16 dezembro 2015

Culpa própria


Estava com dificuldades de arranjar um título para o artigo, mas o comentário ao jogo do técnico encarnado, Rui Vitória foi certeiro.
Mas, vamos lá analisar os motivos dessa "culpa própria".


Em primeiro lugar, eu penso que o Benfica começa a falhar neste encontro muito antes do jogo começar. E, porquê? Porque simplesmente marca um jogo que implica uma viagem aérea com um intervalo de pouco mais de 72 horas desde o último encontro que realizou (frente ao Vitória de Setúbal no Sábado). Eu sei que provavelmente o União da Madeira que vai jogar frente ao Sporting no próximo Domingo dia 20, também no Estádio do Nacional, pode não querer ter adiado este encontro por exemplo para esta 4ª feira, dia 16, ou 5ª feira, dia 17 (embora penso que os estatutos não permitem haver jogos no dia 16 do campeonato por causa dos jogos da Taça de Portugal, mas isto é algo que não vos sei confirmar totalmente). De qualquer maneira, o Benfica deveria ter defendido essa posição intransigentemente e o União poderia adiar por um dia o encontro com o Sporting. 

Decerto que a Liga não iria causar problemas e decerto que o Sporting iria causar... porque sim. De qualquer maneira, o Benfica nessa altura ficaria com vantagem antes do encontro e poderia desde logo ter uma arma no jogo da comunicação social muito potente e eficaz, criando uma pressão extra sobre os restantes envolvidos - ninguém iria gostar de ficar com a imagem de mau da fita, perante a opinião pública. E, mesmo que gostassem, o treinador do Benfica tinha mais um motivo para ver os seus jogadores mais motivados do que nunca.

Marcar o jogo para uma 4ª ou 5ª feira desta semana teria feito ainda mais sentido, quando o último encontro no estádio do Nacional foi realizado no passado Domingo e que somente terminou na 2ª feira. Daí que ontem as condições do terreno eram medíocres, com jogadores a escorregarem de lado a lado, a bola sempre a ressaltar,... já estão a ver, não? E se adicionarmos o cansaço acumulado das últimas duas semanas, começa a fazer algum sentido a forma como o Benfica jogou frente ao União.

Mas, eu não acredito que o Benfica tenha sido "anjinho". Aliás, acho que houve também interesse encarnado que o jogo fosse já nesta 3ª feira por causa das férias de Natal (o Benfica realiza o último encontro antes das férias de Natal no dia 20, Domingo)... e é aqui que acho que devemos por todos o dedo na ferida. É verdade que os jogadores podem já ter tido efectuado planos de viagem neste período natalício, uma vez que há muitos jogadores estrangeiros no grupo de trabalho. Mas, acima de tudo tem de haver o dever profissional. E aqui eu acho que houve facilitismo da nossa equipa técnica. Primeiro, porque avaliou mal de que bastaria aos nossos jogadores apenas treinos de recuperação e tácticos para poder jogar contra o União da Madeira - isto explica algumas situações estratégicas menos claras de jogo na primeira parte. Segundo, porque deveria ter jogado pelo seguro e antevisto que apenas 48 horas de recuperação do estado do relvado seria insuficiente se houvesse outro problema de fundo - como acabou por acontecer com o encontro entre o Nacional e o Porto.

Em segundo lugar, temos motivos de culpa própria no jogo em si. Sabendo das condicionantes físicas dos seus atletas, fundamentalmente de dois jogadores como o Jonas (que saiu a meio da segunda parte frente ao Vitória de Setúbal já muito desgastado) e de Gonçalo Guedes (que está num momento menos inspirado) e tendo no plantel jogadores como Raúl Jiménez e Carcela-González para fazer as respectivas posições, não entendo o porquê forçar a utilização dos dois primeiros. Compreenderia se o encontro fosse hoje (4ª feira) ou amanhã (5ª feira), mas ontem (3ª feira), não.

O mais estranho é que o Rui Vitória tem feito bem a gestão do meio-campo, tendo jogado o Samaris em Setúbal e frente ao União o Fejsa. Porque raio é que não faz o mesmo no ataque? Procuro tentar perceber a intenção e poderei levar a supor que ele tenha pensado que não tendo tempo para preparar convenientemente o jogo, optou por apostar no ataque com mais treino e jogos. Mas, mesmo acreditando nisso, como é que ele pensava contornar a questão física desse ataque? É que vamos colocar aqui alguns números para quantificar. O ataque encarnado hoje estava a 25% das suas reais capacidades físicas. Notava-se isso a léguas. O Jonas descia pouco ou estava sempre atrasado. O Mitroglou muito escondido e estático lá na frente. O Gonçalo Guedes muito trapalhão e demasiado agarrado à bola (Nota: agarrar-se muito à bola é um sinal claro de quando um jogador está fisicamente desgastado, sobretudo de jogadores que tens consciência que são muito colectivos, como é neste caso). O melhor deles todos era o Pizzi. Por seu turno a defesa do União estava nos 100%. Mesmo que os 100% da defesa do União equivaleriam a um ataque a meio-gás do Benfica (100% da União equivale a 50% Benfica), faltava ainda cobrir os 25% de diferença. Por isso mesmo acredito que mesmo que o Raúl e o Carcela só pudessem contribuir com 50% do que sabem (representando mais 25% aos 25% iniciais do Benfica), isso dava para pelo menos igualar a defesa do União. Depois, mesmo que isso não fosse o bastante, seria o bastante para desgastar a defesa do União até equiparar-se a um ataque com Jonas e Guedes. E aí sim, seria o momento ideal para metê-los em campo e jogar a cartada final. Ou seja, estrategicamente estivemos muito mal e sinceramente, acho que se desprezou um pouco o adversário. E, isto é efectivamente culpa própria.

Dito isto, não significa que também não houve casos durante o jogo que não ajudaram em nada o Benfica. O tremendo anti-jogo do União da Madeira, constante durante todo o encontro, foi premiado com este empate. Pessoalmente, fosse eu o Rui Vitória marcava este adversário juntamente com os meus jogadores na minha agenda, para que quando fossem à Luz, menos de 6 era derrota! Mas mesmo assim, o Benfica tem de saber jogar mesmo com todo este anti-jogo. E, a melhor forma seria ter-se preparado convenientemente. Que isto sirva de lição para a equipa técnica de Rui Vitória e aos jogadores do Benfica.




P.S.: Sei que isto não desculpabiliza em nada a culpa que a nossa equipa tem neste resultado, mas convém recordarmos que se não tivesse nevoeiro estes jogadores teriam jogado contra a União da Madeira...

Nélson Semedo (lesionado ao serviço da selecção nacional), Nigo Gaitán (lesionado
recentemente) e Luisão (lesionado no derby da Taça de Portugal) eram para ter jogado
contra o União da Madeira no dia do nevoeiro e que não puderam jogar hoje.

18 comentários:

  1. o união também jogou no sabado por isso não existe desculpa, para alem de que a equipa no ultimo jogo levantou o pé logo aos 53 minutos.
    se existia um previsivel desgaste o treinador só tinha que rodar a equipa até porque existiram jogadores em clara baixa de forma em setubal e que deveriam ter sido substituídos.

    a questão do campo é pertinente mas eu não sei como é que permitem mudar o jogo para um estádio que não tem condições climatéricas nem para o clube da casa quanto mais para outros externos.

    é verdade que esses não jogaram mas não podemos esquecer que no anterior vínhamos de um super desgastante jogo em madrid onde jonas e guedes saíram de rastos para alem de que o adversário atravessava uma fase muito melhor do que agora não foi por isso, foi uma questão de atitude perante o jogo que esses três também teriam já que foi um problema da equipa e não de alguns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O União jogou no sábado, mas não tem o desgaste acumulado de jogos a meio da semana como teve o Benfica. É aí que reside a diferença, João Carlos.

      De qualquer maneira, o que apontas sobre "rodar a equipa", fiz-lo no artigo acima. O Jonas e o Gonçalo Guedes são dois exemplos flagrantes. O Jardel e o Eliseu eram outros.

      Quanto ao teu 2º parágrafo, penso que já houve reclamações junto da Liga por parte dos adeptos. E ainda bem. No domingo passado vi um pouco o jogo do Porto contra o Nacional através de um canal mexicano e os tipos só mandavam piadas. Até do ponto de vista de projecção do futebol nacional isto é penoso.

      Não acho que tenha sido um problema de atitude. Pode parecer porque os jogadores pareciam apáticos, mas não é. É sim um problema de frescura física. Repara que nem conseguimos ter uns 15 minutos finais mais intensos. A equipa deu o berro aos 60 minutos de jogo. E isto tendo em conta que jogou 45 minutos a trote.

      Eliminar
    2. certo que o união não tem tantos jogos acumulados mas ele nas ultimas três semanas até deve ter o mesmo numero de jogos que nós por via dos jogos em atraso.

      o problema é que dois ou três jogadores já se andavam a arrastar em anteriores jogos e continuaram a ser titulares mesmo tempo mais intervalo entre jogos.
      como bem referes para alem do desgaste acumulado o menor tempo exigia ainda mais mudanças que não foram feitas.

      o problema de atitude, ou excesso de confiança na minha opinião, aconteceu na primeira parte onde a frescura não se colocava demos 45 minutos de avanço e quando quisemos depois não conseguimos mas este era um jogo que deveria ter sido resolvido na primeira parte.

      Eliminar
    3. É isso mesmo joão carlos. Havia jogadores que já se notavam que não estavam a render o necessário há alguns jogos. Uns por questões físicas (Jonas é um belo exemplo), outros porque também estão em fase de crescimento técnico/táctico (o Guedes, por exemplo).

      Eu acho que não foi bem um problema de atitude durante os 90 minutos. Eu acho é que entraram já cansados. O Benfica na 1ª parte até estava a circular a bola correctamente e estava a abrir espaços na defesa do União. O problema é que a nossa linha avançada estava completamente desfasada em termos de posicionamento e de ataque ao espaço vazio. Como eles até tentavam fazer o movimento, não lhes posso dizer que havia falta de atitude. Agora, dava para notar que o tempo de reacção deles estava enormíssimo, o que é sinal de cansaço.

      Mesmo nas saídas de bola em contragolpe do União, notava-se algum atraso na reacção de por exemplo o Jardel. Quantas vezes o ponta-de-lança do União conseguiu antecipar-se ao central brasileiro, quando aparentemente o lance era dele?

      É verdade que em termos de jogos acumulados nas últimas 3 semanas, as duas equipas devem estar equiparáveis, fruto do que referiste e muito bem. No entanto, para além do nível de intensidade ter sido bem diferente nestes jogos para as duas equipas, é importante referir que a reacção ao cansaço físico sendo uma consequência metabólica varia de equipa para equipa, mas acaba por desvanecer quanto maior for o tempo de recuperação.

      Neste caso estou certo que o Benfica com mais 24 horas de descanso teria limpado este jogo.

      Dito isto, nada disto desculpa o nosso resultado frente ao União. Aliás, isto é tudo coisas que a equipa técnica tem de saber salvaguardar e evitar a todo o custo, pelo que é inadmissível.

      Eliminar
  2. Tanta desculpa...a Sportinguização do Benfica já começou...

    Agora o Benfica não vence, por causa do terreno, da viagem, do ti patinhas, da bota botilde, de chover, de estar sol...enfim

    O que vale é que inventas mil e uma desculpas, qual calimero qual quê, só para não admitires que estavas errado quanto ao Rui Vitória...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu não páras um pouco para pensar antes de escreveres?!

      Alguma vez este artigo está a tentar inventar e a dar desculpas do quer que seja ao resultado negativo de ontem?!

      E depois continuas a falar como se eu tivesse escolhido o Rui Vitória para treinador?!

      Existe pessoal que só está aqui para criar problemas e não encontrar soluções e tu és uma dessas personagens. A partir deste momento é tolerância zero!

      Eliminar
    2. PP quem escreve isto:"Porque simplesmente marca um jogo que implica uma viagem aérea com um intervalo de pouco mais de 72 horas desde o último encontro que realizou"... está à procura de soluções? fdx estamos a falar de profissionais top que ganham milhões. Tem juizo.

      Eliminar
    3. "Criar problemas"???

      O único que cria problemas é o actual Pseudo-Treinador do Benfica, que nunca lá devia ter posto os pés

      "Arranjar soluções"??

      Desde Junho que indiquei a solução, que era RV nunca lá ter posto os pés e ter-se contratado um treinador de futebol...uma vez que foi contratado devia já ter sido despedido à muito

      Queres mais soluções que estas? só podes estar a gozar com a minha cara...

      Desde Junho que ando a frisar os problemas do Benfica e qual é a sua solução, e tu vens dizer-me que não menciono soluções, és um brincalhão tu

      Eliminar
    4. KafkaI, continuas a não saber respeitar as opiniões dos outros. Continuas a ouvir a ti próprio e pior a ofender as outras pessoas que estão descontentes com a situação, situação essa que nem defendiam inicialmente, mas que têm uma visão diferente e mais madura dos factos.

      E isso é um problema teu!

      Eliminar
    5. Simpson, daí a minha crítica em todo este artigo.

      Aliás, a única coisa que o Rui Vitória ontem teve bem foi assumir a culpa.

      Agora, atenção que a mudança do dia 23 para o dia 15 presumia o mesmo período de descanso de cerca de 72 horas, pois o último jogo antes do União seria no domingo dia 20. Mesmo nesse contexto acho que o Benfica não soube defender-se.

      A solução correcta seria sempre nesta semana, mas o jogo deveria ser hoje (4ª feira) ou amanhã (5ª feira), nem que para isso depois adiassem o último jogo para 2ª feira, dia 21.

      Eu sinceramente, gostava de perceber ao certo os reais motivos para tal não ter sido feito. Até acredito que o Benfica tenha sido empurrado para essa situação, mas é aqui que o RV deve mandar a boca cá para fora. Aliás, deveria já ter mandado.

      Eliminar
    6. Visão mais madura é apostar na contitnuidade da mediocridade? isso e que é ser "mais maduro"?

      Isso não é ser "mais maduro", é precisamente o contrário, é ser imaturo e inconsciente, ou então alguém que não percebe nada de futebol

      Eliminar
    7. Visão mais madura é perceberes que este não é o momento certo para fazer mudanças bruscas.

      Eliminar
    8. Errado, visão mais madura é saber admitir quando se errou, e tentar alterar esse erro em vez de persistir nele só para tentar ter razão, mesmo quando se sabe que não ira ter..

      Eliminar
    9. Ó miúdo, sim porque pela forma como escreves sobre estes temas é revelador da forma como não sabes das coisas, portanto só podes ser um miúdo nestas andanças, visão madura é tentar corrigir o erro com uma solução duradoira e não corrigir-lo com outro erro.

      Por outras palavras, e a ver se tu entendes de uma vez por todas, se o Rui Vitória não se provar ser a pessoa competente para levar a cabo este projecto a bom porto, não é agora que o devemos retirar da liderança. Primeiro, porque ele está a fazer um trabalho que mais tarde ou mais cedo qualquer outro treinador teria que fazer: o da renovação da equipa. E, isso demora o seu tempo. "Roma e Pavia não se fizeram num só dia!" Segundo, porque as alternativas que irias encontrar no mercado são treinadores que ou não têm a mesma visão de projecto encarnado e são muito caros (Carlo Ancelloti) e provavelmente não quereriam vir para cá, ou porque não têm qualidade (NES), ou porque pura e simplesmente são tipos que sabem o que fazem e não querem-se meter num projecto do Benfica a meio caminho, preferindo que qualquer decisão de mudança seja tomada no final da época (Paco Jémez).

      Portanto, podes espernear-te todo e fazer essas figuras ridículas, mas não aqui neste blog.

      Eliminar
  3. Pois é meu caro PP, são erros atrás de erros, o jogo deveria ter sido jogado no dia 23 dezembro, como aliás estava programado, jogávamos depois dos lagartos, mas não, os inteligentes da estrutura quiseram fazer a vontadinha aos jogadores para estes irem de férias... agora estarão de férias até ao final do campeonato pois o 35 este ano já se foi... esta temporada está a ser um autêntico equivoco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta época está a ser claramente de renovação da equipa, isso já o percebi.

      De qualquer maneira, são muitos erros, mas continuo a pensar que o momento ideal para a avaliação é no final da temporada. Contudo, a continuar assim o espaço de Rui Vitória diminui a olhos vistos e por... culpa própria!

      Eu até acho que as ideias são boas, mas ele não está a tomar as decisões correctas nos momentos certos. Sobre o jogo em si, eu penso que o Benfica poderia fazer muito mais. Ou seja, com algum saber poderiam todos ter o que desejavam: a vitória e mais uns dias de férias.

      Agora, estou também curioso para ver o jogo do União frente ao Sporting no domingo.

      Eliminar
  4. Mas em vez de dar entrevistas a criticar a arbitragem e mencionar que o ataque do SLB é demolidor, devia é focar-se na concentração de um jogo que obrigatoriamente devíamos ganhar. Maia uma vez, RV, impávido e sereno, deu ao adversário 45 minutos de avanço. Tal como com o Atlético de Madrid. Com tantos anos de futebol não é capaz de ver que existem jogadores que não estão a render. Na equipa B, não existem melhores laterais que o Almeida e Eliseu? Não conseguiram ir á linha e nenm sequer um cruzamento de jeito. Mau demais. Matemáticamente está tudo em aberto, sinceramente, o 35º já é uma miragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, tens muita razão naquilo que escreveste, mas vejamos o seguinte:

      - Independentemente da vitória no jogo de ontem o RV fez bem em ter falado sobre as arbitragens, porque de facto têm sido no mínimo discutíveis. O resultado do Benfica, não invalida a crítica que fez. É normal que as pessoas pensem como tu escreveste, mas não significa que seja correcto. E, se o RV tivesse ganho repara que faria ainda mais sentido. Eu acho que para além do discurso sobre as arbitragens, o RV deveria ter falado das contingências que houve para marcar este encontro com o União, dando a entender que o motivo de apenas termos três dias de descanso antes do jogo com o União fora devido à intransigência destes. Até em termos de mensagem para dentro do grupo teria sido benéfica.

      - Sobre os jogadores, partilho também da mesma opinião, como podes ver no artigo acima. Agora, acredito que quem realmente quer ganhar é o RV porque é a carreira dele que está em jogo. Por isso, tento perceber as motivações para ele tomar essas opções. A única que vejo é o de querer aproveitar o trabalho feito com o quarteto atacante titular dos últimos encontros (Pizzi, Guedes, Jonas e Mitroglou). Pessoalmente gostava que o próprio RV me explicasse porque não pensou no jogo como um jogo dentro do próprio jogo. Ou seja, porque não pensou em gerir o onze ao longo dos 90 minutos, conforme mencionei acima, quando defendi que era preferível jogar uns menos utilizados para desgastar o adversário e depois lançar o trunfo.

      - O problema do Benfica não está nos laterais. Está na linha da frente. Estes mastigam muito a bola, tomam más decisões e estão muitas vezes mau posicionados. Isso leva a perdas de bola e a desequilíbrios da equipa, pois os laterais acabam por estar constantemente a fazer vai-e-vens. O facto de não terem ido à linha e cruzar é disso reflexo, pois têm de ser a linha da frente a criar essas jogadas para os laterais vindos embalados detrás poderem cruzar. O que vimos foi os laterais a tentarem jogar como extremos puros, ou seja, forçarem o um contra um. Ora eles até conseguiam papar o extremo do União, mas depois tinham ainda o lateral dos Madeirenses pela frente e faltava-lhes apoio para combinar em condições.

      - Sinceramente, querem-nos vender a ideia a todo o custo que o 35º é uma miragem. E eu percebo porquê! É menos um candidato e logo que candidato: o Glorioso!

      Eliminar