09 dezembro 2015

Aí está...


E que reforço!


Podemos criticar muitas vezes o presidente encarnado por não fazer aquilo que o comum adepto do Benfica tenderia precipitadamente fazer em 99,9% dos casos. No entanto, esta decisão de renovar com, para muitos, o melhor jogador em Portugal, num momento em que a equipa embora tenha cumprido com um dos objectivos da temporada (a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões) perdeu na Luz o primeiro lugar do grupo e com uma exibição pouco brilhante do astro argentino que tem estado sobre os holofotes da crítica do terceiro anel (e quanto a mim bem), é no mínimo corajosa. Do ponto de vista de gestão, é uma decisão perfeita. Não só está a dar confiança para um jogador de qualidade mundial continuar de águia ao peito, como também diluir por completo qualquer efeito nocivo que a derrota de ontem frente ao Atlético de Madrid pudesse surtir. Estou certo que com este voto de continuidade, até o próprio Gaitán irá querer retribuir com melhores exibições em campo. Ou seja, só se vê vantagens quanto a esta renovação.

E quanto ao futuro do Gaitán? Com este contrato, estende o vínculo por mais uma temporada, até Junho de 2019 para ser mais exacto. O valor da cláusula de rescisão retoma o valor que tinha no primeiro contrato com o Benfica, i.e., de 45M€. Sinceramente, não será por 45M€ que os principais clubes dos grandes campeonatos europeus não se coibirão de o contratar se realmente o quiserem fazê-lo. Agora, este aumento da cláusula tem é o efeito duplo de valorização do jogador. Esta valorização acaba por acarinhar o Gaitán dentro do Benfica. Ela, o respectivo aumento salarial e também a braçadeira de capitão dos encarnados. Tudo isto reforça a confiança e o desejo de ver Gaitán na Luz. Aos olhos de todos os outros, esta valorização acaba por desfazer dúvidas sobre quem é realmente o jogador mais valioso no campeonato nacional. Por outro lado, esta capacidade do Benfica começar a fixar os grandes jogadores de classe mundial em Portugal e especificamente na Luz, enquanto outros têm constantemente de vender, é sintomático de uma pujança financeira da nossa parte, apesar de tudo o que se diz e têm dito sobre esse tema.

Outra leitura que podemos fazer é que com esta renovação, Luís Filipe Vieira, prepara o sucessor de Luisão no balneário da equipa principal. O perfil do Nico enquadra-se na perfeição: jogador de classe mundial, internacional pelo seu país, o melhor em Portugal na sua posição, talentoso dentro de campo e um senhor fora dele. Tem tudo para ser uma referência do Benfica no curto e médio prazo, muito embora o camisola 10 já ter dito que não se sente uma referência. Até a humildade dos grandes ele possui! Penso que a ideia de LFV seja mesmo essa. No entanto, dado o valor do jogador e o quanto ele joga, decerto que não irão cortar as pernas ao Nico caso haja uma excelente proposta para todos. Um pouco à imagem do que sucedeu com Simão Sabrosa.

Até lá, o que é certo é que temos o melhor jogador a actuar em Portugal na nossa equipa! Que grande reforço de Inverno! 

2 comentários:

  1. Acho que a renovação é só para valorizar o jogador e assim poder ser vendido por mais dinheiro. Mas sim, é um grande jogador e a sair em Janeiro, só pela cláusula de rescisão, e aí Vieira acautelou o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer que seja a perspectiva a solução de renovação e sobretudo o momento escolhido é absolutamente perfeito. ;)

      Eliminar