24 fevereiro 2017

Quais as chaves para o sucesso...


... nesta noite?


O camisola 6 seria a minha opção para entrar na 2ª parte...
Sem Fejsa, ausente por entorse, quem será o seu substituo no meio-campo? Existem duas opções principais e uma terceira fora da caixa. Esta última seria a utilização de André Almeida no eixo do meio-campo defensivo. No entanto, com a disponibilidade de Samaris e Filipe Augusto, penso que a dúvida na cabeça de Rui Vitória se recairá entre estes dois. O internacional helénico, conta como vantagens o seu entrosamento com a equipa, com o grupo e com as ideias do seu treinador. Para além disso, tem sido o habitual suplente de Fejsa na posição 6 da equipa, pelo que deduzo que seja o seu suplente nos treinos diários. Depois, não podemos descurar os aspectos físicos, sobretudo em termos defensivos nas bolas paradas, onde o grego é muito importante e o jovem brasileiro ainda é uma incógnita. A recém contratação para o meio-campo encarnado, é um jogador mais posicional que o camisola 7, mais cerebral e tem como pé dominante o pé esquerdo, o que faz com que a equipa possa ter outras variantes na saída de bola. Contudo, parece-me ainda um jogador a encontrar o seu espaço na equipa, errando ainda muitas vezes. Sabendo que o Chaves vai jogar em contra-ataque e é muito perigoso nessas transições, é importante que se tenha um jogador mais rotinado nessa posição como o Samaris, para diminuir o risco de erro e evitar qualquer dissabor que daí advenha. Por esse motivo, a minha escolha para o lugar de Fejsa recairia no camisola 7. Isto, não quer dizer que o camisola 6 não entraria em jogo, até porque gostaria de vê-lo a formar dupla com o grego.

... tal como o camisola 10, que seria a "arma secreta".
Com Jonas recuperado, outra questão que podemos colocar é se o Rafa vai manter-se no onze titular? Provavelmente, o Rafa sairá do onze. Contudo, penso que é importante pensar melhor sobre este assunto. Em primeiro lugar, devemos ver que o nosso adversário, o Chaves, não vai poder jogar com a sua principal dupla de centrais, uma vez que o Ponck não vai actuar esta noite. Ora, isto implicará que a equipa transmontana vai alinhar com uma dupla de centrais que não vai estar 100% sintonizada. E, é por aqui que o Benfica de Rui Vitória deve apostar em causar problemas. Dessa forma, muitos deverão concordar que o melhor seria apostar na dupla Jonas e Mitroglou, pois é aquela com melhores números da Luz. No entanto, vem o segundo ponto: o brasileiro quase que não treinou esta semana. Depois, temos de pensar que o Rafa, com a sua mobilidade e velocidade pode tanto rasgar aquela ligação débil dos centrais do Chaves, como também arrastar marcações. E, atendendo, que defendo a inclusão da titularidade de Zivkovic e Carrillo, jogando como falsos extremos, é importante que tenhamos um homem que mais do que ligar o jogo com o meio-campo, saiba aproveitar os espaços entre os defesas centrais, uma vez que o Mitroglou irá atrair no mínimo dois adversários sobre si. Ora, com Jonas mais posicional, isso facilitaria o adversário. Em terceiro lugar, temos de pensar como criar vantagem psicológica nos nossos jogadores. Colocando o Jonas de início, só iria abalar a confiança do Rafa e não traria efeito nenhum sobre o brasileiro. Agora, colocando o Rafa de início, não só este iria procurar fazer um jogão para lutar pela titularidade do lugar, porque olharia para o banco de suplentes, como também o camisola 10 quando entrasse no jogo seria para mostrar serviço, como que a dizer a todos que aquele lugar é dele. Ou seja, nesse sentido, todos sairiam a ganhar. Deixo-vos então o meu onze encarnado frente ao Chaves.


O meu onze titular e possíveis substituições do Benfica,
para o jogo frente ao Desportivo de Chaves.

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, o Jardel está sem ritmo de jogo. A jogar que jogue frente a uma equipa mais fraca da Liga e na Luz. Hoje não.

      Zivkovic a 8? E rotinas para tal? O Pizzi está cada vez melhor. Para além disso sem Fejsa, precisas de manter alguma continuidade no meio-campo do Benfica.

      Abraço e vamos Benfica! 😉

      Eliminar
  2. Boas, caro PP.
    Prioridade máxima, GARANTIR A VITÓRIA O MAIS CEDO POSSÍVEL!
    Foco absoluto em ganhar o jogo e concentração máxima do 1º ao último segundo de jogo.

    NA DEFESA, pela recorrente falta de velocidade nos n/ centrais, pelos recorrentes lapsos de Lindelöf, e ainda, dado que estamos a entrar na fase decisiva da Liga, Jardel tem de jogar (esqª) ao lado de Luisão; maior segurança, bem melhor velocidade e muito maior poder nas bolas paradas (até nas ofensivas, Jardel é 1 óptimo trunfo do SLB).

    NO MEIO-CAMPO, jogaria com Zivkovic a nº8, Sálvio (flanco dtº) e Rafa (flanco esqº).

    NO ATAQUE, com o Jonas disponível, este teria de ser titular, atrás do Mitro.

    Globalmente, jogar com inteligência, rapidez, garra e querer, com especial enfoque em SERMOS OBJECTIVOS NO ATAQUE À BALIZA!
    Nota especial ao n/ ataque, REMATAR SEMPRE E COM CONVICÇÃO NO MÍNIMO ENQUADRAMENTO à baliza do Chaves (e não os habituais e irritantes "toques e tabelinhas a mais", QUASE SEMPRE ESTÉREIS!).

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  3. Viva PP,

    Concordo com Samaris e Rafa, pelas razões que apresentas.

    Tenho algumas reservas em relação a utilizarmos hoje dois extremos falsos (pé contrário). Há o risco de afunilarmos demasiado o nosso jogo ofensivo, com ambos a fazerem diagonais para dentro. Sendo um jogo em que teremos muita bola e passaremos muito tempo no meio campo adversário, acho preferível explorarmos a largura. É verdade que bastaria o Zivko e o Carrillo trocarem de posição e passaríamos a jogar com dois extremos verdadeiros, teríamos sempre essa possibilidade.

    Eu hoje arrancava com o Cervi no lugar em que colocaste o Carrillo, já tenho saudades do boneco diabólico. De resto, tudo igual.

    Carrega BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto precisamente com o Rafa, mas também com o Semedo e o Eliseu para evitar um possível afunilamento.

      Depois o Carrillo e o Zivkovic são polivalentes suficientes para também jogarem como extremos puros.

      😉

      Eliminar
  4. De acordo quanto à posição 6.

    Mas é pá, se o Jonas está a 100%, tem que jogar. Enquanto cá tivermos este génio, desculpa lá mas tem que ser Jonas e mais 10. Ou melhor, Jonas, Rafa, Zivkovic e mais 8 ;). Ziv e Rafa como falsos extremos na direita e esquerda, Jonas na posição onde faz todos jogarem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, já viste o Jonas a 100% esta temporada? É que eu não... 😜

      Eliminar
    2. Diz lá que não melhorámos na segunda parte, com Rafa na esquerda, depois Jonas no meio e Zivkovic na direita?! ;)

      Eliminar
    3. Verdade. Ou seja, o modelo de extremos falsos... agora imagina o Zivkovic na direita desde o início em vez do Salvio, o Carrillo na esquerda e o Rafa no centro?

      😉

      Eliminar
    4. Eheheh sabes bem que, quanto ao modelo de extremos falsos, estamos de acordo...mas eu acho que Rafa rende mais como falso extremo esquerdo do que no meio...ali joga de frente para a baliza e com mais espaço do que no meio - e isso favorece melhor as suas características.

      O Salvio, meu Deus! Ontem caprichou nas decisões desesperantemente estúpidas que o caracterizam. De cabeça lembro-me de duas que me enfureceram: um remate cheio de oposição com o Mitrogolo isolado à sua direita e um overlapping perfeito do Zivkovic que ele não viu...

      Eliminar
    5. O Rafa só precisa de ter mais confiança nas suas capacidades porque pode jogar em qualquer posição do ataque com extrema qualidade. Qualquer posição mesmo.

      Normal que sintas que ele rende mais a extremo esquerdo, não fosse ali onde ele ganhou notoridade no Sporting de Braga. Mas, onde ele poderá se diferenciar dos demais é como 2° avançado. Quando ele provar que poderá jogar ali, ninguém vai ter coragem de lhe tirar do onze. Seja em que posição for.

      Não acredito que a culpa seja do Salvio. Já são muitos jogos em que ele faz o mesmo para pensar que ninguém lhe diz nada ou que lhe reprimendam e ele continua a fazer. Para mim é estratégico e pwrcebo porquê. O Salvio se arriscar o um contra um na 3a fase de construção está ótimo. O problema é quando ainda estamos na passagem entre a 1a para a 2a e ele mantem jogar como se tivesse na 3a. É que nessa situação ele está com dois ou três adversários em cima.

      Cabe ao Rui Vitória ensinar-lhe os comportamentos necessários que tem de adoptar numa e noutra situação.

      Eliminar
    6. És um optimista :)

      Ao Rui Vitória cabe-lhe mas é tirar o Salvio do onze e estabilizar o Zivkovic na direita...o Salvio sempre jogou assim e sempre jogará assim.

      Quanto ao Rafa, acredito que possas ter razão - potencial ele tem para vir a ser o sucessor do Jonas, que já não vai para novo. Mas actualmente, ele joga muito melhor a partir da ala esquerda. E não o digo só pelo que ele fez no Braga nessa posição, mas também pelo que já fez no Benfica, nas duas posições...

      Eliminar
    7. Temos de ser sempre positivos! 😉

      O Salvio penso que está a ser mal treinado. O que mais me confunde é como não explicam que tipo de comportamentos ele deve ter numa e noutra fase. Qualquer que seja a fase de construção de jogo em que esteja, invariavelmente ele faz o mesmo. O Salvio no último encontro teve 39 passes. Ele jogou na maioria das vezes na 2a fase de construção e jogando como extremo puro apanhava ou 3 à sua frente ou então estava de costas para a baliza adversária. Ou seja, deveria ter procurado mais vezes o apoio de Semedo, Luisão, Pizzi, Fejsa, Rafa e Mitroglou,... os jogadores que mais vezes estavam perto dele. Mas, o argentino insistia na jogada individual. Se fosse outro sentido, acredito que já lhe tinham dado um berro do banco. Daí que acho que faz parte da estratégia do Benfica.

      Eliminar
    8. Bem, lá vou eu defender o RV - não deixa de ser irónico...

      O Salvio já não tem 19 ou 20 anos, já não é muito moldável. Duvido muito que algum treinador conseguisse mudar a sua forma de jogar, nesta fase da carreira dele. Nem o melhor treinador do mundo...

      O que se calhar faz parte da estratégia do Benfica é tentar vender o Salvio...e para isso ele tem que jogar. Repara que é o único extremo que não é jovem contratado recentemente e seguramente está no tecto salarial do clube...

      Acredito que o RV sabe que o Zivkovic, lendo muito melhor o jogo e tendo muito melhor decisão, daria muito mais à equipa naquela posição; acredito também que o RV tem perfeita noção das limitações da forma de jogar do Salvio e da sua incapacidade de as corrigir. Finalmente, acredito que RV, embora saiba tudo isto, está de mãos atadas, por ordem superior de pôr o Salvio a jogar...

      Eliminar
    9. Pois, mas então o porquê da insistência no argentino? Não acredito que seja por mãos superiores... também tens o Carrillo que é pouco mais novo que o Salvio para colocar na montra... já pensei nisso que referiste, mas não faz sentido quando tens jogadores como o Carrillo no banco em situação potencialmente idêntica à do Salvio (do ponto de vista de investimento e possível retorno).

      Eliminar
    10. Acho que não é comparável...o Carrillo acabou de chegar, pelo menos em comparação com o Salvio. Deve ser o segundo extremo a vender - aí concordo contigo, é o mais próximo do Salvio - mas depois de rendimento desportivo, que o Salvio já deu.

      Se não acreditas na tese de exposição do Salvio ao mercado (ordens superiores), acreditas que o RV não consegue ver o que até eu consigo?...acreditas que o nosso treinador é assim tão limitado tecnicamente que não consegue ver que o Zivkovic na direita decide muito melhor, é muito melhor tacticamente e dá muito mais ao jogo???

      Nem eu, que fui o primeiro a chamá-lo de Rui Derrota e um dos mais persistentes críticos das suas valências técnico-tácticas, acredito nisso...

      Eliminar
    11. O Carrillo e o Salvio são os investimentos que a SAD encarnada tem como prioritários para rentabilizar no curto e médio prazo. Isto porque as suas curvas de valor estão próximas do máximo que podem atingir e porque o próprio clube em termos de vencimentos, não poderá aumentar muito mais, sem manter a estabilidade da massa salarial.

      Verdade, que o primeiro estará o Salvio, mas se o Carrillo entrar e carburar, não terão problemas em colocar o argentino no "frigorífico".

      O Salvio é muito importante a nível táctico na 3ª fase de construção. O problema é que a equipa o utiliza na 2ª fase e quanto a mim erradamente, porque ele nessa fase coloca o que deve fazer na 3ª fase. Não acredito que ele faça isso sem o consentimento da equipa técnica. Acredito sim, que o resto da equipa também não compreenda que a bola deve chegar ao Salvio em determinadas condições. Por exemplo, o Semedo tem o hábito terrível de forçar a saída de bola pelo lado direito, com um passe para o Salvio que apanha quase sempre a bola de costas para a baliza adversária. E, pior, quando recepciona, nestas condições, fica com a bola no pé direito que é aquele que está mais próximo do adversário, correndo maiores riscos de perder a bola. Por isso, o Zivkovic tem vantagem nessa posição. É que o sérvio sendo canhoto, tem sempre o pé de apoio a fazer de escudo protector sobre a pressão do adversário, quando recebe a bola de costas para a baliza adversária, podendo dominar e rodar.

      Já agora, o mesmo acontece com o Cervi e o Carrillo/Rafa na esquerda. Daí que prefira o uso de extremos falsos, pois acho-os mais completos...

      Agora, também entendo que o Rui Vitória, tenha um modelo que utilize a verticalidade do Salvio para com o movimento de descida para entre-linhas do Jonas, ter um movimento de ataque ao espaço criado por este através do Salvio. E, o mesmo acontecendo com o Cervi. Não é à toa que os dois extremos argentinos já marcaram muitos golos esta temporada.

      Contudo, penso que poderíamos ter o melhor dos dois mundos...

      Eliminar
    12. Como é que poderíamos ter o melhor dos dois mundos? Queres concretizar?

      De resto, percebo que o Salvio, a ser-nos útil, será na 3a fase de construção. Mas não será que, mesmo nessa fase, o Zivkovic é melhor? Não será que, mesmo nessa fase, as jogadas de ataque que o Salvio estraga, com a sua cegueira táctica e as más decisões, são mais do que aquelas em que contribui para o sucesso da jogada? Veja-se o último jogo e os respectivos exemplos...Zivkovic crucial no segundo golo, com a sua decisão de passar para dentro naquele momento, por um lado, e por outro, Salvio a estragar duas jogadas de golo iminente (os dois lances que mencionei acima)?

      É que os três lances foram nessa última fase de construção...

      Eliminar
    13. O Zivkovic, falta-lhe maior explosão e saber atacar o espaço vazio, muitas vezes tem a tendência de querer a bola no pé. Mas, isto também é uma percepção do que tenho visto no Benfica, pois na selecção sérvia ele era muito mais completo. Por esse motivo, talvez a dupla de extremos mais completa que temos é a formada por Zivkovic e Carrillo. Ambos são completos o suficientes para perceberem como tirar a melhor rentabilidade jogando como falsos extremos e como extremos puros. O Cervi e o Salvio têm um talento fenomenal, mas faltam-lhes fundamentos... princípios básicos embutidos no ADN deles que não lhes permite tomar as melhores decisões, impedindo-lhes de serem mais polivalentes e estarem muito dependentes de todo um modelo para eles se sentirem confortáveis. Os outros conseguem moldarem-se melhor. Por isso, é que num modelo criado para aproveitar as virtudes dos argentinos, o sérvio e o peruano estão-se a mostrar cada vez melhores.

      O Salvio, poderia melhorar de rendimento, se os companheiros, soubessem movimentar em concordância. Por exemplo, o Semedo tem tendência a abrir na ala na 1ª e 2ª fase de construção, quando deveria procurar a rotura no corredor central, para arrastar a marcação do extremo que lhe cobre, mas também do lateral que daria mais espaço ao Salvio, ficando este mais solto colado ao flanco.

      É por esse motivo, que o Zivkovic tem maior facilidade, da mesma forma que o Carrillo tem no lado contrário. Algo que já comentei aqui na altura do jogo contra o Moreirense e do Vitória de Setúbal (quando critiquei as sobreposições posicionais do Semedo e do Salvio).

      O Salvio estragou essas jogadas, porque ele é um avançado de natureza. É um avançado interior que joga como extremo direito puro. A sua tendência será sempre de tentar marcar o seu golo. Isto se não houver um trabalho específico com ele. O mesmo caminho poderá se passar com o Cervi se não tivermos atenção. O Franco deve ser visto pelo RV como um projecto a médio prazo, mas deve desde já começar a exigir-lhe outras coisas em campo, a meu ver. Porque senão, vai ser muito previsível o seu jogo.

      No entanto, temos de entender, que este tipo de jogadores mais egoístas, são aqueles que tiram os melhores coelhos da cartola nas alturas mais necessárias. E, isso é muito importante.

      Agora, como retirar o melhor rendimento? Tão simples quanto isto: o jogo tem 90 minutos e dá para fazermos 3 substituições.

      Consoante o adversário, podemos optar por uma estrutura de extremos puros, extremos falsos ou uma solução intermédia, i.e., com um extremo puro num flanco e um extremo falso noutro. Por exemplo, com Carrillo na esquerda e o Salvio na direita. Ou com o Cervi na esquerda e o Zivkovic na direita. Este para mim, seria o modelo que optaria em regra com a dupla Mitroglou e o Jonas.

      Com Mitroglou e Raúl como dupla atacante, a estratégia seria de um futebol mais directo e aí optaria com dois extremos puros.

      Já com Rafa e Raúl como dupla atacante (ou Rafa e Jonas ou ainda Rafa e Mitroglou), optaria por jogar com dois extremos falsos, pois a ocupação do flanco ficaria a cargo do Rafa e/ou do lateral desse flanco.

      Com três substituições por jogo, poderia com duas delas alterar a forma como atacávamos, substituindo um dos avançados e um dos extremos.

      Eliminar
  5. Concordo que o Zivkovic tem capacidade para gerar muito mais desequilíbrio do que tem gerado. A explosão ele tem sem dúvida, e pode (vai) mostrar muito mais - mas já a mostrou nos primeiros jogos, quando era suplente utilizado (estava na Luz quando ele entrou pela primeira vez com o manto sagrado, a primeira intervenção dele foi logo uma transição rápida em que conduziu num slalom de uns bons 50 metros!).

    Dá-me a sensação que a equipa (ou pelo menos alguns pesos pesados da equipa...) ainda não o 'aceitou' completamente...talvez daí venha a sua necessidade de afirmação e a consequente tendência para querer a bola no pé, de que falas (by the way, se há pé que a bola deve apreciar é o do Zivkovic, que a trata como muito poucos! ;)).

    Zivkovic na direita e Rafa na esquerda por regra para o onze inicial; se opção for por um extremo puro e um falso (tb gosto, com JJ jogámos assim muitas vezes), Carrillo na direita e Zivkovic na esquerda; finalmente, se a opção for a que menos defendo para abordagem inicial da maioria dos jogos, com dois extremos puros, Carrillo na direita e Zivkovic na esquerda.

    Vê lá se adivinhas o que é comum às três opções ;)

    De resto, concordo que as substituições podem ser importantes para mudar o jogo, incluindo alterar o modelo de extremos, e até reconheço que, nesse contexto e em certos e determinados jogos, possamos jogar com o Salvio na direita! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me do mais importante:

      CARREGA BOAVISTA!!!

      Eliminar
    2. Enganei-me acima: na opção assimétrica, com um extremo puro e outro falso, queria dizer Zivkovic na direita e Cervi na esquerda.

      Eliminar
    3. O Zivkovic é mais um projecto de jogador de classe mundial que temos no plantel... será mais um que iremos ver partir daqui a nada...

      Por estas e por outras gostava que o Benfica jogasse num grande campeonato, pois assim teríamos outra expressão financeira para manter estes craques e até contratar outras estrelas... fica o desabafo.

      Eliminar
    4. Pois...vamos esperar que passe por entre os pingos da chuva e vá ficando, como um tal de...Nico Gaitán! ;)

      (Era bom, era...)

      Eliminar
    5. Dificilmente acontecerá o mesmo, pois o Zivkovic não será suplente na sua selecção como o Gaitán foi... do Messi.

      ;)

      Eliminar