09 outubro 2016

Estaremos muito longe de ganhar a Champions?


Uma reflexão de domingueira.


Quantos pontos precisamos de fazer para conseguirmos o almejado título europeu? Quantas presenças faltarão para atingirmos a final e trazer a "orelhuda"? São estas as questões que faço quando olho para este gráfico. O Real Madrid é o mais titulado nesta competição com 11 troféus já conquistados, sendo o actual campeão europeu. Estamos a falar de uma média de 49,5 pontos por título. Por outro lado, sendo a equipa com mais participações (47, o que dá uma média de 4,3 participações para vencer um título), também pode explicar-se o porquê de ser o campeão de troféus nesta competição. Do outro lado deste cenário, mas igualmente com um bom número de troféus está o Liverpool (5 conquistas). A equipa de Merseyside tem uma média de 48,2 pontos e 4,2 participações por troféu, o que não é nada mau, face às suas 21 participações. Caso para dizer que sempre que vão à competição é para ir até ao fim. A meio termo, está a equipa do Milan. Os italianos já conquistaram 7 troféus. E isto nuns impressionantes 44,9 pontos e 4 participações por troféu. São talvez a equipa com maior eficácia e eficiência na conquista da "orelhuda".

Quanto ao Benfica... bem quanto a nós, 132 pontos e 18 presenças por troféu. Se olharmos para cima, percebemos que temos um longo percurso a percorrer ainda. Não tanto no capítulo das presenças, pois somos o segundo clube com mais presenças na Champions (primeiro vem o Real Madrid), mas sim na valorização das nossas vitórias. Este é o desafio do Benfica nesta competição. Valorizar as nossas vitórias.

Se neste momento somos a 6ª melhor equipa europeia, imaginem onde estaríamos com mais um ou dois troféus?

11 comentários:

  1. Puro wishfull thinking, "man".

    Quer dizer....Portugal também ganhou o europeu.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querer vencer a Champions revela apenas ambição. Mas, antes de penar nisso, devemos pensar na valorização das nossas vitórias e isso passa por não impor limites, i.e., objectivos de oitavos-de-final e depois não há problema de perder. Não.

      Para além disso, o exemplo do Liverpool é bom para desmistificar aqueles que dizem que é preciso ter experiência competitiva. Para mim, eles são o mais belo exemplo de que o que é preciso é mentalidade vencedora.

      Eliminar
    2. Ambição desmedida...

      Eliminar
    3. É esta a vantagem da ambição:
      Podes não chegar à Lua,
      Mas tiraste os pés do chão.

      ;)

      Eliminar
  2. Longe, fica o Afeganistão. A distância para uma champions é como daqui para Plutão.

    Tempos diferentes. A verdade é que desde há 6/7 anos as diferenças entre as 8 melhores equipas europeias e as restantes é superior ao que era por exemplo em 2004 quando o Porto ganhou onde até o Manchester não era nada demais.

    Real Madrid, Barcelona, Bayern, City estão muito á frente.

    Nota: O Real Madrid não é tri-campeão... ganhou 2 champions em 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! O Real Madrid não é tricampeão europeu. Aliás, nem tri, nem bi. Ganhou 2 Liga dos Campeões em 3 anos como referiu.

      Quanto à nossa capacidade para conquistarmos a Champions, vê a forma como o Ajax conseguiu ser campeão em 1994/1995... com uma equipa de miúdos. Tudo é possível. Agora, é preciso ter mentalidade para isso.

      Eliminar
    2. Ajax venceu numa altura que não havia lei bosman e podia-se manter os melhores durante muito tempo, esse mesmo ajax até ganhou a UEFA em 1993 ao torino e com a mesma espinha dorsal venceu a champions e foi finalista em 1996, em 1992 o Benfica esteve a uma vitória de disputar a final de Wembley, bastava ganhar em Nou Camp e ficou 1-2 infelizmente. Mas mal veio a lei Bosman em 1996 depressa depressa desapareceu o AJAX. Porto beneficiou de um bom sorteio e de um ano atipico dos grandes com Corunha e Monaco a eliminar favoritos.
      Benfica precisaria de ter um bom grupo de trabalho e ter um sorteio favorável , é possível mas para isso há que estar de forma regular nos oitavos, pelo menos, para ganhar experiência e ir mantendo os melhores. Em 2011-12 e mesmo o ano passado demonstrou-se que o Benfica podia chegar às meias e a partir dai bem se pode sonhar.

      Eliminar
    3. O Benfica a época passada se tivesse ultrapassado o Bayern estou certo que ia à final. Nós até temos 9 finais europeias ao todo (7 na Champions) mas apenas 2 troféus... é a mentalidade amigo. Mais do que tudo o resto.

      Eliminar
    4. PP regras diferentes... 94/95 foi antes da era Bosman, e esse Ajax ainda é das equipas que melhor vi jogar. No entanto nem todos eram miúdos e por miúdos estou a dizer sub-21.

      Tinha os veteranos Rijkaard e Blind (pai) e os "meia idade" (ali pelos 24/26) manos de Boer e Litmanen. Só aí está metade da equipa titular. Claro que faltam aqui os "putos" Davids, Seedorf, Overmars, Kanu, Kluivert, van der Sar. E no ano a seguir voltaram à final (perdida para a Juve de Lippi e Del Piero, Ravanelli, Viali, Paulo Sousa e Conte).

      Só que o Ajax também não tinha um "negociador implacável". Com um Vieira e um mercado pós-Bosman, metade dos putos tinha ido em Janeiro e a outra metade era vendida na véspera da final.

      Eliminar
    5. Adenda: salvo erro o Benfica tem 10 finais europeias: 7 na Champions (61, 62, 63, 65, 68, 88, 90) uma Taça UEFA (final a duas mãos perdidas com o Anderlecht) e as duas do JJ da Liga Europa.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar