06 janeiro 2017

#TeamOfTheYear 2016


Não acham que falta aqui mais campeões da Europa nesta equipa?


A UEFA, através de consulta ao público, já escolheu os seus onze jogadores que compõem a equipa do ano de 2016.


Um onze claramente mais baseado nas estatísticas da Liga dos Campeões e nos campeonatos mais promovidos pela UEFA, ou seja, campeonato espanhol, italiano e alemão. Realmente, o facto de não existir nenhum jogador que actue nas ilhas britânicas neste onze deve-se por um lado, ao facto de nenhuma equipa inglesa ter ido muito longe na Liga dos Campeões, mas também porque o campeão inglês foi um underdog Leicester. Mesmo assim, a EPL pertence à UEFA e o futebol deve manter não o culto pelos jogadores preferidos, mas sobretudo, o culto pelo desportista que tem mérito. Por isso é que não concordo com este onze, embora respeito porque é a vontade da maioria.

4 centrais num 4-3-3 quando inclusive a tendência é para estruturas com 3 defesas
num 3-4-3, como demonstram os êxitos da Juventus e a boa campanha do País de Gales?

Por outro lado, a UEFA e os seus seguidores, não souberam valorizar o Europeu em França, nem tão pouco tiveram critério futebolístico para fazer o onze. A começar, verificamos a existência de 4 centrais num onze em 4-3-3. Verdade que Ramos e o Boateng podem jogar nos corredores, mas o que é que o Piqué ou o Boateng fizeram de tão especial em 2016? E o Bonucci? Eu sei que ele é um central de alta qualidade, mas no Euro esteve assim tão bem para que a sua Itália chegasse à final e ganhasse a competição? O mesmo digo para o Buffon que ano sim, ano não, está no onze porque... é o Buffon! Depois, no meio-campo, verdade que o Iniesta tem um perfume brutal no seu futebol. No entanto, teve uma temporada de altos e baixos por causa de lesões e no euro não foi capaz de transportar a sua roja para outros voos. Não acho justo que esteja neste onze face a outros que fizeram uma temporada ou um euro brutais.

Para além de Cristiano Ronaldo, também Rui Patrício, Pepe e Raphäel Guerreiro,
mereciam esta no onze do ano de 2016 da UEFA.

Um bom exemplo disso, é a ausência neste onze dos campeões da Europa Rui Patrício (exibições notáveis no Euro), Pepe (que foi um esteiro e "bicampeão europeu" de clubes e de seleção em 2016) e do jovem Raphäel Guerreiro que foi simplesmente o melhor lateral esquerdo do Euro. Mas, há outros que deveriam estar no onze da UEFa e que não estão. Por exemplo, Paul Pogba que teve uma influência determinante nos êxitos da Juventus e na caminhada da França até à final do Euro. O extremo argelino Riyad Mahrez do Leicester, que acabou de ser considerado o jogador africano do ano de 2016, nem sequer tem lugar neste onze da UEFA? E, o galês Gareth Bale que marcou sempre nos grandes encontros pelo Real Madrid na caminhada para a conquista da Liga dos Campeões e levou a sua seleção de Gales onde muitos jamais sonhavam? Por tudo isto, mas também porque a nova tendência de sistema de jogo na Europa é o 3-4-3, como a Juventus, o País de Gales e agora o Chelsea têm demonstrado em campo, o meu onze para 2016 seria o seguinte: Rui Patrício na baliza; tridente defensivo formado por Ramos, Pepe e Raphël Guerreiro; quarteto de meio-campo com Mahrez, Pogba, Modric e Bale; e tridente atacante formado por Ronaldo, Messi e Griezmann.


E para vocês, qual seria o vosso melhor onze de 2016?




P.S. 1: Não vale escolher o onze do Benfica. Isso seria fácil de mais e para além disso, estou a pedir-vos o melhor onze a nível europeu. Nem sequer estou a pedir o melhor onze do universo...

P.S. 2: De qualquer maneira, tenho de concordar com a UEFA, seria um golaço o seguinte golo marcado por esta #TOTY2016...


6 comentários:

  1. Luis Suarez tem que figurar no 11 do ano. Seja o critério o desempenho ou as estatísticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso seria um Griezmann out! Mas, depois vais a ver a performance do Suarez na Copa América...

      Eliminar
  2. Há muito que ninguém liga a estas pseudo equipas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes tu! Estes prémios são ótimos para os contratos publicitários e toda a indústria que a movimenta. A meu ver, é isso mesmo que explica este tipo de prémios individuais num desporto tão coletivo como o futebol.

      ;)

      Eliminar
  3. Para mim um onze sem tarabat é igual a um bitoke sem carne.

    ResponderEliminar