15 janeiro 2017

O advogado do...


... e do Apito Dourado.


Não há coincidências no mundo do futebol. Enquanto as relações interpessoais se sobrepuserem às competências das pessoas, iremos continuar a assistir a estes espectáculos deprimentes que mancham e muito a arbitragem. Os árbitros já de si têm talvez o tralho mais ingrato no futebol, uma vez que ou não são vistos ou são maus vistos. Raramente o árbitro é visto como interveniente positivo. Por isso mesmo, ter a capacidade de ser invisível num jogo é já de si uma vitória para as equipas de arbitragem. Para que isso aconteça, mais do que estar bem preparado fisicamente e ter o manual na ponta da língua, o árbitro tem de ter postura e personalidade.  Ora, a equipa de arbitragem do Benfica - Boavista, comandada por Luís Ferreira, demonstrou tudo menos isso, ontem no estádio da Luz. Caso para perguntar como é que continua com a sua carreira de árbitro ao mais alto nível no futebol nacional. A explicação para mim é óbvia, o chamado "factor C".

A influência arbitral de Luís Ferreira, no encontro de ontem à tarde foi notória em todos os golos do Boavista. Numa altura que a arbitragem tem sido (injustamente, diga-se) fustigada pela concorrência do Benfica na luta pelo título nacional, este autêntico "advogado do diabo", vem quase que a legitimar muito do que se tem dito dos comandados de Fontelas Gomes. Aqui devo deixar uma mensagem de elogio pela elevação que o técnico Rui Vitória teve ontem, quando confrontado sobre a arbitragem do jogo frente aos boavisteiros. Manteve o seu discurso de não falar das arbitragens, fazendo apenas referência ao «conjunto de irregularidades», deixando essa discussão «para quem é especialista».

A verdade é que apesar da eficácia tremenda do Boavista em frente à baliza encarnada nos primeiros 30 minutos de jogo (3 golos em 3 remates, ou seja, 100% de eficácia, o que é fora de normal), ela deveu-se a erros de ajuizamentos da equipa de arbitragem, nomeadamente de Luís Ferreira. No golo de livre de Iuri Medeiros, a falta que dá origem ao livre é imediatamente precedida de falta por pisão sobre Rafa à entrada da grande área do Benfica. Já no segundo golo, não marca a carga sobre as costas do André Almeida, provocada pelo braço de Lucas que impede o camisola 34 encarnado de disputar o lance de cabeça. E, no terceiro golo, não marca fora-de-jogo sobre o ponta-de-laça do Boavista que se fez à bola, mesmo sem tocando e esta sobrar para o Iuri que não estava em fora-de-jogo. Até mesmo neste lance, o árbitro bracarense acaba por impedir uma saída para o ataque rápido do Benfica, quando um passe de Samaris acaba por ressaltar sobre o árbitro e originar o contra-ataque do Boavista que origina o cruzamento da direita para a esquerda da nossa defesa, como poderemos ver pelo vídeo em baixo. Isto demonstra bem a influência arbitral que Luís Ferreira teve no jogo. Mesmo, que possamos entender que ele não fez de propósito (e quero acreditar), o que ressalta aqui é a sua falta de qualidade para arbitrar. E, já não digo que não tem qualidade para arbitrar a este nível. O que vemos aqui é um árbitro sem postura, competência e personalidade. No final, e para completar esta exibição paupérrima, apenas concedeu 4 minutos de descontos, quando a equipa do Boavista tinha roubado 30 minutos na segunda parte.



2 comentários:

  1. alguém disse:


    A Falta de honestidade do luis APITADEIRO foi tão grande quiçá muito maior que as OBVIAS IRREGULARIDADES praticadas contra os jogadores do Benfica e contra a instituição Benfica, tal é o SEM VERGONHA. Ao ver in loco o jogo e vi tal como ELE as INFRACÇÕES COMETIDAS e que o tipo DOLOSAMENTE perdoou aos infractores é de uma gravidade tal que milhões de Benfiquistas e não só pensava-mos que estávamos no tempo áureo do APITO DOURADO. Este Tipo ao fazer o que fez não pode e os ORGÃOS JURIDISCIONAIS do Desporto e afins deveriam INVESTIGAR o que está por traz daquela arbitragem. Foi mau demais para ser verdade. O Benfica não conseguir ganhar é uma situação que somente tem a ver com o Clube e seus adeptos, mas uma personagem que no jogo deveria ser isenta e fazer o que fez além de péssimo é muito mau para o Futebol e NÓS Benfiquistas não podemos DEIXAR QUE ISTO ACONTEÇA. o silencio É UMA ARMA VIRADA PARA QUEM O PRATICA, MAS FALAR SÓ POR FALAR TAMBÉM NÃO, MAS SE NECESSÁRIO TEM QUE SE PASSAR AOS actos, TAL COMO eles NOS ROUBAM, TEMOS QUE SER nós A IMPEDIR esses roubos. Quando os Orgãos que deveriam Punir os infractores e ali foi o gajo do APITO o pior infractor em campo e isso não pode nem deve ser Branqueado e deveria ser punido e não GALARDOADO. NÃO PODEMOS PERMITIR NOVO APITO DOURADO OU ESVERDEADO ou qualquer outro, ISSO NUNCA MAIS !!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já pedia apenas que se punissem a incompetência. Há forma de fazer isso. Bastando simplesmente de dar-lhe jogos para apitar e dar a outros que realmente mereçam.

      As pessoas esquecem que estes "meninos" são capazes de tirar por jogo mais do que a maioria dos jogadores ganha por mês (a média dos vencimentos dos clubes tirando os grandes é realmente baixa).

      Eliminar