14 dezembro 2015

Saiu-nos o Zenit!


O sorteio desta manhã ditou-nos os russos de São Petersburgo como adversários dos 1/8 final da Liga dos Campeões. Tivemos ou não alguma sorte?

O Zenit estava no meu top 3 de preferências de adversários para esta eliminatória, conforme poderão verificar aqui. No entanto, era a minha terceira escolha. E era sobretudo por dois grandes factores, e por um terceiro que irei adicionar.

Talvez em Março já não haja neve
em São Petersburgo... mas, eu não
contava com isso!
O primeiro factor é que iremos jogar com os russos em pleno inverno (Fevereiro e Março são ainda meses de inverno em qualquer local do hemisfério norte, ainda para mais na Rússia). As condições ambientais são agrestes nessa altura do ano e pode ter consequências no tipo de futebol que estejamos habituados a praticar e que será impraticável. Sendo assim, é preciso desde já começar a preparar a estratégia e mentalização para não haver desculpas.

Hulk a marcar o primeiro golo do
Zenit no jogo da Liga dos Campeões
da temporada passada.
O segundo factor é que o treinador André Villas-Boas conhece bem o futebol Português, nomeadamente o Benfica, o qual já eliminou-o da Liga dos Campeões na temporada passada. Para além do treinador, existe um velho conhecido que parece motivar-se ainda mais nos jogos com o Benfica. Escrevo do brasileiro Hulk, que está muito mais perigoso porque está muito mais jogador de equipa. Por outro lado, é verdade que as coisas não estão muito famosas para o lado do treinador Português, uma vez que está num braço de ferro com a direcção e a federação russa (para mais informações e explicações recomendo este excelente artigo do Guardian).

O Benfica ganhou pela última vez ao
Zenit com a dupla de meio-campo
Javi Garcia e Witsel e com golo
de Nélson Oliveira (2011-2012).
O terceiro factor é que o Zenit tem neste momento, para além de Hulk, Danny e Luís Neto, três ex-Benfiquistas: o central Garay e os médios Javi Garcia e Witsel. Tudo jogadores que conhecem bem o futebol nacional e em particular o Benfica. Ora esse conhecimento pode não querer dizer nada, mas ajuda. Ainda para mais quando a última vez que o Benfica ganhou ao Zenit foi com Javi Garcia e Witsel no onze titular, ou seja, precisamente o núcleo duro actual da equipa russa!

Sistema de jogo e melhor
onze do Zenit.
O Zenit de Villas-Boas joga num 4-2-3-1, podendo desdobrar-se num claro 4-3-3 em fase defensiva ou até mesmo num 4-4-2. É uma equipa fundamentalmente de transições (médias de 43% de posse de bola e de 364 passes por jogo com 83% de acerto - mais de metade do número de passes de um Bayern Munique, 754). O melhor guarda-redes deles é neste momento o Lodygin. Têm dois laterais direitos de qualidade: o experiente Anyukov e o titular Smolnikov, sendo que este último também pode jogar como extremo direito (como aconteceu frente ao Valência no Mestalla). A lateral esquerda está entregue ao internacional italiano Criscito. Como dupla de centrais, joga sobre a direita o nosso bem conhecido Garay, enquanto sobre a esquerda o experiente Lombaerts. O terceiro central que muitas vezes joga pelo Garay é o Luis Neto (aconteceu no encontro frente ao Lyon em França). Salientar que o Português é também a primeira opção para render o Javi Garcia no meio-campo, tal como aconteceu frente ao Valência em São Petersburgo. Conforme já mencionei a dupla de meio-campo tradicional é formada por Javi Garcia e Witsel. No tridente de meio-campo atacante, temos o Hulk que joga sobre o flanco direito para derivar para o centro, temos o Danny como "10" atrás do avançado e a ser muitas vezes o terceiro elemento do meio-campo, e temos o russo Shatov como falso extremo esquerdo. Como ponta-de-lança o "Ibrahimovic russo" Dzyuba, que já leva 6 golos em 6 jogos para a Liga dos Campeões. Salientar que tanto Hulk como o Shatov fazem muitas trocas de posição durante os jogos e que muitas vezes, aparecem ao lado do ponta-de-lança do Zenit em situações de finalização.

A meu ver a chave deste encontro irá estar no duelo de duplas do meio-campo. Se a eliminatória começasse já amanhã, era bem possível que a nossa dupla de meio-campo não conseguiria bater a dupla do Zenit. O espanhol e o belga têm praticamente jogado juntos desde 2011-2012. Se atendermos ao nível de entrosamento que possuem agora, à qualidade técnica que sempre fizeram deles enormes jogadores, a capacidade física que possuem, e a experiência competitiva que já adquiriram, facilmente percebemos que um dos maiores perigos vem destes dois. A meu ver, mais até do que Hulk, Danny ou do ponta-de-lança tanque Dzyuba, pois é aquela dupla que controla todo o jogo dos russos. Como tal, Rui Vitória tem agora quase 3 meses para trabalhar os seus jogadores de meio-campo. Fejsa e Samaris seriam as minhas apostas para o tal hipotético encontro de amanhã frente aos russos. Mas, mesmo estes dois jogadores teriam algumas dificuldades devido às dinâmicas que ainda não possuem. Quanto ao Renato Sanches, vai ter que evoluir muito em 3 meses. Mas, talento e potencial tem ele. Cabe agora à equipa técnica encarnada o trabalho de preparação.

Uma nota final: o belga Witsel está suspenso por castigo no próximo encontro da Liga dos Campeões. Ou seja, não poderá jogar na Luz. Isto é uma boa notícia porque a dinâmica de jogo do Zenit vai sofrer muito com esta ausência. Tendo em conta que o jogo é em Portugal é importante que o Benfica saiba aproveitar e capitalizar esta ausência com uma vitória categórica sem golos sofridos. Tal resultado não só irá ser benéfico para o segundo encontro, como também irá fazer crescer pressão sobre as competências de André Villas-Boas no comando técnico da equipa russa, dado o contexto previamente explicado. Para que tudo isto se torne realidade vai ser necessário o mesmo tipo de apoio que a equipa teve à um ano atrás, precisamente contra a mesma equipa e que andou pelas bocas do mundo - ver video seguinte.


13 comentários:

  1. Não considero que a chave vá estar no meio-campo-Não me apetece ir pelo cliché. Os duelos com Hulk serão de extrema importância. Sabendo-se antemão que o Zenit, procura em toda a transição ofensiva que faz "jogar para" Hulk,o Benfica, se conseguir manieta-lo, não permitindo grandes veleidades, não tenho dúvidas que teremos mais de metade do jogo ganho. Depois sem Witsel na primeira parte, o meio-campo do Zenit vai ressentir-se muito. É apenas o jogador que liga os extremos da defesa e do ataque. Com ele começa tudo. Um autêntico craque de bola, que não tem substituto.
    A juntar ao que referi, se o Benfica for inteligente na pressão exercida sobre o Javi Garcia, poderá estar aí um filão de contra-ataques porque todos sabemos como Javi Garcia é medíocre ao nível de receção e passe.
    Uma última ressalva para Danny que é o segundo motor do Zenit. Este Danny que se vê na Rússia nada tem a ver com aquele que se vê na seleção. A sua influência é notória na envolvência ofensiva dos russos, sendo ele muitas vezes o homem do último passe. Como também é inteligente e tem qualidade no drible, muitas vezes troca posição com Hulk que ajuda a baralhar o adversário. É um jogador que os PTS não podem menosprezar. É craque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os possíveis duelos de Hulk, o jogo entre-linhas de Danny e a verticalidade de Shatov só irão realmente fazer mossa se deixarmos o Javi e o Witsel controlarem o jogo a meio-campo. Por isso mesmo, é que vejo aqueles dois como elementos fundamentais para anularmos todo o jogo ofensivo do Zenit.

      É que fazendo isso, a única solução que resta aos russos é utilizar futebol directo para o Dzyuba e com o Hulk a tentar ganhar algumas segundas bolas. E, isto facilita os nossos defesas.

      Fizeste bem em realçar a importância do Danny no jogo ofensivo do Zenit, pois é de facto um daqueles casos em que o jogador que conhecemos do futebol Português se transforma completamente no clube em que joga.

      Eliminar
  2. E não, Fejsa e Samaris, é que não. Querias sair numa transição rápida, como, com estes pernas- de pau? O Benfica não pode querer fechar-se lá atrás. Tem que aproveitar as oportunidades que dispuser para contra-atacar com qualidade. Renato Sanches será importantíssimo nesse capítulo. No plantel, neste momento, até pela moral do jogador, apenas Pizzi e Renato estão capacitados para tal posição, devido ao facto de serem médios de cariz completo- Bons em praticamente tudo. No entanto, como Pizzi tem estado como peixe na água na média-direita, não me parece que faça sentido coloca-lo na posição de 8/10. A não ser que o Benfica se apresente num 4-3-3.
    Já o disse muitas vezes, Samaris é demasiado querido pela massa adepta Benfiquista. É razoável em tudo. Não há nada que se evidencie. Muito longe da qualidade tática que o Fejsa evidencia, por exemplo. Só deverá jogar se o sérvio se ressentir de problemas físicos. De resto, é dos piores médios TITULARES que passaram pelo Benfica nos últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fejsa e o Samaris são tudo menos pernas-de-pau. Isso também é diminuí-los muito. Eu penso que esta dupla bem trabalhada pode ficar ao nível de um Gabi e Tiago, ou de um Javi e um Witsel, e até mesmo ultrapassá-los. E olha que ambas as duplas jogam em equipas conhecidas pelas suas perigosas transições.

      Mais, não acho que os dois tenham características muito semelhantes que os impeçam de jogar juntos. Vai ser necessário mais trabalho e alterações de comportamentos na equipa. Comportamentos esses que podem ser uma melhoria para a equipa.

      Um dos problemas que aponto nesta equipa encarnada é que o médio "8" é muitas vezes o transportador de bola para o ataque através do drible. Ora se ele perde a bola, ficamos logo numa situação de 3 para 4/5 ou na melhor das hipóteses de um 5 para 5, tal como referi aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/12/sera-que-o-renato-sanches-e.html

      Recordar que os nossos laterais avançam muito, pelo que se também o médio "8" for para o ataque e perder a bola nesse momento, o adversário apanha-nos desequilibrados. Ora o que a maioria das equipas faz é fazer o transporte de bola por um dos médios-ala/falsos extremos, ou de um número "10", deixando o "8" muito mais preso no meio-campo. Se a bola perder-se, o adversário vai ter que enfrentar um quadrado defensivo que fará retardar ao máximo essa transição, dando o tempo necessário para que os restantes colegas recuperem.

      Quanto ao Pizzi e ao Renato... Começando pelo camisola 21, eu penso que a "8" é curto a nível europeu porque lhe falta dimensão física. E quando digo dimensão física não falo em resistência ou velocidade. Falo sim em saber usar o físico nos duelos. Por outras palavras o Pizzi é muito macio para um nível de futebol mais agressivo e intenso. Mas, para o "tugão" frente a adversários de pouca qualidade, chega e sobra! (Por aqui dá para perceber a a diferença abismal do nível futebolístico.)

      Prefiro ver o Pizzi como um médio ofensivo centro ou um falso extremo esquerdo. Acho-o um jogador muito na linha de um Mata ou David Silva, mas destro.

      Quanto ao Renato, falta-lhe aprender muita coisa. A começar por saber jogar num meio-campo a 2 e não a 3 como jogava nos júniores e na equipa B - ele era sobretudo o médio ofensivo, o camisola 10 dessas equipas. Logo, neste momento, não teria lugar como titular frente ao Zenit. Mas, vai ter 3 meses para evoluir e ele tem um potencial terrível!

      Contudo, gostava de testá-lo na ala, quer na esquerda, quer na direita. Aquela potência toda, aquela noção que ele tem das dinâmicas de meio-campo, poderão ser muito úteis nestes jogos mais tácticos, pois ele poderá fazer um pouco de tudo. Muito à imagem de um Davids, de um Nedved ou de um Ramires.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Tens razão no Pizzi. Penso o mesmo. Mas mesmo assim, considero que está melhor preparado que o Talisca para a posição de 8/10.

      Em relação ao transporte, tal é necessário para que haja uma boa transição defesa-ataque. Mas aí vai depender da qualidade do ovo. Renato mesmo com 18 anos, ofensivamente sabe já melhor os tempos de jogo e decisão que um Samaris. E aqui é onde discordo totalmente contigo.

      Samaris, um dia, igual ao Axel Witsel? Acreditas mesmo? Witsel é um médio completo, que tanto pode ser utilizado como médio temporizador-construtor de jogo-, ou como médio box-to-box. Por isso é que não sente dificuldades no 4-4-2 do Villas Boas. É o médio perfeito para tal posição. E raríssimo de se encontrar. O seu passe, por exemplo, está avaliado acima dos 50 milhões de euros.
      Só lhe falta um pouco mais de intensidade defensiva, na recuperação de bola- algo que o Renato já é um Deus- para que vestir a camisola do Zenit fosse já considerado uma blasfémia para um jogador de tal qualidade.

      Eliminar
    4. E atenção. Eu considero o Fejsa um médio de nível europeu. Defensivamente é uma jóia, tanto na ocupação de espaços em pressão alta como em bloco baixo. Taticamente está muito à frente de qualquer outro que temos no plantel.
      Só não se pode pedir é que saia a jogar como um Pirlo ou um Kroos. Não é esse tipo de jogador.
      Claro que exagerei no termo perna-de-pau até porque sou muito fã deste sérvio. É rezar que as lesões não o acompanhem.

      Eliminar
    5. O transporte pode ser feito de várias maneiras. O ideal é teres bons jogadores em todo lado, ou seja, jogadores que sejam capazes de transportar a bola. Se fizeres uma pequena triagem dos melhores jogadores nas mais variadas posições verificarás que são tudo jogadores que são exímios no drible e transporte de bola. Mesmo em posições como guarda-redes (Neuer) e centrais (Hummels). O problema é que esses não são assim tão comuns e depois tens de enquadrá-los na equipa e consoante as características dos outros jogadores.

      O "8" transportador de bola no Benfica surge com Aimar. Mas, este jogava ao lado de um "8" mascarado de médio-ala direito: o Ramires que equilibrava a equipa. Tu no actual Benfica tens extremos a fazerem de médios-ala, logo os equilíbrios deverão ser um pouco diferentes. Pelo menos nesta fase onde há muito que solidificar.

      O processo tem de ser faseado para que seja sólido e tenha o mínimo impacto negativo nos resultados. Como é óbvio penso que o Renato com todo o seu potencial poderá um dia segurar o meio-campo todo e fazer a diferença no transporte até a nível mundial, mas está muito longe disso neste momento. Se forçarmos e entregarmos essa responsabilidade sem lhe darmos a estrutura de suporte necessária dentro da equipa podemos estar a dar literalmente "pérolas aos porcos".

      Sobre o Samaris foram poucos jogos em que ele jogou efectivamente a "8". E mesmo nesses jogos, qual a estrutura que havia por detrás dele? Um Ola John que não jogava no espaço e que com isso queimava uma linha de passe? Um Jonathan Rodriguez muito voluntarioso mas pouco maduro, que se escondia no meio dos centrais adversários? Um Gaitán a ganhar a melhor forma? (Não sei se reparaste estou a falar de um jogo ainda de pré-época em que o Samaris foi efectivamente o "8" da equipa). Assim, também seria difícil para qualquer outro jogador. Repara no João Teixeira quando jogou na pré-época frente ao PSG e que não conseguiu pegar no jogo da equipa porque todos os outros elementos estavam a jogar ao seu ritmo próprio. E, olha que o JT não fica nada a dever ao RS.

      Samaris igual ao Witsel nunca será. O belga é um "free styler" com a bola nos pés. Qualquer adepto de bom futebol gosta daquele toque aveludado. Isto não quer dizer que o Samaris não tenha bons pés, pois tem e muito, mas o nível do belga é superior sim senhor. Mas, o jogador de futebol não se faz apenas pela técnica. Faz-se por tudo o resto. E aí o Witsel tem também os seus defeitos. Um deles nem é bem a intensidade do seu jogo, mas sim a forma como muitas vezes mastiga o jogo a meio-campo. Muitas vezes no Benfica ele mastigava os nossos contra-ataques fazendo perder o momento de transição. Por oposição o Samaris, como joga uma rotação acima, tende a precipitar-se muitas vezes. Ou seja, acho que com um estilo diferente o grego até pode ser superior ao belga nas mãos certas. Quanto a valores de mercado, o belga quando chegou ao Benfica custou 8M€, o Samaris custou 10M€... vale o que vale.

      O Renato até pode ter uma intensidade defensiva, mas não é constante. No próximo jogo do Benfica foca-te nele e vais dar-me razão. Ele tem muito que aprender ainda na arte de jogar num meio-campo a 2.

      ;)

      Eliminar
    6. Para Pirlo ou Kroos temos lá um jogador: Cristante. ;)

      Mas, o italiano precisa de jogar porque daqui a nada já ninguém irá acreditar no que escrevi acima.

      O Fejsa só peca pelo calvário de lesões. Estou certo que sem lesões poderia subir o seu nível futebolístico. E, vou mais longe, com tantos médios talentosos que possuímos, eu até recuaria o Fejsa a central, para melhorarmos a nossa saída de bola e pressão alta.

      O sérvio é um amuleto da sorte para quem quer ser campeão, mas é muito mais que isso e acho injusto que muitas vezes se fale dele como um jogador pouco dotado tecnicamente. Eu até acho que ele tem mais futebol nos pés para dar, sobretudo ao nível de passe e visão de jogo, mas não tem tido uma sequência de jogos que o estabilize a nível exibicional.

      Eliminar
    7. Irei focar-me no Renato-18 anos, logo tem muito a crescer, claro- e recomendo que faças o mesmo em relação ao Samaris durante os 90 minutos para teres uma ideia de como é a posição 6 que- ainda assim- disfarça todas as debilidades que tem como jogador.
      Samaris, é na minha opinião, o jogador mais overrated que o Benfica tem. 10 milhões por ele, comparado com os 8 do Witsel, foi um roubo à mão armada. Só espero que o Cristante suba uns degraus, para uma vez por todas, nos vermos livre de um jogador esforçado, mas muito débil taticamente e tecnicamente.
      Pelo menos, Rui Vitória já percebeu que com Samaris, nos jogos mais complicados, é arriscar demasiado. Hoje joga como Fejsa- Como estarão contentes Sanches e Pizzi! E até os centais!

      Eliminar
    8. Cristante, estou a torcer muito. Tecnicamente é muito bom, pelo que já nos mostrou. Falta saber como está a compreender o jogo sem bola. É italiano, não costuma ser difícil para eles absorverem os conceitos de jogo defensivos. É dar tempo ao tempo.
      Fejsa, não considero dotado tecnicamente o suficiente para ser o primeiro organizador de jogo. Ele hoje vai jogar, e verás como tem dificuldades de ser ele a movimentar a equipa. É jogador de passe curto; de não assumir a batuta em qualquer fase do jogo.
      Até considero que com Lisandro a titular- o verdadeiro substituto do Garay- a saída a jogar desde trás está melhor assegurada. É um central com pés.

      Eliminar
  3. antonioSLB15/12/15, 13:36

    Era bom, era! Infelizmente essa informação do Witsel está desactualizada, esteve suspenso um jogo sim, mas foi antes de defrontar o Gent, e portanto já cumpriu nesse jogo. Estão todos disponíveis para jogar a 1ª mão, têm alguns jogadores em perigo para a 2ª mão, ma isso o Benfica também tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. antonioSLB, sem querer contrariar-te, o site da UEFA mantém-no como castigado e foi actualizado ontem dia 14:

      http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2016/clubs/club=52826/index.html

      Eliminar