19 janeiro 2017

Esqueçam o Ronaldo, esqueçam o Messi, porque...

 

... é do Benfica e chama-se Jonas!


Tanto o Lionel, como o Cristiano podem dar muito às suas respectivas equipas, mas nenhum deles dá tanto como este Jonas, até mesmo para o futebol mundial. Não falo apenas nos golos do Ronaldo. O Jonas também os marca. Não falo também no talento de Messi. O Jonas também o possui a rodos. Contudo, o que nem o argentino, nem o português têm, ou demonstram a ter, é toda esta faceta altruísta do brasileiro. É esta generosidade de quem adora dar e se sente muito feliz por isso. E, ela é espelhada em cada momento colectivo em que participa. Quer seja na comemoração de um golo, em que chama sempre quem lhe serviu (quando muitas vezes é o próprio Jonas que faz tudo e que o colega de equipa só acaba por participar no show de magia como qualquer outro voluntário). Quer seja a entregar a bola para outro companheiro poder marcar um golo. Para o brasileiro futebol só existe como colectivo, enquanto que quanto aos outros dois, talvez não seja tão assim. Por isso, e porque a definição de futebol no dicionário vem lá a expressão "desporto colectivo", a haver um prémio de melhor jogador do mundo, esse prémio tem de ir para o Jonas.


6 comentários:

  1. PP, o que dizes sobre o altruísmo de Jonas é verdade, mas, tens andado distraído, porque se há alguém que tem dado mostras de não ser garganeiro, ao contrário de quem ben sabemos, é Messi. Tem deixado bater pênaltis quer a Neymar e creio que a Suarez. E as assistências, quando podia tentar ele o golo?! O outro, CR, esse sim, no egoísmo pouco ou nada tem a ver. Enfim, são formas distintas de estar e não devemos ensacar tudo na mesma embalagem.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queiras comparar. Gosto muito do Messi e do Ronaldo, mas nenhum tem a genuinidade da generosidade do Jonas. Tomara a estes serem como o Jonas e o mundo do futebol estava muito melhor.

      A diferença é que tanto Ronaldo e o Messi querem os holofotes, de forma mais ou menos direta. Agora o Jonas... para mim ele é vedeta pela sua forma de ser e de estar na vida, não apenas no futebol.

      Como Benfiquista sinto-me um privilegiado por poder vê-lo jogar de encarnado. Só lamento que reconhecessem o seu verdadeiro valor.

      Eliminar
  2. Comparar? Quem fez um post a comparar foste tu. Depois, em momento nenhum disse que discordava da tua opinião sobre Jonas. Disse e mantenho que comparar, isso sim, Messi e CR sobre o anseio de, como tu dizes, da luz dos holofotes é excessivo. Olha, não é a primeira vez, decerto não será a última, ainda no jogo de hoje contra a Real Sociedade, Messi, o tal que quer é holofotes, "deixou", será o termo indicado?, mais uma vez, Neymar marcar. Que me lembre, assim ao correr da pena, não tenho ideia de CR abdicar da tal luz. Foi só isso que disse. Deixemos Jonas fora disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Messi não é o melhor marcador de grandes penalidades deles... mas, mesmo assim, por mais que goste do Messi e do Ronaldo, nenhum deles tem o carácter deste Jonas.

      E, deixar o Jonas fora do prémio melhor jogador do mundo?!

      Eliminar
  3. Não sei se é, se não é, nem me interessa, o que está em causa, pelo menos para mim nesta "discórdia", é o tal altruísmo, designação tua, incomparável entre CR e Messi. Só isso. Convenhamos que se Messi, o tal não melhor marcador de pênaltis do Barça, entendesse marcar todos, duvidas que assim não seria? Decerto que concordas.
    E, sim, Jonas é muito bom, mas o resto é excessivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas eu não estou a comparar o Messi e o Ronaldo. Estou sim a comparar o altruísmo de cada um deles com o do Jonas. E aí, tanto um como o outro saiem a perder para o brasileiro. Pelo menos é a minha opinião. Como é óbvio, poderá haver outras opiniões.

      Eliminar