11 dezembro 2015

E depois o culpado é o Eliseu?


Não gosto de injustiças e tão pouco gosto que se criem patinhos feios em jogos tão dinâmicos e colectivos como o futebol. Por isso mesmo escrevo este artigo.

O video que vos apresento de seguida faz a análise ao lance que origina o primeiro golo do Atlético de Madrid na Luz na passada terça-feira, em encontro do grupo C da Liga dos Campeões 2015-2016. Lance esse que a maioria de supostos especialistas e leigos atribuem, como em tantas outras situações idênticas, ao lateral esquerdo encarnado. Mas, será que a culpa é mesmo do internacional Português Eliseu? Tirem as vossas conclusões, pois há muito que já tirei as minhas.


23 comentários:

  1. Respostas
    1. A culpa, primeiro, é do Jardel que sai do seu espaço sem nexo para pressionar sem nexo e ser "comido". Depois, claro, abriu-se uma clareira e teve de ser o central... do lado direito (Lisandro) a dobrar. Eliseu nem tapou o caminho, nem correu e, pior do que isso, é ele quem coloca em jogo o jogador do Atlético de Madrid que depois cruza para o golo. Se quiseres culpas mete jardel, porque saiu do sítio, mas sobretudo eliseu, porque não correu, não estava no seu lugar e pôs o rapaz do Madrid em jogo. Percebido?

      Eliminar
    2. O Jardel é o menos culpado pois foi tentar resolver um problema que alguns do nosso meio-campo criaram.

      O Eliseu mesmo que estivesse em linha com o Lisandro, só se o Vietto fosse muito "Liedson" é que se deixaria apanhar em fora-de-jogo nessa jogada.

      O problema não é a linha de fora-de-jogo nesta situação. O problema maior é como é possível a bola ter entrado entre-linhas e não ter existido correcta cobertura defensiva por parte de outros jogadores do meio-campo (Gaitán e Renato) à pressão de Fejsa sobre o Koke.

      Eliminar
  2. Vídeo bloqueado mas nem é preciso vê-lo. Também embirro com esta embirração com o Eliseu. Há outras «estrelas» na equipa a renderem bem menos neste momento, mas essas parecem intocáveis. Não aponto nomes porque tenho um princípio que é nunca dizer mal publicamente dos nossos Atletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é essa a maneira de ser e de estar! Completamente de acordo!

      A questão defensiva do Benfica prende-se com aquilo que o Rui Vitória noutro dia referiu-se: "nem toda a gente está a jogar ao mesmo ritmo". Por outras palavras, parece que cada um está a jogar o seu próprio jogo e não numa consciência colectiva de jogo.

      A primeira coisa que ele deve fazer é nivelar o conhecimento defensivo de todos os jogadores, pois há ali pessoal que tem umas noções defensivas, mas pouco mais. Há princípios básicos defensivos que se fossem feitos por todos, 90% dos golos que sofremos pura e simplesmente deixavam de existir. Princípios básicos como cobertura defensiva do colega ao lado. Princípios básicos como evitar que a bola entre no espaço central "empurrando" a decisão do adversário para procurar o espaço lateral, mais longe da baliza e mais longe de uma situação de remate frontal.

      Acredito que o facto de haver muitos jogadores com ritmo e experiência de jogo dispares contribua, e de que maneira, para isso. Contudo, tudo isto pode ser amenizado com muito trabalho de treino. E aqui entra a equipa técnica de Rui Vitória.

      Agora, não podemos crucificar os nossos jogadores. Muitas vezes tende-se a pensar que é um problema de tirar um e meter outro melhor. Isso está errado e é um modo de pensar de quem possa ser um apaixonado pelo futebol, mas que nunca esteve dentro da modalidade.

      Eliminar
  3. O Eliseu não é tão mau como o pintam e com um defesa esquerdo tipo Siqueira, eu punha o Eliiseu a extremo para ajudar a fechar. Na champions até jogaria com o eliseu assim e com o silvio na esquerda. Atenção, acho silvio um teambolho. Mas quem fez o plantel esqueceu-se de arranjar laterais. Tiveram sorte que apareceu o Nelsinho. Para quando pedro rebocho e lindelof?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que o Sílvio não é nada mal jogador. O pessoal é que tem memória curta e não tem paciência. "Memória curta", porque até o Luisão ter-lhe fracturado a tíbia, estava a ser o nosso melhor lateral direito nessa temporada, relegando inclusive o "Mini" Pereira para o banco de suplentes. "Não tem paciência", porque pensam que é fácil para um jogador ganhar rapidamente ritmo competitivo ao fim de 90 minutos de jogo, isto depois de ter estado afastado dos campos quase 1 ano. Ainda para mais, ser obrigado a jogar logo de seguida vários jogos de nível elevado de exigência. É complicado, mas quem é que importa com isto?

      Ninguém! Para o comum leigo, eles até treinam todos os dias, por isso é obrigação deles estar a 200%. Se tudo fosse tão fácil e simples assim, então estou certo que os jogadores se comportariam como a maioria pretenderia, pois eles próprios são os primeiros a quererem estar no topo. É que ninguém joga para perder ou fazer má figura em campo.

      O Nelsinho não foi sorte, mas sim aposta certa! Quanto ao Rebocho, eu próprio já pensei nessa solução e se o Rui Vitória apostasse nele teria a minha bênção. No entanto, é um jogador importante para a equipa B - é o capitão. Mais, essa equipa precisa de um núcleo duro que confira estabilidade, pois há muito entra-e-sai de jogadores, uns vindos da equipa de júniores e outros da equipa principal, pelo que também não podemos deixá-la "descalça". E convenhamos que o Rebocho seria apenas a 2ª ou 3ª opção no curto prazo. E, ele precisa neste momento é de jogar e ganhar experiência competitiva. Mais facilmente, apostaria no Nuno Santos, pois este também é terceira ou quarta opção para extremo e para os jogos na Luz, muitas vezes os nossos laterais são é extremos primeiro e só depois laterais. Isto era o suficiente para Eliseu ter mais descanso para recuperar e com isso apresentar-se até noutro nível nos jogos que realizasse.

      O Lindelöf quanto a mim deverá ser trabalhado para central. Para lateral será sempre um defesa lateral que é bem diferente de um lateral ofensivo com que jogamos.

      Eliminar
    2. Verdade PP. Custa-me compreender como se critica um jogador como o Sílvio que "enamorou" Atlético Madrid- lesões atrás lesões afastaram-no da titularidade, que chegou a ser absoluta- e que quando teve oportunidade no Benfica, demonstrou sempre um nível muito alto, de jogador claramente de seleção. Eu até o considerava o nosso Lahm português- com as devidas distâncias-, devido à sua facilidade de jogar bem com os dois pés e nas duas alas.
      Um jogador como ele, que já demonstrou tanta qualidade, nem merecia que fosse necessário fazer tal ressalva. Em condições físicas invejáveis, é o nosso lateral mais completo. Ponto.

      Eliminar
    3. Gostei da comparação (com as devidas distâncias) que fizeste do Sílvio com o Lahm. Penso mesmo que o internacional Português poderia ser um jogador dessas características e até pode ser trabalhado para ao jogar na esquerda muitas vezes ser um terceiro médio quando a equipa está em posse ou no momento ofensivo, tal como faz o Lahm, o Rafinha, o Alba e o Bernat... uma espécie de lateral ofensivo interior.

      Em excelentes condições físicas, concordo que o Sílvio é o nosso lateral mais completo.

      Eliminar
  4. O culpado do golo pela falha de marcação é o Gonçalo Guedes que não está a marcar nada nem ninguém, obrigando o Jardel a sair de posição.

    Se o Gonçalo está uns 3 ou 4 metros mais para dentro o Golo nunca aconteceria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gonçalo Guedes teve uma primeira parte paupérrima na terça-feira passada. Está em claro decréscimo de forma.

      Neste lance, ele fica a marcar a linha lateral (era ele que fazia de extremo esquerdo encarnado na altura). E tens toda a razão quando escreves que deveria estar um pouco mais por dentro.

      Se o tivesse, teria interceptado aquele passe do Koke para o Griezman.

      ;)

      Eliminar
  5. Benfiquista do norte12/12/15, 13:22

    A culpa tb é do Renato Sanches que não faz o acompanhamento à subida do saul, e fica simlesmente a olhar sem estar a marcar ninguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, aliás o Renato esteve muito mal em todo este lance.

      Eliminar
    2. Não culpabilizo o Renato pela simples razão que a zona da meia lua tem que estar sempre salvaguardada por alguém. É imperial que se proteja tal zona, ora para impedir o aparecimento de algum médio adversário, ora para sair limpo e rápido em contra-ataque. O Renato não tem responsabilidade nenhuma no lance, na minha opinião. Por instinto poderia ter acompanhado, certo, mas se formos realistas o médio 8/10 desta equipa não deve ter obrigação de fazer tais acompanhamentos defensivos.
      Primeiro há muito mérito do Atlético que faz uma movimentação de classe mundial- do melhor que há na Europa em futebol rápido- e depois há enorme demérito, numa primeira instância de Jardel, que não teve nervos de aço para manter posição, e depois, num segundo plano, o Eliseu. Mas quem desequilibra a linha defensiva totalmente, é o Jardel. Um grande central, naquele momento o que tem que fazer é deixar o Griezzman avançar um pouco mais no terreno, e depois esperar pelo momento certo para arriscar no tackle(Ou quanto mais Griezzman se adianta no terreno, preparar um avanço rápido da última linha defensiva, ora para deixa-lo sem linhas de passe, ora para fazer um tackle limpo). Um grande central faz isso. Ao ter saído da posição, abriu uma cratera na defesa, destruindo por completo a organização defensiva.
      Não negoceio que se possa deixar passar em claro, mais uma vez, os erros de amador do Jardel. Principal culpado no primeiro golo e no segundo também muito, muito mal.
      É capaz do muito bom e do muito mau. E depois não sabe sair a jogar. Para mim, receberia o cognome de "eterno terceiro central". É perfeito para colmatar ausência de alguém. Para ser titular numa equipa Champions, nunca.

      Eliminar
    3. Amigo jorgen80,

      Desta vez tenho de discordar contigo. Apesar de haver muito mérito da equipa do Atlético de Madrid, há muito demérito de alguns jogadores encarnados que não souberam interpretar as funções que têm de fazer em algumas fases e momentos do jogo.

      É muito grave pensarmos da maneira como descreves:
      «o médio 8/10 desta equipa não deve ter obrigação de fazer tais acompanhamentos defensivos».

      Isso até pode ser válido quando defrontas equipas de menor qualidade, uma vez que o processo ofensivo dessas pela falta de qualidade, basta que possas defender com menos homens. Mas, perante uma equipa de Liga dos Campeões jamais poderemos fazer isso. Aliás, por princípio jamais poderemos fazer essa divisão de tarefas. Isso é o mesmo que dizer que há uns que atacam e outros que defendem. Sabes o que isso acabaria por originar? Um jogo partido.

      Por curiosidade, é isso que aconteceu com o futebol inglês, que depois dos anos 70 e 80 acabou por ser ultrapassado pelo futebol mais compacto e coeso italiano de Arrigo Sacchi. Aqui todos têm funções defensivas e ofensivas.

      Voltando ao lance em questão, e podes ver pelo video do artigo) (que entretanto, penso já ter conseguido resolver o seu problema de visualização), o Renato num primeiro instante, não faz a pressão sobre o Koke quando era ele que estava mais perto do espanhol. Teve de ser o Fejsa a fazê-lo, um pouco na óptica de que o "8" não defende como tu referiste. Depois num segundo momento, quando o Fejsa está em cima do Koke, o Renato continua parado no meio-campo, quando deveria ter-se posicionado para assegurar a cobertura defensiva ao Fejsa. Finalmente, depois do Atlético de Madrid ter quebrado a linha defensiva encarnada, ficou a marcar com os olhos a subida do Saúl que foi o autor do golo madrileno.

      O Jardel tentou corrigir um problema criado pelo nosso meio-campo (Gonçalo Guedes e Renato Sanches).

      É nestes pormenores que os nossos miúdos têm ainda muito que aprender. Mas, este também é o preço da aposta na formação. É o investimento na formação. Não o condeno e até defendo, porque bem gerido são mais as vantagens que as desvantagens.

      Eliminar
    4. Concordo que antes do Jardel, há falhas no acompanhamento do Guedes, mas o momento chave é claramente o sair da posição do Jardel. Tu não vais corrigir um problema, criando outro...ainda por cima bem mais grave, do que o inicial. Ali era temporizar até Griezzman chegar um pouco mais perto da área.
      Na questão do Renato, é aquilo que te digo, a zona da meia lua tem que estar sempre protegida por algum médio. Nem é uma questão "todos defendem;todos atacam", é mesmo um princípio tático que deve ser respeitado. Quantas vezes acontecem cortes de defesas centrais despejados para a meia lua, que são aproveitados por médios com boa capacidade de remate para fuzilar? Renato naquela zona, caso a defesa tivesse mantido posição, estaria no lugar certo, à hora certa.
      Com a saída do Jardel, aconteceu o efeito dominó. Mesmo que Renato tivesse acompanhado Saul e salvado o golo, apenas teria ele, sim, corrigido o enorme buraco proporcionado pelo Jardel.
      Mas são pontos de vista. Provavelmnete, ficaremos numa de agree to disagree :)

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. A saída do Jardel não é para criar outro. É sim para adiar o problema e dar tempo para que a equipa consiga reorganizar-se e recuperar para resolver o problema. Repara que o Lisandro conseguiu de certa forma anular o problema criado pelo Jardel, que foi deixar a marcação ao Vietto. De tal forma que este teve de procurar servir um companheiro em vez de finalizar como seria de esperar.

      Quanto ao Renato, ele está mal posicionado em todos os momentos desse lance. Não é admissível que quando o Fejsa sai à pressão, ficam 3 jogadores do Atlético de Madrid entre-linhas e o Renato atrás deles e não à frente dos mesmos.

      Tenta ver o video, pois já consegui colocá-lo disponível.

      ;)

      Eliminar
  6. A culpa, primeiro, é do Jardel que sai do seu espaço sem nexo para pressionar sem nexo e ser "comido". Depois, claro, abriu-se uma clareira e teve de ser o central... do lado direito (Lisandro) a dobrar. Eliseu nem tapou o caminho, nem correu e, pior do que isso, é ele quem coloca em jogo o jogador do Atlético de Madrid que depois cruza para o golo. Se quiseres culpas mete jardel, porque saiu do sítio, mas sobretudo eliseu, porque não correu, não estava no seu lugar e pôs o rapaz do Madrid em jogo. Percebido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te respondi acima. Tenta ver o video que coloquei.

      Eliminar
  7. MANUEL

    A culpa é minha pois estava sentado na bancada e devia ter entrado em campo e agarrado o espanhol fazendo falta.Se fosse expulso tb não fazia mal pois a equipa continuaria com 11.Haja paciência dona clemência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Haja paciência! E, para uma próxima, sem clemência!

      ;)

      Eliminar