11 outubro 2016

3 em 3


3 golos em 3 jogos e exibições de encher o olho.



É normal que os media estejam mais focados nos três golos de André Silva frente às Ilhas Faroé no jogo de ontem da equipa das quinas. Afinal de contas há 88 anos que um jovem avançado português não tinha marcado 3 golos num só jogo da seleção. De qualquer maneira, há outros focos de interesse. O maior destes é talvez a integração do João Cancelo na seleção. É brutal a forma como o jovem formando do Benfica está a adaptar-se à equipa nacional. Em 3 jogos, para além das excelentes exibições a nível ofensivo e defensivo, o jovem lateral já marcou 3 golos. Isto não é para todos. É apenas e só a confirmação de mais um produto de excelência do Benfica.

Queria apenas terminar por deixar umas palavras de elogio de Fernando Santos. Penso que a gestão do grupo nestes dois jogos foi impecável. Apenas pecou pela não entrada de Pizzi ou de Nélson Semedo na selecção num destes jogos. Acho que mereciam. No entanto, o selecionador conseguiu fazer com que o grupo de trabalho mantivesse o níveis de concentração elevados. Só assim é que a equipa conseguiu resolver cedo ambos os jogos, frente a seleções que jogam praticamente à defesa. Noutros tempos, um empate frente a estas equipas, ou vitórias por "meio-a-zero", eram os resultados mais previsíveis, apesar de todo o potencial luso. Hoje, a exigência é outra. E, tendo em conta que apenas o primeiro se qualifica para o mundial, todos eles sabem que não podemos brincar com o fogo, até porque num grupo como este será no saldo entre os duelos entre Portugal e Suiça que estará a chave do apuramento para o mundial da Rússia em 2018.



4 comentários:

  1. Não podes fazer esse rasgado elogio ao Cancelo e depois dizeres que Nelson Semedo merecia ter jogado, só porque sim. Agora Pizzi sim, concordo que podia ter tido alguns minutos, até porque é um tipo de jogador que a selação não tem. Mas o simples facto de só ter sido convocado após a dispensa de 3 jogadores, demonstra bem que não conta assim muito para Fernando Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso sim, depois do terceiro golo os jogos já estavam fechados. Como tal, porque não rodar os jogadores?

      Sobre o Pizzi, temo por infelizmente o FS pensar assim...

      Eliminar
  2. Contra quem jogou o Cancelo nestes 3 jogos, olha diz-me lá que me esqueci? :)

    Cancelo demonstrou aquilo que venho dito ao muito. Poderá ser um bom extremo de linha, mas nunca será um lateral excelente ou até muito bom. Não é por acaso que no Valencia joga predominantemente, à frente do Montoya na direita.

    3 jogos que não que na minha opinião só tornam estas qualificações passa-tempos para os clubes mais fortes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é bem assim jorgen80.

      No Valência ele joga mais à frente, porque todos os extremos que eles têm não sabem defender, nem têm jogo colectivo tão forte. São tudo jogadores de desequilíbrios. No entanto, o que o Valência precisa é de um jogador que possa oferecer um pouco dos dois mundos. Esse jogador é o Cancelo.

      Eliminar