14 outubro 2016

Porque não testá-lo...


Uma solução para ser testada nestes jogos desta fase mais precoce da Taça de Portugal.



Esta ideia de adaptar o extremo/avançado Salvio a lateral direito não é uma ideia caída do céu. É até bastante ponderada, porque tenta aproveitar o melhor que Salvio tem, mas também as necessidades que a equipa possa ter e as suas próprias necessidades. Desengane-se o leitor que pense que o argentino, é um jogador completo. Nada disso. Ele até pode ter uma reacção à perda de bola e uma intensidade de trabalho defensivo elevada. No entanto, isso não significa que seja um jogador completo, pois com bola a tendência do camisola 18 é sempre a mesma, ou seja, a jogada individual. E é precisamente, para combater essa tendência que esta posição poderá servir-lhe de lição. É que a lateral direito, o Toto vai ter que combinar com os colegas ao mesmo tempo que permite subir com a bola controlada e em drible. Mas não só, vai entender que quando sobe pelo flanco e o extremo teima a aproveitar o esforço do lateral não passando-lhe a bola, cria um desgaste físico e mental sobre o lateral. Esta energia desperdiçada é importante pois poderia ser útil no processo defensivo. Para além disso, a insistência individual resulta quase sempre em perda de bola. Esta perspectiva permite ao Salvio conhecer mais o jogo. Aliás, isto é algo que a formação do Ajax usa desde o tempo do "Futebol Total" de Rinus Michel, até ao presente dia.

Lista de convocados do Benfica para o jogo da Taça de Portugal frente ao 1º Dezembro.

Depois, olhando para a lista de convocados para este encontro frente ao 1º de Dezembro para a Taça de Portugal, ver figura acima, verificamos que Rui Vitória convocou muitos jogadores que estiveram nas seleções nacionais até pelo menos 3ª feira. De lá para cá, fizeram cerca de 5 treinos, sendo que pelo menos 1 deve ter sido de recuperação. Ou seja, duvido que este grupinho de jogadores, mesmo que não tenham jogado nas suas seleções (caso de Nélson Semedo, Pizzi e Fejsa, por exemplo), não tenham treino suficiente táctico para entrarem perante uma equipa com muita gente nova. Por outras palavras, na minha opinião, seria mais prudente entrar em campo hoje com uma equipa de jogadores com o qual o Rui Vitória pôde trabalhar diariamente nestas últimas duas semanas. Por isso mesmo, apostaria no seguinte onze: Paulo Lopes na baliza (nesta fase da Taça de Portugal penso que ele tem possibilidade de jogar); Salvio na lateral direita, dupla de centrais formada por Luisão e Lisandro e Eliseu na lateral esquerda; Cervi a falso extremo direito, dupla de médios-centro formada por Celis e Danilo e Carrillo a falso esquerdo; no ataque a dupla Jovic e José Gomes. Depois durante a partida poderiam jogar outros que estiveram nas seleções, mediante as necessidades. Dos 20 convocados, retiraria o Kalaica e o Mitroglou, para perfazer os 18. Sobre o defesa croata, havendo o Lindelöf no banco, não há necessidade e quanto ao avançado grego, ele veio com alguma fadiga muscular, daí que se não jogar não haverá problema, até porque o Gonçalo Guedes está no banco e de pé quente.

O meu onze titular frente ao 1º Dezembro.

16 comentários:

  1. Quase que te consigo perceber, mas eu se calhar ia a jogo com o Kalaica (tirando Lisandro). Não sei como está o Guedes, mas acho que ele precisa de jogar e portanto levava-o a jogo. Gostei do trabalho do Jovic no Brasil, mas o Zé tem melhorar a rapidez de raciocínio dentro da área (com bola nos pés é notável no que faz, mas dentro da área ainda demora a decidir passar/rematar). Dúvida difícil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o Kalaica que tem jogado na B, dava a titularidade a todos os que jogaram em Santos.

      Guedes e Zivkovic entrariam de certeza na 2ª parte. A terceira substituição até poderia ser para o Kalaica.

      Eliminar
    2. Falando a posteriori que o fim-de-semana não se prestou à net: essa do 11 de Santos até poderia não ser mal pensada.

      Eliminar
  2. Que embirração com o Sálvio!
    Caro PP tens tanto por onde implicar: Carrilho, Celis...
    Por favor chega de Sálvio, que é um jogador à Benfica e já nos deu muitas alegrias.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nenhuma embirração com o argentino, mas sim uma forma de criar um onze sem utilizar jogadores que tinham estado ao serviço das seleções.

      E, sim, o peruano e o colombiano têm de ser criticados...

      Eliminar
    2. Questão fundamental de se ser um jogador à Benfica: estão acima de qualquer crítica quando falham sistematicamente e se tornam um ponto fraco da equipa? Porque me parece que o Sálvio está nessa categoria sem que essa discussão mereça que se chame à conversa qualquer outro jogador.

      Aliás, chamar Celis à conversa só se for para perguntar porque fomos buscar Celis para o plantel, quando na B há alternativas com mais qualidade.

      Carrillo está a esgotar, a passos mais largos dos que o que dá em campo, o tempo da dúvida razoável. Pode ser que quem defende uma série de jogos a titular do Jiménez também defenda uma série de jogos a titular do Carrillo. Só para ser justo... ;)

      Eliminar
    3. Aonde é que o Sálvio falha sistemàticamente? Ele até de cabeça marca golos e é o mais baixinho juntamente com o Cervi!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Se o futebol se medisse pelo golo, o Zidane não seria um dos maiores de sempre...

      É olhar para o jogo de Chaves onde foi o principal lançador de contra-ataques do adversário.

      Eliminar
    5. Já olhei e agora?
      Ele não fez mais jogos ao longo destes anos no Benfica?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    6. O Salvio é um jogador com um nivel técnico muito acima da média que "vive" muito de arrancadas.

      Desde a lesão tem estado francamente mal, mas temos de ter paciência e ele jogou bastante bem com o Feirense. Há que lhe dar mais um tempo (é verdade que já não muito mais) para que ele volte a ter intensidade.

      Eliminar
    7. O Jimenez não é questão de querer que seja titular ou não, é agora uma necessidade sobretudo nos jogos da Champions de forma a render os 22M€ investidos nele. Eu acredito que ainda vai sair daqui um excelente negócio tanto desportiva como financeiramente.

      Eliminar
    8. Sendo ponta de lança e relativamente novo o preço aumenta ainda mais.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Não tem nada a ver com "intensidade" tem tudo a ver com não tomar decisões idiotas. Só que decisões idiotas são, no caso do Sálvio, 80% das vezes. Faz lembrar o Quaresma no Porto: para cada trivela decisiva, oferecia 8 bolas ao adversário. Depois o grau de preparação ou capacidade do adversário decidiam o destino da jogada. Em inglês há uma palavra que descreve o Sálvio na perfeição: liability.

    Se é por História não percebo porque não jogamos com Toni, Shéu, Chalana, Diamantino, Rui Costa, ou para a posição do Sálvio, o Paneira. Afinal o Sálvio em termos de História estará ali pelos calcanhares de qualquer um deles.

    Quanto ao Jimenez está para se ver se é mais do que um cone que corre. Sem ter o mesmo instinto matador, o Zé Gomes já dá mais à equipa do que ele. E como disse acima, gostava de ver o Jovic com mais minutos, porque das vezes que o vi jogar pareceu ter muito mais noção do que é ser avançado do que o Pino Mexicano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sálvio é um Senhor, o qualesma é uma besta!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. O Jesus é uma besta e um bom treinador, dois factos tão independentes como o Sálvio ser um tipo fixe para a moral fora de campo e o melhor defesa adversário 80% do tempo que passa dentro dele. Tal como o Quaresma.

      Eliminar