25 janeiro 2017

Não sejam Inácios!


Porque amanhã começa a "final four" da Taça da Liga CTT...




Grande oportunidade para o Raúl dizer presente e lutar
pela titularidade de uma posição que parece não ter
dono, tais são as lesões dos nossos avançados.
... porque o nosso primeiro adversário é uma equipa comandada por um tipo que nos últimos anos esteve sempre a maldizer o bom nome do Benfica... porque devemos uma vitória ao Miki e ao Eusébio... porque está em jogo o acesso à final onde poderemos discutir o segundo troféu da época em 5 possíveis (sim acredito na Liga dos Campeões)... porque está em jogo o título de "campeão de inverno"... porque somos  melhor equipa... mas acima de tudo, porque somos o Glorioso e a vitória não está apenas no nosso nome (não é Rui?!), mas também no nosso ADN... amanhã quero que o Benfica faça com que o Moreirense passe as passas do Algarve. Mesmo sem poder contar com o nosso goleador de serviço, o grego Mitroglou, a diversidade é tanta, que temos o mexicano Raúl Jiménez já pronto para regressar. E, vem a boa hora, porque para mim, amanhã seria titular. É importante que o camisola 9 encarnado, regresse rapidamente ao activo e à forma como vinha jogando, antes de se lesionar, pois tal será sinónimo de golos. Acredito que ele não vai querer perder a oportunidade de mostrar serviço, até porque com um Mitroglou em forma e um Jonas que não pára de marcar golos desde que começou o ano de 2017, se não aproveitar esta oportunidade, pode permanecer como eterno suplente no Benfica. Por isso, põe-te fino Raúl!

O jovem lateral brasileiro foi convocado para esta final
four da taça da Liga. Muitas expectativas por vê-lo jogar.
Mas, será que vai entrar em campo?
E por falar de oportunidades, existe outras alterações que faria para este encontro. Tendo em conta que entre esta meia-final e a final vai existir apenas 2 dias inteiros de descanso, eu tentaria poupar o Jonas para a final. Outros jogadores que iria poupar para essa final seria o Nélson Semedo, o Lindelöf, o Pizzi e o Cervi, pelo menos daqueles que têm sido habituais titulares e que neste momento são dos que mais minutos têm nas pernas esta temporada. Por outro lado, estas poupanças seriam ideais, para dar minutos a jogadores que merecem. A começar na baliza: Júlio César precisa de minutos. Jogou na taça de Portugal a meio da semana passada, pelo que amanhã, seria ideal jogar novamente. Depois na defesa, Lisandro para mim deveria ser titular, pois é o que está melhor fisicamente a par do sueco. Ao lado dele, é importante dar mais minutos ao Jardel. Assim criava uma certa continuidade ao tridente defensivo que defrontou o Leixões na semana passada. Para a lateral esquerda, dava minutos a Eliseu e depois na segunda parte, via o que o brasileiro Hermes tinha para dar. No meio-campo, Samaris continuaria a titular e depois de uma exibição como no fim-de-semana, dificilmente lhe tiraria o lugar nos próximos tempos (Fejsa que se cuide!). Ao lado do grego, apostava no miúdo André Horta que tem de dar corda aos sapatos, porque estamos a ficar sem jogos de dificuldade baixa para ele ganhar ritmo até fevereiro e ele será importantíssimo para o sucesso desta temporada encarnada. Para além disso, tem de pôr os olhos na carreira que o Guedes está a começar a ter e que ele também poderá ter igual sucesso. Nas alas, apostaria no peruano Carrillo e no sérvio Zivkovic, tal como na semana passada. No ataque, as minhas surpresas: Raúl e Rafa. Mas, atenção, desenganem-se que iria jogar num 4-4-2 puro. Iria sim atacar nos 6 corredores, através de um 3-4-3 bem compacto e pressionante, que asfixiasse o adversário. Na segunda parte, três substituições. Para além da já referida do Eliseu pelo Hermes, faria entrar o Salvio e ainda o Jovic, conforme poderão ver pelo esquema seguinte.


A minha opção para o onze e sistema táctico do Benfica
para as meias-finais da taça da Liga frente ao Moreirense.




P.S.: Ainda acerca da transferência do Gonçalo Guedes. Gostava que ele tivesse a oportunidade de fazer um último jogo de despedida do Benfica, como por exemplo, numa possível final desta taça da Liga...

16 comentários:

  1. Não posso deixar de criticar a atitude da nossa equipa na primeira metade da segunda parte. O Benfica entrou em campo sem garra nem concentração e isto nunca pode acontecer. Que completo apagão a todos os niveis. Na reta final já fomos tarde e a más horas, a sorte também não quis nada connosco e assim se perde a oportunidade de conquistar mais uma competição.

    Agora esqueçamos esta competição e viremos as atenções para o próximo desafio com o V.Setúbal. A equipa não deve ficar presa a esta derrota, há muito caminho pela frente e temos todas as condições para o sucesso, no entanto espero que tenham aprendido a lição: não facilitar.

    FORÇA BENFICA
    RUMO AO 36

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos estar a ganhar e permitira a cambalhota no marcador perante uma equipa como o Moreirense. É mau demais.

      Eliminar
  2. Mas ganhámos o campeonato de inverno das transferências e isso interessa muito mais ao Vieira.
    Desresponsabilização e laxismo em sucessivas partidas dos jogadores do Benfica, mas para Rui Vitória tá-se bem. No futebol estas coisas acontecem, diz ele com ar despreocupado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso preocupa-me. Acho que o Rui Vitória deveria ter um discurso mais aguerrido neste momento. 7 golos sofridos em 4 jogos, é demasiado... Pior, tendo em conta o resultado na Turquia, ainda no ano passado, podemos dizer que eles não aprenderam nada sobre como controlar um jogo.

      Eliminar
  3. PP lembras-te do que eu disse sobre Fejsa vs Samaris no jogo do campeonato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podes ver isso desse prisma. Vão culpar o Samaris e o Pizzi. E vão-os culpar porque vão ver os passes errados e as perdas de bola.

      Agora, deviam era ver duas coisas fundamentais. Em primeiro lugar, a linha defensiva deveria ser a guarda-costas de Samaris e de Pizzi em caso de perdad e bola destes. Onde estava ela? Em particular o Jardel? 10 a 15 metros atrás destes. Assim não dá. Se o grego ou o português sentiam dificuldades a meio-campo, os centrais só tinham era de encostar logo e matar a jogada ainda a meio-campo. Em vez disso o que faziam era logo contenção. E, sabes porque o faziam, porque não estavam focados no jogo. Tal como aconteceu contra o Leixões. Já agora, basta vermos como sofremos os golos... sempre da mesma maneira.

      Segundo, a nossa linha ofensiva. O posicionamento do Jonas, não pode ser encostado nos centrais. O brasileiro tem de jogar como joga o Messi no Barcelona, ou seja, entre-linhas e a ser um terceiro ou quarto médio na fase de construção. Já o Rafa, com a sua velocidade e mobilidade deveria estar sempre e só a explorar as costas da defesa adversária, criando assim espaço para o Jonas jogar.

      Por fim, começámos o jogo a ganhar. Isso por si só deveria levar o nosso adversário a jogar a toalha ao chão. Não o fez, porque conhece as nossas fraquezas. As que foram apontadas acima, devido a muitos jogadores com poucos minutos, mas sobretudo, porque não treinamos uma coisa fundamental: controlo com posse de bola.

      Eliminar
    2. Calma, eu não culpo A ou B pelo falhanço, mas a questão é o que eu te disse na altura. E isso foi que sem Fejsa a ser pronto socorro, Podence e Geraldes tinham esfrangalhado o meio campo benfiquista. E isso foi o que tiveste ontem!

      Há um lance, salvo erro do primeiro golo, em que ainda a assitência não tinha sido feita já eu estava de mãos na cabeça. Porquê? Porque o Y a recuperar posição, pára e fica a olhar. Onde ele estaria se não tem parado aparece um tipo do Moreirense. Aqui já não me lembro se é o que faz a assistência, se o que acaba por fazer o golo, mas se o Y tivesse um bocadinho mais de sentido, ele não estaria lá. Ou se alguém tivesse percebido que o Y parou (X ou Z, pela forma como estavam dispostos naquele momento), alguém tinha de subir e tapar. Com Fejsa isso seria, vá lá, difícil de acontecer. E tirei os nomes propositamente, para não crucificar ninguém.

      E a linha defensiva nem era o 10/15 metros atrás. Às vezes estavam até demasiado à frente. N lances já depois do segundo golo em que está tudo tão lançado que nem era preciso um PL particularmente rápido. E convenhamos, sem Podence e Geraldes o Moreirense é banalíssimo e sem a mínima inteligência para ler o jogo e jogar o que o jogo pede. A quantidade de bolas que perderam no último quarto de hora foi assustadora e que o Benfica não as tenha aproveitado é que dói.

      A dupla Jonas/Rafa parece talhada para segurar jogos e não para furar defesas. Parece contra-senso dada a enorme qualidade, mas a verdade é que a meio da primeira parte eu já choramingava por... Jiménez. (Sim faz lá o capture disto!)

      Foi um bom ensaio para o que vai ser a segunda volta. Como RV é um tipo inteligente certamente vai tirar ilações. É que este ano não parece que se possa contar com motivações do outro lado.

      Eliminar
    3. O lance começa com um embrulhanço do Carrillo que em vez de procurar o apoio central com o Samaris, agarra-se à bola e depois quando se vê à rasca passa para o grego à queima. O que num momento era um dois para um sobre o adversário, no momento seguinte transformou-se num 2 para 3. Resultado é a perda de bola.

      Mas, nesse lance realço para o comportamento do Jardel. Ele como líder da linha defensiva a sentir que o seu médio defensivo estava prestes a ser batido, em vez de descer a linha, deveria subir-la até à linha de meio-campo.

      Repara na imagem no record de hoje, aqui:

      http://cdn.record.pt/images/2017-01/img_770x433$2017_01_27_01_30_48_1214270.jpg

      Esta representa o passe para a desmarcação. Mas, por aqui percebe-se que a linha estava muito atrás, face ao posicionamento do Samaris. Tivesse o Jardel acompanhado a pressão do Eliseu que tentou reagir perante o 2-3 sobre Carrillo e Samaris como tinha referido, a linha defensiva tinha deixado os avançados do Moreirense em fora-de-jogo.

      Já frente ao Leixões tinha acontecido o mesmo e eu avisei aqui sobre isso. Pelos vistos não se fez nada...

      Eliminar
    4. Eu tirei os nomes para destacar precisamente que mais do que as individualidades foi a equipa que perdeu o jogo, portanto concordo.

      Por outro lado, também acho que outras individualidades obrigariam o Moreirense a explorar outras fraquezas.

      Eliminar
  4. Quantas oportunidades de golo falhámos? Se não foram 10, faltou muito pouco...

    Desde que foram notícia os elogios de Guardiola à nossa organização defensiva, a nossa organização defensiva tornou-se miserável. Parece-me urgente que Mourinho insulte a nossa organização defensiva.

    O mais preocupante é que não parecemos ter aprendido a lição do Boavista! Ontem pareceu-me outra vez que houve excesso de confiança...ou se preferirem, excesso de serenidade...uma equipa mais alerta teria matado o jogo na primeira parte.

    Não acordem, não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os golos falhados é outra...

      Eliminar
    2. Os golos falhados não ganharam o jogo. Os golos sofridos perderam-no. Há uma diferença! ;)

      Eliminar
    3. Acho que na base de ambos (falhados e sofridos), parece estar a mesma situação: excesso de confiança e serenidade - alguma ansiedade é necessária para se produzir...quando qualquer pessoa pensa que 'isto vai lá, mais tarde ou mais cedo', é o primeiro passo para aquilo não ir lá...pessoas demasiado serenas e confiantes perdem foco e concentração, o que pode explicar os golos falhados e os erros no processo defensivo.

      Olhando para a sequência temporal, dá ideia que as duas vitórias consecutivas e categóricas em Guimarães, com duas equipas diferentes, mais a euforia 'a culpa é do Benfica' que se seguiu, foram a origem deste estado de espírito da equipa.

      Uma coisa é certa: este estado de espírito não se reverte com 'há noites assim' e 'o futebol é isto'...

      Eliminar
    4. Para mim, o problema resume-se todo a não saber gerir os tempos de jogo.

      Sinceramente, ando preocupado com o que (não) se tem feito nos treinos. Calculo que são treinos de recuperação e pouco mais.

      A ansiedade e o descontrolo emocional vem depois de uma série de situações menos boas que para mim reflectem a falta de preparação.

      Depois, neste jogo viu-se logo a preparação que uns e outros que têm jogado menos têm tido. O Jardel não aguenta 90 minutos. Aliás, só aguenta 60 a um ritmo pouco intenso. Por seu turno, o muito criticado Eliseu, demonstrou porque é errado chamarem-lhe gordo. Demonstrou ontem porque é um dos melhores laterais esquerdos em Portugal. Pena estar rodeado de tipos que não estavam bem fisicamente.

      Eliminar
    5. Eh pá... O Eliseu sim e não. Concordo que não é o "gordo" que muitos o pintam; que não está ainda com um pé na reforma; que pode ser útil a muitas equipas com ambição, etc. Mas há coisas que são dele.

      Nomeadamente na fase do ataque desenfreado os desposicionamentos dele podiam ter custado mais. Contei pelo menos duas ocasiões em que ele coloca um tipo do Moreirense lá bem do outro lado em jogo. Felizmente só o Podence e o Geraldes pareciam ter mais do que dois neurónios funcionais, senão o resultado podia bem ser outro... E as opções na frente parecem ser cada vez mais o remate sem nexo. Eh pá não, isso são coisas que me irritam e que num tenrinho ainda me desculpo, num experimentado nem por isso! E ele também está a recuperar o ritmo, não eram só os outros que estavam nas lonas.

      Eliminar
    6. PP, claro que é recuperação e pouco mais. Ou já esqueceste que 'o treino é o menos importante'? ;)

      Eliminar