03 outubro 2016

Liderança também...


Não é apenas sermos líderes do campeonato...


... é sermos e exercermos a liderança em todos os níveis. Dois bons exemplos disso foi o que aconteceu ontem durante e depois do jogo frente ao Feirense. Durante a partida, foram inúmeras as ações de liderança por exemplo do capitão Luisão. Mas, entre elas destacaria a ação do "Girafa" no 4º golo do Benfica, através de livre direto do lateral esquerdo Grimaldo. Não conseguindo passar a mensagem de como José Gomes deveria proceder na barreira, o camisola 4 fez o que os grande líderes fazem, foi lá e demonstrou como se faz. As imagens seguintes são demonstradoras da importância desta ação para o golo do espanhol.

Um vídeo publicado por Ricardo Cardoso (@rtreinador) a

No final da partida, na conferência de imprensa para fechar o jogo, Rui Vitória também demonstrou de forma assertiva como exercer a sua liderança. Fez-lo quando foi questionado sobre a utilização do Luisão neste encontro, ao qual respondeu que o capitão joga quando ele entende que tem de jogar. É ele que lidera. É ele que comanda. E é ele que assume essa liderança, sem receios. Basta olharmos para as suas declarações e a forma como as faz, para percebermos isso, sobretudo quando ele fala dos temas da mudança de guarda-redes para este encontro e sobre a entrada de Luisão no onze. Claramente o melhor treinador em Portugal na atualidade.


12 comentários:

  1. PP, não leves a mal se eu disser que és um lirico. Ainda acreditas nessas tretas do companheirismo no futebol e tal. Mas isso já acabou há muito tempo. Atualmente estamos na era dos mercenários. Vão para onde lhe dão mais. Nem que seja por um cêntimo/mês. Lá vão eles todos contentes da vida.

    É normal haver sempre adeptos liricos que não querem que o futebol do seu imaginário de infância mude. Mas convinha olhar também para a realidade e conferir que palavras como cooperação, amor à camisola e humildade já não existem no vocabulário do futebol. É pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este artigo é sobre liderança e não sobre companheirismo. É preciso não misturar as coisas até porque fui bem explícito.

      Eliminar
  2. Pena é o cinismo e a falta de esperança na Humanidade.

    É verdade que o referido pelo anónimo acima se verifica com grande frequência. Mas também é verdade que não é só isso que acontece. Felizmente, na nossa casa temos bons exemplos do contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo é claro como a água e é sobre a liderança e a melhor forma de exercer-la através dos exemplos de Luisão e Rui Vitória.

      Eliminar
  3. É verdade que existem, mas é muito raro.

    Até mesmo aqueles que "julgamos" idolaterar só se movem por dinheiro. O futebol hoje em dia é como uma empresa qualquer de pneus, tem os funcionários que só estão lá para ganhar a vida (e que vida!!) e o objetivo é lucrar e manter os clientes (nós) a pagar. Não pensem que estou a falar por falar, é tal e qual assim que funciona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende das pessoas. O problema é que em Portugal não se valoriza o trabalho das pessoas de uma forma geral. O Benfica nesse sentido é um oasis. Até porque um jogador é um ativo mais importante que um vendedor de pneus que perdoem-me a sinceridade é visto pela maioria como facilmente substituível...

      Eliminar
  4. Até digo mais. Hoje em dia em qualquer empresa manhosa à mais "amor à camisola" que nos clubes de futebol que movimentam os montantes que todos sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. Hoje em dia o mercado de trabalho está tão ranhoso que há trabalhadores a fazerem de tudo para continuar a ter aquela segurança do ordenado ao fim do mês. De tal forma que aguentam tudo... o "amor à camisola" é bem diferente... e não se pode exigir as pessoas em Portugal terem-no se estão constantemente a desconsiderar o trabalho delas.

      Eliminar
  5. O Benfica não foge á regra embora seja isso que a comunicação do clube passa para fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que seja tão assim. Há ali um grupo que se formos a ver bem é o grupo de trabalho com mais anos juntos no futebol nacional neste momento. Isso faz a diferença.

      Eliminar
    2. Falas de Luisão, Jardel e Salvio? É uma questão de fazer as contas... estes três estão juntos há 5 anos.

      Nos rivais diretos não vejo nenhum "grupo" com tantos anos a jogarem juntos. És capaz de ter razão quanto a isso, no entanto não muda muito o que estou a dizer. Qualquer um destes se lhe derem um melhor salário ele sai logo.

      Eliminar
    3. Não acredito que sejam melhore salários... têm de ser muito melhores salários. Mas, isso é o pão nosso de cada dia. Qual é o problema?

      O que eu tenho perfeita noção é que se o Benfica fosse uma equipa da EPL ou da La Liga, jamais os jogadores quereriam sair do Benfica. Exactamente, por termos um ambiente familiar.

      Acredito que neste momento, somente o plantel do Bayern Munique possa ter um plantel com um ambiente familiar tão próximo como o nosso. Nem mesmo o Barcelona e muito menos os Manchesteres e os Reais Madrids desta vida.

      E vou mais longe, tendo em conta a necessidade que temos de todos os anos vender jogadores, porque faz parte do equilíbrio das nossas contas, conseguimos mesmo assim reter um núcleo que permite manter-se durante tanto tempo.

      Eliminar