19 fevereiro 2017

Só tens que fazer o mesmo...


... hoje, na pedreira de Braga.


Podes sentir-te mais confortável jogando como falso extremo esquerdo, como fazias no Sporting de Braga, equipa que defrontas esta noite. Contudo, será como avançado centro (ou segundo avançado), i.e., no corredor central, que a tua carreira futebolística terá outra projecção. Podes desconfiar que falta-te o golo para jogar nessa posição. Mas, bolas Rafa! Olha para a obra prima que criaste em janeiro. Podes vê-la no final do artigo. Achas mesmo que não tens golo?! Não! O que te falta ainda é o sentido posicional e estar mais concentrado no jogo.

Jogando como falso extremo esquerdo, tinhas sempre uma referência para começar as tuas jogadas, i.e., bastava regressares à tua posição de origem no flanco esquerdo e esperar que a bola chegasse lá, Jogando no corredor central pensas que tens de perseguir a bola, quer ela vá para o lado direito ou esquerdo. Isso desgasta-te imenso, não é? E, a forma como acabas sempre por receber a bola de costas e sempre com dois ou três adversários sempre em cima, como aconteceu na terça-feira, frente aos boches de uma figa "doutro mundo". Mas, queres saber qual é o segredo de jogar no corredor central? É o meio-espaço. Aquela zona na fronteira entre o corredor central e a ala, seja ela esquerda ou direita. Depois, é posicionares-te sempre de perfil virado de costas para a linha lateral e com ângulo de visão que consigas ver basicamente as duas balizas e a linha lateral contrária.

Isto são as duas condições básicas para se triunfar naquela posição. Depois, sabes qual é o factor que te distinguirá dos demais ali? É a forma como recebes a bola. É fundamental recebê-la de forma orientada. É também fundamental antes de receber a bola, já teres uma ideia do que vais fazer com ela. Para tal, uma dica dos grandes jogadores e que deves utilizar e abusar é: receber com o teu pé menos dominante. Assim não perdes tempo com domínios e ficas num instante com a bola sobre controlo do teu pé dominante. É isso que os grandes jogadores fazem. Repara no Romário, no Maradona, no Messi, no Futre, no João Vieira Pinto, entre outros. Mas, agora repara, será assim tão diferente do que fazias no flanco esquerdo? Não! Aparentemente parece que tens mais jogadores à volta, mas a verdade é que o os extremos e laterais adversários que eram sempre os primeiros pinos que tinhas de contornar, já ficaram atrás de ti. Quando jogas a partir do meio-espaço ficas quase sempre apenas com os centrais e médios-defensivos adversários. E, jogando em dupla com outro colega, na realidade vai haver sempre um momento em que ficarás quase sempre um contra um com o teu adversário directo (o médio-defensivo ou central de marcação adversário). Depois com a tua qualidade técnica e velocidade, quem é que te apanhará?!



2 comentários:

  1. É isso tudo, PP! Era bom que estas dicas chegassem ao Rafa. Se ele conseguir atinar com o caminho para o golo, temos ali um fenómeno.

    O timing de passe dos colegas para o Rafa também pode ser afinado. Ele tanto pode receber no pé como no espaço, é preciso melhorar a sintonia com o jogador que faz o passe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente Miguel! E ainda bem que fazes essa referência à adaptação (por assim dizer) do próprio colectivo ao Rafa. Eu fui dos que pediu o Rafa como reforço para o Benfica. Penso que o rapaz tem um potencial brutal. Espero que o Benfica saiba criar as condições para ele realmente dar o salto qualitativo. A meu ver merece que continuem em apostar nele. Com regularidade, a qualidade dele vai aparecer e tomar conta dos acontecimentos.

      Eliminar