22 outubro 2016

Quem não gosta do Pizzi...


... ou de David Silva!


Esta é a minha opinião e a minha convicção. Se olharmos bem para os dois espanhóis verificamos que as suas missões nas suas equipas, respectivamente o Barcelona e o Manchester City, são semelhantes às de Pizzi no Benfica. O Iniesta começou a sua carreira no Barcelona jogando como falso extremo esquerdo, tal como o Pizzi. Já o David Silva, sendo canhoto, começou a jogar do lado contrário, como falso extremo direito. Contudo, cedo percebemos que tanto um como o outro seriam curtos para jogar na ala. "Falta-lhes poder de explosão!", invariavelmente era essa a desculpa. Contudo, os seus treinadores continuavam a utilizá-los nessas posições porque a verdade é que eles equilibravam muitas vezes o meio-campo, funcionando quase sempre como um "quarto médio". Mesmo assim, por não serem tão espectaculares como outros extremos mais explosivos e individualistas, continuavam a ser criticados.

Depois, quando testavam-os no meio-campo, muitos reclamavam da falta de robustez física ou de não terem grande capacidade de choque. Contudo, apesar de não serem a primeira opção para os adeptos em qualquer uma dessas posições, pois "não são carne nem peixe", todos reconhecem a inteligência de jogo deles. Mas, isso não lhes confere a titularidade para o adepto comum. No entanto, a verdade é que onde quer que jogam, eles equilibram a equipa. Sendo assim, será que a maioria dos adeptos não está a ver o mesmo que os treinadores que teimam em apostar neles?

A meu ver parece-me óbvio que sim. Mas, também afirmo que para este tipo de jogadores ter sucesso é preciso que o resto da equipa esteja preparada. Foi isso que aconteceu com o Iniesta quando aparece Guardiola na sua carreira. O que o espanhol cresceu com o agora técnico do Manchester City, foi brutal, pois este criou as condições ideais para que o jogador pudesse valorizar. E é esta "arte e engenho" que um treinador tem de ter. É na construção de um modelo de jogo adequado que este pode fazer a diferença para estes (e qualquer outro jogador). Uma coisa é certa, jogadores inteligentes são aqueles que permitem controlar melhor o jogo e com isso, a vitória estará sempre mais próxima. Mais até que os desequilibradores que muita gente tem tendência a sobrevalorizar. Não é por isso muito estranho que o Guardiola tenha uma obsessão sadia por jogadores inteligentes. Não é por isso que ainda ontem um Vítor Pereira também afirmava que o Pizzi era imprescindível para a equipa encarnada. Não é por isso que o Rui Vitória conte com o Pizzi e o tenha como um dos imprescindíveis. É que todos eles vêem coisas que apenas estes jogadores fazem, como por exemplo isto:






P.S.: Façam pausa no momento em que o Pizzi faz o passe para o Salvio e reparem como ele consegue enganar por completo toda a linha defensiva do Dynamo. Decerto que o argentino ficará na estatística pela consequente assistência para o golo do Cervi. No entanto, é o passe de Pizzi que dá a vantagem necessária ao nosso ataque.

23 comentários:

  1. Quando há gente que faz comparações destas, nem é preciso ler mais nada do texto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lê mais nada do texto, mas tem de deixar comentário?

      Eliminar
    2. Achei um excelente texto, companheiro PP!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Claro que tenho de deixar um comentário a ridicularizar uma pessoa que compara Pizzi seja ao que for... Quanto mais a Iniesta e a David Silva.

      Eu tenho a certeza que a maioria dos benfiquistas não fazem a mais pálida ideia do que é a realidade actual do futebol. Acham que estamos nos anos 60...

      Eliminar
    4. António Madeira23/10/16, 01:57

      Olha o amigo Jotapê! Aquele lagarto que se faz passar por benfiquista e que percebe tanto de futebol como um pedaço de basalto percebe de podar videiras. Seja bem-vindo!
      E já que faz questão de se demorar, aproveite para aprender alguma coisinha. Olhe que o saber não ocupa lugar!

      Eliminar
    5. O PP sabe mais de futebol na ponta da "piça" do que tu no corpo todo, ó JotaPê.

      J.Soares

      Eliminar
    6. Ó JotaPê, seu lagartixo cornudo de merda, tás farto de levar nos cornos e deves tar com um melão. Já lá vão décadas sem ser campeão.
      Vai fazer a vida negra à puta que te pariu, meu grande burro de merda! Pensas que enganas quem, pá! És um zero à esquerda até a seres infiltrado. Todos te topam e todos gozam contigo. Ninguém te leva a sério lagartixo.

      Eliminar
  2. no caso de iniesta e david silva nao concordo pk os adeptos reconhecem a importancia de ambos e ate valorizam o trabalho, penso que a comparaçao estaria melhor se fizesses com o joao mario que neste jogo de hoje e esta epoca em geral tanta falta tem feito ao sporting e que o joel campbell e mesmo markovic por muita qualidade que tenham nao conseguem dar aquilo que ele dava a equipa que porventura e o mesmo que o pizzi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pizzi é muito melhor que o João Mário. Não só é mais inteligente, como mais dotado tecnicamente.

      Eliminar
    2. por acaso nao tinha essa impressao, mas pode ser por causa da imprensa a volta de ambos jogadores (faz falta canais desportivos que falem realmente de desporto para ajudar a perceber estas coisas :s)

      Eliminar
    3. O João Mário é um bom jogador, não tenhamos dúvidas disso. Mas, por exemplo, o Pizzi é um ambidextro, enquanto o JM é destro.

      Eliminar
    4. João Mário está num nível superior. É um jogador com mais classe que tem uma taxa de acerto de passe muito alta, mesmo sendo capaz de criar jogadas de golo.

      Eliminar
    5. Não concordo jorgen80. O João Mário por acaso até tem um défice monumental a nível técnico: só joga com o pé direito, incluindo para fazer as recepções.

      Compensa esta lacuna com uma boa utilização do corpo para proteger a bola. No entanto, isto permite que perca a vantagem momentânea do espaço e tempo para os adversários. Vantagem essa que é aquela que permite dar continuidade à jogada em vez de ter que passar para o lado e para trás, o que faz aumentar a percentagem de passes certos (daí essa tua percepção).

      É exactamente essa lacuna técnica que não lhe permite jogar no centro do meio-campo, muito embora, a meu ver poderia ser bem trabalhado por aí. Aliás, fosse eu treinador dele e dos aspectos técnicos que fazia-o evoluir era exactamente esse.

      Eliminar
    6. É craque, o Mário. A forma como protege a bola só mostra o quão craque é. É muito franzino, mas é o cabo das Tormentas para lhe tirar a bola. Sabe rodar sobre a bola como tão bem fazia o Xavi.

      Défice técnico num jogador destes não pode haver. Só joga com um pé, mas Maradona também só tinha esquerdo. A técnica não se mede aí. É um jogador da batuta, do timbre, para mim, do mais raro que há no futebol. Joga para a equipa, pela equipa.

      Eliminar
    7. O Maradona e o Messi estão muito longe de terem apenas um pé dominante. Basta vermos como eles recepcionam a bola.

      Não acho que o João Mário seja um jogador de batuta. E isso viu-se no Euro. Uma coisa concordo: é jogador de equipa. Apenas não acho que seja aquilo que fazem dele.

      Eliminar
  3. O pizzi é uma avestruz capacitada para jogar à bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como são opiniões comparar Pizzi a Iniesta...

      Eliminar
    2. Eu fundamento as minhas opiniões, o que é muito diferente do mandar postas de pescada como se fosse um entendido que toda a gente deveria venerar.

      Eliminar
  4. Pizzi e mais dez. É um dos 3 melhores no Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Pizzi não dribla como Silva ou Iniesta. É mais parecido com o Fabregas, não o do momento, mas o da época de campeão no Chelsea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é outro belo exemplo do que tento referir no texto. Ou seja, depende muito do contexto em que está a jogar. Por isso, as oscilações exibicionais que o Fàbregas tem tido nas últimas épocas.

      Eliminar