20 dezembro 2015

Barcelona é tricampeão mundial de clubes!


Palavras para quê?! Espectacular exibição da turma de Luis Enrique. Mais uma...

É gritante o fosso que existe em termos de qualidade colectiva entre o Barcelona e a maioria das equipas do mundo. Para mim, até considero mais essa diferença colectiva do que a individual, apesar de Neymar, Suárez e Messi coexistirem na mesma equipa. Apenas deverão contar-se pelos dedos de uma mão as equipas que conseguirão competir de igual para igual com este Barcelona.

Será este o melhor tridente atacante
da história do futebol mundial?
Messi, Neymar e Suárez pode até ser considerado por muitos como o melhor tridente atacante da história do futebol mundial, mas tenho a certeza que não o seriam se não tivessem atrás deles toda aquela equipa por trás que acaba por ser uma máquina recupera, mantem, transporta e entrega a bola àqueles artistas. É uma pena que muitas vezes não se dê tanto relevo ao trabalho destes que trabalham na sombra e são autênticos artistas, na arte de roubar e criar espaço.

Noutra perspectiva, este encontro deu para entender o quanto o futebol sul-americano ainda está atrasado relativamente ao topo do futebol europeu. Hoje, pretende-se equipas que sejam fluídas. No entanto, pelo que vimos do River Plate, há ainda uma rigidez estrutural gritante que acaba por prender a equipa. Até entendo que tenha de ser assim, pois o Barcelona tem um modelo superior em termos operacionais, mas estava à espera de mais. Afinal de contas estamos a falar da fina nata do futebol sul-americano e não de uma equipa do meio da tabela da La Liga.

Se até o adversário fica a ver...
torna-se difícil!
Confesso que secretamente, nestes jogos contra este gigante Barcelona, apoio quase sempre estas "pequenas" equipas. Não porque não goste do Barcelona ou algo do género, mas porque sendo amante do futebol gostar de ver um jogo competitivo e se a equipa mais pequena ficar em vantagem e fechar-se lá atrás, quero assistir à forma como o Barça consegue abrir pacientemente os espaços necessários para marcar golo e concretizar a remontada. Posso-vos garantir que muito se pode aprender com o seu exemplo e o seu futebol.

Que regalo ver o Barcelona, apesar de me chatear um pouco por ter a sensação que mal eles marquem o primeiro golo, o jogo termina. Termina, porque o adversário sabe que se antes era difícil a partir desse momento é quase impossível. E depois, como o Barcelona sabe ser paciente e controlar todos os ritmos de jogo, este começa a ser mais lento e aborrecido para quem vê e está à espera de um duelo repartido. Mas, bolas... chama-se a isso superioridade e estes tipos têm-na a rodos. Parabéns Barcelona! Enormíssimo jogo do tridente, especialmente do Neymar, apesar de ter ficado em branco!






P.S.: Será o Barcelona realmente a melhor equipa do mundo na actualidade?

12 comentários:

  1. Neste momento é sem dúvida. Mas o Bayern não anda muito longe e a qualquer momento pode trocar de papel.

    Para mim o trio da Bola d'Ouro devia ser Messi, Neymar e Suarez. O Ronaldo este ano não fez nada. Não me parece merecedor estar entre os 3 melhores do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo foi o melhor marcador da La Liga e da Champions, é normal que lá esteja. Agora, se o Real Madrid não conseguir atingir outro nível, e ele próprio não se reinventar um pouco, é possível que no próximo ano já não esteja nem nos 3 finalistas.

      Mais, o próprio Messi também que se ponha a pau, pois o Neymar está um jogador do caraças! E hoje pareceu-me que nem sequer estava a 100%...

      Já agora, grande resposta do trio madrilista esta tarde... quiçá o onze que jogou hoje no Santiago Bernabéu não é mesmo o melhor do Real. Agora é trabalhá-lo melhor.

      Estou curioso para ver o que o Pep vai conseguir fazer até ao final da temporada com o Bayern. Já se sabe para onde ele vai treinar na próxima temporada?

      Eliminar
    2. Ouvi falar no Manchester United. O Van Gaal não tem feito lá grandes resultados e está á beira de ser despedido.

      Eliminar
    3. Pois aí é que está. Pelo que eu li, o Pep gostaria de ir para Old Trafford. Contudo, é no City que está o pessoal com quem ele teve muito sucesso no Barcelona.

      Mas, lá na volta ainda vai é para o Chelsea... Lol!

      Eliminar
    4. Acho que o Chelsea já tem acordo com o Hiddink. Mas nestas coisas já se sabe... tudo pode acontecer.

      Saudações

      Eliminar
    5. O Hiddink não é apenas até ao final da temporada?

      Eliminar
    6. Assinou até ao final desta época, mas só não renova o contrato se o Abrahmovic não o quiser. Vamos ver... acho que o Guardiola vai ser contratado ainda esta época.

      Eliminar
    7. Não gostava de vê-lo no Chelsea. Mal a mal, preferia vê-lo no City e tentar juntar o Messi ao Agüero ou fazer deste o novo "Messi". Pessoalmente, sempre achei que o argentino do City poderia ser um jogador do mesmo nível do astro do Barcelona...

      Seria também engraçado ver o José Mourinho no rival United...

      ;)

      Eliminar
    8. E olha que não é assim tão descabida essa hipótese.

      Mas não descarto a possibilidade de Mourinho ir para o PSG. Há algum tempo que o sheikh anda a querer trocar o treinador e teria ainda uma opurtunidade de vingança nos Oitavos da UCL contra a sua antiga equipa.

      Eliminar
    9. Verdade! A única coisa que leva-me a dizer que ele não vai para Paris é que ele gosta mesmo de Inglaterra. E, sejamos francos, o melhor campeonato no mundo é o Inglês... ;)

      Bem, e se o Simeone for para o Chelsea... =D

      Eliminar
    10. Aposto que o Ronaldo, se tivesse colegas de ataque da qualidade de Neymar, Suarez ou Messi, estaria num patamar ainda muito mais monstruoso do que qualquer jogador desse trio MSN... Porque a verdade é que Neymar, Suarez e Messi são autênticos génios, mas têm todos a sorte de ter 2 outros colegas de ataque com a mesma qualidade ! Enquanto o Ronaldo tem estado muito mais sozinho, é muito menos ajudado, o Bale não faz rigorosamente NADA em campo desde 2013-2014 e o Benzema é um bom avançado mas nada que se compare à qualidade do trio MSN...

      Portanto eu aposto que se o Ronaldo jogasse num trio de ataque com Messi-Suarez, Suarez-Neymar ou Messi-Neymar, ainda marcaria muito mais golos e faria muito mais assistências...

      Acho que o problema nessa comparação é que de um lado temos o melhor trio de avançados do mundo : MSN. E do outro o melhor jogador do mundo individualmente : CR7, mas muito pouco ajudado pelos colegas de equipa em relação ao que se vê no Barcelona em que o ataque é composto por TRÊS jogadores geniais.

      Eliminar
    11. Já agora, falando no Ronaldo, um tridente de avançados impressionante que me lembro de ver era o ataque Ronaldo-Tevez-Rooney no Man.United de 2007-2008 ! Se era um tridente melhor que o MSN isso não sei mas o que é certo é que eram realmente impressionantes a ver jogar (pena que só tenha durado uma época), e foi a partir dai que o Ronaldo se começou a tornar o finalizador que é de hoje em dia, mas o Tevez e o Rooney ajudavam muito e eram incansáveis em campo. Aliás o Manchester daquela altura foi uma das equipas que mais gostei de ver jogar, o Barcelona da era Guardiola e da era "MSN" também é o que é mas cá por mim prefiro um estilo de futebol rápido e directo com a bola a percorrer grandes distâncias em poucos segundos e com grandes correrias individuais com a bola no pé (Ronaldo era perito nisso na era M.United, pena que tenha mudado a forma de jogar nos últimos tempos no Real...), é apenas uma questão de gostos, uns gostam mais do futebol tiki-taka, outros como eu gostam mais do futebol directo ! :)

      Eis um video com o tridente Rooney-Ronaldo-Tevez em acção para quem não se lembra ! :) --> https://youtu.be/OtMBo_K4Xrs

      PS : Desculpa de não postar só em uma vez mas os artigos deste blogue são TÃO interessantes que as minhas opiniões não cabem todas num post ! ^^


      Eliminar