03 outubro 2016

Descubram as diferenças


Conseguem descobrir quem é o responsável?



A figura acima representa o mapa de calor da equipa, i.e., as zonas de campo onde a nossa equipa percorreu mais vezes durante o encontro contra o Feirense. A animação representa esse mapa de calor com todos os jogadores encarnados e sem um deles. Serve para dar uma imagem mais real de como um jogador pode influenciar de forma benéfica uma equipa e também desmistificar um pouco a opinião generalizada que muitos adeptos encarnados e não encarnados, têm desse jogador. Já descobriram quem é o jogador que estou a falar?

Por onde passou o Pizzi? A resposta é fácil: em todo o campo!

Pois bem, estou a falar do nosso camisola 21, o Pizzi. O internacional A português, que teima em ser convocado por Fernando Santos. O jogador que veio do Atlético de Madrid por um valor "absurdo" de 14M€, como muitos referem. O jogador que supostamente joga a extremo, mas que não tem a mesma velocidade supersónica que um Gaitán, e que no meio-campo dizem não saber defender. Pois bem, mas agora vejam com os vossos próprios olhos a influência que ele tem naquela equipa. Vejam bem como ele mexe com a equipa, como coloca todos os outros a jogar. Vejam como ele literalmente tapa buracos naquele meio-campo. Digam lá se mantêm a mesma opinião sobre o Pizzi?

Mapa de calor de Pizzi no encontro do Benfica frente ao Feirense para a 7ª jornada da 1ª Liga.


P.S.: Não o convoques não Fernando Santos...

26 comentários:

  1. Pode ser que com a lesao do Adrien ele seja chamado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nem aim for convocado, será realmente uma injustiça brutal.

      Eliminar
    2. Por favor, deixa-o estar sossegadinho...

      Eliminar
    3. Lol! Estás com receio que se lesione? É isso?

      Eliminar
    4. O pior é que vai deixar a vaga de Adrien por preencher, o que transparece alguma arrogancia. Pelo menos o Nelson terá uma oportunidade com a saída de Cedric da concentração

      Eliminar
  2. antonioSLB03/10/16, 09:01

    Deus queira que não. Não quero que se lesione e faz falta á única selecção que realmente me interessa, aquela que joga de Manto Vermelho e traz uma Águia ao peito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou um bocado como tu. Com isto de a SN ser o clube dos amigos de um agente, prefiro que nenhum jogador do Glorioso vá lá. Olha o que aconteceu ao Semedo o ano passado: no melhor momento da carreira, uma pantufada e para o estaleiro uns meses largos.

      Por mim Semedo, Pizzi, Guedes, quanto mais longe da SN melhor. Deixar isso dos títulos da formação para outros.

      Eliminar
    2. Percebo a preocupação, mas a valorização que a seleção nacional dá ao jogador, e muito provavelmente o orgulho e o brio que este sente a jogar na seleção será benéfico para ele.

      Eliminar
    3. RB, realmente essa fama da seleção ser um clube de amigos retira algum gosto que possamos ter em ver os nossos jogadores. Mas, não é sendo passivos e deixar que eles façam o que têm feito na equipa das quinas, que vamos conseguir mudar qualquer coisa. E, é importante isso acontecer. Daí que faça tanta questão sobre isso. Depois, as lesões podem acontecer em qualquer lado. Ainda noutro dia houve um jogador que se lesionou porque se sentava no autocarro de uma forma errada... vale o que vale.

      Eliminar
    4. Sim as lesões podem ocorrer num treino mas o contexto competitivo acaba por as propiciar.

      Quanto à valorização, eu prefiro guardar as jóias em casa do que vendê-las ao desbarato por 15 milhões para clubes de reputação duvidosa. Just sayin'. ;)

      Eliminar
    5. Pois, mas a competição com o Porto e o Sporting também se faz pela questão financeira. Não podemos deixar esses clubes terem o espaço privilegiado de valorização e nós não. Até porque até atingirmos a nossa independência financeira, faz parte integrante da nossa estratégia a valorização e venda de jogadores, por mais que não gostemos disso, e por mais afecto que tenhamos a certos jogadores.

      Eliminar
    6. Genuinamente não sei se funciona como melhor factor de valorização a SN ou as campanhas europeias.

      Sim era bonito ter uns quantos jogadores do Benfica na SN, mas não é daquelas coisas que me façam rasgar camisas. Em particular porque se a selecção não jogar "com eles" acaba por ser factor de desvalorização.

      E a competição financeira dos clubes de fundos duvidosos depende pouco, ou nada, dessas idas. Aliás, muitas vezes as idas ocorrem depois dos negócios estarem firmados. O que só sublinha o facto de ser outro negócio e eu preferir manter a matéria prima em casa.

      Mas o que incomoda mesmo, mesmo, são duas semanas sem Benfica! (:

      Eliminar
  3. Tu nem devias te dar ao trabalho de explicar o quão importante é Pizzi. Não vale a pena. É o nosso Fabregas e juntamente com o Jonas o maior crânio que temos dentro do campo. Pensa pela equipa. É raríssimo este tipo de jogadores que só tem na cabeça entregar ao colega e ajudar sem bola.
    É o verdadeiro jogador de equipa. Imprescindível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos adeptos idolatram sobretudo os jogadores "da bola". Qd é um jogador "de futebol", a coisa fica mais difícil de discernir. Aí fica apenas para os verdadeiros treinadores de bancada.

      O Pizzi com maior assertividade a nível de passe curto, já não estava de certeza no Benfica.

      Eliminar
    2. Ele ontem esteve impecável. Teve 4 perda de bola, mas naquela zona do terreno, e o tipo de passes que ele faz (teve 4 passes chave!) durante a partida, é normal que tenha esse número. Depois, outros indicadores que não se vê bem na estatística tem a ver com o que ele lutou naquele meio-campo. E tudo isto, tendo em conta que tem sido titularíssimo nas últimas semanas em que o Benfica tem jogado praticamente de 3 em 3 dias. É de realçar!

      Eliminar
    3. Jorgen80, a maioria dos adeptos de futebol só vêem os jogadores por aquilo que fazem com a bola nos pés. A maioria dos treinadores de topo querem os jogadores que aliam isso com o que fazem sem a bola nos pés. Parece a mesma coisa, mas não é!

      Eliminar
  4. bom bom são duas semanas de intervalo para os jogadores estarem concentrados naquilo que realmente interessa, o clube que lhes paga os vencimentos...deixem lá a seleção para as vedetas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, bom, é durante estas duas semanas o Rui Vitória conseguir corrigir as debilidades da equipa em termos de gestão de energia e posicionamentos.

      Eliminar
  5. deixem lá o pizzi em paz, deixem-no trabalhar estas duas semanas sem stress e estar com a familia, os jogadores portugueses do Benfica quando vão à seleção quando chegam ou já não sabem jogar ou vêm coxos!
    PS: o ano passado fizeram-se campanhas verdes contra as idas de Gonçalo Guedes e Renato à seleção, este ano ninguém fala do gélson? estranho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não criticam porque no fundo eles querem é ter o exclusivo daquele espaço. É isso que valoriza os seus jogadores.

      Eliminar
  6. Nõ tem colidade pra tal

    ResponderEliminar
  7. Viva PP,

    O Pizzi é tudo o que referes e tem também um valor acrescentado pela polivalência, importantíssima em qualquer plantel, e que permite ao treinador mudar de sistema sem fazer substituições.

    Mas também tem uma coisa que me irrita e que lhe tira valor global: Não ganha uma bola dividida! É impressionante!

    Consegue muitas vezes suprir isso, pela inteligência e pela técnica. Mas há muitas situações de jogo em que é mesmo preciso meter o pé, o ombro ou até os braços, mesmo fazendo falta. E ele encolhe-se.

    Não me parece que seja característica passível de ser alterada em idade adulta e será sempre um ponto fraco dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Polivalência = concordo!
      Não meter o pé = discordo. Este jogo frente ao Feirense foi um bom exemplo disso.

      Eliminar
  8. O Pizzi até nem joga mal de todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não cair em graça... mas é engraçado. 😉

      Eliminar