17 dezembro 2015

E agora José?


O que vais fazer? Aceitar um novo desafio ou aproveitar para reflectir? Continuar em Inglaterra? Ir para outro país? Ou regressar a Portugal?


O erro de Abramovich
O dono do Chelsea pode dar-se ao luxo de contratar e despedir quem quiser, porque dinheiro tem ele a rodos. Contudo, o bem mais escasso que poderá ter é o tempo. E, Mourinho deu esse tempo. Em menos de duas temporadas, desde que foi contratado em 2013 para regressar ao comando dos blues, José Mourinho, então o "Happy One", reconquistou o principal troféu em Inglaterra acabando com um jejum que já durava 4 anos. Uma observação: o Chelsea depois da primeira passagem de Mourinho no clube apenas ganhou por mais uma vez a English Premier League, com Carlo Ancelloti. Por aqui dava para ver o desespero que o russo começava a ficar com tanta tentativa e erro com tantos treinadores.

Esta temporada, as coisas estão realmente muito negras, mas a verdade é que os adeptos do Chelsea continuavam com o seu treinador. Aliás, chega a ser quase único esta fé dos adeptos de um clube pelo seu treinador. Ainda para mais se considerarmos o cenário em que José estava a conduzir à pior entrada do campeonato inglês feita por uma equipa campeã. Mas, se alguém realmente poderia dar a volta, esse alguém era Mourinho. Porquê? Porque o Português sempre viu o Chelsea como a "sua" equipa. "Sua" não no sentido de posse, mas "sua" no sentido da sua melhor obra profissional e até diria de projecto de vida. Ora, ninguém gosta de ver os seus sonhos destruídos e fará sempre tudo o que estiver ao alcance para os concretizar. E é isso que mais nenhum treinador do mundo poderia e conseguiu oferecer ao Chelsea até então.

Mas, então porque é que o Abramovich o despediu? A meu ver, é o problema de sempre: pressão externa e incapacidade de aguentar pressão. Sinceramente, a imagem que tenho do russo é de um oligarca que escalou a pirâmide do sucesso mais à custa do oportunismo, e de contactos privilegiados na Rússia, do que a um génio de gestão e um trabalhador incansável. Ora isso explica o porquê de tomar decisões que um líder forte jamais tomaria. É óbvio que a actual situação do Chelsea é incomportável, mas no entanto, o russo deveria ter ficado ao lado do seu treinador. O jogadores vão-e-vêm e certos treinadores também, mas o José Mourinho não era qualquer um. Para sermos honestos o José foi quem meteu o Chelsea no lugar onde ele está a nível nacional e internacional. O russo durante este processo só teve que assinar os cheques, mas a obra é de facto do Português. Recordar que o clube Londrino já não ganhava um campeonato à 50 anos até o Special One chegar!

Analisando esta decisão, qual o treinador no seu perfeito juízo irá querer pegar num Chelsea em cactos e a arder neste momento? Os milhões podem seduzir qualquer um, mas e o prestígio das carreiras desses treinadores? É verdade que o Chelsea está recheada de estrelas de futebol mundial, mas estas estão habituadas a ganhar e a jogar para ganhar títulos. Ora, mesmo que o treinador entre e tenha o tal efeito positivo de o clube começar a vencer uns jogos, o que acontecerá ao espírito dos jogadores quando perderem novamente? O mais certo será a toalha ao chão! E quem vai ficar com a imagem chamuscada? O treinador que for para lá agora! Ainda por cima, a equipa nem foi construída por esse treinador... ainda por cima, já se fala que o treinador a entrar será apenas até ao final do ano, porque o russo quererá contratar o Guardiola?! Isto é brincar com a vida das pessoas e com a paixão dos seus adeptos. O mais triste é que se existia pessoa no futebol mundial para tirar o Chelsea desta situação, essa pessoa era precisamente aquela que acabaram por mandar embora.


Continuar ou parar e reflectir?
Facto consumado, temos de seguir em frente. E é sobre isso, que gostava de perguntar ao Mourinho qual o seu estado de espírito? Se sente, agora mais do que nunca, com ganas de continuar a treinar, ou se toda esta situação o desgastou de tal maneira que precisa de parar um pouco para reflectir sobre tudo o que tem estado a acontecer e redefinir estratégias, ou até mesmo mudar filosofias?

A verdade é que ofertas para ele continuar no activo ainda esta temporada não deverão faltar-lhe. Por exemplo, os cargos de treinador do Manchester United e do Real Madrid, são dois que já estiveram mais bem definidos e protegidos. O United seria um velho namoro tornado realidade e uma oportunidade de ouro de manter-se no topo do futebol inglês e talvez dar uma bicada ao Abramovich. Já o Real seria o retornar a um clube que conhece bem, mas que saiu um pouco descontente. O tempo fez ver aos seus dirigentes que essa não foi a melhor decisão e que deveriam ter mantido o El Especial. Mas, tudo isto poderá representar novo ciclo como aquele que está a viver no Chelsea.

Talvez a melhor opção será mesmo parar um pouco e reflectir. Até porque, há outros clubes, talvez mais bem geridos, por pessoas que saibam entender e sentir o futebol, que irão reformular as suas equipas técnicas. O Manchester City fala-se que será um deles. O seu alvo parece ser o Pep Guardiola. Contudo, ouve-se à boca pequena que o catalão preferia ir para o United. O que parece ser certo é a não continuidade de Pelegrini, apesar de ter mais um ano de contrato. Por seu turno, o Bayern de Munique é que parece ir ficar sem treinador. Estaria o Mourinho interessado em ir para a Alemanha? E, depois há ainda o PSG em que ao que tudo indica o Blanc ainda não renovou...

No entanto, o que me parece mais acertado o Mourinho fazer, mais do que aceitar agora qualquer convite, é fazer uma pausa sabática durante um semestre. Sinceramente, eu acho que o Mourinho tem de reformular toda a sua filosofia de jogo. Há uns 15 anos atrás, foi talvez o pai do futebol de transição e depois do futebol da arte de bem defender. Contudo, hoje o que se mais pede nas bancadas é o futebol de posse e de ataque posicional, cujo parente tem sido Pep Guardiola. Sendo assim, é preciso reavaliar o seu modelo de jogo face a estas novas realidades. A meu ver, o que ele poderia trazer e que faz falta ao jogo é o modelo de futebol total. Penso que se ele voltar e conseguir introduzir esse tipo de modelo de jogo numa equipa e fazê-la campeã dessa maneira, então será (mais) um comeback brutal.


Regressar a Portugal?
À primeira vista pode parecer um retrocesso à sua carreira profissional, pois quer queiramos quer não Portugal tornou-se minúsculo para Mourinho. Não é que aqui não teria as suas dificuldades, mas compará-las àquelas que tem na EPL, estas seriam bem menores. Contudo, se o Mourinho vai fazer um ano sabático e depois disso quiser realmente experimentar as suas ideias, o melhor cenário até será regressar a Portugal.

Aqui, encontra o campeonato ideal para este tipo de experimentalismos. A competitividade é baixa, pelo que há um factor de segurança para o teste. Sobretudo se treinar um clube grande. Depois, a confiança de resultados positivos permite um efeito dominó e de confiança sobre os novos métodos e ideias. Algo que num campeonato tão competitivo e tão célere como o inglês, jamais seria possível. Uma observação: talvez por isso mesmo é que o Mourinho acabou por não evoluir muito em termos do seu modelo de jogo em Inglaterra. Lá não há muito tempo para inovações, dado que uma equipa de topo tem sempre 3 jogos por semana. Aliás, o único período onde pode existir alguma inovação é nas pré-épocas. Mas, mesmo assim, nem sempre é possível contar com jogadores que só são contratados já a competição começou.


Possibilidade Benfica?
Falar do regresso do Mourinho a Portugal é falar da possibilidade de regressar a um dos três grandes. A meu ver, até seria o regresso a um de dois e não de três, pois nas cogitações de Mourinho estaria apenas Porto ou Benfica. O clube do norte, só se fosse por razões nostálgicas ligadas àquele período dourado que teve lá. Contudo, se realmente quisesse efectuar um projecto de autor numa estrutura que está bem alicerçada para tal, a sua escolha só poderia ser uma: o Benfica.

A sua hipotética vinda para o Glorioso seria algo semelhante como a ida de Klopp para o Liverpool, mas com uma adição: Mourinho regressaria à casa de partida e para construir a sua maior obra para o futebol nacional e mundial. Na Luz teria à sua disposição uma fábrica de talentos que cresceram com a imagem dos três mais recentes símbolos nacionais nas paredes dos seus quartos: Mourinho, Rui Costa e Ronaldo. Seria sempre respeitado e visto como um mentor. Isto facilitaria a construção do tal modelo de jogo revolucionário, longe dos egos de craques como o Diego Costa. E, com tamanha qualidade nas fileiras da Luz, porque não pensar seriamente numa final europeia e vencê-la?

Digam lá se não é isto o que a maioria de vós pensa que seria o mais certo acontecer se ele regressasse ao Benfica? É porque toda a gente reconhece o génio de Mourinho, desde a vertente táctica do jogo até à vertente comunicacional. No entanto, há factores que tornam esta ideia apenas uma miragem. A começar porque haverá melhores ofertas de trabalho e temos de perceber que ele é um profissional e que deverá tentar optimizar ao máximo os seus ganhos. Isto apesar de o Benfica ser talvez o único clube nacional capaz de oferecer-lhe um contrato bem acima do que a nossa realidade poderia à primeira vista poder oferecer. Depois, não sei até que ponto o Mourinho vai realmente repensar o seu futebol para um futebol mais atraente e não somente virado para o resultado. Isso era algo que adoraria poder falar com o Special One, para aferir sobre o que ele pensa do futebol actual e o futuro dele. Finalmente, penso que esta possibilidade só deveria fazer sentido caso o projecto da equipa técnica de Rui Vitória não atinja os seus objectivos esta temporada. Se atingir, acho que se deve manter o actual técnico encarnado. De qualquer maneira, despedir o RV agora para vir o Mourinho? Não!

Finalizo com um excerto da última entrevista que o Mourinho deu em Inglaterra, antes de saber que iria ser despedido, e que vai para o ar esta sexta-feira:


10 comentários:

  1. por favor peçam ao vosso adorado lfv que o vao buscar e somente o melhor treinador portugues de todos os tempos e agora ou nunca oh meu deus ke boa oportunidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, mas para vocês lagartos o melhor treinador do mundo e dos arredores não é o Judas Mestre de Obras?

      Eliminar
  2. José Mourinho e um Treinador de Eleição,para um clube enorme
    e glorioso ,sinceramente adorava que viesse para o Benfica ,
    com charme,capacidade comunicativa,e excelente gestor de equipa ,capacidade táctica e leitura de jogo,força José !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algum Português com competência para levar o projecto encarnado para a frente é o Mourinho por tudo o que já demonstrou no futebol mundial.

      No entanto, falta ao Mourinho deixar um legado, uma marca de futebol positivo e isso eu penso que poderia fazer no Benfica mais do que qualquer outro clube.

      Agora, também desagrada-me optar pelo Mourinho mesmo que o Rui Vitória se revele a ser um excelente técnico e que atinja todos os objectivos propostos no início desta temporada.

      Eliminar
  3. Mourinho era até ontem, o treinador mais bem pago do mundo... Sonhar não custa é verdade, mas é praticamente impossível ele vir para o Benfica... talvez United seja o caminho que se segue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inglaterra deve ser o futuro mais certo para ele. No entanto, se continuar corre o risco de fazer mais do mesmo que tem feito e eu acho que ele precisa de parar e reinventar-se.

      Que melhor lugar que Portugal para fazer isso?

      Eliminar
  4. Mourinho mudou muito quando saiu do Inter, o Mourinho do primeiro ano do Chelsea é bastante diferente destes últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Ele tem de reinventar-se. Toda a filosofia de jogo dele tem de ser reformulada.

      Actualmente, as pessoas vêem ele apenas como um treinador resultadista. Acredito que ele seja muito mais que isso, mas que as condições de competição que ele estava a viver o obrigaram e o moldaram como tal.

      Leio artigos e entrevistas do Mourinho em 2006 e ele falava que gostava de um futebol de posse, bem jogado... Enfim, um futebol que o Guardiola conseguiu colocar em prática nos últimos anos. No entanto, no Chelsea, no Inter e no Real não conseguiu chegar a esse nível. Caso para perguntar, porque é que ele tem uma ideia diferente daquela que acaba por praticar?

      A única resposta que encontro é que ao contrário de Guardiola que cresceu juntamente com o projecto do Barcelona e depois foi para um Bayern já construído, o Mourinho teve de construir as suas equipas em tempo muito limitado.

      Por tudo isto, e por achar que ele realmente poderia trazer algo de muito positivo para o Glorioso, penso que era bem provável que ele no Benfica conseguisse fazer a sua verdadeira obra-prima: fazer aquilo que apenas o Ajax do futebol total e o Ajax de um onze made in cantera fizeram.

      Eliminar
  5. NauBenfica18/12/15, 11:17

    Mourinho é outro teimoso, outro «eu quero, posso e mando», outro que tem um ego maior do que ele, outro que se julga um deus, outro cagão que erra como todos. E caríssimo! Não ficámos já fartos de tudo isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero acreditar que o é para poder lidar com as pressões que vive, ao contrário de outros.

      O Mourinho em Portugal foi "arrogante" porque quer queiramos quer não foi visto como um simples tradutor e um tipo com licenciatura, na altura num mundo fechado como era o futebol. Essa arrogância foi a sua protecção e uma estratégia comunicacional brutal. Depois de ter ganho o respeito e a bajulação dos de cá, o discurso dele foi muito mais pacífico, com a execpção do discurso para com o Judas... se calhar porque conhecia bem melhor a peça que nós...

      Em Inglaterra, a arrogância continuou porque a verdade é que ele era o "portuguesinho" que vinha ensinar a pátria do futebol a jogar futebol... e ensinou mesmo! Se fosse para lá todo simpático, todo sorrisos, era comido de cebolada.

      Em Itália, as coisas até começaram de forma bem mais calma. No entanto, um campeonato em que o único treinador estrangeiro era o Mourinho, o mais certo seria eles tentarem fazerem-lhe a folha. E tentaram, pelo que o Mourinho teve muitas vezes que voltar a vestir a capa da arrogância.

      Por fim, o Real Madrid. Primeiro visto como salvador da pátria, logo percebeu que tinha de endurecer um pouco a comunicação e desafiar o status quo. Soube identificar muito bem os inimigos no interior do clube, que era o até então director desportivo, Valdano. Isso, levou a criar inimigos numa sociedade que já não morre de amores pelos Portugueses, como a espanhola. E, perante um ataque feroz que faziam todos os dias, qual a melhor arma? A tal "arrogância" aliada a um trabalho de qualidade e resultados inquestionáveis.

      Ao contrário do Judas, o Mourinho não se acha um Deus, o que ele não admite é que os outros se acham maiores e melhores e face ao seu histórico, tem mais que razão!

      Sobre ficarmos fartos de tudo isso? Eu não acho que a questão esteja correcta, porque para mim nunca tivemos um Mourinho desde que ele foi embora da Luz. Quantas vezes tivemos um treinador que dava resposta às provocações dos adversários deixando-os completamente fora de jogo ainda antes do jogo começar? Nem o Judas alguma vez teve essa capacidade (basta recordares da forma como o "garoto" tratou do "velhote").

      Eliminar