todo com o Vítor Pereira, que claramente tem uma enorme lacuna a nível de inteligência emocional que o impossibilita de chegar a outros voos. Depois o Sarri, o Tuchel e o Klopp, e até mesmo o Paulo Sousa, vê como as suas equipas são inconstantes. Será que resistiam cá em Portugal? Será que o Benfica continuaria a manter-se lá na frente?

      Nós só olhamos para os bons momentos desses treinadores, mas esquecemos é que todos estes, esta temporada já passaram semanas sem conseguirem ganharem um jogo. Imagina o que seria isso no Benfica?

      ;)

      Eliminar
    10. Pois, talvez...no fundo, sou um benfiquista dos românticos ainda - exijo um Benfica de excelência no ataque organizado, que só excepcionalmente use o contra-ataque...um Benfica que, sobretudo na Luz, domine, encoste, arrebate e massacre com futebol de ataque! Vi esse Benfica demasiadas vezes, incluindo muito recentemente, para me bastar só o mais importante - os resultados...

      Acho que qualquer desses treinadores nos daria esse futebol de volta. Não sei se com melhores ou piores resultados - não sei mesmo.

      De qualquer forma, esta é uma questão meramente teórica: já aprendi a viver bem com o futebol deste Benfica de RV e, tudo pesado, neste momento só quero que fique (e que mantenha Zivkovic no onze!) ;)

      Eliminar
    11. Mas, porque achas que não é isso que o Rui Vitória também quer?

      Isso do ataque organizado tem muito que se lhe diga. Um bom exemplo é do que a maioria pensa do futebol de Jorge Jesus. Toda a gente, nos últimos anos, elogia de uma maneira ou de outra, o futebol que Jorge Jesus impõe nas suas equipas. Um futebol que é do melhor que existe em Portugal. Muitos olham para ele como a última bolacha do pacote em termos técnico-tácticos. Falam da organização defensiva e do ataque posicional.

      No entanto, perdoa-me a frontalidade, mas não sabem do que falam, porque pura e simplesmente o futebol de Jorge Jesus é tudo menos de ataque posicional e de momento ofensivo puro. Daí as enormes dificuldades do Sporting esta temporada, e até da forma como nunca conseguimos controlar por completo os grandes encontros quando ele ainda estava por cá.

      Na realidade é um futebol de transições onde se confunde a maior percentagem de posse de bola (devida à maior qualidade dos jogadores) com futebol de ataque continuado.

      O mesmo se pode falar com muitos desses treinadores que apontaste... Desses, todos, talvez o Tuchel e o Paulo Sousa tenham ideias de futebol apoiado mais enraizadas, mas os restantes, vêem um futebol apoiado da mesma forma como o Jesus vê.

      Depois, temos de ver outra coisa, é mais fácil para um treinador começar a pensar na vertente estética, quando está seguro na sua posição.

      O que devemos realçar no caso do Rui Vitória, é que ele contra tudo e contra todos, lá se assumiu líder de um grupo de trabalho e diria que até foi de forma natural. A equipa aprendeu a defender uns belos 30 metros à frente do que fazia, e isso não foi porque o outro ensinou. Foi trabalho do Rui.

      Também tem sido trabalho do Rui, a forma como o Guedes tem evoluído drasticamente numa posição que não era a dele na época passada.

      O que eu gostava é que o RV conseguisse treinar os melhores no Benfica durante pelo menos dois anos. Ou seja, imagina agora o Guedes que está a despontar... gostava que permanecesse cá mais uma época (que só saísse no ano de mundial, por exemplo). Estou convicto que teríamos equipa para ir mesmo muito longe, não apenas a nível nacional, mas a internacional também.

      É muito fácil trabalhar em cenários perfeitos, mas saber trabalhar sobre um cenário onde a mudança é o que é constante e, mesmo assim, conseguir quebrar recordes, é de louvar.

      ;)

      Eliminar
    12. Eu vi, na maioria das épocas de JJ no Benfica, um futebol de ataque dominador, que privilegiava o futebol apoiado, com muitas linhas de passe disponíveis ao portador da bola, a um/dois toques em triangulações sucessivas, dentro do bloco adversário, com jogo interior predominante. Muitas vezes rápido e vertiginoso, mas ataque organizado. Nos primeiros 4 anos, de facto, com problemas no controle do jogo/equilíbrio da equipa, que melhoraram nos 2 últimos anos - equipa mais 'madura' e 'resultadista', com melhor gestão de esforço e a saber especular com o jogo de forma mais cínica/'italiana'. O melhor de JJ talvez fosse mesmo a organização defensiva (o tal 'saber defender com poucos'), mas que o ataque organizado era excelente, era.

      E quanto ao Vítor Pereira, quantos ganharam ao Benfica de JJ depois dele?Pois...e com uma derrota em dois anos! Depois, pode-se gostar ou não dele, mas negar que tem um modelo de posse, atribuindo-lhe um modelo de transição ofensiva??! A sério?

      Repito: quero que RV fique, mas quando sair, que venha um destes.

      ;)

      Eliminar
    13. JJ, foi ao Dragão e levou um hi 5 do Villas-Boas que andou de lado. Sobre saber defender, já achei isso, hoje não o acho. E posso argumentar com o seguinte: nem o Benfica soube manter o mesmo modelo de jogo quando jogava com uma equipa do mesmo nível (o que revela graves lacunas tácticas que nunca foram resolvidas com o Jesus e isso vê-se agora no Sporting com o transporte do seu modelo de jogo), nem o Benfica aprendeu a saber defender depois de 6 anos com o Jesus, como demonstra o início da época passada.

      Não é à toa que o Jesus é dos treinadores mais interventivos no banco durante os jogos. Dá clara sensação que quer controlar os jogadores como se tivesse com um comando da playstation. Isso demonstra que o trabalho de treino não é assim tão bom quanto isso.

      E, agora perguntas-me, mas como foi ele conseguir ser campeão? E é aqui que eu agora conseguiria reduzi-lo ao tamanho de uma moeda de um cêntimo. É que ele ganhou tantas vezes o campeonato nacional nos 6 anos de Benfica, quanto uma moeda lançada ao ar 6 vezes sairia cara... ou coroa.

      A bem da verdade, o Mário Wilson tinha mesmo muita razão quando dizia que qualquer um arriscaria-se a ser campeão. Eu vou mais longe, com aquelas equipas que o Benfica montou, era preciso ser-se muito mau para não ser campeão, e olha que ele até foi durante três épocas consecutivas.

      Sobre o Vítor Pereira, referir que ele herdou uma belíssima equipa, senão vejamos: tinha lá o Moutinho, tinha lá o James Rodriguez na sua 3 época, tinha lá o Otamendi, tinha lá o Fernando, tinha lá o Hulk, e ainda foi juntar o Jackson... ah! E, não esquecer do seu grande trundo: o Defour. Foi o belga que lhe fez ganhar muitos jogos ao Benfica, uma vez que a presença dele acabou por condicionar imenso a primeira fase de jogo do Benfica de Jesus. Lembras-te do erro do Artur num jogo com o Porto na Luz... é um bom exemplo disso.

      Eliminar
    14. Pois, só que com Jesus ganhámos 3 em 6, quando nos 15 anos anteriores a Jesus, tínhamos ganho 1...e só não ganhámos 5 em 6 pelos detalhes e a aleatoriedade do futebol (fora-de-jogo do Maicon e chouriço do Kelvin).

      Passámos de 1 campeonato em 15 anos para 3 campeonatos em 6 anos - e você acha mesmo que a cara ou coroa explica isto?

      Ah e tal teve grandes plantéis...pois teve, mas antes dele o Quique já tinha 'só' Luisão, David Luiz, Maxi Pereira, Pablo Aimar, Angel Di Maria, David Suazo, JA Reyes e Oscar Takuara Cardozo!...

      JJ no Sporting? Mas pode-se lá avaliar o talento de um treinador ou jogador pela sua passagem por aquele buraco negro? Figo e Balakov eram maus jogadores? Robson era mau treinador? Ali não há talento que sobreviva...até a minha filha, com 4 anos, já percebeu: 'o Sporting perde.'

      Vítor Pereira: confesso que ainda não percebi se acha que ele é treinador com modelo de posse ou de transição?
      ;)

      Eliminar
    15. E quantos desses treinadores foi dado 6 oportunidades seguidas?

      O cara ou coroa explica muito disso, face à estrutura que foi montada para o apoio ao treinador. Depois, a qualidade dos jogadores. Olhas para eles e facilmente identifica-os como sendo dos melhires do mundo da atualidade nas suas posições.

      O Quique só teve um ano. O Quique que muita gente não gosta depois de ter estado na Luz foi para o Atlético e foi ele que deu origem a esta dinâmica de vitória que o Simeone está a ter. Chegou a ganhar títulos europeus com os colchoneros.

      Essa questão que fazes do JJ no Sporting, esbarra-se no seguinte argumento: ele foi exatamente contratado para isso. Ele pensava que a estrutura era... ele. Tudo o resto eram marionetas à volta dele. Não é à toa que ele colocou aqueles tachos todos à volta dele. O resultado era o esperado. Só um incompetente é que não sabe disso.

      Ainda sobre o Jesus, reconheço que ele naquela altura tinha um conhecimento de treino que permitia maior rapidez das equipas começarem a jogar um futebol com algum nível. E isso deve-se à sua maior experiência no futebol e não inteligência de jogo. Se fosse muito inteligente já teria evoluído o seu futebol e não é isso que vemos. O treino dele não é um treino de princípios de jogo. Por isso os jogadores quando ele sai dos clubes parece que desaprendan de jogar. Se fosse um treini de princípios os jogadores perceberiam porque em cada momento teruam que ter determinado comportamento. Resultado? Berraria em todos os jogos do banco.

      Depois o Sporting não tem talento? Epa não é bem assim!! Rui Patrício, Schelloto, Coates, Rúben Semedo, Zigelar, William Carvalho, Gelson Martins, Adrien, Bryan Ruiz, Bas Dost e Campbell, não é um grande onze? E ainda tem Markovic, Bruno César, Paulo Oliveira, Elias, entre outros no banco?!

      Não é pela falta de qualidade, pois eles têm. Agora este treinador não tem tido garras para os treinar. A forma como ele nunca aproveitou bem o Elias, castrou por completo o Petrovic. Anulou por completo a evolução de um puto hipertalentoso brasileiro como o Bruno Paulista. E, depois desprezou o talento de putos como o Podence e acima de tudo o Iuri Medeiros que já tinha experiência de primeira liga... só tem o que merece.

      O Vítor Pereira gostava de ser um treinador de posse. Mas depois do Porto e sem a sua proteção divina chamada de São Proença, já teve plantéis com jogadores com enorme qualidade e nunca se conseguiu impôr. Nem mesmo nas Arábias. É um tipo em cujas todas as entrevistas quando se fala de ser um treinador de posse ele vai buscar sempre o exemolo de que ele ensinou um exercício ao Guardiola para um determinado processo de jogo. Eu gosto do Vítor porque vejo que há uma parte dele que adora o jogo e vê-o como princípios. No entanto, a qualidade que ele parece exibir ter, a meu ver não tem. Depois tem uma personalidade conflituosa em que no fundo pensa que chefiar é liderar. Depois... é comido quase sempre pelos grupos de trabalho.

      Eliminar
    16. De acordo quanto à falta de tempo e estrutura para os treinadores anteriores a JJ - se bem que ele tenha sido campeão logo no seu primeiro ano...

      Com todo o respeito - e acredita que é muito - acho que não percebeste o meu argumento sobre o Sporting. Eu não disse que lá não há talento; disse que aquilo é um buraco negro ao qual nenhum talento sobrevive...até dei exemplos de treinador e jogadores com imenso talento, mas que não ganharam lá. A quantidade de bons jogadores e treinadores que lá perdeu e noutros clubes ganhou é mais do que suficientemente eloquente...por isso o meu ponto é que não é justo avaliar a qualidade de nenhum jogador ou treinador pelo que fez no Sporting, uma vez que no Sporting ninguém triunfa, por mais qualidade que tenha. Aliás, é isso que, para mim, os torna especificamente cómicos ;)

      Está entretido este debate, obrigado pela paciência e disponibilidade ;)

      Eliminar
    17. Buraco negro que o Jesus em muito contribuiu para criar. Aliás, até à chegada do Jesus, o Sporting estava a saber fazer as coisas. Estava a construir um projeto vencedor, mas...

      O Bruno Carvalho até estava a pensar bem, com treinadores como o Jardim e o Marco Silva. Quis aproveitar em dar a alfinetada ao Benfica com a contratação do Jesus e deu-se muito mal. E, pior, cada vez cava ainda mais a sua sepultura.

      O tempo do Jesus no futebol português já lá foi. Estamos já a falar de quase uma década, desde que chegou ao Benfica. E, ao contrário de muitos, ele ainda não evoluiu as suas ideias sobre como formar uma equipa e como trabalhá-la.

      Hoje acredito que muito do sucesso daquele 2009-2010, foi mais devido ao talento que a estrutura do Benfica conseguiu reunir do que propriamente ao modelo dele. Aliás, acho mesmo que ele não percebeu muito bem que foi aqueles jogadores com as características que possuíam que davam corpo a que o modelo dele funcionasse realmente bem. Com mais nenhum outro plantel que ele exigiu ter, funcionou bem. Isto por si só deveria dar que pensar.

      Dou um exemplo para contextualizar isto: Ramires. Em 2009-2010 ele era uma espécie de terceiro médio mascarado. Em, mais nenhuma outra equipa que ele montou nos anos seguintes procurou ter um médio ala com aquelas características, preferindo quase sempre adaptar avançados/extremos a essa posição. Resultado, foi o que se viu. Inclusive agora no Sporting que joga quase sempre com dois extremos, daí grandes desequilíbrios que as suas equipas tinham no momento da transição defensiva. E, olha que ele no Sporting tem agora o Elias, que poderia fazer bem essa posição, por exemplo.

      No Sporting ninguém triunfa não é bem assim. O meio-campo do Sporting da época passada é bem patente do bom trabalho que estava sendo feito. Em primeiro lugar, não se fazem campeões da noite para o dia. O Jesus pensa que é o cérebro dele que fez o Benfica campeão. Isso é uma peta. Ele teve a sua preponderância como é óbvio, mas não foi graças unicamente a ele. É preciso ter estrutura. É preciso uma equipa por detrás. É preciso ter experiência e hábitos de trabalho de equipa. E, tudo isso, estava a ser construído no Sporting.

      Primeiro com o Leonardo Jardim e depois com o Marco Silva. Repara no trio: William Carvalho, Adrien e João Mário. Ele foi criado ainda no reinado de Leonardo Jardim. Foi amadurecido pelo Marco Silva, tendo até sido basilar na conquista da taça de Portugal. Mas, quem beneficiou de todo esse trabalho foi o Jesus.

      Benefício que ele não soube nem capitalizar na conquista do título, nem ter garras para gerir-los. Muito pelo contrário, levou-os de tal maneira ao redline, não procurando encontrar outras soluções e criá-las, que agora é ver como jogam: desgastados e desmoralizados.

      Em suma, para mim, o buraco negro do Sporting é culpa do Jesus e do Bruno Carvalho. Este pensou que com um técnico campeão conseguisse encurtar a distância para que o projeto futebolístico do Sporting entrasse na zona de sucesso mais rapidamente. Por seu turno, o Jesus pensa que é mais do que realmente é. Resultado: o balão foi completamente insuflado e agora arrebentou-lhes na cara. É um reality check.

      Nada nem ninguém exige que o Sporting seja campeão, a não ser eles próprios. Se ao invés, apenas dissessem que vão lutar pela vitória todos os jogos e que depois viriam como seria, teria sido mais correcto e agora, perante estes resultados, ninguém os poderia rir na cara deles. No entanto, armaram-se em melhores que todos os outros... por isso bem feito. Não tenho pena nenhuma. Quem semeia ventos... colhe tempestades.

      Ou por outras palavras... Karma é...

      ;)

      Eliminar
    18. Meu caro, o buraco negro a que me refiro existe pelo menos desde 1982...sim, 3 anos antes da estreia de 'Regresso ao Futuro' :-D

      Eliminar
    19. Ah! Ah! Ah!

      Eu estou a perceber o que queres dizer, mas tens de ver que o Sporting até estava a construir algo com alguma razoabilidade, até ao ano passado. Aquela aposta foi descabida e muito emocional.

      A forma como se desfizeram do Marco Silva, deu para ver que as coisas dificilmente resultariam, porque aquele tipo de comportamento não é de uma estrutura que entenda o trabalho de equipa. E sem este, esquece. Não há equipas campeãs. Sobretudo quando não há "militância" (recomendo-te leres a entrevista do Bruno Carvalho no início do ano, onde ele basicamente pede a todos os sportinguistas em posições importantes na sociedade que intercedam pelo clube... um convite ao jogo de bastidores).

      Eliminar
  5. Então tanta conversa e isto é tudo invenção? :( "Digam lá que não seria uma boa notícia?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe se poderá ser verdade amanhã... ;)

      Pessoalmente, gostaria que fosse verdade já hoje.

      Eliminar
    2. Pois mas se não existem sequer rumores nem notícias reais, pelo menos não fazias esse título e esse texto pelos vistos inventado. A malta lê e no fim percebe que tavas a gozar lol.. Como leitor dos vários blogs do Benfica, acho que isto era de evitar! No entanto, gostava muito que esta notícia fosse verdadeira.

      Eliminar
    3. Este artigo é para espevitar atenções. Para que se evite o que poderá ser um erro estratégico se este jogador for para um Porto ou para um Braga. Trata-se claramente de um belíssimo jogador de futebol, para uma posição que nos pode dar um jeitão, face ao momento crucial da época que vamos entrar.

      Eliminar
  6. Isso é tudo muito bonito mas a minha opinião é que o Rui Costa sabe mais de futebol e de scouting do que todos os benfiquistas juntos, por mais que escrevam e queiram que a sua opinião vingue.
    Eu confio em Rui Costa, a única pessoa em que confio na questão de escolha de jogadores. Está cada vez melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo o que é que isto tem a ver com o Rui Costa. Mais, nem tu nem eu sabemos ao certo se o Assis até não virá para cá. Na realidade, nesta última semana, já passou de contratado por um clubes espanhol, para ir para o Nantes de Sérgio Conceição, depois para o Braga de Jorge Simão e agora para o Porto.

      Eliminar
  7. Não percebo esta afirmação sobre o Danilo:
    "mantendo-se a promessa de compra por 15M€ por parte do Benfica no final da temporada"
    Com tantos pontos fracos apontados e no final da época vale 15M para os bolsos do Mendes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o preço que tinha sido previamente acordado, aquando do contrato de empréstimo. Não vale neste momento esse valor, mas é um valor que equilibra face ao seu potencial.

      Danilo se confirmar o seu potencial, é jogador para custar 30M€. Como neste momento apenas tem potencial, e como já tem experiência de jogar na La Liga, acabaram por inflacionar para o 15M€. Até aqui acho normal. É um preço justo face à qualidade.

      Pessoalmente tentaria baixá-lo para metade desse valor. Mas, se com o Mendes daqui a um ou dois anos, ele consegue colocar esse jogador num outro tubarão por um valor superior a 30M€, então toda a gente sai vencedora deste negócio.

      Eliminar
    2. Então o Benfica colabora e está dependente das negociatas do Mendes.
      O Ola John não tinha também um grande potencial? Porque é que o Mendes não o vende com esse lucro?

      Eliminar
    3. TPO - o Ola John se não me falha a memória veio nesse módulo e foi o último a vir.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Tem um ordenado superior ao nosso tecto salarial. Já tem uma idade avançada. Virá para tapar o lugar ao Pizzi ou ao André Horta?

      O Benfica tem de ir buscar jogadores de tostões que valem milhões, em vez de ir buscar jogadores como o Enzo neste momento.

      Já agora, mais facilmente ia buscar o Hernanes que o Enzo.

      ;)

      Eliminar