27 janeiro 2017

Sem cabeça...


... e sem plano.


Assim poderia resumir o jogo do Benfica ontem no estádio do Algarve e que nos deixou a morrer literalmente na praia, pois ficámos a uma vitória do acesso à final e à possibilidade de sermos realmente campeões de inverno, conforme o slogan publicitário da Taça da Liga CTT o diz. E, não foi por falta de aviso que não vencemos o Moreirense comandados por um anti-Benfiquista primário como o Augusto Inácio.


Sem comunicação mobilizadora
Começo a minha análise crítica ainda antes do jogo começar. Na conferência de imprensa que antecedeu esta meia-final, Rui Vitória, que até fez a sua conferência após o seu homólogo do Moreirense, deveria ter incendiado o jogo. E, porquê? Por três grandes motivos. O primeiro, porque Augusto Inácio, que fora nos primeiros 6 meses da temporada uma das vozes mais críticas do Benfica, retirando o mérito das vitórias aos jogadores e à equipa técnica e entregando-os às arbitragens. Segundo, porque o treinador do Moreirense, basicamente tinha desprezado o confronto com o Benfica, ao dizer que iria jogar com os suplentes. E, terceiro, porque havia tentativa de colagem do Moreirense como uma espécie de Sporting C ou D. Nada melhor, que o treinador do Benfica ter incendiado e terminado com um "não podemos ser Inácios!" no final dessa conferência de imprensa. Isto teria um efeito positivo sobre o grupo de trabalho. Um efeito de maior foco e de provar ao adversário que quem domina o jogo verdadeiramente. Percebo que se tenha optado por outra estratégia. No entanto, por vezes, não podemos fugir à luta. E, esta era uma luta que teria um gosto especial de defrontá-la. Assim, a atitude dos jogadores menos utilizados seria outra. Muito mais competitiva desde o primeiro minuto até ao último. E, tal não aconteceu. Este é para mim, o primeiro sinal de não termos um verdadeiro plano. Já agora, fui o único a sentir um apoio frio dos adeptos no sul do país? Será que aquecendo um pouco o ambiente antes do jogo, não teria sido diferente até o apoio vindo das bancadas... não?


Sem plano de jogo
Mas, pior do que esta vertente comunicacional, é a inexistência de um plano de jogo consolidado. E, isso vê-se na forma como jogámos. O nosso futebol não foi fluido e viveu demasiado da inspiração individual dos jogadores. Em termos posicionais, havia claras lacunas. Três grandes exemplos, são: o posicionamento de Jonas, o do Carrillo e o de Jardel. Se queremos ser uma equipa de posse de bola e que consiga controlar os ritmos de jogo (acelerando e desacelerando quando é necessário), é preciso que estes três jogadores formem com a dupla de meio-campistas Samaris e Pizzi um quinteto compacto e coeso. Começando pelo avançado brasileiro, este até poderia jogar a passo, como faz muitas vezes o Messi no Barcelona. Contudo, em vez de estar em cunha com os centrais, deveria fixar-se mais vezes entre-linhas ou até mesmo no meio-campo, quer no corredor central, quer nos meios-espaços, como o astro argentino faz na Catalunha. Assim, com Pizzi e Samaris, formariam quase sempre um triângulo que atrairia para si as atenções, mas manteriam o controlo da posse de bola, dando o tempo necessário para respirar e pensar o jogo ofensivo. Quanto ao Rafa, este deveria ficar com as missões de explorar o jogo nas costas da defesa de Moreira de Cónegos, os as alas quando nas transições. Pela sua velocidade e mobilidade, estou certo que criaria os espaços necessários para o triângulo Jonas-Pizzi- Samaris funcionar melhor, e não só. Também para aparecer o Carrillo.

Quanto a este, entendi a intenção da sua utilização à esquerda do nosso ataque. Tenho a certeza que o peruano é que não entendeu.  Mas, também tenho a certeza que outros colegas não entenderam, como o Rafa, que muitas vezes coabitava na sua zona. O camisola 15 foi colocado na esquerda para poder derivar um pouco para dentro e nesse movimento, ou combinar com os apoios interiores (Pizzi e Samaris, mas também Jonas se não tivesse ficado colado aos centrais), ou explorar as costas da defesa adversária com um passe para esse espaço que sobrevoasse a linha defensiva e fosse encontrar um Rafa, ou um Salvio ou até mesmo um Jonas nessa zona do terreno. A profundidade do flanco esquerdo seria concedida ao Eliseu, que subiu muitas vezes e que também este deveria ter sido servido mais vezes pelo peruano. Mas, não! Para Carrillo era ele, a bola e em último lugar o passe para o colega quando estivesse "à queima". Penso que já merecia um valente berro nos ouvidos, ou um puxão de orelhas, pois claramente, por si só não vai lá.

Mas, de todos estes posicionamentos, o pior deles todos e que acaba por dar cabo de todo um modelo mais pressionante e controlador, é o posicionamento do Jardel. Ele como líder da linha defensiva, não pode tomar durante todo o encontro uma postura de contenção. Enqunato a bola está na primeira fase de construção, é nomal que os defesas estejam bem espaçados entre si. Isso fará com que o adversário tenha de cobrir um maior espaço e isso cria espaços dentro da malha adversária. O problema é que quando a bola entra no nosso meio-campo, a linha defensiva tem de subir rapidamente para cobrir esse meio-campo. Ao fazer isso, se o médio-defensivo não ganha a segunda bola, tem de ser o central que lhe está a fazer a cobertura defensiva a ganhá-la. Ora Jardel, pela sua experiência sabe que tem de fazer isso. Mesmo que tenha receio de conseguir fazê-lo pois fisicamente não está no seu melhor. É que se for ele o primeiro a ir à bola, em vez de contenção, a cobertura do Jardel será feita por um central que estará melhor fisicamente. Na segunda parte, a equipa do Moreirense, soube bem aproveitar esta fraqueza do posicionamento e comportamento do Jardel. Foi aqui que esteve o ouro da vitória do Moreirense ontem à noite. E, isto era mais do que previsível, até porque, foi algo que deu muito nas vistas no encontro da semana passada para a Taça de Portugal frente ao Leixões, onde os dois golos leixonenses surgem do aproveitamento dessa debilidade.


Sem pernas e sem cabeça
É aqui, no exemplo do Jardel, que se realça a nossa incapacidade física. O central brasileiro está ainda sem ritmo de jogo, mas tem experiência suficiente para se proteger um pouco mais. O facto de não jogar não pode ser motivo para ser aceite a sua prestação ontem à noite. O Eliseu, que já não jogava há muito mais tempo que o brasileiro, apresentou-se bem melhor fisicamente. Aliás, neste contexto, também merece um puxão de orelhas o Carrillo, pois já tem tido minutos mais do que suficientes para ter outro tipo de resposta física mais energética, sobretudo, na reacção à perda da bola. E, sem estar bem fisicamente, a mente depois não funciona bem, pois o órgão do corpo que recebe mais sangue oxigenado (cerca de 1/5) é precisamente a mente (que pesa somente 1/50 de todo o corpo). Não estou a querer culpabilizar o Jardel, ou até mesmo o Carrillo. Contudo, já têm experiência suficientes para perceber o jogo e jogar acima de tudo com cabeça. Ao Jardel exigia-se maior concentração no seu posicionamento quando a nossa equipa tinha bola, isto porque, quando perdesse a bola seria facilitada a recuperação numa zona mais subida do terreno. Ou seja, não se correria tanto para trás (contenção) e assim não se cansaria tanto. Por sua vez, o Carrillo, se procurasse mais os apoios e mais o Eliseu, em vez de pensar logo em fintar um ou dois adversários, desgastando-se em correrias normalmente para o centro do terreno, metendo-se na "toca do lobo", conseguiria ter energia para ajudar o Eliseu e a sua defesa no corredor esquerdo. Com esta melhor utilização da energia dos jogadores, teria-se evitado muitos dissabores.

De qualquer maneira, tudo isto é recorrente e como tal, já deveriam estar avisados e preparados para estas situações. E, é isso que me preocupa. Desde o empate na Turquia que se tem notado esta incapacidade mental da equipa. Frente ao Boavista, sentimos que depois do golo do empate, se a equipa tivesse maior cabeça teria conseguido algo mais daquele jogo. Da mesma forma, ontem, se tivesse havido um pouco maior clarividência, após o golo do empate, teríamos estancado o jogo ofensivo do Moreirense. Por outro lado, o Rui Vitória também não mexeu muito bem no banco. a saída de Samaris quando Jardel já se arrastava em campo, não compreendi. Ainda para mais, quando nos minutos finais colocou o central a ponta-de-lança.



33 comentários:

  1. o pisi é um nabo e ontem provou-o aos olhos do pais. nem a puta de um paçe de jeito conseguia fazer. poças que é demais. e ainda existe quem o queira na selepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aprender a escrever português? Não?!

      Eliminar
    2. o insulto fica te bem, tipico de quem não tem argumentos
      a pergunta a fazer é simples, quantos paçes falhou o pisi ontem? se me souberes responder e provar o comtrario eu tiro o meu chapeu

      Eliminar
    3. Também não pode falar muito:"Eliseu que já não jogava à muito mais tempo". Verbo haver para que serve?

      Eliminar
    4. Eu acho que respondo a essa questão no texto se prestares bem atenção.

      Podes culpabilizar o Pizzi ou até o Samaris pelos passes falhados. Mas, será que faz mesmo sentido? Não será que faz mais sentido, não haver linhas de passe? E, se fizer sentido essa questão, a próxima pergunta que farias seria: mas porque raio não criaram linhas de passe para o Pizzi e o Samaris? E, aí sim, perceberias o porquê de mencionar no texto a questão do mau posicionamento do Jonas, do Carrillo e do Jardel que influenciou em demasia o nosso controlo do jogo através da posse de bola.

      Eliminar
    5. Bem Tim, agradeço-te a correcção, mas quereres comparar um erro num texto de mais de 1000 caracteres, comparado com um comentário de 240... enfim... prefiro que não sejas Inácio e digas logo que não gostas deste espaço.

      Eliminar
    6. logicamente não foi apenas o pisi a jogar mal. o samaris foi outro e como dizes varios outros jogadores não ofereciam mutas linhas de passe, agora isto por si só não pode servir de desculpa porque muitos passes falhados pelo pisi foram por total desconcentração e burrice até. nunca percebi quem diz que o pisi é um jogador inteligente, rematando muitas vezes que quem não acha o mesmo nada perçebe de futebol. o pisi é um jogador bom quando tem espaço para pensar e executar, quando está pressionado é um jogador banalissimo.

      Eliminar
    7. Mas, isso não são todos? Não são todos os jogadores que jogam mal quando são pressionados e jogam bem quando têm espaço? Não é por isso que as defesas conseguem recuperar as bolas aos grandes jogadores, porque lhes retiram o espaço?

      Continuas a fazer mal as questões que importa fazeres. Tens de perguntar o que faltou aos colegas do Pizzi fazer para que ele e o Samaris (que também fartou-se de perder bolas), pudessem ter mais tempo para pensar o jogo?

      Repara agora utilizei o termo tempo, mas poderia também utilizar o termo espaço, porque ambos envolvem a velocidade. Mas, isso é outro apontamento, que envolve a gestão dos ritmos, i.e., a gestão da velocidade do jogo. E, mais uma vez envolve todos os jogadores, ou seja, envolve muito do plano de jogo.

      Eliminar
    8. ora ai está, o mal é esse, é que o pisi e o samaris tiveram tempo e espaço para pensar o jogo e mesmo assim falharam. parecia que estavão noutra galaxia distante.

      Eliminar
    9. O problema é esse! Não tiveram espaço, nem tempo para pensar, porque os outros, não souberam criar para eles.

      Eliminar
  2. de fato a guerras que se tenham de vencer de qualquer maneira esta era uma delas sr Rui Vtória contra um reles javardo camaleão azul verde nem que fosse a chapada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Eu teria incendiado o pré-jogo e aposto que isso levaria os meus jogadores a outro estado de concentração e foco.

      Durante o jogo não pararia de chamar a atenção ao Jardel, Carrillo e Jonas, para não serem Inácios!

      =D

      Eliminar
  3. Quando o Donald Trump restringir o acesso livre às armas, organizar um festival de multiculturalismo e penalizar fiscalmente as empresas com mais emissões de CO2, o Rui Vitória incendeia um jogo na conferência de imprensa, dá um puxão de orelhas ao Carrillo e estabelece um plano estratégico de jogo que não esteja demasiado dependente da inspiração individual...

    Até esse dia, não te esqueças que há noites assim, que no futebol isto às vezes acontece e que marcar mais golos era natural...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol! Fizeste-me rir com essa visão... ;)

      Mais a sério, é incompreensível estes erros. Já aconteceram noutros jogos. E, era espectável que acontecessem novamente.

      Eliminar
    2. :) obrigado. Fazer um benfiquista rir hoje não é proeza de somenos ;)

      Mais a sério, concordo com tudo no texto. Sobretudo a questão do posicionamento do Jonas (já não falo do Carrillo...). Não havendo Mitroglou, das duas uma: ou jogava com Rafa e Jonas e assumia a ausência de um nove 'fixo' entre os centrais ou, para jogar com um 9, jogava aí o Jimenez e o Jonas jogava atrás, no tal espaço entre linhas onde é genial, como poucos no mundo.

      Mas enfim, quem nos ler até vai ficar a pensar que nós não sabemos que 'o treino acaba por ser o menos importante'...;)

      Eliminar
    3. Certamente não ficará a saber que "o futebol é isto" e que "se fosse fácil não era para nós".

      A culpa é mesmo do Benfica e por isso toca a acordar.

      Eliminar
    4. Jogando o Rafa ou o Raúl, a posição de "10" é do Jonas. Não fosse a camisola dele...

      Eliminar
    5. Sim, mas estás a ver o Rafa a 9, entre os centrais?

      Não é que o Jimenez se preste muito a isso também, enfim...na verdade, ponta-de-lança que seja aquele 9 arquetípico só temos mesmo o Mitroglou...

      Eliminar
    6. Já viste o Romário? Já viste o Martens? Já viste o Messi? Já viste o Agüero? A ideia é explorar as costas dos centrais com a sua velocidade e controlo de bola. Ao mesmo tempo que com a sua mobilidade, deixá-los confusos e ocupados que permita ao Jonas ficar um contra um com o médio defensivo deles.

      Nós não jogamos para o ponta-de-lança, como os ingleses jogavam há uns anos atrás. O Mitroglou se for analisar as vezes que ele segura a bola ou ganha a bola de cabeça são raras. Ele está lá para ocupar os centrais com a sua presença física. O Rafa pode fazer o mesmo, com a sua mobilidade... "sting like a bee".

      ;)

      Eliminar
    7. Pois, não sei, talvez tenhas razão.

      Por isso falei em 'arquetípico 9'...tenho a noção que esse tipo de jogador já não se adequa tanto - ou já não é tão necessário...- no futebol contemporâneo. Mas continuo a gostar de ver o meu Benfica jogar com um Nené, um Oscar Takuara Cardozo, um Mitroglou, o que é que tu queres? ;) nem que seja por condicionarem os centrais, como dizes, ainda acho que é importante termos um 9 'clássico'.

      Desde que não seja para a equipa jogar como os ingleses nos anos 80 do século passado ou como o Sporting de 2016/2017, bem entendido ;) bola na correria do extremo e cruzamento para a cabeça do 9, mesmo que estejam 5 adversários bem posicionados na área, de frente para a bola...

      Eliminar
    8. Tu até podes ter dois 9 clássicos a jogar lado a lado, ou até não teres nenhum e mesmo assim ambas as soluções terem os mesmos resultados, i.e., golos.

      O que interessa é o processo que estará por detrás de cada uma das soluções. E, esses processos, por mais variadas actividades forem compostos, todas elas são compostas pelos mesmos princípios de jogo. Estes são a base de tudo. Agora, caberá aos jogadores e ao processo/modelo de jogo, que lhe trará as respectivas diferenciações.

      Por isso, é que posso jogar com um Jardel lá na frente, ou com um Nuno Gomes, ou com um Ronaldo, ou com um Messi, e ter os mesmos resultados.

      Eliminar
  4. Gostava de ter sido uma mosca pra apreciar a preleção dada ao intervalo pelo Rui vitória! Ai se gostava,o pizzi pah ,o maestro,enfim...Atitude ou a falta dela e já vem de alguns jogos a esta parte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava. Sobretudo, sobre o que deve ter dito sobre a linha defensiva.

      Eliminar
  5. Após três avisos, chegou finalmente o jogo que abriu os olhos a mts benfiquistas, espero que agora o Rui Vitória não diga que tenhamos que ser mais humildes, está na hora de sermos competentes, somos nós que lideramos o campeonato Nacional a pressão de ganhar pelo Benfica está em todos os jogos, portanto que a pressão se faça sentir mas é nos nossos adversários e não nos nossos atletas, neste momento difícil a que juntar as tropas cerrar os dentes e ir para a guerra não dar nenhuma bola por perdida e vincar com boas exibições as nossas vitórias está na altura de uma demonstração de força, querer e ambição da nossa parte.

    Eu em mts posts anteriores antes deste descalabro já tinha chamado atenção para as lacunas, agora não é altura de encontrar culpados e teorias da conspiração, é sim altura de os jogadores e adeptos fazerem se valer do lema do clube # E PLURIBUS UNUM!

    Que claque do Benfica entre a 100 hora no apito inicial vamos fazer estremecer o Bom fim!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não culpo nenhum jogador. Culpo sim a falta de preparação. Era perfeitamente possível termos vencido com este onze. Aliás, a primeira parte assim exemplifica.

      E, sim Madskinn, referiste muito bem sobre a importância da claque encarnada. Senti muita falta dela ontem à noite.

      Eliminar
  6. Espero que a equipa encare este momento de forma positiva e com uma enorme vontade de mostrar em campo que é muito melhor do que aquilo que se viu ontem. Esta derrota deve ferir o orgulho, mas não a confiança da nossa equipa.

    FORÇA BENFICA
    RUMO AO 36

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns ao Conselho de Disciplina pela celeridade e pela dureza da punição (quase quatro mil paus e três jogos de suspensão é obra, excelentíssimos juízes!), não demonstrada noutros casos. Contudo, não nos impedirão, a nós benfiquistas, de desconfiar de que aqui há gato ou fruta ou lagarto!
    Falemos do jogo com o clube do frutalagarto. Aquela defesa... Digam agora os detratores do Luisão que o homem não faz falta em campo (para defender, para comandar, para puxar pela equipa)! Precisamos de contratar quem o substitua no futuro, porque nenhum dos que temos se lhe equiparam - o resto é conversa fiada!
    Precisamos de reforços na linha média (quando é que o João Carvalho ascende à equipa? À falta de uma contratação de alguém mais experiente, se calhar está na hora!).
    Alguém diga ao Pizzi que aprenda a marcar cantos e livres (quem é que o ensina a fazê-lo?) e que, na hora de decidir o remate à baliza, veja se há colegas mais bem posicionados - existe uma equipa para além dele!
    Ponham o Rafa a treinar remates à baliza! Um jogador do seu nível tem de marcar golos, acho eu.
    O Jimenez não é (e sempre tive esta opinião!) jogador para o Benfica. Coitado do rapaz, parece uma barata tonta a correr pelo campo.
    Já é tempo do Carrilho decidir se quer singrar no Benfica. As atuações dele são miseráveis: não corre, não finta, não passa com jeito, não defende...
    Após o 1-0, deu a impressão de que a equipa incucou que o jogo estava ganho. Mas não se ganham jogos aos 6 minutos! Perdemos com quem nunca poderíamos perder: contra um treinador que é doente de ódio ao Benfica e contra dois ou três jogadores que o não são menos. E gorou-se uma oportunidade de ouro para conquistarmos a nossa 8ª Taça da Liga.
    Mas vamos lá dizer o que tem de ser dito: jogámos mal, falhámos na concretização, o guarda-redes adversário defendeu tudo, mas o árbitro cortou as pernas ao Benfica (e só falo do 2º golo, precedido de uma falta escandalosa sobre o Eliseu). O que não ladraria o mabeco labrego (sabem de quem falo) se a falta e o golo tivessem sido ao contrário!
    Agora, é lamber as feridas, ver o que correu mal (atenção, Rui Vitória!) e ganhar em Setúbal, onde teremos de trabalhar muito para vencer muita manha e um certo ódio de estimação que por cá (vivo em Setúbal, sei do que falo) existe pelo nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver, quem faz falta é o Lisandro. Este e o Lindelöf formam a nossa melhor dupla de centrais.

      Eliminar
    2. RB aqui.

      Há muitas letras aí para cima e tenho horror a erros ortográficos sistemáticos. Não querer aprender nem corrigir os defeitos é sintoma de burrice aguda, coisa que não me parece ser o forte de RV.

      Apesar disso tudo... E tu a dares-lhe com o Lisandro! =P

      Eliminar
  8. eu nao vi o jogo todo, mas sinceramente primeiro o fesja faz imensa falta, o samaris nao da para jogar a 6 no nosso meio campo pk ele nao tem mentalidade defensiva para tal e sai mt a queima, depois a quantidade de oportunidades que falhamos tb e terrivel fogo XD podiamos ter estado o dia todo e perdiamos na mesma, quanto ao moreirense ha que dar o merito mesmo sendo o inacio, o geraldes e o podence (nem sei como nao estao no sporting enfim -_-) e o boateng fizeram grandes estragos na nossa equipa no final pronto deu mal agora e esperar pelo proximo jogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem mentalidade defensiva? Revê o lance do primeiro golo, e vê como o Samaris consegue recuperar a bola mas, os seus colegas perdem a bola imediatamente? Depois, ele não teve a cobertura defensiva que deveria ter tido.

      Eliminar
    2. ele sai com muito impeto aos lances, quer recuperar a bola o mais depressa possivel e mais alto ai e que esta a mentalidade mais ofensiva dele ate quando defende, no 3 golo se nao me engano ve se ele a sair a queima a tentar o desarme quando ali mais valia ter contido o ataque

      Eliminar